Usina de Letras
Usina de Letras
135 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62183 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Vamos às jaculatórias...? -- 10/02/2023 - 22:28 (Brazílio) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

 

 

 

Orações Jaculatórias

Orações jaculatórias

A palavra Jaculatória vem do Latim jaculum (que significa fazer Jato). Ou seja, são pequenas orações que lançamos a Deus dentro de nossos corações para dar mais ênfase ou reforçar outras orações. Além disso, em muita vezes, as jaculatórias são rezadas em conjunto em um determinado contexto. Em resumo, Orações Jaculatórias são pequenas invocações que dirigimos a Deus de forma curta. Certamente, as jaculatórias são orações resumidas. No entanto essas orações tem um efeito poderoso em sua essência pois invocam de forma direta os nossos pedidos em momentos de louvor. Elas podem ser feitas durante outras orações mais elaboradas ou, por outro lado, não menos importante de forma isolada.

Veja abaixo, por exemplo, alguns contextos onde podem ser empregadas as Jaculatórias:

  • Em primeiro lugar, na ordem da glória, na forma de admiração, louvor, agradecimento a Deus e pela Glória de Nosso Senhor, da Santíssima Virgem Maria, além dos Santos em geral;
  • Em segundo lugar, louvor e agradecimento a Deus no momento da Eucaristia, além dos outros sacramentos;
  • E além disso, na ordem das coisas da natureza, em momentos de admiração e louvor, momentos de agradecimento, ou em reconhecimento da sabedoria de Deus.

Como rezar as Jaculatórias ?

No entanto, além das orações já citadas, temos outras maneiras de se rezar as jaculatórias. A mais tradicional, por exemplo, é uma fórmula genérica utilizada a Nossa Senhora ou aos santos durante terços e orações terminando com “Rogai por nós”. Como resultado ficaria assim: nome do(a) santo(a), rogai por nós. Por outro lado, caso queiramos fazer uma jaculatória a Nossa Senhora Aparecida, ficaria assim: Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós. Ou então a Santo Antônio: Santo Antônio, rogai por nós.

Da mesma forma, você pode fazer uma jaculatória para outras pessoas ou um grupo. Da mesma forma, basta trocar o rogai por nós para: rogai por ele(a) ou rogai por eles(as). Certamente, é uma maneira simples de se rezar. Mas quando se é feito com fé, se torna um instrumeto poderoso para pedir proteção.

Conheça mais algumas Orações Jaculatórias

Acima de tudo, como ja falado anteriormente, as jaculatórias são orações curtas e simples. Mas é importante ressaltar que existem jaculatórias mais elaboradas como a que é feita no Santo Terço como por exemplo: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a Vós”. Logo abaixo, listamos algumas categorias de Jaculatórias para que você possa realizar em momentos onde não há a possibilidade de fazer orações maiores. No entanto, compreendemos que são orações poderosas onde invocamos a Santa Trindade e os Santos da igreja da melhor forma possível.

Atribuídas ao Deus Onipotente:

  • Abri Senhor os meus lábios e a minha boca cantará os vossos louvores.
  • Graças e louvores se deem a todo o momento. Ao santíssimo e diviníssimo Sacramento.
  • Meu Deus! Eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão pelos os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam.
  • Deus Pai do Céu, tende piedade de nós.

Atribuídas a Jesus Cristo

  • Doce coração de Jesus que tanto nos amais fazei com que eu Vos ame cada vez mais.
  • Jesus manso e humilde de coração fazei o meu coração semelhante ao Vosso
  • Oh sangue e água que jorrastes do coração de Jesus como fonte de misericórdia para nós, eu confio em vós.
  • Jesus Misericordioso, eu confio e espero em Vós.
  • Sagrado Coração de Jesus, eu confio e espero em Vós.
  • Nosso Senhor Bom Jesus, tende piedade de nós.
  • Jesus, manso e humilde de Coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso.
  • Sagrado Coração de Jesus que tanto nos amais, fazei que eu Vos ame cada vez mais.
  • Jesus Sacramentado, nosso Deus Amado.
  • Sagrado Coração de Jesus, protegei as nossas famílias.
  • Sagrado Coração de Jesus, eu me dou a Vós por Maria.
  • Coração de Jesus, fazei que eu Vos ame e Vos faça amar.

Atribuídas à Virgem Maria

  • Doce Coração de Maria (ou Imaculado Coração de Maria), sede a nossa salvação.
  • Imaculada Rainha da paz, dai-nos a paz.
  • Nossa Senhora da Divina Providência, providenciai.
  • Lembrai Vos que Vos pertença terna Mãe, Senhora nossa! Ah guardai-me e defendei-me com coisa própria Vossa.
  • Ó Maria concebida, sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!

Atribuídas à Sagrada Família

  • Sagrada Família, santificai as nossas famílias.
  • Jesus, Maria e José, a nossa família Vossa é.
  • Jesus, Maria e José, aumentai a minha Fé.
  • Amado Jesus, José e Maria.
    Meu coração vos dou e a alma minha.
    Amado Jesus, José e Maria
    assisti-me na última agonia.
    Amado Jesus, José e Maria.
    Expire em paz, entre vós, a alma minha.

Atribuídas ao Espírito Santo e à Santíssima Trindade

  • Divino Espírito Santo, tende piedade de nós.
  • Divino Espírito Santo, iluminai-nos, guiai-nos, dai-nos sabedoria, discernimento, santidade e pureza de oração.
  • Santíssima Trindade, tende piedade de nós.
  • Santo, santo, santo é o Senhor! Deus dos exércitos: a terra está cheia da Vossa glória. Glória ao Pai, glória ao Filho, glória ao Espírito Santo.
  • Eterno Pai, recebei como sacrifício de propiciação pelas necessidades da Igreja e em reparação dos pecados dos homens. O preciosíssimo Sangue e Água saldos da Chaga do Divino Coração de Jesus e tende misericórdia de nós!

Atribuídas a São Miguel Arcanjo

Em suma, agora você deve ter compreendido o significado das orações jaculátorias. Certamente elas são muito importantes para dar ênfase a uma outra oração. Da mesma forma, elas servem como instrumento para fazer suas orações de cunho pessoal a Deus. Por isso, durante suas preces pessoais faça sempre o uso de orações jaculatórias. E o mais importante faça com muita fé, pois assim nosso chamado será certamente ouvido e atendido por Deus

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 9Exibido 47 vezesFale com o autor