Usina de Letras
Usina de Letras
159 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Fogo, fumaça e cinzas !!! -- 08/10/2012 - 17:23 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
FOGO, FUMAÇA E CINZAS !!!

Essas são algumas das palavras mais associadas às queimadas. Mas, além destas, muitas outras palavras negativas são comumente lembradas pelas pessoas quando se fala nesse tema, como por exemplo: morte, tristeza, prejuízos, danos ecológicos, poluição, crimes ambientais, doenças respiratórias, entre outras.
Basta fazer uma simples pesquisa com colegas de trabalho, amigos, familiares ou vizinhos para confirmar esse fato. É praticamente impossível encontrar um morador da cidade que diga coisas positivas acerca das queimadas.
Por outro lado, entre os moradores da zona rural essa prática ainda é bastante forte. O uso do fogo é empregado em grande número de propriedades rurais Brasil afora, como a maneira mais simples para preparar áreas de cultivo e com objetivo de renovar as pastagens para criação de gado.
Mesmo contrariando o interesse da maioria da população urbana, essa prática secular se mantem bem viva entre os trabalhadores do campo, especialmente nas pequenas posses rurais.
Dessa forma, anualmente são queimados milhares de hectares por todo país, tingindo os céus com grossas camadas de fumaça e transformando a nossa rica vegetação em cinzas.
A solução desse problema complexo exige atuação em várias áreas. É preciso dar alternativas aos moradores do campo, fornecendo-lhes capacitação e apoio técnico para substituir a prática tradicional do uso do fogo por outras menos danosas ao meio ambiente. Maiores investimentos em educação ambiental e fiscalização também são fundamentais.
Aparentemente é fácil resolver essa questão, mas é só olhar os gráficos que mostram os números das queimadas dos últimos anos para concluir que a solução não é tão simples como se pensa, o que justifica a participação de todos os segmentos sociais.
Se quisermos deixar de ver nossa bela natureza arder em chamas e se transformar todos os anos em fumaça e cinzas, é preciso que cada um de nós faça a sua parte !!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Outubro de 2012.

Giovanni Salera Júnior
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui