Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->MEIO AMBIENTE QUESTÕES DE VESTIBULAR 2 -- 06/05/2013 - 08:15 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


MEIO AMBIENTE QUESTÕES DE VESTIBULAR 2





51 ENEM 2007 – AQUECIMENTO GLOBAL

Nos últimos 50 anos, as temperaturas de inverno na península antártica subiram quase 6°C. Ao contrário do esperado, o aquecimento tem aumentado a precipitação de neve. Isso ocorre porque o gelo marinho, que forma um manto impermeável sobre o oceano, está derretendo devido à elevação de temperatura, o que permite que mais umidade escape para a atmosfera. Essa umidade cai na forma de neve.

Logo depois de chegar a essa região, certa espécie de pingüins precisa de solos nus para construir seus ninhos de pedregulhos. Se a neve não derrete a tempo, eles põem seus ovos sobre ela. Quando a neve finalmente derrete, os ovos se encharcam de água e goram. Scientific American Brasil, ano 2. nº 21, 2004, p.86 (com adaptações).

A partir do texto acima, analise as seguintes afirmativas.

I. O aumento da temperatura global interfere no ciclo da água na península antártica.

II. O aquecimento global pode interferir no ciclo de vida de espécies típicas de região de clima polar.

III.A existência de água em estado sólido constitui fator crucial para a manutenção da vida em alguns biomas.

É correto o que se afirma

a) apenas em I. b) apenas em II. c) apenas em I e II. d) apenas em II e III. e) em I, II e III.



52 ENEM 2007 agricultura e aquecimento global

Lucro na adversidade

Os fazendeiros da região sudoeste de Bangladesh, um dos países mais pobres da Ásia, estão tentando adaptar-se às mudanças acarretadas pelo aquecimento global. Antes acostumados a produzir arroz e vegetais, responsáveis por boa parte da produção nacional, eles estão migrando para o cultivo do camarão. Com a subida do nível do mar, a água salgada penetrou nos rios e mangues da região, o que inviabilizou a agricultura, mas de outro lado, possibilitou a criação de crustáceos, uma atividade até mais lucrativa.

O lado positivo da situação termina por aí. A maior parte da população local foi prejudicada já que os fazendeiros não precisam contratar mais mão-de-obra, o que aumentou o desemprego. A flora e a fauna do mangue vêm sendo afetadas pela nova composição da água. Os lençóis freáticos da região foram atingidos pela água salgada.

Globo Rural junho/2007, p. 18 (com adaptações)

A situação descrita acima retrata

a) o fortalecimento de atividades produtivas tradicionais em Bangladesh em decorrência dos efeitos do aquecimento global.

b) a introdução de uma nova atividade produtiva que amplia a oferta de emprego.

c) a reestruturação de atividades produtivas como forma de enfrentar mudanças nas condições ambientais da região.

d) o dano ambiental provocado pela exploração mais intensa dos recursos naturais da região a partir do cultivo do camarão.

e) a busca de investimentos mais rentáveis para Bangladesh crescer economicamente e competir no mercado internacional de grãos.



53 VUNESP 2007 DESERTIFICAÇÃO

O processo de desertificação tem aumentado em muitas áreas do globo, como África, América do Sul, Oriente Médio, Ásia Central, noroeste da China e sudoeste dos EUA, provocando grandes prejuízos, principalmente na agricultura. Assinale a afirmativa que define esse processo.

a) Avanço dos desertos naturais, devido à freqüência de ventos fortes durante a maior parte do ano, que ocasionam muitas áreas de deposição de areia.

b) Processo resultante da degradação do solo, tornando-o estéril, provocado principalmente por desmatamento, agropecuária intensiva, mineração desordenada e alteração do clima.

c) Progressão natural dos desertos, em decorrência da localização geográfica, em áreas de baixas precipitações atmosféricas e de superexploração da água do solo pela população local.

d) Processo originado principalmente pela ocorrência de chuvas ácidas, que eliminam toda vegetação da área, deixando o solo desnudo.

e) Desagregação do solo arenoso, mediante processos químicos ocorridos naturalmente durante a evolução geológica da Terra.



54 UNESP 2007 MEIO AMBIENTE

O crescimento demográfico na Europa medieval, a partir do século XII, provocou a destruição de milhares de hectares de florestas. Atualmente, surgiu a noção de Endemismo: nome que se aplica a espécies animais e vegetais que ocorrem apenas num determinado lugar. Por exemplo, 80% das espécies de Madagascar são endêmicas e esta ilha africana esta passando por grande devastação florestal. A capacidade de intervenção das sociedades humanas sobre o meio ambiente alterou-se profundamente desde a Idade Média. Explique as causas desta alteração e suas conseqüências para a vida do planeta.





55. FUVEST 2007 1 FASE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

As atuais dificuldades de saneamento e abastecimento, observadas na Metrópole de São Paulo, são devidas, entre outros fatores, a processos

(I)________ de apropriação e uso de recursos hídricos. A (II)________ do rio Pinheiros, por exemplo, realizada na primeira metade do século XX, para geração de energia na escarpa da Serra do Mar, prejudicou o uso, para

abastecimento, de parte da represa Billings. Por outro lado, a urbanização das últimas décadas em áreas de (III)________ aumentou a degradação dos escassos recursos hídricos superficiais.

As lacunas do texto serão corretamente preenchidas por:

I II III

a) naturais canalização proteção de

mananciais

b) urbanísticos inversão do fluxo parques estaduais

c) urbanísticos canalização reservas florestais

d) históricos canalização reservas florestais

e) históricos inversão do fluxo proteção de mananciais





56 FGV ADMINISTRAÇÃO 2008 PRÊMIO NOBEL DA PAZ

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore e o IPCC (sigla em inglês para o Painel da ONU que reúne cerca de três mil cientistas e especialistas de várias áreas) foram os vencedores do Prêmio Nobel da Paz de

2007. Folha Online - http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u336176.shtml



A razão pela qual o Comitê do Nobel da Paz, situado em Oslo, na Noruega, agraciou especificamente Al Gore com essa premiação pela Paz foi:

a) sua luta política pela retirada das tropas americanas e britânicas do Iraque, em total afronta à política beligerante do presidente George W. Bush.

b) sua luta mundial, como embaixador do UNICEF, pela retirada de minas terrestres nos países pobres da África.

c) seu ativismo a favor do meio ambiente, que ganhou destaque quando Gore protagonizou o filme “Uma Verdade Inconveniente”, no qual ele chamou a

atenção do mundo para a ameaça representada pelo aquecimento global.

d) sua luta política, como representante dos EUA na ONU, pela paz no Oriente Médio.

e) por ter estimulado, como representante na ONU, a criação e difusão, em países pobres, do microcrédito e do Banco Grameen (Banco da Aldeia), favorecendo que milhões de miseráveis garantam alguma forma de produção.



57 FGV 2008 ECONOMIA AQUECIMENTO GLOBAL

Relatório do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) aponta que o aquecimento global é causado principalmente por atividades humanas e que

até o final do século as temperaturas devem subir de 1,8°C (otimistas) a 4°C (pessimistas).

Assinale a alternativa que relaciona corretamente os impactos ambientais provocados pelo aumento das temperaturas e suas conseqüências.

a) Inundação de áreas próximas ao litoral, promovendo o deslocamento dos habitantes locais para áreas não afetadas.

b) Blecaute em países cuja matriz energética é baseada na energia hidraúlica, como no caso dos países europeus.

c) Maior disponibilidade de água na Índia, país que é atravessado por rios cujas nascentes estão no Himalaia.

d) Redução da produção agrícola na região da África Equatorial em razão da redução das áreas de florestas.

e) Alterações nas correntes marítimas. Crescimento da produção pesqueira, pelo aumento do fenômeno da ressurgência.



58 FUVEST 2008 1 FASE MAR DE ARAL

Leia o texto abaixo e, em seguida, escolha a frase que o completa corretamente.

A tragédia de um mar que secou

“Há quarenta anos, Muynak era um porto pesqueiro movimentado. O nível d`água baixou tanto que hoje, a olho nu, não se vê uma gota até a linha do horizonte.

Observando-se imagens de satélite, é possível ter uma idéia mais clara da dimensão desse processo. Quando, na então URSS, foi feito o desvio de dois rios de porte que desembocavam no mar de Aral com o intuito de

a) explorar as jazidas minerais do fundo desse mar, houve intensificação de suas altas taxas de evaporação.”

b) abastecer o parque industrial na região sudoeste, houve significativa interferência no balanço hídrico de tal mar.”

c) corrigir a salinidade de solos para a produção de trigo, houve intensificação das taxas de evaporação do mar de Aral.”

d) construir hidrelétricas em substituição às usinas nucleares, houve intensificação das taxas de evaporação desse mar.”

e) aproveitar áreas desérticas para produção de algodão, houve significativa interferência no balanço hídrico do referido mar.”





59 UNICAMP 2 FASE 2008 REGIÕES ÁRIDAS

O mapa abaixo destaca as áreas áridas da Terra. Responda:

a) Quais os fatores ambientais que determinam a existência desses grandes desertos?

b) Apesar da escassez de água, alguns desertos são povoados. Quais as intervenções que possibilitam a uma sociedade viver nessas áreas?







60 UNESP 2008 2 FASE AQUECIMENTO GLOBAL

Na figura 1 está representado, por meio de uma caricatura,um processo mundial em andamento no planeta ( planeta Terra se derretendo) .

Terra (Leo Martins. Adaptado.)

Analise a figura 2.

Gelo 90% de reflexão solar ; terra 20% de reflexão solar ; mar – 10% de reflexão solar .

Identifique o processo representado pela figura 1 e, analisando o esquema da reflexão solar da figura 2, justifique como ele pode alterar as áreas polares, afetando o clima na Terra.



61 FGV 2008 ECONOMIA ÁRTICO

Algumas porções do Ártico estão sendo disputadas pela Rússia, Dinamarca, Estados Unidos e Canadá. A Convenção Internacional do Mar, da Organização das Nações Unidas, determina que as águas do pólo norte sejam internacionais, ou seja, pertençam a todos. A disputa, então, estaria relacionada

a) à possibilidade de extração de hidrocarbonetos.

b) à localização estratégica da região: entre a Europa, a Ásia e a África.

c) ao acesso aos espaços da Antártica para as perquisas científicas.

d) à conquista de assentos no Conselho de Segurança da ONU.

e) à influência de ONGs de preservação ambiental sediadas nos Estados Unidos.



62. REDAÇÃO FGV ADMINISTRAÇÃO JUNHO 2008 CRISE AMBIENTAL

Instrução

• Leia o fragmento de Giles Lipovetsky e redija uma dissertação sobre as relações entre sociedade de consumo e crise ambiental. Manifeste sua opinião sobre o papel que teriam ou não os consumidores na redução dos desequilíbrios ambientais.

• Fundamente seus pontos de vista com argumentos lógicos.

• Dê um título à sua redação.

TEXTO

No momento em que se intensificam as ameaças de catástrofes ecológicas, a temática do “consumo durável” encontra amplo eco, aparecendo o hiperconsumidor como um ator a ser responsabilizado com toda a urgência, uma vez que suas práticas excessivas desequilibram a ecoesfera. [...]

O princípio de responsabilidade não se dirige mais exclusivamente aos produtores, mas aos próprios consumidores [...]

LIPOVETSKY, Giles. A Felicidade Paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, pp 13 e 341.



63 ENEM 2008 POLUIÇÃO AMBIENTAL ÁSIA



A China comprometeu-se a indenizar a Rússia pelo derramamento de benzeno de uma indústria petroquímica chinesa no rio Songhua, um afluente do rio Amur, que faz parte da fronteira entre os dois países. O presidente da Agência Federal de Recursos de Água da

Rússia garantiu que o benzeno não chegará aos dutos de água potável, mas pediu à população que fervesse a água corrente e evitasse a pesca no rio Amur e seus afluentes.

As autoridades locais estão armazenando centenas de toneladas de carvão, já que o mineral é considerado eficaz absorvente de benzeno.

Internet: (com adaptações).

Levando-se em conta as medidas adotadas para a minimização dos danos ao ambiente e à população, é correto afirmar que

A o carvão mineral, ao ser colocado na água, reage com o benzeno, eliminando-o.

B o benzeno é mais volátil que a água e, por isso, é necessário que esta seja fervida.

C a orientação para se evitar a pesca deve-se à necessidade de preservação dos peixes.

D o benzeno não contaminaria os dutos de água potável, porque seria decantado naturalmente no fundo do rio.

E a poluição causada pelo derramamento de benzeno da indústria chinesa ficaria restrita ao rio Songhua.



64 ENEM 2008 LIXO ELETRÔNICO



Em 2006, foi realizada uma conferência das Nações Unidas em que se discutiu o problema do lixo eletrônico, também denominado e-waste. Nessa ocasião, destacou-se a necessidade de os países em desenvolvimento serem protegidos das doações nem sempre bem-intencionadas dos países mais ricos. Uma vez descartados ou doados, equipamentos eletrônicos chegam a países em desenvolvimento com o rótulo de “mercadorias recondicionadas”, mas acabam deteriorando-se em lixões, liberando chumbo, cádmio, mercúrio e outros materiais tóxicos.

Internet: (com adaptações).

A discussão dos problemas associados ao e-waste leva à conclusão de que

A os países que se encontram em processo de industrialização necessitam de matérias-primas recicladas oriundas dos países mais ricos.

B o objetivo dos países ricos, ao enviarem mercadorias recondicionadas para os países em desenvolvimento, é o de conquistar mercados consumidores para seus produtos.

C o avanço rápido do desenvolvimento tecnológico, que torna os produtos obsoletos em pouco tempo, é um fator que deve ser considerado em políticas ambientais.

D o excesso de mercadorias recondicionadas enviadas para os países em desenvolvimento é armazenado em lixões apropriados.

E as mercadorias recondicionadas oriundas de países ricos melhoram muito o padrão de vida da população dos países em desenvolvimento.



65 ENEM 2008 CONTAMINAÇÃO MARINHA



Usada para dar estabilidade aos navios, a água de lastro acarreta grave problema ambiental: ela introduz indevidamente, no país, espécies indesejáveis do ponto de vista ecológico e sanitário, a exemplo do mexilhão dourado, molusco originário da China. Trazido para o Brasil pelos navios mercantes, o mexilhão dourado foi encontrado na bacia Paraná-Paraguai em 1991.

A disseminação desse molusco e a ausência de predadores para conter o crescimento da população de moluscos causaram vários problemas, como o que ocorreu na hidrelétrica de Itaipu, onde o mexilhão alterou a rotina de manutenção das turbinas, acarretando prejuízo de US$ 1 milhão por dia, devido à paralisação do sistema.

Uma das estratégias utilizadas para diminuir o problema é acrescentar gás cloro à água, o que reduz em cerca de 50% a taxa de reprodução da espécie.

GTÁGUAS, MPF, 4.ª CCR, ano 1, n.º 2, maio/2007 (com adaptações).

De acordo com as informações acima, o despejo da água de lastro

A é ambientalmente benéfico por contribuir para a seleção natural das espécies e, conseqüentemente, para a evolução delas.

B trouxe da China um molusco, que passou a compor a flora aquática nativa do lago da hidrelétrica de Itaipu.

C causou, na usina de Itaipu, por meio do microrganismo invasor, uma redução do suprimento de água para as turbinas.

D introduziu uma espécie exógena na bacia Paraná-Paraguai, que se disseminou até ser controlada por seus predadores naturais.

E motivou a utilização de um agente químico na água como uma das estratégias para diminuir a reprodução do mexilhão dourado.



66.UNESP JULHO 2009 A NOVA ORDEM MUNDIAL

No cenário da Nova Ordem Mundial, as questões se tornam cada vez mais globais e cada vez menos estritamente locais. Esse cenário foi construído a partir de modificações filosóficas que influenciaram também as questões ambientais, de grande interesse dos cidadãos.

Assinale a alternativa que expressa essa nova filosofia.

a) Consciência de que a destruição ambiental traz consequências a todo o planeta, e não somente a uma determinada região ou pais.

b) Intensificação da rede de fluxos que conecta os lugares, objetivando um maior uso do meio ambiente.

c) Utilização dos elementos do meio ambiente de maneira compartilhada dentro da sociedade.

d) Não utilização dos recursos naturais a fim de assegurar matéria-prima para as gerações futuras.

e) Consumo de bens oriundos apenas de matérias-primas sintetizadas em laboratório, objetivando a conservação da natureza.





67 PUC JULHO2009 CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO E RECURSOS NATURAIS

Uma questão fundamental para a discussão do crescimento populacional e até que ponto a natureza suporta.

Os recursos naturais para sustentar populações crescentes são eternos? Escolha a alternativa que trata corretamente desse tema:

a) Os recursos naturais são praticamente infinitos se levarmos em conta o quanto desses recursos e utilizado pelos seres humanos.

b) Os recursos naturais não são eternos, mas a população mundial ainda tem margem de crescimento, porque os recursos naturais podem ser usados de forma mais eficiente.

c) Em algumas regiões do planeta, a população pode crescer a vontade, porque ha recursos suficientes para todos, sem distinção.

d) O problema de a natureza não suportar afeta somente alguns países que chegaram a esse limite, mas ainda não e um problema mundial.

e) A natureza certamente suporta muito mais uso dos recursos, mas o problema e que não se sabe o limite, não ha como calcular.





POLUIÇÃO DO AR EM SÃO PAULO

68 FUVEST 2009 1 FASEE



Fonte: Adaptado de Folha de S. Paulo, março de 2008.

Segundo a CETESB, depois de cinco anos de melhora, a qualidade do ar na metrópole de São Paulo voltou a piorar nos últimos dois anos. O número de vezes em que a qualidade do ar ficou inadequada ou má foi 54% maior em 2007, se comparada à de 2006. Dentre possíveis causas e consequências, é correto afirmar que a gravidade do problema da poluição, a partir de 2006,

a) aumentou, em função do forte crescimento das taxas de industrialização na capital e no litoral e em razão da desobediência legal das indústrias dessas áreas.

b) teve desdobramentos, como a expansão da área mais poluída, em função do aumento da emissão de poluentes por veículos automotores e outras fontes.

c) aumentou, em virtude de um novo fenômeno, o da emissão de gás ozônio pela frota de automóveis bicombustíveis, concentrada na região metropolitana.

d) teve desdobramentos sobre a formação das ilhas de calor, cujos efeitos de aquecimento foram atenuados no centro da região metropolitana.

e) aumentou, em função do crescimento econômico do interior do Estado e em virtude da ausência de legislação sobre emissão de poluentes nessa região.





Mapa e texto para as questões 20 e 21. Fonte: www.grida.no. Acessado em julho de 2008.

Uzbequistão: campos férteis viram desertos de sal

O sal estala sob os pés como se fosse neve, em um campo estéril da região oeste do Uzbequistão. "Há 30 anos, aqui se plantava algodão", diz um agricultor de 61 anos que viveu perto da cidade de Khujayli por toda a vida. "Agora, é uma planície salgada".

O Uzbequistão, um país que no passado fez parte da União Soviética, representa uma das grandes áreas de desastre artificial da História. Por décadas, seus rios foram desviados para permitir o cultivo de algodão em terras áridas, o que fez com que o Mar de Aral, um grande lago salgado, perdesse mais de metade de sua área, em 40 anos.

"Quando você vê todo esse sal, logo se deixa tomar por pensamentos sombrios e obscuros", ele afirmou, explicando que o sal é o que resta quando a água evapora devido à irrigação intensa. "Nada cresce em terras salgadas. É como estar em pé sobre uma sepultura".

The New York Times, 17/06/2008.



Com base neste texto adaptado, responda às questões 1,.

Baixaria sobre o aquecimento global José Eli da Veiga e Petterson Vale

Folha de S.Paulo, 25 de setembro de 2008

Longe de ser opção apenas econômica, é eminentemente ética a necessidade de drástico direcionamento das atividades de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) para o que tem sido chamado de "energias alternativas". É pura irresponsabilidade etiquetar de desperdício o atual gasto mundial nessa área. Ao contrário, os baixíssimos investimentos em CT&I para a superação da era dos fósseis só atestam o atraso e a miopia das elites dirigentes. Mesmo os mais recalcitrantes "céticos", que insistem em negar o aquecimento global ou que ele seja provocado por atividades humanas, deveriam apoiar investimentos

na busca de novas fontes energéticas. Por isso, chega a ser escandalosa a desonestidade intelectual dos que repetem como papagaios que já teriam sido gastos US$ 50 bilhões em tentativas de provar a influência climática das emissões antrópicas de

CO2.

Quem criou a lenda dos US$ 50 bilhões foi o paleontólogo australiano Robert M. Carter, porque é contra os esforços em CT&I focados na procura de usos mais diretos da energia solar. Prefere que se continue a esbanjar recursos fósseis e não lamenta os US$ 3 trilhões já queimados na Guerra do Iraque.Na contramão desse tipo de baixaria, está despontando aquilo que o jornalista Thomas L. Friedman havia apelidado de "green new deal" e agora chama de "revolução verde".

José Eli da Veiga, 60, professor titular de economia da USP, e Petterson Vale, 25, mestrando em desenvolvimento econômico na Unicamp, são co-autores do capítulo sobre economia e política do livro "Aquecimento Global: Frias Contendas Científicas".



69 PUC 2009

Com base no contexto proposto pelo autor, indique qual alternativa se refere ao significado de “baixaria”.

a) Atribuição de culpa às energias alternativas pelo aquecimento global e pelos equívocos com que vem sendo trabalhada a ética da revolução verde.

b) Acusação à revolução verde como a responsável pelo aquecimento global e pelos equívocos com que vem sendo tratada a revolução verde.

c) Crítica e reprovação aos equívocos e à falta de ética com que vêm sendo tratadas questões sobre o aquecimento global.

d) Denúncia do escândalo das fontes energéticas e à baixaria de Thomas F. Friedman.

e) Crítica à baixaria de Thomas L. Friedman e ao apelido dado por ele.



70 MAR DE ARAL PASUSP 2009



Com base no mapa, no texto sobre o Uzbequistão e nos seus conhecimentos, assinale a alternativa correta:

a) O desastre ambiental ocorrido no Uzbequistão é decorrente de políticas de incentivo à agricultura de algodão que foram implementadas ainda no tempo em que o país integrava a União Européia.

b) Os problemas ambientais no Uzbequistão são derivados de intervenções específicas, ocorridas no país, não havendo casos similares no Casaquistão e no Turcomenistão.

c) O processo de salinização do solo na região ocorre devido à intensa evaporação de água das áreas irrigadas em um clima predominantemente úmido.

d) A salinização do solo, a erosão eólica e o recuo do mar de Aral não prejudicaram a produção algodoeira no Uzbequistão.

e) A queda da produção algodoeira no Uzbequistão afeta a economia do país, principalmente nos setores econômicos que se relacionam com a atividade agrícola.



71 MAR DE ARAL PASUSP 2009

De acordo com o texto, o agricultor diz ter pensamentos sombrios e obscuros quando vê o sal porque

a) o Uzbequistão fez parte da União Soviética e representa grande área de desastre artificial.

b) os rios do Uzbequistão foram desviados e a terra foi violentada por muitos anos.

c) a terra ficou salgada e nada cresce em terras salgadas.

d) o Mar de Aral tornou-se um grande lago salgado e perdeu mais de metade de sua área.

e) o Uzbequistão é o único lugar em que o agricultor viveu e ele já tem 61 anos.



72. MACKENZIE 2009 MAR DE ARAL



A tragédia ecológica do Mar de Aral

O Mar de Aral, um lago terminal alimentado por dois rios principais (Sirdaria e Amudaria), forma uma fronteira natural entre o Kasaquistão e o Uzbequistão. Era o quarto maior lago mundial em 1960; hoje, está em vias de desaparecer em um pequeno e sujo poço. A

destruição do Mar de Aral é um exemplo de como uma tragédia ambiental e humanitária pode ameaçar rapidamente toda uma região. Tal destruição constitui um caso clássico de desenvolvimento não-sustentado. Vale a pena estudá-lo, pois, de certa forma, prefigura o que poderá acontecer a nível planetário, se a humanidade continuar a desperdiçar recursos finitos como a água.

Rama Sampath Kumar

Considerando o texto, a respeito do Mar de Aral, assinale a alternativa correta.

a) O desmatamento das áreas periféricas e um forte assoreamento determinaram o problema ambiental em questão, diminuindo o nível de salinidade do Mar.

b) O Mar de Aral recebe detritos orgânicos e químicos, devido ao crescimento desordenado da industrialização e da urbanização não planejada na região acelerando o processo de degradação.

c) Os principais problemas se devem ao uso de suas águas para a irrigação, principalmente das lavouras algodoeiras; a área foi reduzida à metade e a sua salinidade triplicou.

d) O Mar possui dois rios principais que o alimentam. Com o passar dos anos, algumas hidrelétricas foram construídas ao longo desses rios, reduzindo, substancialmente, o nível de suas águas.

e) O desastre ecológico ocorreu devido à ocupação ilegal das áreas de mananciais próximas ao Mar, dando lugar à especulação imobiliária, e o aparecimento de condomínios de alto padrão.





73 SUSTENTABILIDADE ENEM 2009



No presente, observa-se crescente atenção aos efeitos da atividade humana, em diferentes áreas, sobre o meio ambiente, sendo constante, nos fóruns internacionais e nas instancias nacionais, a referencia a sustentabilidade como principio orientador de ações e propostas que deles emanam. A sustentabilidade explica-se pela

a) incapacidade de se manter uma atividade econômica ao longo do tempo sem causar danos ao meio ambiente.

b) incompatibilidade entre crescimento econômico acelera do e preservação de recursos naturais e de fontes não renováveis de energia.

c) interação de todas as dimensões do bem-estar humano com o crescimento econômico, sem a preocupação com a conservação dos recursos naturais que estivera presente desde a Antiguidade.

d) proteção da biodiversidade em face das ameaças de destruição que sofrem as florestas tropicais devido ao avanço de atividades como a mineração, a monocultura, o trafico de madeira e de espécies selvagens.

e) necessidade de se satisfazer às demandas atuais colocadas pelo desenvolvimento sem comprometer a capacidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades nos campos econômico, social e

ambiental.



74 MEIO AMBIENTE UNESP 2010 2 FASE



No final dos anos 80 algumas nações começaram a se preocupar com as questões ambientais, visto que a degradação ambiental representa um risco iminente para a estabilidade da nova ordem mundial. São soluções plausíveis

a) as mudanças de estilo de vida, ações de saneamento e a reciclagem do lixo, visando à diminuição dos resíduos não orgânicos despejados no meio ambiente.

b) a diminuição do despejo de produtos químicos nos rios e mares e o aumento do uso de aparatos científicos e tecnológicos nas guerras.

c) a propagação de informações sobre educação ambiental, contribuindo para a ação predatória do homem sobre a natureza.

d) o emprego de recursos naturais de forma racional para que a industrialização dos países desenvolvidos possa gerar a dependência econômica de nações e economias periféricas.

e) a promoção do desenvolvimento sustentável, que atenda aos interesses da preservação do meio socioambiental dos países ricos.





75 FATEC DEZEMBRO 2010 DEMOGRAFIA E MEIO AMBIENTE



Foram necessários bilhões de anos, com uma complexidade e uma evolução irrepetíveis, para construir o patrimônio biológico de uma única espécie; nos próximos decênios, a intervenção do homem será responsável pelo desaparecimento de uma espécie viva a cada quarto de hora. Mas a cultura ecológica permanece à margem da política e da cultura oficial. No Maximo toma-se posição, no discurso, a favor do meio ambiente, mas quando os problemas ambientais operem-se as vantagens econômicas e a manutenção do emprego dentro da estrutura social existente, a tendência sempre e de minimizar a gravidade das conseqüências que recairão sobre as vidas futuras. O principal ponto a discutir hoje e o crescimento material sem limites nem objetivos. Para isso, e preciso rediscutir as relações de produção e trabalho, mas também o que, como, onde, quando produzir etc.

(TIEZZI, Enzo. Tempos históricos, tempos biológicos. São Paulo: Nobel, 1988. Adaptado.)

Conforme as ideias do texto, e correto afirmar que

a) o crescimento sustentável e possível conservando-se os padrões de produção, emprego e consumo atuais.

b) os ritmos biológicos e geológicos são mais rápidos que os ritmos da produção capitalista de mercadorias.

c) a sociedade superdimensiona os problemas ecológicos para poder reduzir os empregos dos trabalhadores.

d) o crescimento desenfreado tem de ser reavaliado para decidirmos novas bases para nosso modo de vida.

e) a gravidade do problema ecológico e levada a serio na pratica dos Estados e da maior parte da sociedade.



76 PUC JULHO2009

CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO E RECURSOS NATURAIS

Uma questão fundamental para a discussão do crescimento populacional e até que ponto a natureza suporta.

Os recursos naturais para sustentar populações crescentes são eternos? Escolha a alternativa que trata corretamente desse tema:

a) Os recursos naturais são praticamente infinitos se levarmos em conta o quanto desses recursos e utilizado pelos seres humanos.

b) Os recursos naturais não são eternos, mas a população mundial ainda tem margem de crescimento, porque os recursos naturais podem ser usados de forma mais eficiente.

c) Em algumas regiões do planeta, a população pode crescer a vontade, porque ha recursos suficientes para todos, sem distinção.

d) O problema de a natureza não suportar afeta somente alguns países que chegaram a esse limite, mas ainda não e um problema mundial.

e) A natureza certamente suporta muito mais uso dos recursos, mas o problema e que não se sabe o limite, não ha como calcular.



77 FGV 2012 ADMINISTRAÇÃO ÁGUA



Leia atentamente o texto a seguir:

As Nações Unidas estimam que, até 2025, dois terços da população mundial sofrerão escassez, moderada ou severa, de água. Essa situação tem sido interpretada como resultante da falta física de água doce para o

atendimento da demanda das populações da Terra.

Entretanto, no plano geral, há água suficiente no mundo (...) para satisfazer as necessidades de todos. De fato, este cenário de escassez significa que, no ano 2025, apenas um terço da humanidade deverá dispor de dinheiro suficiente para pagar o serviço de abastecimento d’água

decente, isto é, com regularidade de fornecimento e qualidade garantida da água.

(Aldo Rebouças. O ambiente brasileiro: 500 anos de exploração. In: Wagner Costa Ribeiro [Org.]. Patrimônio Ambiental Brasileiro. São Paulo: Edusp, 2003. p. 206.)

Considerando os argumentos do texto, e correto afirmar que:

a) A “crise da água” resulta do elevado crescimento da população dos países mais pobres.

b) A “crise da água” não pode ser enfrentada com as tecnologias disponíveis, por isso tende a se aprofundar.

c) No cenário projetado pela ONU, a escassez de água tendera a se agravar devido a continuidade do processo de urbanização.

d) Fatores sociais e econômicos desempenham um papel importante no problema da escassez de água.

e) A água e um recurso natural renovável, portanto, a escassez resulta apenas da distribuição desigual desse recurso pela superfície da Terra.







78 UNESP JULHO 2011 CONSUMO DE ÁGUA NO MUNDO



CONSUMO DE ÁGUA NO MUNDO

Países baixa e med Países de alta renda

Uso doméstico 8 11

Uso industrial 10 59

Uso agrícola 82 30

Os gráficos indicam a distribuição do consumo mundial de água, por setores, nos grupos de países. Indique os setores econômicos de maior consumo de água

e justifique as diferenças de uso entre os países de baixa e media renda e os países de alta renda.



79 MACKENZIE 2013 MEIO AMBIENTE ÁGUA ESTOQUE



Os aquíferos mais ameaçados do planeta

A revista Nature publicou um estudo preocupante sobre os aquíferos. Segundo o estudo, nós estamos explorando a água subterrânea em uma velocidade muito maior do que a capacidade desses aquíferos se recuperarem. Os números do estudo indicam que, para acompanhar o ritmo de exploração, os aquíferos precisariam ter área três vezes maior.

O estudo estima que, atualmente, pelo menos 1,7 bilhão de pessoas depende de aquíferos e águas subterrâneas que estão ameaçados.

Bruno Calixto Disponível em: ,consultado em 1/09/2012. (texto adaptado)

I. A “Pegada Hídrica” de um país representa o volume total de água utilizado globalmente para produzir os bens e serviços consumidos pelos seus habitantes.

II. Entre as áreas que apresentam altos índices de escassez hídrica, estão: Oriente Médio, Índia e África. No Oriente Médio, o volume de água utilizado em irrigação no deserto triplicou, e os aquíferos da região podem se esgotar em menos de 50 anos.

III. O Brasil e a Rússia representam áreas do planeta com baixa pressão hídrica.

Tendo por base o tema central do texto e seus conhecimentos, analise as afirmações acima. Assinale a alternativa correta:

a) Apenas I está correta.

b) Apenas II está correta.

c) Apenas III está correta.

d) Apenas I e II estão corretas.

e) I, II e III estão corretas.



80 ENEM 2012 MEIO AMBIENTE USO DE ÁGUA NO MUNDO



O uso da água aumenta de acordo com as necessidades da população no mundo. Porém, diferentemente do que se possa imaginar, o aumento do consumo de água superou em duas vezes o crescimento populacional durante o século XX.

TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 2009.

Uma estratégia socioespacial que pode contribuir para alterar a lógica de uso da água apresentada no texto é a

a) ampliação de sistemas de reutilização hídrica.

b) expansão da irrigação por aspersão das lavouras.

c) intensificação do controle do desmatamento de florestas.

d) adoção de técnicas tradicionais de produção.

e) criação de incentivos fiscais para o cultivo de produtos orgânicos.





81 UNICAMP 2012 ALIMENTOS E MEIO AMBIENTE



O mundo chegou a sete bilhões de pessoas em 2011. Nossa espécie já ocupa tanto espaço, com plantações, cidades, estradas, poluição e lixo que, para alguns cientistas, entramos em um novo período geológico, o Antropoceno. As atividades humanas já seriam a força mais relevante para moldar a superfície da Terra. Alimentar e dar conforto a toda essa gente pode exaurir os recursos naturais.

(Adaptado “O planeta dos humanos”. Revista Época, Especial População, 06/jun/2011, p. 87.)

a) Aponte duas explicações para a maior disponibilidade de alimentos nas décadas recentes, situação nunca antes existente na história humana.

b) Considerando a sustentabilidade ambiental, quais seriam os principais desafios para alimentar e dar conforto a todos os seres humanos?



82 FATEC 2009 SALINIZAÇÃO DOS SOLOS



A salinização dos solos ocorre quando a concentração de sais se eleva a ponto de afetar a germinação e a densidade das culturas, bem como seu desenvolvimento vegetativo, reduzindo sua produtividade e, nos casos mais sérios, levando à morte generalizada das plantas.

Aproximadamente 30% das áreas com projetos públicos no Nordeste brasileiro apresentam problemas de salinização; algumas dessas áreas já não produzem.

(Adaptado de http://www.codevasf.gov.br – acesso em agosto/2008).

Identifique a alternativa que contenha corretamente o fator causador principal e o tipo de região do mundo em geral mais suscetível à salinização dos solos.

Fator causador principal Tipo de região mais suscetível

a) Desmatamento abusivo Fronteiras agrícolas

b) Erosão dos solos agrícolas Encosta de morros em ambientes

tropicais

c) Ação dos mares e ventos Planícies costeiras

d) Irrigação e drenagem malfeitas Com baixo índice pluviométrico

e) Uso e abuso de agrotóxicos Com agricultura mecanizada



83 ENEM 2011 CONSUMISMO



Como os combustíveis energéticos, as tecnologias da informação são, hoje em dia, indispensáveis em todos os setores econômicos. Através delas, um maior numero de produtores e capaz de inovar e a obsolescência de bens e serviços se acelera. Longe de estender a vida útil dos equipamentos e a sua capacidade de reparação, o ciclo de vida desses produtos diminui, resultando em maior necessidade de matéria-prima para a fabricação de novos.

GROSSARD. C. Le Monde Diplomatique Brasil. Ano 3, n.o 36. 2010 (adaptado)

A postura consumista de nossa sociedade indica a crescente produção de lixo, principalmente nas áreas urbanas, o que, associado a modos incorretos de deposição,

a) provoca a contaminação do solo e do lençol freático, ocasionando assim graves problemas socioambientais, que se adensarão com a continuidade da cultura do consumo desenfreado.

b) produz efeitos perversos nos ecossistemas, que são sanados por cadeias de organismos decompositores que assumem o papel de eliminadores dos resíduos depositados em lixões.

c) multiplica o numero de lixões a céu aberto, considerados atualmente a ferramenta capaz de resolver de forma simplificada e barata o problema de deposição de resíduos nas grandes cidades.

d) estimula o empreendedorismo social, visto que um grande numero de pessoas, os catadores, tem livre acesso aos lixões, sendo assim incluídos na cadeia produtiva dos resíduos tecnológicos.

e) possibilita a ampliação da quantidade de rejeitos que podem ser destinados a associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, financiados por instituições da sociedade civil ou pelo poder publico.



84 UNESP 2012 1 FASE ÁRTICO



O Ártico está na mídia

Notícias da região do Ártico levantam dados sobre a corrida ao petróleo em suas águas. Nações reclamam parte das riquezas sob o fundo do Oceano Glacial Ártico, enquanto o aquecimento global expõe áreas antes cobertas por gelo, pois a extensão do gelo marítimo no Ártico diminuiu por volta de 14% desde os anos 1970. A mídia destacou que os russos instalaram sua bandeira em turfa submarina e que a guarda costeira americana mapeou o mar de Bering.

(Jessa Gamble. Scientific American Brazil. ed. N. ° 4, 2009. Kirstin Dow e Thomas E. Downing. O Atlas da Mudança Climática, 2007. Adaptados.)

Sobre o assunto tratado no texto, pode-se afirmar que:

a) os direitos aos recursos localizados no assoalho submarino são definidos com a colocação de bandeiras, como no período de colonização das fronteiras.

b) as regras que possibilitam reivindicar os recursos dos leitos submarinos vêm da Convenção da ONU sobre o Direito do Mar.

c) ha um acordo entre os países que circulam o Ártico – Rússia, Canadá, Estados Unidos, China e Inglaterra-para explorar os recursos marinhos.

d) com o degelo do Ártico, a navegação e a exploração de minérios não serão beneficiadas e o meio ambiente não sofrera impacto.

e) a Convenção da ONU sobre o Direito do Mar possibilita a todas as nações costeiras terem direitos econômicos iguais sobre o Ártico.





85. Enem 2004 .

A necessidade de água tem tornado cada vez mais importante a reutilização planejada desse recurso. Entretanto, os processos de tratamento de águas para seu reaproveitamento nem sempre as tornam potáveis, o que leva a restrições em sua utilização. Assim, dentre os possíveis empregos para a denominada “água de reuso”, recomenda-se



a) o uso doméstico, para preparo de alimentos.

b)o uso em laboratórios, para a produção de fármacos.

c)o abastecimento de reservatórios e mananciais.

d)o uso individual, para banho e higiene pessoal.

e) o uso urbano, para lavagem de ruas e áreas públicas.



86. Enem 2004



O Aquífero Guarani se estende por 1,2 milhão de km2 e é um dos maiores reservatórios de águas subterrâneas do mundo. O aquífero é como uma “esponja gigante” de arenito, uma rocha porosa e absorvente, quase totalmente confinada sob centenas de metros de rochas impermeáveis. Ele é recarregado nas áreas em que o arenito aflora à superfície, absorvendo água da chuva. Uma pesquisa realizada em 2002 pela Embrapa apontou cinco pontos de contaminação do aquífero por agrotóxico, conforme a figura:



Considerando as consequências socioambientais e respeitando as necessidades econômicas, pode-se afirmar que, diante do problema apresentado, políticas públicas adequadas deveriam



(A) proibir o uso das águas do aqüífero para irrigação.

(B) impedir a atividade agrícola em toda a região do aqüífero.

(C) impermeabilizar as áreas onde o arenito aflora.

(D) construir novos reservatórios para a captação da água na região.

(E) controlar a atividade agrícola e agroindustrial nas áreas de recarga.



87 Enem 2004 .

O jornal de uma pequena cidade publicou a seguinte notícia:



CORREIO DA CIDADE

ABASTECIMENTO COMPROMETIDO



O novo pólo agroindustrial em nossa cidade tem atraído um enorme e constante fluxo migratório, resultando em um aumento da população em torno de 2000 habitantes por ano, conforme dados do nosso censo:



Esse crescimento tem ameaçado nosso fornecimento de água, pois os mananciais que abastecem a cidade têm capacidade para fornecer até 6 milhões de litros de água por dia. A prefeitura, preocupada com essa situação, vai iniciar uma campanha visando estabelecer um consumo médio de 150 litros por dia, por habitante.



A análise da notícia permite concluir que a medida é oportuna . Mantido esse fluxo migratório e bem sucedida a campanha, os mananciais serão suficientes para abastecer a cidade até o final de





(A) 2005. (B) 2006. (C) 2007. (D) 2008. (E) 2009.



88. FUVEST 99 – As enchentes, a degradação dos mananciais e a qualidade da água dos rios constituem parte dos problemas relativos á água na Grande São Paulo . Dentre as causas abaixo, assinale a Falsa :

a) a impermeabilização urbana faz subir o nível médio dos lençois freáticos

b) Os rios Tietê, Pinheiros e a represa Billings são utilizados para o despejo de esgotos domésticos

c) A bacia hidrográfica do Alto Tietê apresenta relevante impermeabilização

d) Há uma intensa urbanização em antigas planícies de inundação fluvial

e) Há urbanização em áreas incluídas na Lei de Proteção aos Mananciais



89. FUVEST – 1. Texto – Nas lojas da 5a Avenida , em Nova York , sapatos de couro de jacaré custam entre US$ 475 e US$ 700 e pastas para executivos a partir de US$ 1000 . 2. Texto . O perigo de extinção de espécies levou grupos ecologistas do 1. Mundo a pressionar governos como o do Brasil para que defendam a fauna e a flora . Com relação aos dois textos, podemos afirmar que :

a) O primeiro não tem relação com o segundo , pois Nova York não integra o 1. Mundo

b) O primeiro relaciona-se com o segundo , mas os Estados Unidos não recebem couro de jacaré do Brasil .

c) Eles se contradizem , pois o 1. Mundo reclama da destruição ecológica e ao mesmo tempo importa couro do Brasil

d) Eles se contradizem apenas aparentemente , pois em todo o mundo existem interesses por lucros imediatos , assim como existem defensores da preservação da natureza

e) Eles não se relacionam porque tratam de temas diferentes : o primeiro do comércio de artefatos de couro e o segundo da preservação da natureza.



90. FUVEST – Sobre a questão ambiental no Planeta , é correto afirmar que :

a) os países que se industrializaram ainda no século XIX já conseguiram superar seus problemas de meio ambiente

b) a introdução da economia de mercado nos antigos países de economia socialista tem permitido reorganizar o espaço e conservar o meio ambiente

c) a pobreza, o crescimento da população e a degradação do meio ambiente estão intimamente ligados e podem explicar vários problemas ecológicos

d) caso se confirme o aquecimento climático global pelo efeito estufa , as planícies litorâneas serão as áreas menos afetadas

e) a emissão de gases prejudiciais à camada de ozônio por países desenvolvidos e subdesenvolvidos , embora de natureza diversa, é equivalente .



91. UNESP – As precipitações que ocorrem nas proximidades das grandes concentrações industriais , podem causar danos à vegetação , às pessoas e até mesmo às construções e máquinas . Devido às características apresentadas por essas precipitações , elas recebem uma denominação especial .

Assinale a alternativa que contém o nome correto do tipo de precipitação e a causa responsável pela sua ocorrência

a) Fogo, poluição do ar

b) Chuvas ácidas , poluição do ar

c) Inversão Térmica , poluição das águas

d) Chuvas ácidas , poluição das águas

e) Névoa Úmida , poluição das águas.





92. UNESP 98 – Confirmadas as tendências que apontam para o aquecimento global do Planeta Terra , duas consequências importantes ocorrerão . Assinale a alternativa que contém tais consequências :

a) diminuição das camadas de gelo eterno e aumento do nível geral das águas oceânicas

b) diminuição da camada de ozônio e diminuição das águas oceânicas

c) diminuição do efeito estufa e aumento do índice de salinização das águas oceânicas

d) aumento das camadas de gelo eterno e diminuição do nível geral das águas oceânicas

e) aumento das camadas de gelo eterno e aumento do nível geral das águas oceânicas.



93. UNESP – Identifique os tipos de poluição

I – Em Cubatão , na COSIPA , em função do trabalho com gases , ocorre a contaminação de pessoas que acabam contraindo uma doença denominada leucopenia

II – Em algumas cidades do Brasil existem empresas que despejam seu lixo industrial nas cabeceiras de mananciais que são responsáveis pelo abastecimento da população urbana

III – Nas eleições de 1986 , diversos candidatos desrespeitaram a Lei Eleitoral e distribuíram cartazes nas ruas , prejudicando a beleza cênica das cidades

IV – A instalação e funcionamento de usinas nucleares têm sido responsáveis pela contaminação e morte de seres vivos expostos à radiação

V – O lixo industrial e os esgotos despejados no rio Tietê , em São Paulo , contaminam suas águas que ficam poluídas , durante quilômetros a jusante .

Assinale a alternativa correta que possui afirmações referentes à poluição , na seguinte ordem : poluição do ar , visual e do ar .

a) II,III e IV b) I, II e IV c) V. IV e III d) I, II e V e) I,III e IV .

94. UFF – A cidade do México , uma das maiores aglomerações urbanas da América Latina , é também “área de alto risco ambiental” do planeta . Entre as explicações para essa trágica situação da cidade do México , pode-se destacar

I – o alto grau de poluição atmosférica provocado pela concentração de atividades industriais e pelo intenso tráfego de automóveis , agravado pela elevada altitude da cidade

II – as edificações e aterros sobre o Lago Texcoco ( já assoreado) , aumentam as possibilidades de tremores de terra

III – as condições de submoradia e a insuficiência de redes de água potável e esgoto nos bairros da população de baixa renda .

Pode-se afirmar que são corretas :

a) I b) II c) I e III d) II e III e) todas



95. UFSC – “A partir de 1980, o país se escandalizou com as frequentes notícias de casos de anomalias congênitas ocorridas (...) associados à poluição. Esse município paulista , localizado na Baixa Santista , junto à Serra do Mar , tornou-se um centro de grande concentração industrial . As inúmeras indústrias do complexo petroquímico (...) lançam no ar grandes quantidades de poluentes entre os quais o dióxido e o trióxido de enxofre ( pelas indústrias de petróleo ) , fluoretos, ( principalmente pelas indústrias de fertilizantes ) , gás sulfídrico , amônia (...) , ácido sulfúrico , cloro e monóxido de carbono e tantos outros. Estes poluentes são gradativamente absorvidos por seus moradores . provocando sérias alterações fisiológicas (...) A população residente nos bairros mais pobres é a mais afetada (...) “ .

Este texto refere-se a um município e a uma vila que ostentavam a fama de serem “ o lugar mais poluído do planeta “ . Assinale a alternativa que corresponde aos mesmos

a) Vila Socó, no Guarujá SP

b) Vila Brasilândia em São Paulo SP

c) Vila Capuava em São Bernardo do Campo SP

d) Vila Barbacena no Embu SP

e) Vila Parisi em Cubatão SP



96. UFSCAR 2004 . Acerca da importância da biodiversidade brasileira, o secretário do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético do Ministério do Meio Ambiente afirmou:

Os números da biodiversidade brasileira impressionam. Dentro dos países megadiversos, o Brasil ocupa o primeiro lugar, fruto de sua extensão territorial e posição geográfica. Estima-se que o país possua entre 15% e 20% do total de espécies de seres vivos

da Terra. Apesar do gigantismo, pouco se conhece sobre a biodiversidade brasileira, pois apenas 10% das espécies conhecidas foram catalogadas. (Revista Galileu, dezembro de 2002.) Fazendo-se uma análise dos dados apresentados e dos interesses que envolvem a questão, pode-se afirmar que

a) a existência de um grande patrimônio genético ainda pouco conhecido garantirá ao Brasil uma posição econômica hegemônica entre as nações no século XXI.

b) a biodiversidade brasileira só poderá ser mantida a partir de políticas que impeçam a exploração dos recursos florestais brasileiros, especialmente na Amazônia.

c) a garantia de que a biodiversidade brasileira e mundial poderá ser explorada de forma racional depende do cumprimento do Protocolo de Kyoto, assinado em 1997.

d) a riqueza de nossa biodiversidade eleva a importância do Brasil no cenário mundial, no que se refere às questões ambientais e, também, nos aspectos econômicos.

e) o atraso da pesquisa científica, no Brasil, demonstra a necessidade de gerenciamento da biodiversidade existente por parte de países mais desenvolvidos.





97. PROVÃO 2003 - As imagens de satélite têm sido utilizadas para o conhecimento de alguns problemas ambientais no Brasil, tais como

I. desmatamento da Amazônia.

II. assoreamento de reservatórios.

III. identificação de ilhas de calor nos grandes centros urbanos.

Está correto o que se afirma em

(A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) III, apenas. (D) I e II, apenas. (E)) I, II, e III.



98. SIMULADO ANGLO ENEM 2001 – Considere para responder essa questão , os seguintes dados

- Estados Unidos , China, Rússia , Japão e Índia , em conjunto , produzem 44% das emissões mundiais de CO2

- O conjunto de cerca de 150 países subdesenvolvidos produz apenas 27% das emissões mundiais de CO2

- O número de veículos automotores em circulação no mundo saltou de 48 milhões em 1945 para quase 700 milhões em 2000

- Mais de 100 mil km2 de floresta são destruídos todos os anos

- A temperatura atmosférica média do planeta aumentou de cerca de 14,4oC , em 1860, para 15,5 oC em 2000

Lembrando que a ação humana transforma o espaço , voce deve concordar com o fato de que

a) os países subdesenvolvidos emitem pouco CO2 , devido á boa relação do homem com a natureza , o que evita a derrubada de florestas e a queima de combustíveis fósseis

b) a derrubada de florestas não se relaciona com outros dados , já que se trata de um fenômeno natural , e não de uma ação humana sobre o espaço

c) o elevado número de veículos em circulação não constitui um dado preocupante , já que os filtros dos escapamentos retêm os gases poluentes

d) os países que mais emitem CO2 são aqueles onde falta legislação ambientalista , pois a elevada urbanização afastou o homem do meio natural

e) a elevação da temperatura média da atmosfera tem relação com a crescente urbanização e com a ampliação dos espaços ocupados pela agropecuária e a exploração madeireira.



99. FGV 2004. Esse importante bioma tem passado por transformações lentas, mas significativas, nas últimas décadas. A caça ilegal, a pesca predatória, o turismo e a expansão urbana têm acelerado estas transformações. A ocupação desordenada das regiões mais altas, onde nasce a maioria dos rios, é o risco mais grave. A agricultura indiscriminada está provocando a erosão do solo, além de contaminá-lo com o uso excessivo de agrotóxicos. O resultado da destruição do solo é o assoreamento dos rios (...).

Fonte: Adaptado de http://www.wwf.org.br

Os problemas descritos referem-se ao domínio:

A) da Mata Atlântica. B) da Caatinga. C) dos Campos. D) da Floresta Amazônica. E) do Pantanal.



100. UEL 98 – “No Primeiro Mundo concentra-se a produção da riqueza : usinas nucleares , chuva ácida , montanhas de lixo aterrado , doenças provocadas pelo excesso de bebidas , álcool ou drogas . No Terceiro Mundo , no que diz respeito às grandes maiorias , concentra-se a poluição da miséria : subnutrição , ausência de água potável ou esgoto , lixões a céu aberto , ausência de atenção médica e medicamentos “ . Da leitura do texto é possível afirmar que a poluição:

a) atinge de forma igual a todas as áreas do Globo , sejam elas desenvolvidas ou subdesenvolvidas

b) tem menor área de abrangência nos países desenvolvidos e provoca menos riscos à humanidade

c) resulta sempre de relações conflituosas entre o homem e o meio ambiente , em várias partes do mundo

d) representa , na atualidade , um mal necessário ao progresso dos países , mas que pode ser resolvido através de intervenções das grandes potências

e) tem origem e características diferentes , sendo, em muitos casos , resultante de relações desiguais entre os homens.



101. CESGRANRIO – O contato do homem com o meio ambiente , principalmente nas sociedades modernas , traduz-se necessariamente pela alteração de ambos . O desmatamento, a introdução das lavouras , a difusão das vias de circulação e a multiplicação das cidades , provocam profundo desequilíbrio ecológico . Nosso pais não constitui exceção nesse quadro. Identifique a seguir a opção que não encerra correlação entre a ação do homem e o seu possível efeito na natureza .

Ação do Homem Possível efeito sobre o meio ambiente

a) Represamento dos rios aumento da evaporação no curso inferior à represa (a juzante)

b) desmatamento aceleração do escoamento superficial

c) introdução de monocultura arbustiva aumento da erosão do solo

d) industrialização em larga escala manifestação de várias formas de poluição

e) urbanização acelerada deterioração dos microclimas.



102.UFF – Os problemas ambientais que ameaçam o equilíbrio ecológico do planeta resultam , fundamentalmente , do modelo de desenvolvimento concebido a partir da Revolução Industrial , hoje dominante em todo o mundo. Apesar desse fato, nem todos os países contribuem igualmente para a poluição atmosférica, como se pode observar nos dados a seguir . Donos da fumaça – 40% resto do mundo ; 21% EUA ; 14% Rússia e países do Leste Europeu ; 7% China e 4% Brasil. Com base nestes dados, pode-se concluir que :

I – O Brasil, embora fortemente industrializado , e com sérios problemas ambientais , a exemplo das queimadas , pouco contribui para a poluição atmosférica , quando comparado aos países desenvolvidos industrializados

II – A China , a Rússia e os países do Leste Europeu , em função das características de seu modelo socialista de industrialização , pouco contribuem para a poluição atmosférica

III – Os EUA e a CCE , consideradas como modelos de sociedades modernas e desenvolvidas , são os maiores responsáveis pela emissão de gases poluentes na atmosfera.

Pode-se afirmar que estão corretas :

a) II b) I e II c) I e III d) II e III e) todas.



103. PUC 2004 “Relatórios internacionais, entre eles o do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente...afirmam que já foi ultrapassado o limite da sustentabilidade planetária em matéria de recursos naturais, de energia, de ocupação de solos e exploração do mar, etc... já estamos mais de 20% além da capacidade de reposição da biosfera, com o déficit aumentando ano a ano...” NOVAES, Washington. Uma nova estratégia. no site http://www.riomaisdez.gov.br Assinale a afirmativa INCORRETA sobre a questão da sustentabilidade do planeta.

A) Se a maioria dos habitantes da Terra passar a consumir como boa parte dos norte-americanos, aumentará o risco para a sustentabilidade, já que o consumo per capita das populações dos países pobres é muito inferior.

B) Estima-se que, até meados do século XXI, mais 2,5 bilhões de pessoas se somarão aos atuais 6,1 bilhões de habitantes e espera-se que com qualidade de vida aceitável, o que pode implicar maior sobrecarga sobre a biosfera.

C) A resistência dos EUA em ratificar o compromisso de diminuição da emissão de “gases estufa” (Protocolo de Kyoto) pode vir a agravar as possibilidades de reprodução da Biosfera.

D) O resultado da Rio + 10 (Cúpula Mundial de Desenvolvimento Sustentável) não é animador, pois metas de longo prazo não foram atingidas e os compromissos assumidos na Rio 92 ficaram longe de ser cumpridos a contento.

E) O risco da sustentabilidade do planeta vem crescendo com a diminuição acelerada do número de pessoas que vivem com menos de U$2 por dia (avaliados atualmente em 800 milhões), o que está implicando aumento de consumo



104 ENEM 2004 LIXO



No verão de 2000 foram realizadas, para análise, duas coletas do lixo deixado pelos freqüentadores em uma praia no litoral brasileiro. O lixo foi pesado, separado e classificado. Os resultados das coletas feitas estão na tabela a seguir.



DADOS OBTIDOS

(em área de cerca de 1900 m2)

COLETA DE LIXO 1a coleta 2a coleta

PESO TOTAL 8,3 kg 3,2 kg

Itens de Plástico 399 (86,4%) 174 (88,8%)

Itens de Vidro 10 (2,1%) 03 (1,6%)

Itens de Metal 14 (3,0%) 07 (3,6%)

Itens de Papel 17 (3,7%) 06 (3,0%)

NÚMERO DE PESSOAS NA PRAIA 270 80

Adaptado de Ciência Hoje



Embora fosse grande a venda de bebidas em latas nessa praia, não se encontrou a quantidade esperada dessas embalagens no lixo coletado, o que foi atribuído à existência de um bom mercado para a reciclagem de alumínio. Considerada essa hipótese, para reduzir o lixo nessa praia, a iniciativa que mais diretamente atende à variedade de interesses envolvidos, respeitando a preservação ambiental, seria



(A) proibir o consumo de bebidas e de outros alimentos nas praias.

(B) realizar a coleta de lixo somente no período noturno.

(C) proibir a comercialização apenas de produtos com embalagem.

(D) substituir embalagens plásticas por embalagens de vidro.

(E) incentivar a reciclagem de plásticos, estimulando seu recolhimento.





105. ENEM 2004 POLUIÇÃO

Um rio que é localmente degradado por dejetos orgânicos nele lançados pode passar por um processo de autodepuração. No entanto, a recuperação depende, entre outros fatores, da carga de dejetos recebida, da extensão e do volume do rio. Nesse processo, a distribuição das populações de organismos consumidores e decompositores varia, conforme mostra o esquema:





(B. Braga et al. Introdução à Engenharia Ambiental)



Com base nas informações fornecidas pelo esquema, são feitas as seguintes considerações sobre o processo de depuração do rio:



I. a vida aquática superior pode voltar a existir a partir de uma certa distância do ponto de lançamento dos dejetos;

II. os organismos decompositores são os que sobrevivem onde a oferta de oxigênio é baixa ou inexistente e a matéria orgânica é abundante;

III. as comunidades biológicas, apesar da poluição, não se alteram ao longo do processo de recuperação.



Está correto o que se afirma em



(A) I, apenas.

(B) II, apenas.

(C) III, apenas.

(D) I e II, apenas.

(E) I, II e III.





106. UFSCAR 2004 . O lixo produzido no mundo aumentou três vezes mais do que a população, nos últimos 30 anos. No planeta, são despejados, anualmente, 30 bilhões de toneladas de resíduos sólidos. Esses são gerados, sobretudo, nos países ricos e se concentram nas grandes cidades, causando grande preocupação sobre seu destino.

a) O destino do lixo pode assumir formas bastante variadas. Indique duas formas usuais de destino do lixo residencial em áreas urbanas.

b) Quais relações podem se estabelecer entre a composição do lixo doméstico e os níveis de riqueza dos países?





GABARITO



51 E 52 C 53 B



Resolução 54

A intervenção do homem no meio ambiente acentuou-se particulamente a partir da Revolução Industrial que resultou no aumento exponencial do uso dos recursos naturais e permitiu com a urbanização e o avanço tecnológico um grande crescimento populacional . Com isso regiões passaram a sofrer alterações cada vez mais acentuadas , até chegar aos dias de hoje onde são evidentes os sinais de grandes alterações climáticas que poderão resultar em consequências catastróficas , ameaçando a própria sobrevivência humana em determinadas regiões .



55 E 56 C 57 A 58 E



Questão 59 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP

a) Continentalidade; correntes marítimas frias na costa; áreas de alta pressão associadas à dinâmica atmosférica.

b) Construção de diques e represamento de água da chuva; desvio de rios; dessalinização da água do mar; transposição de bacias hidrográficas; construções adequadas às condições climáticas.



Resolução 60

A caricatura do Planeta Terra derretendo na figura representa o efeito do processo de aquecimento global . A figura 2 mostra que os tipos de superfície na Terra , gelo, água e mar tem coeficientes diferentes de capacidade de irradiação de calor sendo o mais elevado o gelo . Portanto , com a elevação da temperatura média da Terra causada pelo efeito estufa , as áreas de gelo nos pólos irão diminuir , diminuindo significativamente a capacidade global de reflexão da irradiação solar , com o conseqüente maior aumento da temperatura das águas e do ar , podendo causar alterações climáticas imprevisíveis e certamente catastróficas .



61 A 63 B 64 C 65 E 66 A 67 B 68 B 69 C 70 E 71 C 72 C 73 E 74 A 75 D 76 D 77 D



78. O maior consumo de água no setor agrícola nos países de baixa e média renda deve-se à economia predominantemente primária e à elevada população , demandando maior atividade agrícola de baixa tecnologia .

Já nos países de alta renda, o maior consumo é no setor industrial devido ao desenvolvimento tecnológico e à forte demanda industrial.



79 E 80 A



RESPOSTA ESPERADA DA UNICAMP 81



a) São fatores que ampliaram a disponibilidade de alimentos nas décadas recentes, o uso de tecnologia e técnicas agrícolas elevando consideravelmente a produtividade : o desenvolvimento da indústria de alimentos , e da logística de transporte e armazenamento, a incorporação de novas áreas agricultáveis produtivas; além da economia de mercado robustecida pela urbanização crescente no mundo ( maior demanda, exigindo maior oferta).

b) Considerando a sustentabilidade ambiental, são desafios : aumentar a produtividade agrícola minimizando impactos negativos no meio ambiente; utilizar fontes de energia renováveis e menos poluentes; diminuir os padrões de consumo para poupar recursos naturais ; tornar equânime a distribuição de alimentos ; aumentar a disponibilidade de terras agricultáveis sem prejudicar o meio ambiente; prover moradia e saneamento básico, minimizando impactos negativos no meio ambiente ; diminuir o desperdício de alimentos e recursos naturais .



82 D 83 A 84 B 85 E 86 E 87 E 88 A 89 D 90C 91 B 92 A 93 E 94 E 95 E 96 D 97 E 98 E 99 E 100 E 101 C 102 C 103 E 104 E 105 D.



Resolução 106

a) Os destinos mais usuais do lixo residencial em áreas urbanas são os depósitos a céu aberto – “lixões”, onde os efluentes não são controlados, e os aterros sanitários, onde os efluentes como o chorume e os gases são controlados.

b) Quanto maior a riqueza dos países, temos, além do maior volume de lixo produzido, maior diversidade, com a presença de matéria orgânica, embalagens de plástico, isopor, papel, pilhas etc., que demonstram maior sofisticação do padrão de consumo dos países ricos; enquanto nos países pobres, há um predomínio do lixo orgânico, relacionado ao menor poder aquisitivo e à menor sofisticação do consumo.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui