Usina de Letras
Usina de Letras
21 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->MEIO AMBIENTE QUESTÕES DE VESTIBULAR 1 -- 05/05/2013 - 10:07 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


MEIO AMBIENTE QUESTÕES DE VESTIBULAR 1



1. UNICAMP 2004 . O Mar de Aral, nutrido pelas águas do Amu Darya e Syr Darya, apresenta hoje uma situação dramática. Foi o quarto maior corpo de água interno do mundo, mas começou a secar nos anos 60, quando a então União Soviética decidiu alterar sua posição de importadora de algodão para auto-suficiente e exportadora desse produto. (Adaptado de Ulisses Capozoli, Universidade Livre da Mata Atlântica, www.wwiuma.org.br).

a) De que forma a prática da agricultura comprometeu a disponibilidade de água no mar de Aral?

b) Cite três causas que interferem na potabilidade das águas superficiais.

c) Aponte três impactos ambientais provocados pela atividade agrícola em áreas com baixo potencial hídrico.



2. UFSCAR 2004 - . O lixo produzido no mundo aumentou três vezes mais do que a população, nos últimos 30 anos. No planeta, são despejados, anualmente, 30 bilhões de toneladas de resíduos sólidos. Esses são gerados, sobretudo, nos países ricos e se concentram nas grandes cidades, causando grande preocupação sobre seu destino.

a) O destino do lixo pode assumir formas bastante variadas. Indique duas formas usuais de destino do lixo residencial em áreas urbanas.

b) Quais relações podem se estabelecer entre a composição do lixo doméstico e os níveis de riqueza dos países?



3. UFSCAR 2004 Observe os dados :



Disponibilidade de água salgada no mundo em % Disponibilidade de água doce per capita em mil m3

Água salgada 97,5 Extremo oriente e Pacífico 5,4

Água doce 2,5 Europa e Ásia Oriental 14,3

Geleias e neve 69,0 América Latina e Caribe 27,4

Lençois freáticos 30,0 Oriente Médio e Norte África 1,0

Lagos e rios 0,3 Ásia Meridional 4,1

Outras fontes 0,7 África Subsaariana 8,4

( Adaptado de Pearson apud Sene & Moreira , 2002 e World Bank Atlas , 2000 )

a) Por que a água é considerada um recurso escasso ?

b) Indique fatores de ordem climática que justifiquem a maior disponibilidade de água na América Latina e Caribe e a menor disponibilidade no Oriente Médio e Norte da África .



4. UNESP 2004. No Brasil, em relação à precipitação, 1996 foi considerado ano normal e 1998, ano seco. Observe a tabela e assinale a alternativa que contém os fatores que causaram os maiores custos econômicos em doenças respiratórias e em perdas agropecuárias, em decorrência do uso do fogo na Amazônia, no ano de 1998.



CUSTO ECONÔMICO DO USO DO FOGO NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

NOS ANOS DE 1996 E 1998, EM MILHÕES DE DÓLARES.

1996 1998

Perdas agropecuárias 32 97

Doenças respiratórias 3 10

( IPAM e IPEA, 2000.)

a) Queimadas, elevação das emissões de CO2, limitado acesso à água.

b) Queimadas, geadas, ataque de doenças e pragas.

c) Queimadas, diminuição das emissões de CO2, excesso de água.

d) Queimadas, nevoeiro, escassez de água.

e) Queimadas, neblina, chuvas orográficas.



ÁGUA CONSUMO

FGV JULHO 2004

World Resources-ONU, 1999.

5. Observe o gráfico abaixo.

Consumo mundial de água por

Setor em %

Indústria 8

Agricultura 70

Doméstico 22

Fonte : World Resources , ONU 1999 .



Com base nos dados desse gráfico e nos conhecimentos sobre a distribuição mundial de água, é possível concluir que:

a) O equilíbrio entre os setores resultou do severo racionamento imposto à utilização do recurso.

b) A agricultura é a maior demandante do recurso, sobretudo para irrigação.

c) O maior desperdício verificou-se no abastecimento

de residências e unidades industriais.

d) A presença de fábricas tradicionais explica o uso industrial mais intenso que nos anos anteriores.

e) O predomínio de culturas de subsistência explica a baixa taxa do setor primário.



UNESP JULHO DE 2004

MEIO AMBIENTE



6. A Revolução Industrial e o sistema capitalista, que se preocupa em obter grandes lucros por meio da produção de mercadorias, promoveram a degradação ambiental em boa parte do nosso planeta. No Brasil, onde o capitalismo que prevalece é do tipo subdesenvolvido, vários são os problemas ambientais, tanto no campo como nas cidades. Contudo, nosso território

ainda possui extensas áreas naturais, não degradadas pelo homem.

a) Geograficamente, o que vem a ser meio natural e meio cultural?

b) Quais são os maiores problemas ambientais do Brasil?



MEIO AMBIENTE AQUECIMENTO

MACKENZIE JULHO DE 2004

Revista Veja– 21/01/2004



7. “Cada vez mais quente”

Nos últimos seis anos foram registradas as três maiores temperaturas médias do planeta desde 1861, quando elas começaram a ter registros confiáveis. Segundo a Organização Meteorológica Mundial, 2003 foi o terceiro ano mais quente da história.

A partir do texto, assinale a alternativa correta.

a) Esse fenômeno é totalmente natural, pois estamos saindo de uma glaciação recente, ocorrida há mais ou menos 15.000 anos.

b) O aquecimento está sendo gerado pela emissão de poluentes, por meio da queima de combustíveis fósseis, de queimadas e pela emissão de gás metano na atmosfera devido à pecuária.

c) O texto refere-se às chamadas ilhas de calor, que existem nos grandes centros urbanos e resultam da redução do albedo.

d) A elevação das temperaturas ocorre devido ao processo crescente da evapotranspiração.

e) Podemos considerar que o aquecimento global está relacionado, exclusivamente, ao aumento do buraco da camada de ozônio, favorecido pela utilização de gases que contêm CFC.





UNESP JULHO 2004

MEIO AMBIENTE - BIODIVERSIDADE

8.. A abordagem dos problemas ambientais em nosso planeta não pode ignorar a questão da biodiversidade. Neste aspecto, ao Brasil, cuja natureza é rica e exuberante, é conferido um papel de destaque. Hoje, tratar da questão ambiental no âmbito mundial significa considerar

as variadas características geográficas brasileiras. Ao lado do Brasil, mais quatro países do globo também possuem uma grande biodiversidade. São eles:

a) Austrália, China, Indonésia e Colômbia.

b) Indonésia, Colômbia, Austrália e África do Sul.

c) China, México, Indonésia e Colômbia.

d) Austrália, África do Sul, Colômbia e Venezuela.

e) China, Nova Zelândia, Indonésia e Chile.



MEIO AMBIENTE - DESMATAMENTO MATA ATLÂNTICA

MACKENZIE JULHO 2004

9. Não foram só os ciclos econômicos (da extração do pau-brasil à cafeicultura) que se lançaram violentamente sobre a Floresta Tropical (Mata Atlântica) durante os cinco séculos de ocupação do território brasileiro. Após a metade do século XX, intensificaram-se, entre outras atividades econômicas, as relacionadas abaixo, que colaboraram para esse intenso desmatamento.

I. No estado do Paraná, a instalação da indústria de papel e celulose substituiu, por completo, essa vegetação natural por intensas áreas de reflorestamento, utilizando o eucalipto.

II. No estado de São Paulo, o complexo industrial de Cubatão vem contribuindo para a devastação, devido à urbanização local e à ocorrência das chuvas ácidas.

III. No Estado do Rio de Janeiro, a Cia. Siderúrgica Vale do Rio Doce, localizada em Volta Redonda, muito se utilizou da madeira de suas proximidades para abastecer seus altos-fornos.

IV. Ao longo de todo o litoral e de suas encostas, a devastação tem se acelerado em virtude da intensa especulação imobiliária.

Estão corretas:

a) apenas I e III. b) apenas II e III. c) apenas I e IV. d) apenas II e IV. e) I, II, III e IV.



MEIO AMBIENTE - DESMATAMENTO

10. MACKENZIE JULHO DE 2004

O RANKING DO DESMATAMENTO NO BRASIL

Estado Área desmatada Estado Área desmatada

1. Mato Grosso 8.995 5. Maranhão 425

2. Pará 7.213 6. Acre 416

3. Rondônia 3.473 7. Roraima 347

4. Amazonas 544 8. Tocantins 83

9. Amapá 21

Folha de São Paulo

No ano de 2003, o desmatamento na Amazônia brasileira superou a marca dos 21 mil Km2, conforme se observa na tabela acima, divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente.

A principal causa do avanço desse desmatamento, nos estados onde o índice é maior, é:

a) a intensificação da extração mineral, que desde o período colonial norteou a ocupação humana e econômica dessa região.

b) a expansão exclusivamente da pecuária bovina de corte, uma vez que as condições de relevo e de clima são ideais para essa prática econômica.

c) uma conjugação de fatores, como a boa fase dos agronegócios, a grilagem de terras públicas e a exploração predatória de madeira.

d) a necessidade do crescimento da área para o cultivo da cana-de-açúcar, respondendo ao aumento da produção de automóveis movidos a álcool na última década.

e) a implantação da política de descentralização econômica, que tem levado à região atividades do setor secundário e aliviado as tensões nos estados do Centro-Sul do país.



MEIO AMBIENTE - POLUIÇÃO

FGV JULHO 2004

11. Águas oceânicas com alto índice de poluição, em breve poderão ser mais prejudiciais para a vida marinha que a pesca predatória, segundo estudo divulgado nesta segunda-feira pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente (Unep, na sigla em inglês). A entidade

afirma que o excesso de nutrientes levados ao mar pelas águas dos rios está formando "zonas mortas" nos oceanos, pois estimula a reprodução excessiva das algas. Adaptado de www1.folha.uol.com.br/folha/bbc . Dentre os contribuintes para a geração do excesso de nutrientes nos oceanos, é possível destacar:

a) As mudanças nas correntes marítimas, deslocando a poluição das áreas litorâneas para as águas oceânicas profundas.

b) A atividade agrícola, na forma de adubos, fertilizantes, resíduos de animais e vegetais carreados pelos rios.

c) O lançamento de dejetos pelos navios, em especial nas áreas litorâneas de crescente interesse turístico.

d) Os movimentos ecológicos, que têm obtido êxito em suas campanhas pela proteção de espécies marinhas ameaçadas.

e) Os constantes derrames de petróleo, cuja origem fóssil possibilita a entrada na cadeia alimentar do plâncton.



UNESP JULHO 2004

MEIO AMBIENTE - RESERVA RAPOSA – SERRA DO SOL

12.. A reserva Raposa-Serra do Sol, com 1,7 milhão de hectares é pouco habitada, situando-se no norte do Brasil. Sobre essa área, pode-se afirmar que é uma reserva

a) de garimpeiros, localizada no Estado de Rondônia, limitada pela Venezuela e Guiana.

b) indígena, localizada no Estado de Rondônia, limitada pela Venezuela e Guiana

c) de garimpeiros, localizada no Estado de Roraima,

d) indígena, localizada no Estado de Roraima, limitada pela Colômbia e Guiana.

e) indígena, localizada no Estado de Roraima, limitada pela Venezuela e Guiana.











13 FUVEST 2005 MEIO AMBIENTE E KYOTO Os chamados “novos negócios ambientais” geram oportunidades ao Brasil, tais como a venda de

a) créditos de carbono à Holanda, estimulada pelo Protocolo de Kyoto.

b) material reciclável aos EUA, devido à falta de investimento em reciclagem no Brasil.

c) energia renovável à Venezuela, para ajudá-la a sair da crise econômica.

d) água do aqüífero Guarani ao Paraguai, seguindo diretrizes do Mercosul.

e) soja transgênica ao Oriente Médio, apesar das restrições dos EUA.





14. ESPM/2005 SÃO PAULO POLUIÇÃO DO AR

Observe a matéria a seguir:

Poluição do ar da Grande SP no inverno é a pior em 5 anos

Helicóptero sobrevoa, em meio a poluição, o Alto de Pinheiros (zona oeste de São Paulo)

A qualidade do ar na Grande São Paulo no inverno de 2004 já é a pior dos últimos cinco anos. De 1º- de maio a 10 de setembro, o ar foi considerado ruim por 22 vezes em nove dias, diz a Cetesb.

Fonte: Folha de São Paulo, 12/09/04

Sobre as causas e impactos socioambientais decorrentes do tipo de problema verificado na reportagem, está correto afirmar que:

a) A destruição da camada de ozônio é a principal responsável pelos problemas aferidos na reportagem;

b) Uma maior impermeabilização do solo na Grande São Paulo poderia minimizar os efeitos nocivos das condições atmosféricas;

c) Os problemas verificados restringem-se exclusivamente às questões antrópicas, não havendo interferência das condições atmosféricas;

d) A dispersão dos poluentes, acentuada no inverno, agrava as condições atmosféricas;

e) Um dos maiores responsáveis pela queda da qualidade do ar é o aumento da incidência de O3 que, junto ao solo, é prejudicial à saúde.

No ano de 2004, o aumento da incidência de O3 foi um dos grandes fatores da piora da qualidade do ar da Grande São Paulo.

Formado na superfície, devido às reações entre elementos químicos, emitidos principalmente por veículos e indústrias (hidrocarbonetos voláteis e óxidos de nitrogênio), a concentração de ozônio é nociva à saúde humana,

causando sérios problemas respiratórios.





15. UNIFESP 2005 BRASIL MEIO AMBIENTE

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação indica vários instrumentos de gestão ambiental, dos quais destaca-se o

A) Monitoramento Ambiental, para combater a presença de biopiratas na Amazônia brasileira.

B) Plano de Manejo, criado por decreto para impedir o comércio ilegal de material genético.

C) Controle Ambiental do cerrado, desenvolvido em cooperação com países europeus a partir da Rio-92.

D) Zoneamento Ambiental, que visa conservar características sócio-ambientais das áreas protegidas.

E) Estudo de Impacto Ambiental, criado para viabilizar ações de degradação em parques naturais.

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) é constituído pelo conjunto das unidades de conservação federais, estaduais e municipais. Um de seus objetivos é estabelecer o zoneamento ambiental, que visa, entre outros aspectos, à manutenção do ecossistema e da biodiversidade de uma área protegida, por meio da adoção de políticas voltadas para o desenvolvimento sustentável.

.

UNIFESP 2005 MEIO AMBIENTE NO BRASIL



16. Os Comitês de Bacia são instrumentos de gestão dos recursos hídricos no Estado de São Paulo, criados na década de 1990, para

A) evitar a inflação e proteger os consumidores contra aumentos abusivos da água.

B) organizar a população contra a privatização dos serviços de água no Estado.

C) coibir o consumo exagerado de água e evitar seu racionamento.

D) substituir os órgãos estaduais na gestão da água no Estado.

E) reunir vários atores sociais que definem políticas para a água no Estado.

Os Comitês de Bacia, criados para funcionar como instrumentos de gestão dos recursos hídricos do estado de São Paulo, têm como principal finalidade reunir diversos segmentos da sociedade (atores sociais) para discutir e analisar a definição de políticas públicas para o uso da água no estado.







17 MACKENZIE 2 SEM 2005

MEIO AMBIENTE NO BRASIL E DEGRADAÇÃO

Localização Atividade Desenvolvida Degradação provocada

a) Sul da Bahia Cultivo do cacau Desmatamento caatinga

b) Espírito Santo Indústria de papel e celulose Desmatamento Mata Atlântica

c) Oeste de São Paulo Complexos Industriais Ocorrência de Chuvas ácidas

d) Norte do Rio de Janeiro Indústria Moveleira Desmatamento Mata Pinhais

e) Triângulo Mineiro Extração Mineral Contaminação águas pluviais



A respeito da degradação ambiental provocada no território brasileiro, assinale a correlação correta.



18 MACKENZIE JULHO DE 2005

SÃO PAULO URBANIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE

A ONU (Organização das Nações Unidas) recomenda uma taxa de área verde da ordem de 12 metros quadrados por habitante. A área urbanizada da cidade de São Paulo apresenta um índice de 5,52 metros quadrados de área verde por habitante, somadas as áreas públicas e particulares. Adaptado da Revista Discutindo a Geografia- 04/2005

A respeito dos problemas gerados pela escassez de áreas verdes em São Paulo, considere os aspectos abaixo.

I. Inundações, que se agravam com o aumento do índice pluviométrico.

II. Aceleração do processo de assoreamento dos rios.

III. Aumento do escoamento horizontal, comprometendo a reposição dos lençóis freáticos.

Assinale:

a) se I, II e III estiverem relacionados à escassez mencionada.

b) se apenas II e III estiverem relacionados à escassez mencionada.

c) se apenas I e II estiverem relacionados à escassez mencionada.

d) se apenas I e III estiverem relacionados à escassez mencionada.

e) se todas não estiverem relacionados à escassez mencionada.



PUC SP

POLUIÇÃO DO AR NO BRASIL

O texto a seguir se refere às questões 19 e 20.

“Pesquisa divulgada hoje pelo IBGE derruba o mito de que poluição do ar está relacionada principalmente à existência de indústrias e ao excesso de veículos nas ruas. Para a maioria do gestores brasileiros de meio ambiente, as queimadas e a poeira das vias não-pavimentadas são os principais fatores responsáveis pela poluição do ar no país. O estudo analisou as respostas dos 5.560 municípios brasileiros. A poluição do ar atinge 22% dos municípios. As localidades que enfrentam o problema concentram quase metade da população (85 milhões) e 54% dos municípios afetados estão localizados no Sudeste.”

(Adaptado de FOLHA Online, no Rio. “Queimadas e vias não-pavimentadas poluem mais que carros e fábricas”. 13/05/2005 - 10h10)



19.PUC SP JULHO 2005

POLUIÇÃO DO AR NO BRASIL

Essa notícia permite que se discuta uma questão importante ligada à dinâmica dos fenômenos climáticos. A esse respeito pode-se afirmar que

a) numa cidade, a emissão local de poluentes é menos importante para uma eventual condição de poluição que os fenômenos ligados à circulação geral do ar.

b) quando um local é muito poluído, um fator de grande relevância é seu relevo. Em áreas de planície, por exemplo, os poluentes dispersam-se mais.

c) embora em termos gerais existam fatores mais importantes para a poluição que a emissão das indústrias e dos veículos, isso não é verdade para a cidade

de São Paulo.

d) apesar de a circulação geral do ar interferir nas condições locais de poluição, isso não é tão importante, senão existiria poluição em áreas que não emitem poluentes.

e) no sul do Brasil (clima temperado) a situação da poluição não é grave, em razão da reduzida transferência dos poluentes das lavouras modernas para os centros urbanos.



20 .PUC SP JULHO 2005

POLUIÇÃO DO AR NO BRASIL

A mesma notícia refere-se a uma dimensão do Estado brasileiro que é a sua menor unidade administrativa: o município. Tendo em conta os elementos da notícia, é correto interpretar que

a) o fato de o Brasil possuir 5.560 municípios demonstra que somos um país urbano, que superou sua condição rural, ainda dominante nos anos de 1960.

b) no Brasil as localidades somente adquirem o status de município quando o segmento urbanizado for mais extenso que as zonas rurais.

c) é lógico que no sudeste encontre-se o maior número de municípios afetados pela poluição, visto que nessa região encontram-se os maiores municípios do país.

d) os municípios do sudeste mais afetados pela poluição são aqueles que conhecem índices elevados de urbanização, o que pode significar redução das zonas rurais.

e) municípios com zonas rurais e florestadas extensas, por serem mais frágeis economicamente, são mais suscetíveis a poluição, em razão do risco das queimadas.



21. FGV VESTIBULARES 2 SEMESTRE 2005

PROTOCOLO DE KYOTO

O Protocolo de Kyoto entrou em vigor recentemente, ainda que sem a assinatura dos Estados Unidos. A questão central desse Protocolo refere-se ao efeito estufa ou aquecimento

climático global, fenômeno decorrente especialmente de:

a) Emissão de gases, como o CFC, que destroem a camada de ozônio.

b) Aumento da quantidade de dióxido de carbono e outros gases na atmosfera.

c) Aquecimento dos oceanos tropicais durante o fenômeno El Niño.

d) Derretimento contínuo das calotas de gelo polares.

e) Diminuição sensível das chuvas em áreas desmatadas da Terra.







22 .MACKENZIE 2 SEM 2005

PROTOCOLO DE KYOTO

O mundo começa a mudar hoje, ainda que muito discretamente. Após mais de seis anos de negociações,

às vezes frustrantes, entra em vigor o Protocolo de Kyoto. Folha de São Paulo- 16/02/2005

A respeito do Protocolo de Kyoto, considere as afirmações abaixo.

I. O objetivo do acordo é reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa.

II. Trata-se de um instrumento internacional que visa, por meios de cotas de emissão de elementos

poluentes, conter o aquecimento global.

III. A entrada em vigor do Protocolo de Kyoto representa um enorme avanço do esforço global para reduzir

a emissão de poluentes, já que ele conta com a participação dos maiores poluidores do planeta.

Entre as afirmações,

a) apenas I está correta.

b) apenas I e II estão corretas.

c) todas estão corretas.

d) apenas II e III estão corretas.

e) apenas I e III estão corretas.



23 .MACKENZIE 2 SEM 2005

MEIO AMBIENTE POLUIÇÃO

Nas atividades primárias da economia, a utilização desenfreada de produtos químicos, como fertilizantes, adubos e defensivos agrícolas, tem degradado os ambientes de cultivo de várias áreas do planeta. A respeito dessa degradação, considere as afirmativas abaixo.

I. É observada, no descaso de certos profissionais da área, que visam ao imediatismo do mercado.

II. Está presente na formação do chorume, responsável pela contaminação do solo e dos lençóis freáticos.

III. Provoca contaminação de animais, como os peixes, em virtude do escoamento superficial e sub-superficial de águas formadoras de rios e lagos.

IV. Causa a formação de solos estéreis, pela infiltração desses produtos, que contaminam a biota do solo, eliminando os micro-seres desses meios.

Estão corretas

a) apenas I e II. b) apenas I, II e III.

c) apenas I, III e IV. d) apenas II, III e IV.

e) I, II, III e IV.







24.PUC SP JULHO 2005

POLUIÇÃO MARINHA

“Os oceanos recebem todo o impacto dos desperdícios humanos, seja por descarga deliberada, ou por arraste natural. Ao menos 83% de toda a poluição marinha deriva de atividades realizadas em terra firme”. (Norman MYERS. Gaia: el atlas de la gestion del planeta. Londres: Gaia Books Limited, 1993. p. 78) Sobre esse fenômeno, pode-se afirmar que

a) os gravíssimos derramamentos de petróleo nos oceanos recebem muita atenção da mídia e das pessoas, pois são eles a principal causa da poluição oceânica.

b) uma usina nuclear é uma fonte geradora de energia adequada para as regiões litorâneas, porque sua produção não apresenta risco de contaminação oceânica.

c) boa parte da complexa mescla que compõe os resíduos industriais acaba nos oceanos, porque a consciência sobre isso ainda é precária.

d) uma fonte de poluição oceânica foi atenuada com altos investimentos em insumos agrícolas biodegradáveis, que antes eram contaminantes persistentes.

e) o oceano resiste bem à poluição terrestre, em razão de sua capacidade regeneradora. Sua dimensão é enorme se comparada à escala da ação humana.







25. ENEM 2005 ECOLOGIA .

Os plásticos, por sua versatilidade e menor custo relativo, têm seu uso cada vez mais crescente. Da produção anual brasileira de cerca de 2,5 milhões de toneladas, 40% destinam-se à indústria de embalagens. Entretanto, este crescente aumento de produção e consumo resulta em lixo que só se reintegra ao ciclo natural ao longo de décadas ou mesmo de séculos.

Para minimizar esse problema uma ação possível e adequada é

(A) proibir a produção de plásticos e substituí-los por materiais renováveis como os metais.

(B) incinerar o lixo de modo que o gás carbônico e outros produtos resultantes da combustão voltem aos ciclos naturais.

(C) queimar o lixo para que os aditivos contidos na composição dos plásticos, tóxicos e não degradáveis sejam diluídos no ar.

(D) estimular a produção de plásticos recicláveis para reduzir a demanda de matéria prima não renovável e o acúmulo de lixo.

(E) reciclar o material para aumentar a qualidade do produto e facilitar a sua comercialização em larga escala.







26 ENEM 2005 ENERGIA E EFEITO ESTUFA



Nos últimos meses o preço do petróleo tem alcançado recordes históricos. Por isso a procura de fontes energéticas alternativas se faz necessária. Para os especialistas, uma das mais interessantes é o gás natural, pois ele apresentaria uma série de vantagens em relação a outras opções energéticas. A tabela compara a distribuição das reservas de petróleo e de gás natural no mundo, e a figura, a emissão de monóxido de carbono entre vários tipos de fontes energéticas.

Distribuição petróleo no mundo Distribuição de gás natural mundo

América do Norte 3,5 5,0

América Latina 13,0 6,0

Europa 2,0 3,6

Ex-URSS 6,3 38,7

Oriente Médio 64,0 33,0

África 7,2 7,7

Ásia / Oceania 4,0 6,0



Emissão de dióxido de carbono (CO2)

Carvão de baixo teor de enxofre 141

Carvão com alto teor de enxofre 120

Óleo residual 80

Óleos destilados 75

Gás natural 58

(Fonte: Gas World International – Petroleum Economist.)

A partir da análise da tabela e da figura, são feitas as seguintes afirmativas:

I – Enquanto as reservas mundiais de petróleo estão concentradas geograficamente, as reservas mundiais de gás natural são mais distribuídas ao redor do mundo garantindo um mercado competitivo, menos dependente de crises internacionais e políticas.

II – A emissão de dióxido de carbono (CO2) para o gás natural é a mais baixa entre os diversos combustíveis analisados, o que é importante, uma vez que esse gás é um dos principais responsáveis pelo agravamento do efeito estufa.

Com relação a essas afirmativas pode-se dizer que

(A) a primeira está incorreta, pois novas reservas de petróleo serão descobertas futuramente.

(B) a segunda está incorreta, pois o dióxido de carbono (CO2) apresenta pouca importância no agravamento do efeito estufa.

(C) ambas são análises corretas, mostrando que o gás natural é uma importante alternativa energética.

(D) ambas não procedem para o Brasil, que já é praticamente auto-suficiente em petróleo e não contribui para o agravamento do efeito estufa.

(E) nenhuma delas mostra vantagem do uso de gás natural sobre o petróleo.





27ENEM 2005 POLUIÇÃO

Moradores de três cidades, aqui chamadas de X, Y e Z, foram indagados quanto aos tipos de poluição que mais afligiam as suas áreas urbanas. Nos gráficos abaixo estão representadas as porcentagens de reclamações sobre cada tipo de poluição ambiental.

X Y Z

LIXO 24 40 22

POLUIÇÃO AR 0 13 23

ESGOTO A CÉU ABERTO 12 2 36

DEJETOS TÓXICOS 34 23 12

POLUIÇÃO SONORA 30 22 7

Considerando a queixa principal dos cidadãos de cada cidade, a primeira medida de combate à poluição em cada uma delas seria, respectivamente:

X Y Z

X Y Z

A MANEJAMENTO DE LIXO ESGOT SANITÁRIO CONTROLE EMISS GASES

B CONTROLE DESP INDUSTR MANEJAM LIXO CONTROLE EMISS GASES

C MANEJAMENTO LIXO ESGOTAM SANIT CONTROLE DESPEJ IND

D CONTROLE EMISS GASES CONTROLE D INDS ESGOTAMENTO SANITÁRI

E CONTROLE DESP INDUST MANEJAM LIXO ESGOTAMENTO SANITAR





28 ENEM 2005 – TRANSPOSIÇÃO SÃO FRANCISCO

Segundo a análise do Prof. Paulo Canedo de Magalhães, do Laboratório de Hidrologia da COPPE, UFRJ, o projeto de transposição das águas do Rio São Francisco envolve uma vazão de água modesta e não representa nenhum perigo para o Velho Chico, mas pode beneficiar milhões de pessoas. No entanto, o sucesso do empreendimento dependerá do aprimoramento da capacidade de gestão das águas nas regiões doadora e receptora, bem como no exercício cotidiano de operar e manter o sistema transportador. Embora não seja contestado que o reforço hídrico poderá beneficiar o interior do Nordeste, um grupo de cientistas e técnicos, a convite da SBPC, numa análise isenta, aponta algumas incertezas no projeto de transposição das águas do Rio São Francisco. Afirma também que a água por si só não gera desenvolvimento e será preciso implantar

sistemas de escoamento de produção, capacitar e educar pessoas, entre outras ações.

(Adaptado. Ciência Hoje, volume 37, número 217, julho de 2005)

Os diferentes pontos de vista sobre o megaprojeto de transposição das águas do Rio São Francisco quando confrontados indicam que

(A) as perspectivas de sucesso dependem integralmente do desenvolvimento tecnológico prévio da região do semiárido nordestino.

(B) o desenvolvimento sustentado da região receptora com a implantação do megaprojeto independe de ações sociais já existentes.

(C) o projeto deve limitar-se às infra-estruturas de transporte de água e evitar induzir ou incentivar a gestão participativa dos recursos hídricos.

(D) o projeto deve ir além do aumento de recursos hídricos e remeter a um conjunto de ações para o desenvolvimento das regiões afetadas.

(E) as perspectivas claras de insucesso do megaprojeto inviabilizam a sua aplicação, apesar da necessidade hídrica do semi-árido.





29 ENEM 2005 DESMATAMENTO MATA ATLÂNTICA

Em um estudo feito pelo Instituto Florestal, foi possível acompanhar a evolução de ecossistemas paulistas desde 1962. Desse estudo publicou-se o Inventário Florestal de São Paulo, que mostrou resultados de décadas de transformações da Mata Atlântica.

Examinando o gráfico da área de vegetação natural remanescente

(em mil km2) pode-se inferir que

Área de vegetação natural em mil km 2

1962-63 72,6 1990-92 33,3

1971-73 43,9 2000-01 34,6

(A) a Mata Atlântica teve sua área devastada em 50% entre 1963 e 1973.

(B) a vegetação natural da Mata Atlântica aumentou antes da década de 60, mas reduziu nas décadas posteriores.

(C) a devastação da Mata Atlântica remanescente vem sendo contida desde a década de 60.

(D) em 2000-2001, a área de Mata Atlântica preservada em relação ao período de 1990-1992 foi de 34,6%.

(E) a área preservada da Mata Atlântica nos anos 2000 e 2001 é maior do que a registrada no período de 1990-1992.



30 UFSCAR 2006 BRASIL ECOLOGIA - LIXO

O lixo é um dos problemas ambientais mais preocupantes no âmbito das cidades, não só brasileiras, mas de todo o mundo. Sobre esta questão, assinale a opção correta.

a) A produção de lixo cresce na razão inversa do poder aquisitivo das populações. Isso ocorre porque os segmentos de alto poder aquisitivo adotam posturas mais conscientes em relação ao destino do lixo.

b) A participação do lixo orgânico em relação ao total de lixo produzido é menor nos bairros de baixo poder aquisitivo e maior nos bairros de classes média e alta. Isso decorre das diferenças na qualidade de nutrição entre os estratos populacionais.

c) O Brasil figura entre os países do mundo que mais reciclam latas de alumínio e papelão. Esse resultado decorre da conscientização da população e da implantação de programas de coleta de lixo seletiva nas principais cidades brasileiras.

d) O lixo representa uma fonte de trabalho e renda para uma população cada vez mais numerosa, sobretudo nos grandes centros urbanos do Brasil. Assim, muitas pessoas retiram do lixo coletado nas ruas e nos lixões a principal fonte de sua sobrevivência.

e) O lixo produzido nas cidades brasileiras tem um destino apropriado. Verifica-se que, na grande maioria dos casos, ele é depositado em aterros sanitários tecnicamente adequados ou é incinerado.



31. ENEM 2005 ECOLOGIA .

Os plásticos, por sua versatilidade e menor custo relativo, têm seu uso cada vez mais crescente. Da produção anual brasileira de cerca de 2,5 milhões de toneladas, 40% destinam-se à indústria de embalagens. Entretanto, este crescente aumento de produção e consumo resulta em lixo que só se reintegra ao ciclo natural ao longo de décadas ou mesmo de séculos.

Para minimizar esse problema uma ação possível e adequada é

(A) proibir a produção de plásticos e substituí-los por materiais renováveis como os metais.

(B) incinerar o lixo de modo que o gás carbônico e outros produtos resultantes da combustão voltem aos ciclos naturais.

(C) queimar o lixo para que os aditivos contidos na composição dos plásticos, tóxicos e não degradáveis sejam diluídos no ar.

(D) estimular a produção de plásticos recicláveis para reduzir a demanda de matéria prima não renovável e o acúmulo de lixo.

(E) reciclar o material para aumentar a qualidade do produto e facilitar a sua comercialização em larga escala.



32 PUC 2007 1 DIA ÁGUA

A água encontra-se neste início de século em condições que exigem sérios cuidados. Além do volume existente desse recurso, é importante considerar sua distribuição geográfica e suas formas de uso para preservá-lo. Tendo como referência o planeta, pode-se afirmar que

a) o consumo mundial de água doce é maior na agricultura (mais de 70%), mas esse índice tende a cair, pois a agricultura está se concentrando cada vez mais em áreas já úmidas.

b) o maior estoque de água doce é subterrânea, superando o volume de águas em estado sólido (calotas polares, geleiras e neves permanentes), em razão do derretimento provocado pelo efeito estufa.

c) apenas 1/4 das águas do planeta não é de água salgada, e esse volume é insuficiente para as necessidades humanas, o que obriga ações de dessalinização das águas oceânicas.

d) existe notória desigualdade na distribuição das águas continentais e, nesse aspecto, a América do Sul é um dos continentes mais abastecidos com esse recurso natural, em especial nas áreas tropicais.

e) embora na área intertropical do planeta haja uma dominância de climas chuvosos, os estoques de água doce não são expressivos nessa área, pois essa também é uma área de grande evaporação.





33 MACKENZIE 2006 BRASIL ECOLOGIA

O Brasil é o país mais rico em biodiversidade no mundo: abriga entre 10% e 20% de todas as espécies conhecidas. Porém, aqui ficam dois dos 25 hotspots do planeta mais ameaçados de extinção total, em virtude da pressão das indústrias e das grandes cidades, no primeiro caso, e da expansão do agrobussiness, no segundo.

Esses hotspots são, respectivamente,

a) Mata Atlântica e Caatinga.

b) Caatinga e Floresta Amazônica.

c) Complexo do Pantanal e Mata dos Pinhais.

d) Mata Atlântica e Cerrado.

e) Cerrado e Floresta Amazônica.



34. FUVEST 2006 ECOLOGIA BRASIL

Um Projeto de Lei (PL), enviado ao congresso brasileiro em 2002, preocupou um dos maiores geógrafos brasileiros, Aziz Ab´Saber. A princípio, o referido PL permitiria, de maneira sustentável, a exploração das Flonas (Florestas Nacionais). Pode-se afirmar que a preocupação do geógrafo justifica-se, pois,

I) a preservação de ecossistemas pressupõe a conservação integral de vastas superfícies.

II) pode haver uma super-exploração das Flonas em áreas mais próximas às estradas, inviabilizando a ideia de exploração sustentável.

III) as Flonas, sob exploração seletiva, poderão levar o mesmo tempo de regeneração que as áreas de exploração integral.

Está correto apenas o que se afirma em

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) II e III.





35 FATEC 2006 ECOLOGIA - POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Considere o que se afirma sobre problemas no meio

ambiente.

I. Um dos maiores poluentes dos oceanos é o petróleo. Com o intenso tráfego de navios petroleiros, esse tipo de poluição alcança níveis elevadíssimos.

II. Calcula-se que a poluição do ar tenha provocado uma diminuição do teor de gás carbônico na atmosfera, participando da diminuição do aquecimento global.

III. Boa parte dos detritos pode ser recuperada ou reciclada. O Brasil desponta como um país onde a reciclagem é elevada.

Está correto apenas o que se afirma em

a) I. b) II. c) I e II. d) III. e) II e III.



36 PUC SP 2006 ECOLOGIA CRÉDITOS CARBONO

“Depois de cinco anos sem realizar pregões, a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro [...] vai voltar a respirar o ar dos negócios. No próximo dia 15, a instituição dará início ao seu mercado de créditos de carbono, tornando-se a primeira do planeta a comercializar este tipo de título [...] A instituição vai listar projetos que já foram validados por órgãos de certificação [...] que são uma promessa de boa geração de créditos por meio de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDLs) [...]” (Daniele Carvalho. “Rio inicia pregão de carbono”. In: Jornal do Brasil. 24 ago. 2005, p. A20)

Esses créditos vão contribuir para o “resgate de carbono” da atmosfera. Assinale a alternativa que se refere ao tratado internacional que deu origem aos MDLs e aponta os fundamentos que os justificam.

a) Protocolo de Montreal, no qual os países membros se comprometeram com a redução gradual do uso do gás clorofluorcarbono.

b) Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática, em que foi emitido relatório afirmando que a ação do homem poderia estar causando o efeito estufa.

c) ECO 92, no Rio de Janeiro, na qual os países se comprometeram a reduzir voluntariamente a emissão de gases causadores do efeito estufa.

d) Protocolo de Kyoto, no qual foram criadas alternativas e estabelecidas metas globais para que os países pudessem alcançar as metas de redução da emissão de gases causadores do efeito estufa.

e) Convenção da Basiléia, na qual foram discutidos a comercialização e o depósito de substâncias tóxicas que podem poluir a atmosfera.



37 MACKENZIE 2006 PROBLEMAS AMBIENTAIS NO MUNDO

Devidamente localizados, os problemas ambientais têm sido caracterizados como uma das grandes preocupações da atualidade. As alternativas abaixo exemplificam corretamente a associação da localidade com a respectiva preocupação, à EXCEÇÃO de:

a) Europa Ocidental – chuvas ácidas, com a contaminação dos solos e poluição das águas.

b) Mar Cáspio e Aral – intenso processo de salinização, associado ao programa de culturas irrigadas da região.

c) China Oriental – deterioração da qualidade do ar e aumento da produção de lixo nos grandes centros urbanos, por causa da expansão da economia.

d) Sahel Africano – urbanização desordenada , contribuindo para a constante ocorrência de inversões térmicas nas porções periféricas do Deserto do Saara.

e) Sudoeste dos E.U.A. – desertificação associada à expansão das culturas irrigadas da região do Dry-Farming.



38 UFSCAR 2006 ECOLOGIA

Duas catástrofes recentes, o tsunami e o Katrina, ocasionaram grandes perdas humanas e econômicas em diferentes regiões do planeta. Sobre elas, responda.

a) A qual fenômeno natural cada uma dessas catástrofes se refere?

b) Aponte, para cada uma das catástrofes, o país mais

afetado e diferencie a posição de cada um deles no cenário geoeconômico mundial.



39 UNESP 2006 POLUIÇÃO URBANA

Observe as tabelas que apresentam, em ordem decrescente, as cidades mais poluídas e mais limpas do globo, considerando a quantidade de emissão de poluentes e a qualidade do ar.



Tabela 1 Cidades mais poluídas 2005

Cidade do México, México , Pequim, China , Cairo, Egito; Jacarta, Indonésia , Los Angeles, EUA ; São Paulo, Brasil; Moscou, Rússia



Tabela 2 Cidades mais limpas 2005

Calgary, Canadá ; Honolulu, EUA ; Katsuyama, Japão; Helsinque, Finlândia

Otawa, Canadá ; Minneapolis, EUA ; Montreal, Canadá ; Atlanta, EUA

Boston, EUA ; Vancouver, Canadá



Tabela 1: Tabela 2: (OMS; M. H. Resource Consulting, 2004.)





a) Considerando a posição latitudinal, em qual hemisfério localiza-se a maioria das cidades relacionadas nas duas tabelas? Quais são as exceções a esta localização e em que tabela, 1 ou 2, aparecem?

b) Que tipo de relação é possível estabelecer entre as cidades mais limpas, as mais poluídas e o nível de desenvolvimento econômico de seus respectivos países?





40 EFEITO ESTUFA UNICAMP 2006

O aquecimento global é assunto polêmico e tem sido associado à intensificação do efeito estufa. Diversos pesquisadores relacionam a intensificação desse efeito a várias atividades humanas, entre elas a queima de combustíveis fósseis pelos meios de transporte nos grandes centros urbanos.

a) Por que a intensificação do efeito estufa é considerada prejudicial para a Terra?

b) Indique uma outra atividade humana que também pode contribuir para a intensificação do efeito estufa. Justifique.





41 MACKENZIE 2006 MANACIAIS DE ÁGUA

Em proposta referendada pelos mais de 180 países que participaram da ECO-92, incluía-se a premissa de que: As cidades deveriam respeitar suas áreas de mananciais.

Isso quer dizer que o poder público tem de garantir

a) a preservação das áreas florestais junto às nascentes de rios, para o abastecimento de água potável para a população urbana.

b) a instalação de cinturões verdes para o abastecimento de alimentos para a população urbana.

c) a construção de corredores para o transporte público, com fontes de energias alternativas, a fim de amenizar o trânsito e minimizar a liberação de dióxido de carbono na atmosfera.

d) o respeito ao zoneamento urbano, implantando todas as atividades econômicas no espaço do sítio urbano.

e) o controle da emissão de gases poluentes pelas indústrias e pelos veículos automotores, evitando, com a instalação legalmente obrigatória de catalizadores, que sejam lançados resíduos tóxicos na atmosfera.





42 ENEM USO ÁGUA

O artigo 1 da Lei Federal n. º 9.433/1997 (Lei das Águas) estabelece, entre outros, os seguintes fundamentos:

I. a água é um bem de domínio público;

II. a água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico;

III.em situações de escassez, os usos prioritários dos recursos hídricos são o consumo humano e a dessedentação de animai;

IV. a gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas.

Considere que um rio nasça em uma fazenda cuja única atividade produtiva seja a lavoura irrigada de milho e que a companhia de águas do município em que se encontra a fazenda colete água desse rio para abastecer a cidade. Considere, ainda, que, durante uma estiagem, o volume de água do rio tenha chegado ao nível crítico,

tornando-se insuficiente para garantir o consumo humano e atividade agrícola mencionada.

Nessa situação, qual das medidas abaixo estaria de acordo com o artigo 1º da Lei das Águas?

a) Manter a irrigação da lavoura, pois a água do rio pertence ao dono da fazenda.

b) Interromper a irrigação da lavoura, para se garantir o abastecimento de água para consumo humano.

c) Manter o fornecimento de água apenas para aqueles que pagam mais, já que a água é bem dotado de valor econômico.

d) Manter o fornecimento de água tanto para a lavoura quanto para o consumo humano, até o esgotamento do rio.

e) Interromper o fornecimento de água para a lavoura e para o consumo humano, a fim de que a água seja transferida para outros rios.





43 UNESP 2007 MEIO AMBIENTE

Partindo do pressuposto de que não se pode negligenciar a dimensão espacial da sociedade, muitos geógrafos, ao trabalhar com a questão da qualidade de vida, procuram dar o mesmo nível de importância às relações sociais e aos atributos espaciais. Isto os leva à idéia de que não existe qualidade de vida se não houver qualidade ambiental. Com base no exposto, defina Qualidade de Vida e Qualidade Ambiental e aponte as inter-relações entre elas.







44 AQUECIMENTO GLOBAL

Não se passa uma semana sem que surjam evidências dos efeitos desastrosos do aquecimento global no Planeta. Caso não diminuam as emissões de gases tóxicos que aumentam o Efeito Estufa, dizem as previsões, as catástrofes se tornarão cada vez mais freqüentes e devastadoras (Veja, 28.02.2007.)

Assinale a alternativa que indica como o aquecimento global poderá afetar o território brasileiro.

a) A região Amazônica será pouco afetada, pois constitui uma área privilegiada devido à exuberância da vegetação e da elevada biodiversidade.

b) O aumento das temperaturas, em 2 ºC, não prejudicará a produção de soja e café na região Centro-Oeste.

c) As precipitações intensas e o aumento das temperaturas poderão ser responsáveis pela erradicação da produção do algodão nos estados de São Paulo e de Minas Gerais.

d) Com o aquecimento global, a região Sul apresentará verões mais quentes e os invernos serão mais frios.

e) A região Nordeste terá menos chuvas, diminuindo o volume de água dos rios e açudes, acentuando as crises de abastecimento urbano.





45 ENEM 2007 meio ambiente

Um poeta habitante da cidade de Poços de Caldas – MG assim externou o que estava acontecendo em sua cidade: Hoje, o planalto de Poços de Caldas não serve mais. Minério acabou. Só mancha, “nunclemais”. Mas estão “tapando os buracos”, trazendo para cá “Torta II”1, aquele lixo do vizinho que você não gostaria de ver jogado no quintal da sua casa. Sentimentos mil: do povo, do poeta e do Brasil.

Hugo Pontes. In M.E.M. Helene. A radioatividade e o lixo nuclear. São Paulo: Scipione 2002, p.4.

1Torta II – lixo radioativo de aspecto pastoso.

A indignação que o poeta expressa no verso “Sentimentos mil: do povo, do poeta e do Brasil” está relacionado com

a) a extinção do minério decorrente das medidas adotadas pela metrópole portuguesa para explorar as riquezas minerais, especialmente em Minas Gerais.

b) a decisão tomada pelo governo brasileiro de receber o lixo tóxico oriundo de países do Cone Sul, o que caracteriza o chamado comércio internacional do lixo.

c) a atitude de moradores que residem em casas próximas umas das outras, quando um deles joga lixo no quintal do vizinho.

d) as chamadas operações tapa-buracos, desencadeadas com o objetivo de resolver problemas de manutenção das estradas que ligam as cidades mineiras.

e) os problemas ambientais que podem ser causados quando se escolhe um local para enfrentar ou depositar lixo tóxico.



46.PUC SP julho 2007 MEIO AMBIENTE

Para responder às questões propostas, leia atentamente

o texto a seguir.

Mudança no clima afeta mais os pobres, diz secretário da ONU

Após alerta climático da ONU, reunião com ministros do Meio Ambiente de cem países pretende estudar modificações no comércio global para salvar o planeta Agência Reuters

NAIRÓBI, Quênia – Os pobres do mundo, embora sejam os menos responsáveis pelo aquecimento global, serão os mais afetados pelo fenômeno, disse na segunda-feira

o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, a ministros de Meio Ambiente de vários países. Eles estão reunidos em Nairóbi, capital do

Quênia, para estudar modificações no comércio global de modo a salvar o planeta.

"A degradação do ambiente global continua incontida, e os efeitos da mudança climática estão sendo sentidos em todo o globo", disse Ban em nota que ecoa o relatório divulgado na semana passada pela ONU que apontava as atividades humanas como principais causas do aquecimento.

Em um discurso atribuído a Ban no início da reunião ministerial de Nairóbi, capital do Quênia, o secretáriogeral afirmou que todos os países vão sentir os efeitos adversos das mudanças climáticas.

"Mas são os pobres, na África e em pequenos Estados insulares, que vão sofrer mais, mesmo que sejam os menos responsáveis pelo aquecimento global", afirmou. Especialistas dizem que a África é o continente que menos emite gases do efeito estufa, como o dióxido de carbono, mas que devido à pobreza e à geografia é a região que tem mais a perder. Símbolos disso são a desertificação em torno do Saara e a redução da capa de gelo do monte Kilimanjaro. Agências ambientais da ONU pressionam Ban a se empenhar na busca por um tratado que suceda ao Protocolo de Kyoto, que prevê a redução nas emissões globais de poluentes, mas expira em 2012.

Os governos estão sob pressão para agirem à luz das conclusões do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática da ONU, que apontou grande probabilidade de que no futuro haja mais tempestades, secas, ondas de calor provocadas pela queima de combustíveis fósseis e outras atividades. Alternativas

Achim Steiner, chefe do Programa Ambiental da ONU, que organiza o encontro de uma semana dos quase cem ministros, disse que a globalização está esgotando os recursos mundiais, sem oferecer os benefícios esperados.

Mas há muitos exemplos de gerenciamento sustentável, lembrou ele, citando a certificação de recursos como madeira e pesca para evitar a exploração ilegal e

mecanismos "criativos", como o mercado de carbono, ou seja, de créditos para a emissão de poluentes, que se amplia rapidamente.

"Precisamos valorizar o poder do consumidor, atender aos apelos por regulamentação internacional para o setor privado e impor padrões e normas realistas para os mercados globalizados", disse Steiner em nota antes da reunião.

Relatório climático

O encontro ocorre sob o impacto do relatório da ONU, de acordo com o qual há mais de 90% de probabilidade de que o aquecimento global tenha como principal

causa o fator humano. Funcionários da ONU esperam que o estudo incentive governos -- especialmente o dos EUA, maior poluidor mundial -- e empresas a se empenharem mais na redução dos gases do efeito estufa, emitidos principalmente por usinas termelétricas, fábricas e carros. O encontro desta semana do Conselho do Programa

Ambiental da ONU no Quênia discutirá também a crescente ameaça da poluição por mercúrio, a demanda por biocombustíveis e reformas na ONU.

Pela primeira vez, o evento receberá dirigentes de outras agências, como Pascal Lamy, da Organização Mundial do Comércio (OMC).

"Acredito que a presença (de Lamy) mostra que não há mais um tráfego de mão única a respeito do comércio e meio ambiente", disse Steiner.

Fonte: www.estadao.com.br/2007/fev/05/85.htm



Os enunciados que produzimos, isto é, aquilo que falamos e escrevemos, são organizados de acordo com o objetivo que temos, com o tema proposto, com certas regras de composição estrutural, de estilo lingüístico e também de acordo com a própria situação de comunicação

que envolve elementos como o interlocutor, o suporte textual, dentre outros.

Observar a regularidade desses aspectos permite-nos classificar os enunciados em gêneros textuais. Tendo em vista o texto anteriormente transcrito, é possível

afirmar que ele está adequado aos aspectos característicos do seguinte gênero textual:

a) editorial b) crônica c) notícia d) charge e) artigo de opinião



47

Sabe-se que um texto é um todo organizado de sentidos, de modo que cada parte contribui para a construção da sua significação global. Considerando o trecho

"Mas são os pobres, na África e em pequenos Estados insulares, que vão sofrer mais, mesmo que sejam os menos responsáveis pelo aquecimento global", presente

no terceiro parágrafo, o sentido por ele criado é o de que

a) os pobres vão sofrer mais as conseqüências do aquecimento global em virtude de serem os menos responsáveis por ele.

b) os pobres vão sofrer mais as conseqüências do aquecimento global à medida que são os menos responsáveis por ele.

c) os pobres vão sofrer mais as conseqüências do aquecimento global a fim de serem os menos responsáveis por ele.

d) os pobres vão sofrer mais as conseqüências do aquecimento global desde que sejam os menos responsáveis por ele.

e) os pobres vão sofrer mais as conseqüências do aquecimento global embora sejam os menos responsáveis por ele.



48 UFABC julho 2007 meio ambiente

Observe as afirmações sobre a relação dos Estados Unidos com o aquecimento global.

I. Os Estados Unidos são um dos maiores emissores de gases que intensificam o efeito estufa, com cerca

de 36% das emissões totais.

II. Nos Estados Unidos, grande parte das emissões de gases que intensificam o efeito estufa vem do setor

agrícola, que utiliza máquinas, fertilizantes e defensivos agrícolas de modo intensivo.

III.Apesar de ser um dos maiores emissores de gases que intensificam o efeito estufa, o governo dos

Estados Unidos se nega a assinar o Protocolo de Kyoto, que estabelece metas para a redução das emissões.

IV. Um dos motivos da recusa pelo governo dos Estados Unidos da assinatura do Protocolo de Kyoto é a solidariedade a outros países desenvolvidos, como o Japão e a Holanda, que seriam prejudicados economicamente pelas metas de redução das emissões.

Está correto apenas o que se afirma em

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) II e IV.

e) III e IV.



49 ENEM 2007 MEIO AMBIENTE E LIXO



Quanto mais desenvolvida é uma nação, mais lixo cada um de seus habitantes produz. Além de o progresso elevar o volume de lixo, ele também modifica a qualidade do material despejado. Quando a sociedade progride, ela troca a televisão, o computador, compra mais brinquedos e aparelhos eletrônicos. Calcula-se que 700 milhões de aparelhos celulares já foram jogados fora em todo o mundo. O novo lixo contém mais mercúrio, chumbo, alumínio e bário. Abandonado nos lixões esse material se deteriora e vaza. As substâncias liberadas infiltram-se no solo e podem chegar aos lençóis freáticos ou a rios próximos, espalhando-se pela água. Anuário Gestão Ambiental 2007, p. 47-8 (com adaptações)

A respeito da produção de lixo e de sua relação com o ambiente, é correto afirmar que

a) as substâncias químicas encontradas no lixo levam, freqüentemente, ao aumento de diversidade de espécies e, portanto, ao aumento da produtividade agrícola do solo.

b) o tipo e a quantidade de lixo produzido pela sociedade independem de políticas de educação que proponham mudanças no padrão de consumo.

c) a produção de lixo é inversamente proporcional ao nível de desenvolvimento econômico das sociedades.

d) O desenvolvimento sustentável requer controle e monitoramento dos efeitos do lixo sobre espécies existentes em curso d’água, solo e vegetação.

e) o desenvolvimento tecnológico tem elevado a criação de produtos descartáveis, o que evita a geração de lixo e resíduos químicos.



50 ENEM 2007 AQUECIMENTO GLOBAL

Devido ao aquecimento global e à conseqüente diminuição da cobertura de gelo no Ártico, aumenta a distância que os ursos polares precisam nadar para encontrar alimentos. Apesar de exímios nadadores, eles acabam morrendo afogados devido ao cansaço.

A situação descrita acima

a) enfoca o problema da interrupção da cadeia alimentar , o qual decorre das variações climáticas.

b) alerta para prejuízos que o aquecimento global pode acarretar à biodiversidade no Ártico.

c) ressalta que o aumento da temperatura decorrente de mudanças climáticas permite o surgimento de novas espécies.

d) mostra a importância das características das zonas frias para a manutenção de outros biomas na Terra.

e) evidencia a autonomia dos seres vivos em relação ao habitat, visto que eles se adaptam rapidamente às mudanças nas condições climáticas.





GABARITO

1 a 2 b 3 a 4 a 5 b



6.

a) Meio natural refere-se ao espaço não apropriado ou alterado pela ação antrópica, ou seja, o domínio da natureza caracterizado pela interação de seus elementos

físicos. Meio cultural é a espacialização baseada nas diferenças culturais, determinadas pela apropriação e/ou alteração do espaço pela sociedade, que se manifesta na estruturação da economia, da produção e nas formas de relação entre suas diferentes porções, organizando o espaço geográfico.

b) Dentre os vários problemas ambientais do território brasileiro, podemos destacar:

– a liberação de gases estufa e a destruição dos ecossistemas nas áreas de expansão da fronteira agrícola (Centro-Oeste e Norte);

– erosão de solos em áreas de clima tropical e equatorial muito explorados pela atividade agropecuária;

– acúmulo de gases estufa, ilhas de calor e inversão térmica nas grandes cidades;

– poluição de rios e mananciais por rejeitos domésticos e industriais, resultado da expansão urbana desordenada;

– soterramento de mangues.





7 B 8 C 9 D 10 C 11 B 12 E 13 A



14 E 15 D 1 6 E 1 7 B 18 B 19 C 20 D 21 B 22 B 23 C 24 C 25 D 26 C 27 E 28 D 29 E 30 D 31 D 32 D 33 D 34 D 35 A 36 D



42 B



Resolução 43



Qualidade de vida e qualidade ambiental são duas realidades inter-relacionadas . Não se pode falar em boa qualidade de vida sem haver uma boa qualidade ambiental . Qualidade de vida se refere ao conjunto de elementos pessoais e sociais que contribuem para o bem estar humano , aí estando incluídas questões de emprego, remuneração, moradia , saúde , educação , lazer , segurança , etc . Qualidade ambiental por sua vez se refere às condições de sustentabilidade do eco-sistema , estando associada a questões de poluição da água, do ar, sonora , existência de áreas verdes, etc.



44 E 45 E 46 C 47 E 48 B 49 D 50 B



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui