Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->IMIGRAÇÃO ESTRANGEIRA NO BRASIL QUESTÕES DE VESTIBULAR -- 30/04/2013 - 08:00 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


IMIGRAÇÃO ESTRANGEIRA NO BRASIL QUESTÕES DE VESTIBULAR



 



Edson Pereira Bueno Leal, abril de 2013.



 



FGV JULHO 2004



 



1. Considere os textos apresentados abaixo.



Região I – A década de 70 marca uma profunda transformação nas estruturas de pequenas propriedades familiares, em função tanto do esgotamento dos espaços rurais pioneiros, já inteiramente ocupados, quanto da forte concentração da propriedade da terra ocorrida com o avanço das áreas sojicultoras altamente mecanizadas.



Região II – O predomínio de latifúndios pecuaristas, do tipo extensivo, a progressiva ocupação das áreas de cerrado pela moderna agricultura mecanizada de grãos tendem a reforçar a tradicional estrutura de grandes propriedades poupadoras da mão-de-obra existente na região.



Os textos referem-se a processos que, no Brasil, provocaram o êxodo rural e consequente aumento de população urbana nas regiões I e II, que são respectivamente:




  1. Sul e Centro-Oeste.


  2. Sul e Sudeste


  3. Centro-Oeste e Norte.


  4. Sudeste e Norte 


  5. Norte e Nordeste.



 



 



MIGRAÇÃO FGV JULHO 2004



2. Lamento Sertanejo



Gilberto Gil e Dominguinhos, 1973.



Por ser de lá do sertão Lá do cerrado Lá do interior, do mato Da caatinga, do roçado. Eu quase não saio.  sem viver contrariado Por ser de lá Na certa, por isso mesmo Não gosto de cama mole Não sei comer sem torresmo Eu quase não falo Eu quase não sei de nada. Sou como rês desgarrada  Nessa multidão boiada  Caminhando a esmo



Na letra dessa conhecida canção, os compositores levantam o tema:



a) Do coronelismo e da chamada “indústria da seca” que há décadas afetam as populações no Sertão Nordestino.



b) Da decadência de atividades econômicas tradicionais no Nordeste, como a criação extensiva de gado bovino.



c) Da importância de hábitos alimentares tradicionais na dieta das populações de diferentes regiões brasileiras.



d) Da dificuldade de adaptação, nas grandes cidades, de migrantes nordestinos oriundos do campo.



e) Da precariedade dos sistemas de transportes, que compromete os deslocamentos de migrantes para o Sudeste do país.



 



.MACKENZIE 2005 AGRICULTURA E MIGRAÇÃO.



3.  A modernização e a mecanização do campo são fatores irrefreáveis na agropecuária brasileira e causam:



a) o aumento de ofertas de emprego no setor agrário, estimulado pelo atual modelo econômico agroexportador.



b) a subordinação das atividades urbano-industriais às necessidades do capital gerado pelo agronegócio.



c) o aumento da procura de ocupações no setor primário, já que intensificam as migrações intra-regionais.



d) a formação de um setor terciário hipertrofiado em áreas urbanas, resultantes da formação de um crescente exército de reservas de desempregados.



e) a estagnação do fenômeno da metropolização, já que o setor agrário passa a ser o destino de grandes investimentos.



A crescente modernização e a mecanização do campo tem provocado, nos últimos anos, a liberação de um grande contingente de mão-de-obra no campo e, consequentemente, o êxodo de trabalhadores rurais para as cidades brasileiras. A desqualificação profissional dessa mão-de-obra e a falta de oportunidades de trabalho formal nos centros urbanos têm contribuído para o agravamento do desemprego e a proliferação da economia informal.



 



4. FATEC JULHO 2005



BRASIL MIGRAÇÕES INTERNAS 1970-1980



 



Nas décadas de 1970 e 1980, a região Centro-Oeste apresentou um grande crescimento demográfico motivado por grandes fluxos migratórios vindos, principalmente:



a) da região Sul, pois a modernização agrícola e a concentração fundiária reduziram as oportunidades de emprego na região.



b) da Zona da Mata nordestina, devido à redução das áreas canavieiras, gradativamente substituídas pela pecuária de corte.



c) da Amazônia ocidental, pois a proibição dos garimpos nas margens dos rios Madeira e Xingu reduziu as oportunidades de trabalho na região.



d) do norte e oeste de Minas Gerais, devido aos longos períodos de seca que inviabilizaram os cultivos de pequenos proprietários.



e) do Meio-Norte, pois a diminuição do extrativismo vegetal e a forte concentração de terras criaram grande número de desempregados.



 



5. MACKENZIE 2 SEM 2005



BRASIL IMIGRAÇÃO CONTEMPORÂNEA



 



 



































BRASILEIROS RESIDENTES NO EXTERIOR – 2000




País de destino




Total




Em situação irregular




EUA




799.203




395.000




Paraguai




454.501




162.650




Japão




224.970




496




Alemanha




60.403




11.974




Fonte: Ministério das Relações Exteriores



 



A tabela apresenta os principais países receptores de brasileiros. A partir dela e de seus conhecimentos, assinale a alternativa INCORRETA.



a) Todos os países da tabela destacam-se como as maiores economias do planeta, atraindo grande número de estrangeiros ilegais.



b) O fluxo migratório para um dos países é favorecido pela proximidade e pela disponibilidade de terra para a agricultura.



c) A necessidade de mão-de-obra reduz a quantidade de brasileiros irregulares em um dos países.



d) A condição de imigrante em situação irregular favorece a discriminação e a exploração de significativa parte de brasileiros que residem no exterior.



e) Os brasileiros emigrantes geram lucros para o Brasil, já que enviam para as suas famílias recursos conseguidos no exterior.



 



6 UNIFESP 2006 EMIGRAÇÃO BRASILEIRA   



 



O lamentável episódio que culminou no assassinato do brasileiro Jean Charles de Menezes em Londres remete à lembrança de que o Brasil é um país de emigrantes. Os principais destinos de brasileiros geraram denominações como “brazucas”, “dekasseguis” e “brasiguaios”, que são associados, respectivamente, a brasileiros que foram para:



a) Estados Unidos, Japão e Paraguai.



b) União Europeia, China e Bolívia.



c) Reino Unido, Coréia do Sul e Paraguai.



d) Estados Unidos, Coréia do Sul e Bolívia.



e) Reino Unido, Japão e Equador.



 



7 UNICAMP 2006 MIGRAÇÃO NO BRASIL



 



A força da identidade entre muitos grupos migrantes é um dos principais fatores da coesão mantida pelo grupo, mesmo longe de seu território de origem. Isto faz com que muitos, ao contrário do discurso corrente da desterritorialização, acabem se envolvendo em processos claros de reterritorialização, ou seja, de recomposição de seus territórios em outras bases, territórios esses recriados por meio do amálgama proporcionado pela força das redes mantidas no interior da dinâmica migratória.



(Adaptado de Rogério Haesbaert. “Migração e desterritorialização”, em Helion Povoa Neto e Ademir Pacelli Ferreira (orgs.), Cruzando fronteiras disciplinares: um panorama dos estudos migratórios. Rio de Janeiro: Revan, 2005. p. 40).



a) Os gaúchos no Nordeste e Centro-Oeste e os nordestinos na capital paulista têm encontrado estratégias de manutenção de sua identidade cultural-regional. Dê três exemplos de estratégias de manutenção da identidade desses grupos.



b) Por que a emigração de brasileiros tem aumentado significativamente nas últimas décadas?



 



 



8   UFABC 2007 Migração



 



Na década de 1970, agricultores também foram atraídos por propaganda semelhante à do período cafeeiro.  Foram alvos desta propaganda, principalmente,



a) pequenos proprietários da região Sul, atraídos para o Centro-Oeste por empresas colonizadoras que ofereciam como vantagens terras virgens e de baixo preço.



b) usineiros empobrecidos da Zona da Mata nordestina, incentivados a ocupar a Amazônia – a terra sem homens – com a promessa de doação de terras pelo governo federal.



c) agricultores sem-terra da região Sul, os chamados “brasiguaios”, que se dirigiram ao Uruguai em busca de terras doadas pelo governo local para a ocupação da fronteira.



d) empresários paulistas, que queriam aproveitar os incentivos fiscais para quem investia no Projeto Jari, um dos grandes projetos agroindustriais do Pará.



e) posseiros de várias áreas da região Sudeste, atraídos para a Amazônia pela promessa do governo em promover assentamentos em reservas extrativistas.



 



9 FUVEST 2008 1 FASE MIGRAÇÃO EM SÃO PAULO



 



Segundo dados do IBGE (2006), o estado de São Paulo tem-se caracterizado por um número maior de pessoas que dele saem. Segundo estudiosos, tal fenômeno é relativamente novo e diz respeito, principalmente, à:



a) “migração de retorno” de estrangeiros radicados no Estado os quais, por motivos de ordem econômica, estão voltando a seus países de origem, cujas economias demonstram, na atualidade, maior dinamismo.



b) emigração de paulistas para os Estados Unidos, atraídos por melhores condições de trabalho e de vida, bem como pela possibilidade de remeter valores às suas famílias que aqui permanecem.



c) “migração de retorno” de brasileiros, sobretudo nordestinos, que, ao buscarem melhores condições de vida, e por não as encontrarem, retornam a seus estados de origem.



d) migração de paulistas para outros estados do país, em busca de novas frentes de emprego e qualidade de vida, dada a estagnação do setor terciário paulista.



e) emigração de um grande número de paulistas descendentes de japoneses, para o Japão (decasséguis), devido às excelentes condições de vida a eles oferecidas naquele país.



 



 



10 FATEC 2008 EMIGRAÇÃO BRASILEIRA



 



O fluxo imigratório negativo, ou seja, o número de emigrantes maior que o de imigrantes, tornou-se uma realidade no Brasil a partir da década de 1980. Os países que mais têm recebido brasileiros são:



a) Japão, Portugal e Suíça.



b) Japão, Portugal e Inglaterra.



c) Estados Unidos, Suíça e Alemanha.



d) Estados Unidos, Paraguai e Inglaterra.



e) Estados Unidos, Paraguai e Japão.



 



 



11     IMIGRAÇÃO JAPONESA UNESP 2009



 



Em junho de 2008, comemorou-se o centenário da imigração japonesa para o Brasil. Em 18.06.1908 o navio Kasato Maru aportou em Santos, SP, trazendo 781 japoneses, que compunham a primeira leva de imigrantes. Observe os gráficos.



(Ministério do Interior e Comunicações do Japão; IBGE –Estatísticas do Século XX e Organização da Nações Unidas, 2008.)



 








































 




Japão




Brasil




 




1908




2008




1908




2008




População




48,0




128,0




23,4




192,0




Esperança vida




44,0




81,9




34,0




72,3




Densidade




125,6




338,0




2,9




22,0




População em milhões; esperança de vida ao nascer em anos e densidade populacional em habitantes por km2.



Utilizando seus conhecimentos, assinale a alternativa que indica causas que contribuíram para reforçar os acordos nipo-brasileiros no início do século XX e a direção atual do fluxo migratório.



a) Elevada densidade populacional no Japão; menor população e escassez de mão-de-obra agrícola no Brasil; inversão do fluxo com brasileiros, descendentes ou não de japoneses, emigrando para o Japão.



b) Acelerado processo de urbanização no Japão; menor população e escassez de mão-de-obra industrial no Brasil; manutenção do fluxo, exclusivamente com japoneses altamente qualificados imigrando para o Brasil.



c) Cobrança de impostos elevados no Japão; abolição da escravatura no Brasil; interrupção total do fluxo migratório entre os dois países.



d) Política de privilégios para o primogênito no Japão; baixa esperança de vida e escassez de mão-de-obra industrial no Brasil; inversão do fluxo, exclusivamente com descendentes de japoneses emigrando para o Japão.



e) População muito maior no Japão; densidade populacional elevada com grande expansão urbana no Brasil; aumento do fluxo em mais do que o dobro, exclusiva mente com brasileiros natos emigrando para o Japão.



 



12. FGV ADMINISTRAÇÃO JULHO 2012 IMIGRAÇÃO NO BRASIL 



 



“Em vez de fila de espera, tapete vermelho. Se depender da equipe formada pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da Republica (SAE) para elaborar uma política nacional de imigração, e assim que o governo pretende tratar o profissional estrangeiro altamente qualificado que demonstrar interesse em trabalhar no Brasil. Por outro lado, a fila do visto será mantida para o imigrante sem qualificação, como boa parte dos haitianos que chegaram recentemente pela fronteira norte do país (Acre e Amazonas).”



http://oglobo.globo.com/pais/brasil-quer-facilitar-vistos-paraprofissionais-



estrangeiros-3671799
ixzz1r746PKYs



Em relação à política nacional de imigração mencionada pela reportagem, assinale a alternativa correta:



a) Reitera os princípios humanitários assumidos pelo Brasil durante a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah).



b) Visa conter o fluxo de imigrantes haitianos que, no ultimo decênio, elegeram o Brasil como destino preferencial.



c) Pode ser qualificada como política de imigração seletiva, que prioriza a drenagem de cérebros.



d) Inaugura um precedente na historia das políticas migratórias brasileiras, pautadas sempre pelo acolhimento indiscriminado.



e) E coerente com a posição do Brasil enquanto pais de emigração.



 



 



GABARITO



 



1 A 2 D 3 D 4 A 5 A 6 A



 



Resolução 7



 



a) Os grupos de migrantes tem conseguido manter a sua identidade cultural através de diversas estratégias. Fundação de clubes culturais, comemoração de datas significativas, concursos, escolas de dança regional, comércio de comida típica, abertura de restaurantes com comida regional, etc..



b) A emigração ocorre em função da sensação de falta de perspectivas de boa remuneração no Brasil em contrapartida às possibilidades de bons ganhos no exterior principalmente com relação aos descendentes de japoneses que migram para o Japão, dos brasileiros que conseguem cidadania europeia devido a sua ascendência, e de brasileiros que migram legal ou clandestinamente para os EUA.



 



8 A 9 C 10 E 11 A 12 C



 



PROPOSTA DE REDAÇÃO ENEM 2012 IMIGRAÇÃO BRASIL SEC XXI



 



A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema.



O MOVIMENTO IMIGRATÓRIO PARA O BRASIL NO SÉCULO XXI, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.



Ao desembarcar no Brasil, os imigrantes trouxeram muito mais do que o anseio de refazer suas vidas trabalhando nas lavouras de café e no início da indústria paulista. Nos séculos XIX e XX, os representantes de mais de 70 nacionalidades e etnias chegaram com o sonho de “fazer a América” e acabaram por contribuir expressivamente para a história do país e para a cultura brasileira.



Deles, o Brasil herdou sobrenomes, sotaques, costumes, comidas e vestimentas.



A história da migração humana não deve ser encarada como uma questão relacionada exclusivamente ao passado; há a necessidade de tratar sobre deslocamentos mais recentes.



Disponível em: http://www.museudaimigracao.org.br. Acesso em: 19 jul. 2012 (adaptado).



Acre sofre com invasão de imigrantes do Haiti



Nos últimos três dias de 2011, uma leva de 500 haitianos entrou ilegalmente no Brasil pelo Acre, elevando para 1400 a quantidade de imigrantes daquele país no município de Brasileia (AC). Segundo o secretário-adjunto de Justiça e Direitos Humanos do Acre, José Henrique Corinto, os haitianos ocuparam a praça da cidade. A Defesa Civil do estado enviou galões de água potável e alimentos, mas ainda não providenciou abrigo.



A imigração ocorre porque o Haiti ainda não se recuperou dos estragos causados pelo terremoto de janeiro de 2010. O primeiro grande grupo de haitianos chegou a Brasileia no dia 14 de janeiro de 2011. Desde então, a entrada ilegal continua, mas eles não são expulsos: obtêm visto humanitário e conseguem tirar carteira de trabalho e CPF para morar e trabalhar no Brasil.



Segundo Corinto, ao contrário do que se imagina, não são haitianos miseráveis que buscam o Brasil para viver, mas pessoas da classe média do Haiti e profissionais qualificados, como engenheiros, professores, advogados, pedreiros, mestres de obras e carpinteiros. Porém, a maioria chega sem dinheiro.



Os brasileiros sempre criticaram a forma como os países europeus tratavam os imigrantes. Agora, chegou a nossa vez – afirma Corinto.



Disponível em: http://www.dpf.gov.br.Acesso em: 19 jul. 2012 (adaptado).



 



Trilha da Costura



 



Os imigrantes bolivianos, pelo último censo, são mais de três milhões, com população de aproximadamente 9,119 milhões de pessoas. A Bolívia em termos de IDH ocupa a posição de 114. ° de acordo com os parâmetros estabelecidos pela ONU. O país está no centro da América do Sul e é o mais pobre, sendo 70% da população considerada miserável. Os principais países para onde os bolivianos imigrantes dirigem-se são: Argentina, Brasil, Espanha e Estados Unidos.



Assim sendo, este é o quadro social em que se encontra a maioria da população da Bolívia, estes dados já demonstram que as motivações do fluxo de imigração não são políticas, mas econômicas. Como a maioria da população tem baixa qualificação, os trabalhos artesanais, culturais, de campo e de costura são os de mais fácil acesso.



OLIVEIRA, R.T. Disponível em: http://www.ipea.gov.br. Acesso em: 19 jul. 2012 (adaptado).



 



Comentário à proposta de Redação MEC



 



O tema proposto foi O movimento imigratório para o Brasil no século XXI. Para desenvolver sua redação, o candidato contou com três textos motivadores, além de uma imagem retratando a rota de imigração dos haitianos para o Brasil.



Esperava-se que o candidato se posicionasse sobre uma questão que começa a preocupar as autoridades brasileiras, dado o crescimento do numero de imigrantes sul-americanos e haitianos que, empurra dos por condições econômicas adversas, dirigem-se ao Brasil em busca de trabalho.



Caberia observar, com base nos próprios textos de apoio, que, embora a maioria dos imigrantes vindos da América do Sul possuam baixa qualificação, sendo, portanto, sujeitos a trabalhos braçais (artesanais, de campo, de costura), nem todos se encontram nessa condição, o que pode ser constatado em relação aos haitianos, dentre os quais se encontram professores, advogados, engenheiros – profissionais vitimados pelos estragos causados pelo terremoto que devastou o Haiti em 2010.



Caso o candidato fosse favorável à regularização da permanência dos imigrantes no País, seria apropriado lembrar que o Brasil sempre se caracterizou como um país receptivo a imigração. Os séculos XIX e XX poderiam ser lembrados como a época em que imigrantes de diversas terras vieram ajudar a construir o Brasil, contribuindo “expressivamente para a historia... e para a cultura brasileira”. Seria oportuno, porem, destacar a importância de se oferecer um tratamento digno aqueles que entram ilegalmente no País, sem jamais aproveitar-se de sua vulnerabilidade para submetê-los, entre outras formas de exploração, a trabalho escravo, ou a condições degradantes.



Caso, porem, o candidato se posicionasse contra a imigração, deveria observar que o País já conta com farta mão de obra desqualificada, não havendo, pois, sentido em aumentar esse contingente. Quanto aos profissionais qualificados – caso dos haitianos – também esses poderiam representar uma incipiente, porem real, ameaça ao emprego dos brasileiros.



Como proposta de intervenção relativamente ao problema abordado, seria necessário, aos olhos dos favoráveis a imigração, sugerir um conjunto de medidas legais e politicas destinadas a regularizar a situação migratória de mais de três milhões de pessoas, oferecendo-lhes vistos e documentos que lhes permitissem obter colocação no mercado de trabalho. Os empresários, por sua vez, poderiam abrir espaço para tais trabalhadores, visando a conferir-lhes a dignidade que lhes foi retirada em seus países de origem.



No que se refere aqueles que se mostrassem contra a imigração, uma intervenção possível seria a deportação respeitosa dos imigrantes ilegais.



 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui