Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10388)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Educação Ambiental e Cidadania. -- 13/12/2010 - 22:37 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA

Ao longo da história da humanidade houve uma grande evolução no conceito de cidadania. E, recentemente, a Educação Ambiental é a maior responsável pela construção do conceito do que é ser cidadão.
A revolução ambiental das últimas décadas mexeu com todas as áreas de nossa vida, colocando a cidadania numa dimensão rica e bastante abrangente. Hoje, a cidadania é uma questão que ultrapassa qualquer fronteira nacional e cultural. O movimento ambientalista mostra que o cidadão moderno é aquele que tem uma atuação planetária.
Cidadania ambiental quer dizer participar ativamente no meio onde se vive, resgatando direitos e promovendo uma nova ética capaz de conciliar a natureza e a sociedade.
Para desenvolver essa cidadania é preciso refletir diariamente sobre nossas atitudes e comportamentos na proteção do meio ambiente, contribuindo para a conservação de todos os lugares onde a vida nasce e se organiza.
Todos nós precisamos auxiliar as pessoas ao nosso redor, as ONG’s, os órgãos públicos e as empresas privadas, reconhecendo a necessidade de vivermos em harmonia com a terra, as águas, as plantas, os animais e todas as demais formas de vida.
Ser um cidadão nos dias de hoje implica em estar motivado e comprometido com o meio ambiente. É empenhar-se individualmente e coletivamente para resolver os problemas atuais que nosso planeta enfrenta.
Seja um cidadão planetário e assuma suas responsabilidades frente à construção de um mundo sustentável !!!

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 399, p. 15, de 28/01/2011. Gurupi - Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui