Usina de Letras
Usina de Letras
255 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Inquisição, hereges e fogueiras -- 29/04/2011 - 11:55 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
INQUISIÇÃO, HEREGES E FOGUEIRAS

Gen Div R1 Clovis Purper Bandeira - 1º Vice-Presidente do Clube Militar

O termo Inquisição refere-se a várias instituições dedicadas àsupressão da heresia no seio da Igreja Católica. A Inquisição foicriada inicialmente para combater o sincretismo entre alguns gruposreligiosos, que praticavam a adoração de plantas e animais. AInquisição medieval, da qual derivam todas as demais, foi fundada em1184 no Languedoc (sul da França) para combater a heresia dos cátarosou albigenses. Em 1249, implantou-se também no reino de Aragão, como aprimeira Inquisição estatal e, já na Idade Moderna, com a união deAragão e Castela, transformou-se na Inquisição Espanhola (1478 - 1821)– na qual celebrizou-se a figura do dominicano Torquemada, de tristelembrança – sob controle direto da monarquia hispânica, estendendoposteriormente sua atuação à América. A Inquisição Portuguesa foi criada em 1536 e existiu até 1821. A Inquisição Romana ou 'Congregaçãoda Sacra, Romana e Universal Inquisição do Santo Ofício' existiu entre1542 e 1965. O condenado era muitas vezes responsabilizado por uma 'crise da fé',pestes, terremotos, doenças e miséria social, sendo entregue àsautoridades do Estado, para que fosse punido. As penas variavam desdeconfisco de bens e perda de liberdade, até a pena de morte. O delator que apontava o 'herege' para a comunidade garantia, por seuato, sua fé e status perante a sociedade. Ao contrário do que é comum pensar, o tribunal do Santo Ofício era umaentidade jurídica e não tinha forma de executar as penas. O resultadoda inquisição feita a um réu era entregue ao poder secular. A utilização de fogueiras como maneira de o braço secular aplicar apena de morte aos condenados que lhes eram entregues pela Inquisição éo método mais famoso de aplicação da pena capital, embora existissemoutros. Séculos depois de terem sido encerrados os tribunais eclesiásticos doSanto Ofício e de terem cessado os autos de fé, o Brasil, mestre emrecriar a história, estabelece seu Tribunal Inquisitório, sob o nomede Comissão Nacional da Verdade. Nela, os torquemadas tupiniquinsjulgarão os novos hereges, na maioria militares, que ousaramenfrentá-los e derrotá-los há algumas décadas. Os delatores desses hereges, muitos já recebendo generosas pensões eindenizações por terem sido vítimas da “repressão” que impediu quetransformassem, como era seu intento, o país em uma grande Cuba,garantem o reconhecimento governamental e sua pureza ideológicaatravés da delação. Já tendo recebido as gordas indenizações –isentas de imposto de renda – de que usufruem, receberão agora a docevingança final de verem seus antigos adversários arrastados às barrasdeste tribunal de araque, composto majoritariamente por antigosesquerdistas e seus asseclas, que julgarão os agentes da lei e daordem que, no cumprimento de seus deveres profissionais, ousaramcombatê-los. Assim, velhos criminosos, já premiados, vão completar avendeta com a execração pública de seus pretensos algozes. Conforme já decidiu o STF, não há crime a punir, visto que a Lei daAnistia eximiu todos os envolvidos, da esquerda e da direita. Noentanto, na visão caolha que perdoa guerrilheiros e terroristas econdena, apesar da Lei, os que contra eles lutaram, o linchamentopúblico deve ocorrer, sob a desculpa de que os agentes do Estado têmresponsabilidade, mas os bandidos e criminosos são vítimas inocentes,inimputáveis – e insaciáveis, como se vê. São os únicos titulares dos“direitos humanos”. Os defensores dessa absurda e tendenciosa Comissão alegam que apenasdesejam descobrir o destino dos corpos de seus entes queridos, quedesapareceram na luta contra a “ditadura”, embora quisessem implantaroutra ditadura em seu lugar – só que, como eram e são donos daverdade, só eles podem julgar o que convinha e convém ao país. É evidente que, para localizar cadáveres, a eficiência dessesjulgamentos é nula. Mas isso é apenas desculpa, uma justificativa deapelo popular para encobrir as verdadeiras intenções vindicativas dosvencidos. Inverte-se o ditado romano: “Ai dos vencedores”. Não tenho dúvidas de que nosso excelso Congresso aprovará a criação daComissão desejada pelo Executivo, em troca da nomeação de mais algunsnepotes para cargos públicos a serem criados para abrigá-los. As fogueiras estão sendo armadas. Já se antecipa o cheiro de carne queimada.


O GENERAL BANDEIRA FOI DE UMA FELICIDADE SEM IGUAL. MARCHAMOS PARA ADITADURA. INTELIGENTEMENTE FALAM EM DEMOCRACIA, DESDE QUE ELES SEJAMSEMPRE OS VENCEDORES. ESTÃO COMENDO A OPOSIÇÃO PELAS BEIRADAS E TODOSBATENDO PALMAS E AGINDO COMO AVESTRUZ. “ENTERRAM A CABEÇA NA TERRAPARA NÃO VEREM AS FOGUEIRAS QUE ESTÃO SENDO ARMADAS”.
GRUPO GUARARAPES
REPASSEM ESTA AULA

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui