Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50673)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->INDÚSTRIA QUESTÕES DE VESTIBULAR -- 04/05/2013 - 10:56 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
INDÚSTRIA QUESTÕES DE VESTIBULAR



Edson Pereira Bueno Leal, maio de 2.013



1. UNESP 2002. Observe o gráfico, que representa a participação dos setores industriais no PIB brasileiro nos anos de 1991 e 2001, segundo o IBGE.

Brasil Participação dos setores industriais no PIB em %

1991 2001

Extração petróleo 0,91 2,40

Refino de petróleo 2,26 3,34

Fabricação ap. mat elétrico 0,79 0,61

Fabr. Equi mat eletrônico 0,96 0,55

Indústria Textil 1,21 0,41

Fonte : IBGE 1991 e 2002 .

a) Agrupe os setores industriais que mais cresceram e aqueles que menos cresceram, destacando a mudança ocorrida nos dois anos considerados.

b) Utilizando seus conhecimentos geográficos, justifique a participação de cada um dos grupos identificados no PIB brasileiro.



2. EXPANSÃO INDUSTRIAL REGIONAL

FATEC JUNHO DE 2004

2 - I – Amazonas II Bahia III Minas Gerais IV Santa Catarina V Mato Grosso do Sul .

A expansão industrial apoiou-se inicialmente no mercado regional, para, em seguida, conquistar também o mercado nacional. O nascente empresariado regional foi beneficiado pela presença de mão-de-obra qualificada, principalmente artesãos, das colônias formadas com a imigração europeia.

O quadro descreve o processo de implantação da indústria em

a) I. b) II. c) III. d) IV. e) V.



3. UNESP JULHO 2004 INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA

Considerando o processo de industrialização ocorrido no país, assinale a alternativa correta.

a) A industrialização do Brasil não agravou as disparidades regionais e gerou a seguinte organização espacial: a produção concentra-se no Centro-Oeste do país e as demais áreas são fornecedoras de gêneros agrícolas, matérias-primas e mão-de-obra.

b) A industrialização do Brasil agravou as disparidades regionais, porém não gerou uma organização espacial do tipo “centro-periferia”, pois quase todas as unidades federativas possuem expressiva produção industrial.

c) A industrialização do Brasil agravou as disparidades regionais e gerou uma organização espacial do tipo “centro-periferia”, com a produção concentrada no Centro-Sul do país; as demais áreas são fornecedoras de gêneros agrícolas, matérias-primas e mão-de-obra.

d) A industrialização do Brasil agravou as disparidades regionais, porém não gerou uma organização espacial do tipo “centro-periferia”, pois quase todas as unidades federativas do Nordeste possuem expressiva produção industrial, sendo que apenas as do Norte apresentam menor participação nesse setor da economia nacional.

e) A industrialização do Brasil agravou as disparidades regionais e gerou a seguinte organização espacial: a produção concentra-se no Centro-Oeste do país e as demais áreas são fornecedoras de gêneros agrícolas, matérias-primas e mão-de-obra.







4. UNIFESP 2005 INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA



Sobre o processo de industrialização no Brasil, no século passado, é correto afirmar que

A) sofreu, na década passada, um salto de qualidade, perdendo seu caráter dependente e tecnologicamente atrasado.

B) consolidou-se somente quando o Estado, depois de 1930, tomou a iniciativa de assegurar sua implementação.

C) conheceu sua fase de maior crescimento a partir do momento em que o país aderiu à globalização e ao neoliberalismo.

D) passou por suas duas maiores fases de estagnação durante as duas guerras mundiais.

E) vivenciou durante o milagre econômico dos anos 1969-1973 várias greves operárias generalizadas.







MACKENZIE 2005 PROJETO CARAJÁS – PRODUÇÃO FERRO -GUSA



5. O grande problema ambiental causado pela produção de ferro-gusa que se concentra na área do Projeto Carajás, na Amazônia, é:

a) a formação de ilhas de calor no sul do Pará e norte da Região Centro-Oeste, diante da crescente urbanização na região.

b) a ocorrência de chuvas ácidas, uma vez que ao redor desse projeto ocorreu a formação de uma densa complementariedade industrial.

c) o desmatamento de várias áreas para a obtenção do carvão vegetal, ainda utilizado nos fornos siderúrgicos da região.

d) a contaminação dos afluentes e sub-afluentes da margem esquerda do Rio Amazonas por metais pesados que ali são despejados devido às atividades de siderurgia.

e) a destribalização e o quase extermínio dos primitivos habitantes — os indígenas — que ocupavam a região.



UNIFESP/2005 INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA



6. A descentralização industrial verificada nos últimos anos no Brasil gerou novos polos automobilísticos no país, como em

A) Ribeirão Preto, SP, graças à presença de universidades que realizam pesquisas tecnológicas.

B) Catalão, GO, devido à presença de indústrias metalúrgicas e à isenção fiscal aos investidores.

C) Crato, CE, com o objetivo de exportar ao mercado europeu, aproveitando a liberação de impostos.

D)Vitória, ES, o que facilitou o transporte dos veículos pelo oceano, uma vez que seu porto foi modernizado.

E) Belém, PA, transformando a cidade em uma zona de produção para exportação no Brasil.





MACKENZIE 2005 SIDERURGIA NO BRASIL







7. Com base no gráfico abaixo e nos seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

Principais mercados da siderurgia brasileira

Ásia 42,0 Europa 12,5

América Latina 21,3 África, Oceania e Or.M. 5,2

EUA / Canadá 19,0



a) a exportação de aço do Brasil para alguns países só não é maior devido às barreiras protecionistas por eles impostas.

b) o mercado asiático é muito atraente para o Brasil, já que a China, que é o maior comprador, é extremamente pobre em minerais metálicos.

c) o Brasil não se destaca mais no mercado mundial porque é relativamente pobre em ferro e manganês.

d) se comparada às indústrias norte-americanas, as siderúrgicas brasileiras são arcaicas e pouco lucrativas ,limitando, assim, as exportações para o mercado da América Anglo-Saxônica.

e) a grande produção de aço brasileira está relacionada à enorme quantidade de carvão mineral encontrada em nosso território.





8. MACKENZIE 2005 INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA E MODERNIZAÇÃO

.

Brasil Indústria Automobilística – Produção e número de empregados

Produção de automóveis Número de empregados

1990 914.466 117.396

1992 1.073.861 105.664

1997 2.069.703 104.941

2000 1.691.240 89.134

2002 1.792.660 82.050

www.anfavea.com.br



Confrontando as tendências das tabelas, assinale a alternativa correta.

a) Apesar da elevação do volume de produção, a redução do número de empregos ocorre devido ao processo de modernização na linha de montagem das montadoras instaladas no país, cuja automação utiliza cada vez mais tecnologias de ponta.

b) Mesmo com a crescente produção, a redução do número de empregos ocorre em virtude da adoção, para todo o país, da política de importação de bens semi-manufaturados, a exemplo do que ocorre na Zona Franca de Manaus, extinguindo inúmeros postos de trabalho.

c) Embora a produção seja crescente, a redução de números de empregos foi provocada pela eliminação do monopólio do Estado no setor automobilístico, que se transferiu para o setor privado. Essa transferência promoveu um enxugamento no setor.

d) A partir do final da década de 90, com a total inserção do Brasil na política econômica globalizada, houve uma redução na produção e no emprego, vista como ajuste, porque algumas transnacionais do setor automobilístico se transferiram para países que ofereciam políticas de incentivos fiscais mais atrativas.

e) A desaceleração na produção, no final da década de 90, ocorre devido à abertura do mercado para os produtos importados, com total eliminação das tarifas alfandegárias, que se reflete na redução dos postos de trabalho do país.

stão 40

.

9

UNESP JULHO DE 2005 BRASIL INDUSTRIA ATUAL

A produção industrial brasileira é grande e diversificada, mas sua distribuição espacial revela, ainda hoje, forte concentração geográfica. Apesar da relativa desconcentração industrial em curso, iniciada nos anos 1970, quando se consideram os valores recentes da produção de cada estado em relação ao valor total do país, nota-se que mais de 70% da produção industrial do Brasil, em ordem decrescente de importância, são de responsabilidade dos seguintes estados:

a) Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

b) Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

c) São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.

d) Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.

e) São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.



10

MACKENZIE 2 SEM 2005

TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Considere as características abaixo, relativas à terceira fase da Revolução Industrial.

I. Integração efetiva entre ciência, tecnologia e produção.

II. Os segmentos que mais se desenvolvem são, exclusivamente, o petroquímico e o dos novos ramos de

transportes, como o aéreo e o automobilístico.

III. Surgem os segmentos industriais de tecnologia de ponta, como o metalúrgico.

IV. As descobertas científicas passam a ter aplicação imediata no processo produtivo.

Estão corretas

a) apenas I e II. b) apenas I e IV. c) apenas II e III. d) apenas III e IV. e) I, II, III e IV.



11 UNESP JULHO DE 2005

PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO HISTÓRICO

O processo de transformação da matéria-prima em produto industrializado apresentou, em linhas gerais, as seguintes etapas evolutivas: artesanato / manufatura / indústria /revolução técnico-científica. As principais características dessas etapas são, respectivamente:

a) não utilização de máquinas e ausência de produção em série / trabalho manual e uso de máquinas sofisticadas / uso de máquinas informatizadas e produção em série / utilização da informática e busca de novas fontes energéticas.

b) uso de máquinas simples e inexistência da divisão do trabalho / utilização da informática e da internet / trabalho manual e uso de máquinas sofisticadas / uso de máquinas informatizadas e produção em série.

c) divisão do trabalho e não utilização de máquinas / trabalho artesanal e emprego de máquinas sofisticadas / uso de maquinário simples, produção em série e divisão do trabalho / utilização da informática e da internet.

d) utilização de máquinas e inexistência da divisão do trabalho / trabalho artesanal e emprego de máquinas sofisticadas / uso de maquinário simples, produção em série e divisão do trabalho / utilização da internet e busca de novas fontes energéticas.

e) não utilização de máquinas e ausência de produção em série / trabalho manual e uso de maquinário simples / uso de máquinas, divisão do trabalho e produção em série / emprego da informática e busca de novas fontes energéticas.



12. UNESP JULHO 2005

INDUSTRIALIZAÇÃO MODELOS

Os países subdesenvolvidos passam por um processo de industrialização sustentado pela tecnologia e pelo capital dos países desenvolvidos. Esse processo, que teve início após a Segunda Guerra Mundial, embora tardio e dependente, não ocorre de modo homogêneo ao

redor do globo. Os dois modelos econômicos adotados perduram até os dias de hoje.

a) Quais são esses dois modelos? Quais são os principais países que os representam?

b) Descreva as principais características de um desses dois modelos.



13. FUVEST 2006 INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA

Durante a industrialização brasileira ocorreram diversas etapas. Inicialmente, verificou-se a presença de indústrias _____I______, devido ao capital acumulado _____II_______. Depois, assistiu-se à chamada

________III__________. Na década de 1990, houve uma mudança caracterizada pela _____IV_______.

Assinale a alternativa que completa corretamente a frase. I II III IV

a) em São Paulo pelos cafeicultores privatização da economia concentração industrial

b) no Nordeste pelo governo Vargas substituição de importações concentração industrial

c) em São Paulo pelos cafeicultores substituição de importações desconcentração industrial

d) no Nordeste pelos produtores de açúcar abertura econômica desconcentração industrial

e) em São Paulo pelo governo Vargas privatização da economia desconcentração industrial



14 INDÚSTRIA BRASILEIRA 1995-2005 MACKENZIE 2006

O crescimento médio de 8,3% da indústria brasileira, desde o Plano Cruzado, reflete-se na expansão em quatro categorias industriais, demonstradas a seguir:

• bens de consumo duráveis - 21,8 % • bens de capital - 19,7 %

• bens intermediários - 7,4 % • bens de consumo semi e não duráveis - 4,0 %

IBGE- Folha de São Paulo, 11/02/2005

Portanto, uma correta exemplificação aleatória de produtos dos setores especificados na tabela seria, respectivamente,

a) acrílicos – papel moeda – pneus – compact disc

b) televisores – motores – alimentos – móveis

c) vestuários – autopeças – utensílios domésticos – fibras sintéticas

d) automóveis – eletrodomésticos – bicicletas – remédios

e) computadores – lubrificantes – cabos de aço – calçados



15 UNESP JULHO 2009 INDUSTRIALIZAÇÃO 1980-2009

Assinale a alternativa em que esta corretamente caracterizada a industrialização brasileira, do período apos a década de 1980 ate os dias atuais.

a) Período de reduzida atividade industrial, dada a característica agrario-exportadora do país.

b) Constitui o período de maior crescimento industrial do país em todos os tipos de indústria, tendo como base a aliança entre o capital estatal e o capital estrangeiro.

c) Seguindo um rumo mundial, o país vem passando, nas áreas mais centrais, por uma desconcentração industrial, indicando uma reestruturação do espaço industrial brasileiro.

d) Decadência da cafeicultura e transferência do capital para a indústria, o que, associado à presença de Mao de obra e mercado consumidor, vai justificar a concentração industrial no Sudeste, especificamente em São Paulo.

e) Marca o avanço do Neoliberalismo no país, com serias repercussões no setor secundário da economia, determinando, por exemplo, a privatização de quase todas as empresas estatais.



16 DESCONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL NO BRASIL FUVEST 2 FASE 2009

O processo de desconcentração industrial no Brasil vem sendo apontado como um dos responsáveis pelos altos índices de desemprego verificados em algumas áreas metropolitanas. Ao mesmo tempo, o setor terciário tem sido, reconhecidamente, o grande empregador no atual estágio de desenvolvimento da economia brasileira.

Com base nessas informações e em seus conhecimentos,

a) cite e analise duas causas possíveis dessa desconcentração industrial;

b) explique por que o setor terciário tornou-se o maior empregador do país.



17. FATEC 2009 INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA

Sobre as características fundamentais da industrialização brasileira até a década de 1970, é válido afirmar que

a) esteve historicamente subordinada ao capital comercial multinacional e aos interesses dos grandes latifundiários nacionais.

b) se distinguia pela autonomia nacional nos setores de bens de produção, bens intermediários e bens de consumo não-duráveis.

c) se localizava territorialmente sobretudo no Sul e no Sudeste, devido basicamente às políticas de descentralização industrial realizadas desde o Estado Novo.

d) esteve marcada pela dependência tecnológica e financeira e pela concentração territorial, ambas responsáveis pela reprodução do subdesenvolvimento do país.

e) desenvolveu as tecnologias da 2ª e 3ª revoluções industriais, com base nas pesquisas privadas e públicas das universidades e laboratórios do país.





18 FGV ECONOMIA 2012INDÚSTRIAS NO BRASIL



Para produzir modernamente, essas industrias convocam outros atores para participar de suas ações hegemônicas, levados, desse modo, a agir segundo uma lógica subordinada a da firma global.[...] Nos lugares escolhidos, tudo

e permeado por um discurso sobre desenvolvi mento.[...]

Nada se fala sobre a robotização do setor e a drenagem dos cofres públicos para essa implantação industrial.

(Milton Santos & M. Laura Silveira. O Brasil: Território e sociedade no inicio do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.p. 112)

O texto apresenta estratégias de descentralização das industrias

a) mecânicas. b) de vestuário. c) siderúrgicas. d) petroquímicas.

e) automobilísticas.



19. MACKENZIE 2008 2 FASE BRASIL INDUSTRIALIZAÇÃO



Examine as seguintes afirmações a respeito da industrialização brasileira.

I. No Brasil, desde a década de 1970, já se observa uma relativa desconcentração industrial, em virtude dos primeiros sinais de esgotamento de São Paulo e das vantagens oferecidas por outras cidades e unidades da federação, em decorrência da guerra fiscal facilitada pela Constituição de 1988.

II. Os mais novos polos industriais de São Paulo, os chamados centros tecnopolos, são os do Vale do Ribeira, com destaque para São José dos Campos, e os de Campinas, que se desenvolveram na década de 1980.

III. A abertura da economia brasileira e a criação do Mercosul vêm contribuindo para uma nova reconcentração industrial no Centro-Sul, o sistema just-in-time,

no qual o importante é fabricar e colocar rapidamente o produto no mercado.

Assinale

a) se todas estão corretas.

b) se apenas I e III estão corretas.

c) se apenas I está correta.

d) se apenas II e III estão corretas.

e) se todas estão incorretas.





20 MACKENZIE 2008 BRASIL INDUSTRIALIZAÇÃO



O Brasil enfrentou vários obstáculos para a sua plena inserção na atual Terceira Revolução Industrial ou Tecnológica, que teve início a partir da Segunda Guerra Mundial e que se prolonga até os dias atuais.

A respeito do assunto, considere as afirmações abaixo.

I. O constante e crescente mau uso do dinheiro público, a corrupção e o superfaturamento de obras públicas comprometeram a fixação das prioridades nacionais, entre elas a educação, a ciência e a tecnologia.

II. A situação do Brasil, quanto às suas dívidas interna e externa, compromete a canalização de recursos para investimentos em educação e pesquisas científicas ou tecnológicas, agravando nossa dependência em relação ao exterior.

III. Se houvesse uma maior prática política do clientelismo, resultaria em garantia de financiamentos de projetos de interesse nacional, entre eles o desenvolvimento científico e tecnológico, pondo fim à concessão de privilégios apenas à classe agroexportadora.

Dessa forma,

a) apenas I está correta.

b) apenas II está correta.

c) apenas III está correta.

d) apenas I e II estão corretas.

e) I, II e III estão corretas.





21. FUVEST – A indústria siderúrgica brasileira utiliza carvão vegetal importado porque :

a) essa indústria está localizada junto aos principais portos do país

b) em nosso território não existe carvão mineral

c) os altos fornos utilizados requerem carvão com baixo grau de impureza

d) em nossas bacias carboníferas ocorre apenas o antracito

e) as jazidas de minério de ferro estão distantes das bacias carboníferas .



22. FUVEST – A tabela abaixo mostra a produção de aço, em milhões de toneladas dos oito maiores produtores mundiais , em 1991 . A propósito dos países que figuram nessa lista , pode-se afirmar que :

a) todos são possuidores de grandes jazidas de minerais ferrosos

b) apenas os dois últimos são também grandes exportadores de minerais ferrosos

c) apenas os dois primeiros não são detentores de grandes reservas de minerais ferrosos

d) apenas a ex-URSS , a república Popular da China e o Brasil estão entre os grandes produtores mundiais de minerais ferrosos

e) o Japão , os EUA e a República Popular da China , sustentam seus enormes parques siderúrgicos importando a quase totalidade dos minerais ferrosos necessários



PAÍS PRODUÇÃO

Ex-URSS 132,8

JAPÃO 109,6

EUA 79,2

REP POP DA CHINA 70,6

ALEMANHA 38,8

CORÉIA DO SUL 26,0

ITÁLIA 25,1

BRASIL 22,6





23. FUVEST 2000 – As afirmações abaixo apontam algumas tendências da nova lógica de localização industrial

I – Distribuição dos estabelecimentos industriais das empresas em diferentes localidades de tradição manufatureira

II – Separação territorial entre processo produtivo e gerenciamento empresarial com a reintegração de ambos por intermédio de redes informacionais

III – Desconcentração da atividade industrial e emergência de novos espaços industriais , estruturando redes globalizadas

IV – Concentração territorial da indústria dependentes de fonte de energia e matéria prima

Pode-se afirmar que estão corretas

a) I e II b) I e III c) II e III d) II e IV e) III e IV .



24. FUVEST – Quais das características enumeradas abaixo aplicam-se à atividade industrial no Brasil na última década ?

I – Hegemonia do capital privado nacional

II – Crescente participação do Estado na economia industrial

III – Inauguração do processo de substituição das importações de manufaturados

IV – Acentuada internacionalização da economia .

Pode-se afirmar que estão corretos:

a) I e II b) I e III c) I e IV d) II e III e) II e IV .





25. UNESP SP – Leia e identifique a alternativa que possui maior número de afirmações corretas:

I – Entre os países subdesenvolvidos , há alguns industrializados e outros não industrializados

II – O Brasil é um dos países subdesenvolvidos industrializados

III – Os principais países industrializados que são desenvolvidos localizam-se no Hemisfério Norte

IV – São exemplos de países em que há indústrias de transformação em expansão : siderúrgica ( Brasil, México e Índia) ; automobilística ( Brasil e Coréia do Sul ) ; petroquímica ( México, Irã e Argélia ) e construção naval ( Coréia do Sul, Formosa, Brasil ) .

V – Apesar de industrializado, o Brasil convive com a miséria e a fome , que afetam a vida de cerca de 70 milhões de pessoas.

Pode-se afirmar que estão corretas

a) I,II e III b) I e V c) todas d) I,III e V e) III,IV e V .





26.UNESP SP – O grande desenvolvimento industrial que afetou o Brasil , a partir de 1960 , foi responsável por uma série de consequências . Entre as cinco alternativas , uma é incorreta . Qual é ?

a) melhor distribuição de renda à população

b) grande êxodo rural

c) aumento da taxa de urbanização

d) mecanização da agricultura

e) crescimento das favelas nos grandes centros urbanos



27. SANTA CASA SP – A expansão do setor industrial fêz-se para substituir as compras de mercadorias que vinham sendo realizadas no exterior através de significativas exportações “ . Tal expansão deu-se no Brasil , principalmente , ao ocorrer a desativação do comércio com

a) a Ásia , devido à Primeira Guerra Mundial

b) a Europa , no início do século , quando os Estados Unidos se projetam como importante nação industrial

c) os Estados Unidos , quando este país sai da Segunda Guerra Mundial , tendo necessidade de reestruturar vários setores de sua economia

d) os Estados Unidos , após a quebra da Bolsa de Nova York , resultante da superprodução.

e) A Europa e os Estados Unidos , após 1960 , quando vários planos de desenvolvimento econômico são implantados no país



28. SELESSUL – A indústria de papel e celulose do Brasil se localiza , principalmente , em São Paulo e no Paraná , porque , dentre outras causas , utiliza sobretudo , madeiras brancas oriundas

a) da floresta amazônica b) dos cocais c) das caatingas d) dos cerrados e) da Araucária.





29. UEL 2000 – A industrialização brasileira iniciou-se efetivamente a partir da crise econômica mundial decorrente da quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque , em 1929 , e a partir da posse de Getúlio Vargas em 1930 evoluiu de acordo com as distintas políticas estabelecidas pelos governos que o sucederam “ . ( Modificado de Sene E. de e Moreira , J.C. Geografia geral e do Brasil . Espaço geográfico e globalização . São Paulo . Scipione , 1998 p.198-200) . Em relação ao tema, é correto afirmar :

a) a industrialização brasileira é caracterizada por duas fases distintas: a primeira , até meados de 60, baseada na articulação do capital privado nacional com o capital privado estrangeiro , e a segunda , após 65 , fundamentalmente apoiada no capital privado nacional

b) a industrialização brasileira apoiou-se , de início , diretamente nos recursos públicos para consolidar-se , pois o Estado tomou para si a tarefa de criar a infra-estrutura e implantar a indústria de base , imprescindíveis para a acumulação privado do modelo industrial

c) A fase de industrialização pós 1929 caracterizou-se pelo liberalismo econômico

d) A partir de 1995 , assumiu-se a prática de estatizar empresas de capital privado , como forma de concorrer com as multinacionais presentes no país

e) A industrialização brasileira consolidou-se a partir dos anos 30, com investimentos privados estrangeiros , pois a abundância de matéria prima e de mão de obra barata compensava os pesados investimentos em infra-estrutura .



30. UF PA – A Siderúrgica de Volta Redonda , estrategicamente estabelecida para receber o ferro de Minas Gerais e o carvão de Santa Catarina , localiza-se no vale do rio:

a) Tietê b) Paraná c) Doce d) Jequetinhonha e) Paraíba do Sul .





31. Assinale a alternativa correta sobre a indústria europeia

a) Uma das principais indústrias de base , a do aço, é uma das atividades menos representativas da Europa na economia mundial

b) A agroindústria não é desenvolvida na Europa , principalmente por essa ser uma grande importadora de gêneros alimentícios

c) Dos 3 principais setores da economia , a atividade industrial é a menos importante do Continente Europeu

d) Berço da Revolução Industrial , a Europa ainda conta com importantes áreas industriais próximas às minas de carvão mineral

e) As principais áreas industriais europeias estão localizadas em três países mediterrâneos : Espanha , Itália e Grécia.



32. MARINGÁ 97 – Assinale o que for correto sobre a industrialização do Sudeste Brasileiro ( Estados de Minas Gerais , Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo )

01 – A concentração industrial no Sudeste do Brasil desde o período colonial , decorreu, sobretudo , de fatores naturais , tais como : importantes fontes de extração mineral no Estado de São Paulo ; grande potencial hidrelétrico e disponibilidade de recursos vegetais da Mata Atlântica

02 – No século XIX , a expansão da rede ferroviária , no Estado de São Paulo , atendendo ao escoamento da produção cafeeira até o porto de Santos , favoreceu a formação de uma rede urbana nesse Estado , bem como a expansão da cidade de São Paulo . Esta cidade desenvolveu uma infra-estrutura interna necessária à instalação da atividade industrial , sobretudo, quanto á disponibilidade de mão de obra e á organização das atividades comerciais de importação e exportação

04 – A economia cafeeira , criou um mercado consumidor amplo ,que constituiu um dos fatores de base da industrialização da região Sudeste

08 – A Primeira e a Segunda Guerras prejudicaram profundamente a indústria nacional , uma vez que a atividade industrial do Sudeste , voltada à exportação , encontrava dificuldades , na colocação de seus produtos na Europa, durante os conflitos mundiais

16 – Após 1945 , instalaram-se , nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, bem como no Vale do Paraíba , inúmeras empresas multinacionais . Os principais atrativos foram a disponibilidade de mão de obra barata e a existência de um mercado consumidor interno.





33. CESGRANRIO – Com referência ao processo de industrialização e modernização da economia brasileira , Helga Hoffman afirma ; “ No Brasil , contudo, o interesse pelo tema tornou-se especialmente intenso a partir da constatação amplamente divulgada desde os fins da década de 60 , de que , em nosso caso , um ritmo de industrialização e urbanização dos mais acelerados era acompanhado de um índice de absorção de mão de obra pela indústria dos mais baixos do mundo “ . Este modelo de industrialização , no entanto , provocou profundos efeitos na estrutura sócio-econômica do nosso país , dos quais são verdadeiros os seguintes , exceto :

a) aprofundou a divisão de trabalho entre campo e cidade , representada por uma especialização crescente

b) propiciou a transferência de atividades artesanais e manufatureiras para a cidade , antes realizadas no campo

c) A absorção relativamente pequena de mão de obra na indústria fez crescer descompassadamente a ocupação no Terciário

d) A oferta de mão de obra maior do que a procura , na economia urbana , criou inúmeras formas de desemprego e subemprego

e) A acumulação de capital , que passou a ser feita rapidamente , não chegou a afetar a distribuição de renda da população como um todo.



34. UEL 98- Considere a tabela e as afirmações abaixo :

Arrecadação por setor no ABC ( em milhões de reais )

Indústria Comércio Serviços

1988 1.852,4 197,3 9,6

1995 1.869,7 270,8 129,9

Santo André, S B Campo, S C Sul , Diadema e Mauá . Fonte : Secretaria de Planejamento de Santo André .

I – A relativa estagnação da arrecadação no setor industria está relacionada à crescente importação de automóveis de países do Mercosul

II – O chamado “custo ABC” – grande valorização da mão de obra e alto custo de vida – torna a região desinteressante a novos investimentos industriais

III – A região do ABC apresenta uma tendência de transformação de centro industrial para centro de comércio e serviços

IV – a crescente preocupação com o meio ambiente e com a qualidade de vida urbana estão entre as causas da relativa estagnação da arrecadação no setor industrial .

Pode-se afirmar que estão corretas

a) I e II b) I e III c) II e III d) II e IV e) III e IV .



35.UFES ES – Duas características a seguir enumeradas , que se aplicam à atividade industrial no Brasil nas últimas décadas são:

I – Hegemonia do capital privado nacional

II – Crescente participação do Estado na economia industrial

III – Acentuada internacionalização da economia

Assinale a opção correta :

a) I e II b) II e III c) todas d) I e III e) I



36. PUC RS – O avanço industrial dos países da América Latina , entre eles o Brasil , ocorreu nas grandes crises políticas e econômicas , principalmente nos anos 30 e na Segunda Guerra Mundial , quando o processo de industrialização nesses países se caracterizou predominantemente pela :

a) implantação de indústrias estrangeiras

b) substituição da importação de bens de capital

c) implantação da indústria automobilística

d) substituição da importação de bens de consumo

e) implantação da indústria de material elétrico e de comunicações.



37. UNESP 2002. Observe o gráfico, que representa a participação dos setores industriais no PIB brasileiro nos anos de 1991 e 2001, segundo o IBGE.

Brasil Participação dos setores industriais no PIB em %

1991 2001

Extração petróleo 0,91 2,40

Refino de petróleo 2,26 3,34

Fabricação ap. mat elétrico 0,79 0,61

Fabr. Equi mat eletrônico 0,96 0,55

Indústria Textil 1,21 0,41

Fonte : IBGE 1991 e 2002 .

a) Agrupe os setores industriais que mais cresceram e aqueles que menos cresceram, destacando a mudança ocorrida nos dois anos considerados.

b) Utilizando seus conhecimentos geográficos, justifique a participação de cada um dos grupos identificados no PIB brasileiro.





GABARITO

2 D 3 C 4 B 5 C 6 B 7 A 8 A 9 E 10 B 11 E



Resolução 12

a) O modelo de desenvolvimento industrial caracterizado pela substituição de importações, no qual os investimentos em capital financeiro e tecnológico são voltados para a indústria de bens de consumo e destinados principalmente para o mercado interno, tem como representantes o Brasil, México, Argentina, Índia e África do Sul. O segundo modelo é o de plataforma de exportação, no qual os investimentos são voltados a produção de bens de consumo destinados ao mercado externo, como nos países denominados Tigres Asiáticos – Coréia do Sul, Taiwan, Cingapura, Hong Kong (China) e, mais recentemente, os “novos tigres” Tailândia, Indonésia, Malásia, Filipinas e Vietnã.

b) O modelo associado à substituição de importações caracterizou-se pelos investimentos atraídos pela presença de riqueza em recursos naturais, numerosa mão-de-obra, barata, investimentos do Estado em infra-estrutura e indústria de base. Nesse processo de desenvolvimento industrial, tanto os investimentos estrangeiros quanto os nacionais eram voltadas para a indústria de bens de consumo duráveis e não-duráveis e destinados principalmente para o mercado consumidor interno em expansão.

O modelo associado à plataforma de exportação caracterizou-se pelos investimentos estrangeiros atraídos pela mão-de-obra numerosa, barata e qualificada, pelos incentivos fiscais oferecidos pelo Estado, incentivo à poupança, ao patriotismo e à melhoria educacional, além da ausência de uma legislação mais rigorosa quanto às questões ambientais. Nesse caso, os investimentos são voltados para a indústria de bens de consumo e destinados principalmente para o mercado externo.





13 C 14 E 15 C



Resolução 16

a) A desconcentração do parque industrial se justifica pelos altos custos decorrentes do funcionamento de indústrias nos tradicionais centros industriais . Nestas áreas o processo de concentração urbana elevou os custos industriais pelo encarecimento dos terrenos , maiores despesas de transportes , restrições ambientais à atividade industrial entre outros e o maior grau de organização dos trabalhadores nestas áreas também constitui-se em estímulo para muitas industrias mudarem para áreas onde essa organização é menor diminuindo risco de greves .

Por outro lado muitos Estados e prefeituras , com políticas de industrialização , ofereceram inúmeros benefícios fiscais e incentivos , tornando atrativas a instalação de indústrias em seus territórios .

b) Na economia moderna o setor de serviços tende a crescer cada vez mais devido à maior complexidade da economia que exige uma diversificação na atividades complementares e ao avanço da tecnologia que permite o crescimento do setor de serviços . É um setor menos propício á automatização ocorrida no setor industrial e que emprega grande quantidade de mão de obra seja de alta ou de baixa qualificação , daí tornar-se o maior empregador do país .



Resolução 17

Chama-se de industrialização tardia ou recente o modelo do processo de desenvolvimento do setor secundário no Brasil. Foi chamado também de desenvolvimento dependente, pois baseou-se na dependência tecnológica e financeira, com a implantação de multinacionais e com base em capitais estrangeiros. A alternativa também faz referência à concentração geográfica desse processo, que se deu no Sudeste e especificamente em São Paulo, devido a vários fatores históricos, como a presença de imigrantes, disponibilidade de capitais oriundos da cafeicultura e trans portes desenvolvidos. Tal concentração implicou desigualdades regionais, contribuindo para a reprodução de mazelas características de nosso subdesenvolvimento.



18 E 19 B 20 D 21 C 22 D 23 C 24 E 25 C 26 A 27 D 28 E



29 B 30 E 31 D 32 – 22 33 E 34 E 35 B 36 D





Resolução 37

a) Os setores que mais cresceram foram aqueles relacionados à extração de petróleo e gás natural, refino de petróleo e petroquímica. E os setores que menos cresceram foram os relacionados à indústria têxtil, fabricação de aparelhos de material elétrico e de equipamentos de material eletrônico. Os setores relacionados com extração de petróleo e gás natural, refino e petroquímica tiveram crescimento devido às novas descobertas de jazidas na Bacia de Campos, a quebra de monopólio da Petrobras e a criação da ANP (Agência Nacional de Petróleo), que permitiu a realização de leilões entre empresas interessadas e, conseqüentemente, um maior volume de investimentos no setor. Devemos lembrar também a inauguração da primeira fase do gasoduto Brasil-Bolívia e dos investimentos que a Petrobras vem realizando na melhoria da produtividade através de desenvolvimento de tecnologia nacional. Os setores que menos cresceram foram a fabricação de aparelhos de material elétricoeletrônico e indústria têxtil. Este resultado negativo deve-se, em grande parte, à abertura econômica promovida no início da década de 1990, ainda no governo Collor, que reduziu alíquotas de importação, fazendo com que a indústria têxtil nacional enfrentasse dificuldades para competir com os tecidos, principalmente chineses. Este setor esboçou uma reação junto ao governo brasileiro, exigindo tarifas mais altas para os produtos chineses e ameaçando com demissões.

Já a fabricação de material eletroeletrônico sentiu duramente a abertura das importações, pois grande parte do setor não estava preparada para a competição internacional, apresentando defasagem tecnológica.

b) Observamos que o setor petrolífero, através de conquistas tecnológicas de prospecção em águas profundas realizadas pela Petrobras, obteve um grande aumento na produção nacional, levando o país a aproximar-se da auto-suficiência. Podemos exemplificar o sucesso desses investimentos na prospecção do talude na Bacia de Campos e a contribuição para o aumento da produção do gás natural com a exploração na Bacia de Urucu na Amazônia. O aumento da participação do refino do petróleo e petroquímica no PIB brasileiro tem base no aumento da produção, por causa da expansão no consumo e nas exportações de derivados. Os setores de fabricação de equipamentos eletroeletrônicos e a indústria têxtil apresentaram uma redução na participação no PIB, devida à abertura comercial, estabilização monetária entre 1994 e 1998 e incapacidade de competir com países mais adiantados em termos tecnológicos.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui