Usina de Letras
Usina de Letras
27 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->VIOLÊNCIA TESTES DE VESTIBULAR -- 11/06/2013 - 14:24 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


VIOLÊNCIA TESTES DE VESTIBULAR



 



Edson Pereira Bueno Leal, junho de 2013



 



1 UNESP 2007 VIOLÊNCIA URBANA



 



Nos últimos anos, surgem diversos dramas oriundos da violência urbana. Os habitantes dos maiores centros urbanos mudam o cotidiano, alterando seus hábitos e posturas, em função do medo e da desconfiança. A cidade, como a face material das relações sociais, reproduz este quadro de medo. Como consequência, a paisagem urbana também é modificada. Como é possível identificar o aumento da violência pela observação da paisagem urbana?



 



 



2 CRIME GLOBAL E NARCOTRÁFICO UNICAMP 2010



 



Leia o trecho e responda as questões:



A pratica do crime e tão antiga quanto à própria humanidade. Mas o crime global, a formação de redes entre poderosas organizações criminosas e seus associados, com atividades compartilhadas em todo o planeta, constitui um novo fenômeno que afeta profundamente a economia no âmbito internacional e nacional, a política, a segurança e, em ultima analise, as sociedades em geral.



A Cosa Nostra siciliana (e suas associadas La Camorra, Ndrangheta e Sacra Corona Unita), a máfia norte-americana, os narcotraficantes colombianos, os cartéis mexicanos, as redes criminosas nigerianas, a Yakuza do Japão, as tríades chinesas, a constelação formada pelas máfias russas, os traficantes de heroína da Turquia, as posses jamaicanas e um sem-número de grupos criminosos locais e regionais em todos os países do mundo uniram-se em uma rede global e diversificada que ultrapassa fronteiras e estabelece vínculos de todos os tipos. (Adaptado de Manuel Castells, Fim de milênio. A era da informação: economia, sociedade e cultura, v. 3. São Paulo: Paz e



Terra, 1999, p. 203 – 204.)



a) Com a exceção dos narcóticos, quais são os principais produtos que as organizações criminais transnacionais (ou com conexões internacionais) comercializam?



b) A Colômbia apresenta um histórico de violência, com forte presença do crime organizado. Além do narcotráfico existem grupos guerrilheiros e grupos



paramilitares. Entre os grupos guerrilheiros ressaltem-se as FARCs (Forcas Armadas Revolucionarias) e o ELN (Exercito de Libertação Nacional), que se



confrontam com o exercito, a policia e grupos paramilitares. Qual a relação da guerrilha com o narcotráfico? O que e um grupo paramilitar?



 



 



3 UNESP JULHO 2011 VIOLÊNCIA



 



Texto I



A amígdala cerebral e o córtex pré-frontal são regiões do cérebro reguladoras de emoções como culpa, remorso e medo de punição. Duas pesquisadoras americanas estão revolucionando a comunidade científica ao afirmarem que, estudando essas duas importantes áreas, é possível identificar em crianças de 3 anos se elas apresentam riscos de se tornarem criminosas quando adultas.



Segundo os cientistas Adrian Raine, da Universidade da Pensilvânia, e Nathalie Fontaine, da Universidade de Indiana, o cérebro de psicopatas exibe amígdalas 20% menores do que as do cérebro de um não criminoso.



(IstoÉ, 16.03.2011. Adaptado.)



Texto II



Criminalidade é efeito, é forma perversa de protesto, gerada por uma patologia social que a antecede e que é, também ela, perversa. Sem os filtros despoluidores da justiça social e da decência política, toda e qualquer medida contra o crime, por mais violenta e repressiva que seja, constituirá mero recurso paliativo. É claro que a criminalidade, enquanto sintoma, tem de ser adequadamente combatida por medidas policiais enérgicas. Mas que não se fique nisso, já que o puro e simples combate ao efeito não remove – nem resolve – a causa que o produz. Ao contrário: a luta isolada contra o efeito pode tornar-se danosa e perversa, uma vez que, destruindo sua função alertadora e denunciadora, provoca uma cegueira perigosa, que aprofunda a raiz do mal. (Hélio Pelegrino. Texto publicado em 1986. Adaptado.).



Explique uma diferença de abordagem entre os dois textos sobre os fatores determinantes da violência, bem como uma diferença no que se refere à concepção de meios para evitá-la.



 



4 PUC SP VIOLÊNCIA  HOMICÍDIOS NA AMÉRICA LATINA E CARIBE



Veja tabela:



 



 




















































Homicídios por ano para cada 100 mil habitantes (América Latina e sub-regiões)




Regiões




1980




1991




2006




México




18,1




19,6




10,9




América Central




35,6




27,6




23,0




Brasil




11,5




19,0




31,0




Países Andinos




12,1




39,5




45,4




Cone Sul




3,1




3,5




7,7




Am. Lat. e Caribe




12,5




21,3




25,1




 



Fonte: Amartya SEN; Bernardo KLIKSBERG. As pessoas em primeiro lugar: a ética do desenvolvimento e os problemas do mundo globalizado. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p. 260.



A tabela se baseia em dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Para essa entidade um índice normal de criminalidade se situa entre zero e cinco homicídios a cada 100 mil habitantes por ano. Tendo em vista a tabela e essa última informação pode ser dito que



a) nos países (e nas sub-regiões) nos quais as taxas de homicídio vêm num crescente, encontra-se ainda o predomínio de populações rurais isoladas e, portanto, indefesas.



b) a América Latina possui um nível epidêmico de criminalidade, e que seus índices tão elevados contam com grande contribuição dos países de maior população e economia.



c) as políticas de combate à produção e ao tráfico de drogas na área, levaram à queda da criminalidade nos países anteriormente mais afetados por essas práticas criminosas.



d) a despeito de as taxas serem elevadas (e graves), mesmo nos países de economia forte, nelas elas nunca ultrapassam 3 vezes o índice de normalidade.



e) fica evidente que nos países de maior economia as taxas de homicídio vêm declinando consistentemente, ao contrário daqueles de menor economia.



 



5. PUC 2004 .  “Antigamente... somente os miseráveis, compelidos por seus infortúnios, se tornavam bandidos. Agora estava tudo diferente, até os mais providos da favela... cujos pais eram bem empregados, não bebiam, não espancavam suas esposas, não tinham nenhum comprometimento com a criminalidade, caíram no fascínio da guerra...”



LINS, Paulo. Cidade de Deus. São Paulo: Cia das Letras, 1997, p. 469



Considerando o texto anterior é correto afirmar:



A) Atualmente os habitantes que optam por viver nas favelas o fazem com o intuito de ingressar no crime, visto que as políticas de planejamento urbano nas grandes cidades brasileiras criaram outras opções mais adequadas de moradia.



B) A realidade constatada pelo autor, na favela do Rio de Janeiro, é exclusiva daquela cidade, escolhida preferencialmente como localidade ideal para o tráfico de drogas e de armas.



C) A nova visibilidade dos bens de consumo em razão da urbanização das favelas (transportes, acesso a meios de comunicação, escolas etc.) teve o efeito perverso de despertar desejos inviáveis nos jovens que assim se tornaram presas do tráfico.



D) O tráfico de drogas se instala nas favelas em função da ausência do Estado, demarcando territórios  que ficam sob seu domínio. Nesses, instalam uma lógica de violência, que acaba sendo uma referência muito sedutora para os jovens.             



E) A maior parte das grandes cidades brasileiras conseguiu eliminar as favelas e outras localidades  atraentes para o tráfico organizado e, por extensão, enfraqueceu o crime organizado, fato esse que ainda não atingiu o Rio de Janeiro .         



 



 



GABARITO



 



Resolução1



A paisagem urbana vem sofrendo grandes modificações com o crescimento da violência urbana . É crescente a formação de condomínios fechados , onde as casas são cercadas por altos muros , com vigilância permanente , controle de entrada , etc. A moradia em prédios tornou-se mais atrativa em face da maior  segurança que é morar em um local com controle permanente de entrada . Nas residências aumentaram os muros , cercas , sistemas de segurança .  A violência também está relacionadas ao alto índice de desemprego , à marginalização de parte da população com menor remuneração característica dos grandes centros urbanos que são áreas de atração migratória .



 



Resposta esperada Unicamp Questão 2



 



 a) As principais transações praticadas pelas organizações criminais transnacionais armas (armamentos), tráfico de mulheres (prostituição) e seres humanos (crianças em especial) para retirada de órgãos, agenciamento de imigrantes ilegais, comercio de minerais ou gemas preciosas, produtos industriais de venda controlada (ex. fármacos), produtos industriais falsificados, produtos de fauna e flora, bem como produtos da biodiversidade e transgênicos, obras de arte e arqueol6gicas.



 



b)  o tráfico internacional de cocaína e controlado em grande parte a partir da Colômbia. Os grandes traficantes compram as folhas de coca dos produtores, as processam e vendem. Os grupos guerrilheiros (guerrilha) se espalham pelas zonas rurais. O narcotráfico e uma das formas de custear a guerrilha, que submete muitos camponeses, alguns deles produtores de coca, com 0 usa da violência, de forma que a guerrilha controla uma parte das terras onde e cultivada a coca. Alguns grupos guerrilheiros cobram uma taxa sobre a produção da coca como forma de levantar recursos para compra de alimentos e armamentos, mas os grandes lucros do tráfico ficam com os grandes narcotraficantes que produzem e exportam a droga. Os narcotraficantes possuem vínculos com grupos paramilitares, latifundiários e outros capitalistas que "Iavam" o dinheiro proveniente da droga. Assim, coexistem na Colômbia um setor camponês dedicado ao cultivo de coca, que e protegido pela guerrilha, e um setor latifundiário especializado no cultivo da coca em moldes comerciais, apoiado por paramilitares. São diferentes grupos sociais com diferentes interesses, que vivem e agem em um mesmo território, em situações de conflitos ou de alianças. Grupos paramilitares são aqueles que objetivam expulsar guerrilheiros e camponeses com o uso de forte violência, sendo financiados por latifundiários e narcotraficantes. Por tentarem exercer um papel de policia que e prerrogativa do Estado, eles agem contra o Estado de Direito.



 



 



Resolução  3



O texto I apresenta a concepção da violência como resultante de determinações biológicas , por desenvolvimento insuficiente da amígdala e do córtex cerebral, que poderiam ser detectadas aos 3 anos de idade e portanto tratamento poderia minimizar o problema.



O texto II apresenta a violência e a criminalidade como manifestação de uma situação de patologia social e portanto , a repressão policial não seria suficiente para resolver o problema , mas sim políticas sociais que permitissem combater as injustiças sociais e levassem a uma sociedade mais igualitária .



 



4 B  5 D

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui