Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10388)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->MINERAÇÃO - QUESTÕES DE VESTIBULAR -- 13/05/2013 - 17:26 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


MINERAÇÃO - QUESTÕES DE VESTIBULAR.



Edson Pereira Bueno Leal, maio de 2013.



 



1. UEL 2005 - BRASIL MINERAÇÃO E MEIO ABIENTE



Com a exaustão dos abundantes depósitos de ouro, difundiu-se nos garimpos a técnica de amalgamação. Estima- se que anualmente essa atividade seja responsável pelo lançamento de 100 a 300 toneladas de mercúrio no ambiente, a maior parte nos rios amazônicos, onde atualmente se concentram as atividades de garimpo.



Com base nos conhecimentos sobre atividades de garimpo de ouro e impactos ambientais, é correto afirmar:



a) A densidade da Bacia Amazônica e conseqüente fluxo fluvial é um fator de minimização dos impactos ambientais causados pelo garimpo, tendo em vista a maior diluição do mercúrio.



b) A rejeição dos garimpeiros às técnicas de extração de ouro menos agressivas ao meio ambiente se deve ao enriquecimento rápido assegurado pela técnica de amalgamação.



c) A relação direta entre leitos fluviais e ocorrência de veios auríferos explica o fato de a poluição por mercúrio estar atualmente territorializada nos garimpos amazônicos.



d) A sustentabilidade social e dinamismo econômico da Amazônia, centrados na arrecadação de tributos provenientes das atividades de garimpo, explica a revogação da legislação que coíbe o uso do mercúrio.



e) Os danos nos ecossistemas amazônicos decorrentes do uso do mercúrio são extensivos aos garimpeiros e são também expressão da precarização das condições de vida e trabalho.



 



2. FGV VESTIBULARES 2 SEMESTRE 2005



A Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) chega a 2005 como uma das maiores empresas privadas da América Latina. Em termos mundiais, passou a ocupar o terceiro lugar entre os gigantes do setor. Sabendo que cerca de 85% da



produção da CVRD é comercializada no mercado externo, assinale a alternativa que mostre corretamente a(s) principal(is) área(s) de produção, o produto gerado e o principal mercado de exportação.



a) Rio de Janeiro – Aço – Japão.



b) São Paulo e Alagoas – Açúcar – EUA.



c) Minas Gerais – Celulose – União Europeia.



d) Pará e Minas Gerais – Minério de Ferro – China.



e) Amazonas – Minério de Ferro – Nafta.



 



 



 



3. MACKENZIE  2 SEM 2005



Considerando o território brasileiro, assinale a alternativa que apresenta a correta relação entre o minério



explorado e a área de exploração.



a) Bauxita – Vale do Rio Parnaíba (MA/PI).



b) Manganês – Maciço do Urucum (MS).



c) Ferro – Triângulo Mineiro (MG).



d) Cassiterita – Vale do Rio Ribeira de Iguape (SP).



e) Níquel – Serra do Navio (AP).



 



4 UNICAMP 2006   CARVÃO MINERAL



 



As maiores jazidas de carvão mineral do país situam-se  nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As menores, no Paraná e São Paulo. As reservas brasileiras totalizam 32 bilhões de toneladas de carvão in situ. Desse total, o estado do Rio Grande do Sul possui 89,25%, Santa Catarina 10,41%, Paraná 0,32% e São Paulo 0,02%. Somente a Jazida de Candiota, situada no sudoeste do estado do Rio Grande do Sul, possui 38% de todo o carvão nacional, distribuído sob a forma de 17 camadas de carvão. A mais importante delas é a camada Candiota, com 4,5 metros de espessura, em média, composta por dois bancos de carvão”.  (http://www.cprm.gov.br/coluna/carvaomineral0.html)



a) Como o carvão mineral se forma? Indique em que tipo de rocha é encontrado; justifique.



b) Indique os principais problemas ambientais causados  pela queima de carvão mineral.



 



 



5 UNESP JULHO 2011  MINERAÇÃO NO BRASIL



 



No Brasil, as fontes históricas reafirmam a importância da atividade mineradora desde que os portugueses desembarcaram em Porto Seguro, Bahia. Sobre a mineração no Brasil, ao longo de sua trajetória, são feitas as seguintes afirmações:



I. Os portugueses priorizaram a procura dos metais ouro e prata, organizando bandeiras e entradas que desbravaram o interior.



II. Os depósitos de ouro somente foram encontrados no final do século XIX, em Minas Gerais, o que ratificou o teor da carta de Pero Vaz de Caminha.



III. A política mineral dos governos brasileiros, desde o Período Colonial, sempre privilegiou o comercio interno.



IV. A atual gestão dos recursos minerais brasileiros tem como base o fortalecimento da mineração geradora de renda e emprego.



(Cláudio Scliar. Mineração e Geodiversidade do  planeta Terra, 2009. Adaptado.)



Estão corretas apenas as afirmações



a) I e IV. b) II e III. c) I, II e IV. d) I, III e IV. e) II, III e IV.



 



6. FGV ADMINISTRAÇÃO JULHO 2012   MINERAÇÃO



 



Sobre os minerais conhecidos como “terras raras” e a polemica envolvendo o seu comercio internacional, assinale a alternativa correta:



a) A China detém a totalidade das reservas mundiais de “terras raras”, o que explica o controle que o país exerce sobre os preços internacionais desses minerais.



b) As “terras raras” são essenciais para a economia chinesa, já que são capazes de elevar a produtividade dos solos agrícolas.



c) Para alavancar a venda de “terras raras” no mercado mundial, a China vem praticando preços artificialmente baixos, que desconsideram os enormes impactos ambientais da produção.



d) A disponibilidade de “terras raras” e os entraves a sua exportação tendem a ampliar a vantagem competitiva da China em alguns setores produtivos.



e) No estagio tecnológico atual, as “terras raras” não podem ser utilizadas nos processos industriais.



 



Gabarito 1 E  2 D  3 B 



 



4.



a) A formação do carvão mineral está associada à deposição de sedimentos ricos em matéria orgânica de origem vegetal. O processo de sua formação  ocorreu principalmente na Era Paleozoica, sobretudo em áreas continentais deprimidas, onde as condições de climas mais frios favorecem a deposição e a sua transformação, diferentemente de  áreas mais quentes e úmidas, onde o processo de decomposição foi mais acelerado. As jazidas  mencionadas situam-se em áreas de terrenos sedimentares da Depressão Periférica do Brasil meridional.



b) O carvão mineral é um combustível fóssil. A sua  utilização como fonte de energia, ou ainda para obtenção de aço, libera grande quantidade de  poluentes. A liberação de CO2 na sua queima aumenta os riscos de aquecimento global e é motivo de discussões e acordos internacionais, a exemplo do Protocolo de Kyoto. Além disso, a emissão de enxofre pelo uso do carvão mineral provoca chuvas ácidas. Também há o problema do material particulado, evidenciado pela fuligem que causa problemas respiratórios, entre outros.



 



5 A  6  D



 



  


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui