Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62283 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ENERGIA GERAL QUESTÕES DE VESTIBULARES -- 20/04/2013 - 10:32 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


ENERGIA GERAL  QUESTÕES DE VESTIBULARES



 



1. MACKENZIE JULHO 2004



 



 


































Evolução do Consumo Mundial de algumas Fontes Energéticas



 – Década/90




Fonte geradora




Crescimento %




Fonte geradora




Crescimento %




Eólica




26




Gás Natural




4,4




Solar




16




Carvão Mineral




2,3




Geotérmica




5,5




Petróleo




2,3




Coimbra e Tibúrcio – Geografia: uma análise do espaço geográfico



 



Observando a tabela e levando em conta seus conhecimentos a respeito das principais fontes energéticas do mundo, assinale a alternativa correta.



a) A obtenção de fontes tradicionais de energia vem  crescendo percentualmente, se comparada às fontes  orgânicas. No mercado, a demanda por serviços  e mercadorias exige menores custos de produção e a energia gasta é um fator que pode interferir nesse sentido.



b) Verifica-se uma diminuição percentual das fontes geradoras de energia provenientes da queima de combustíveis fósseis, altamente poluidoras; a utilização  dessas fontes vem sofrendo recuo em função  dos altos custos, se comparados aos das demais fontes.



c) A consciência ecológica mundial, a partir da ECO 92,  no Rio de Janeiro, e do Acordo de Kyoto, firmado e  ratificado em 1997 pelas nações do G-8, vem fazendo  com que ocorra uma mudança gradativa nessas nações, as que mais poluem, com relação às fontes  geradoras de energia.



d) O grande desafio da humanidade consiste na busca  de fontes alternativas de energia, que venham substituir  àquelas que são classificadas como não renováveis  e altamente poluidoras, o que justifica os elevados  índices de crescimento dessas fontes.



e) O aumento percentual das fontes alternativas de  energia deve-se, exclusivamente, aos seus baixos  custos de obtenção, se comparados aos das demais  fontes, ditas convencionais.



 



 



 



 



2. MACKENZIE JULHO 2004



 do relatório da Comissão Mundial sobre   Meio Ambiente e Desenvolvimento - 1987 - ONU



“Nosso futuro global depende do desenvolvimento  sustentável. Depende de nosso desejo e capacidade de dedicar nossa inteligência e adaptabilidade – e  nossa energia – ao nosso futuro comum. Essa é uma  escolha que podemos fazer.”   Em relação às mudanças que deveriam ser feitas, em  todo o mundo, para a garantia de um futuro sustentável, considere, entre outros, os fatores abaixo.



I. Uma política demográfica para uma população  mundial crescente, que aumente a PEA (População Economicamente Ativa). 



II. Uma política energética eficiente, na produção e  no consumo, além de um aumento da independência  de fontes não-renováveis.



III. Uma política econômica voltada para uma divisão  mais abrangente, na distribuição de renda.  Então:



a) apenas I está correto.



b) apenas I e II estão corretos.



c) apenas II e III estão corretos.



d) apenas III está correto.



e) todos estão corretos.



 



 



3. FGV JULHO 2004  



Energia é a palavra-chave na definição da nova ordem  econômica mundial do século XXI. Estará bem posicionado quem conseguir independência em relação às  fontes fósseis e se apresentar como potencial supridor  das necessidades energéticas do planeta.



http://www.unica.com.br  O Brasil enquadra-se nas condições acima porque:



a) Possui tecnologia para exploração de petróleo em águas profundas e produção de gás natural a partir  do lixo.



b) A utilização da lenha e do carvão vegetal como combustíveis  está garantida pela existência de grandes  áreas florestais.



c) Por meio da Petrobras, o país vem investindo em alternativas ao combustível fóssil, como o gás natural e o carvão mineral.



d) A crescente utilização do gás natural na produção de  energia e como combustível veicular diminui o consumo   de petróleo.



e) Além de sua matriz energética ser a hidroeletricidade, domina a tecnologia de produção de álcool combustível.



 



 



 



4  ENEM 2007 



Qual das seguintes fontes de produção de energia é a  mais recomendável para a diminuição dos gases causadores do aquecimento global?



a) Óleo diesel. b) Gasolina. c) Carvão mineral.  d) Gás natural. e) Vento.



 



5. UNESP JULHO DE 2005  ENERGIA FONTES NÃO  RENOVÁVEIS



Dentre as fontes naturais de energia, existem as que são renováveis e as que não o são. Fazem parte da categoria não renovável as seguintes fontes:



a) urânio, gás natural, petróleo e carvão mineral.



b) petróleo, água, urânio e lixo orgânico.



c) gás natural, carvão mineral, gêiser e maré.



d) lixo industrial, petróleo, urânio e vulcão.



e) gêiser, maré, vulcão e madeira.



 



 



UNESP JULHO 2005 ENERGIA FONTES



A energia é imprescindível ao homem e às suas atividades econômicas. Existem dois tipos de fontes energéticas primárias.



a) Quais são esses dois tipos? Exemplifique-os.



b) Por que a busca de fontes alternativas de energia está sendo estimulada? Cite dois exemplos.



 



 



7  FGV  JULHO 2007   ENERGIA



 



A matriz energética brasileira é considerada uma das  mais limpas do mundo, como mostra o gráfico abaixo (EPE – Empresa de Pesquisas Energéticas). A esse respeito, assinale a alternativa correta:



a) O uso predominante de fontes não renováveis pelos  países da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, que reúne trinta países, entre eles Turquia, Polônia e México), caracteriza



situação de certo atraso econômico e/ou de produção industrial mais antiga.



b) Entre as principais fontes de energia não renováveis estão: petróleo, gás natural, carvão mineral, urânio e derivados.



c) O uso de fontes renováveis, especialmente de biomassa para fins energéticos, é uma característica de países econômica e ambientalmente mais avançados.



d) Entre as principais fontes de energia renováveis estão: energia hidráulica, energia nuclear, biomassa, e biogás.



e) Entre as fontes de energia que tendem a diminuir sua  participação nas matrizes energéticas, figuram a energia nuclear e o carvão mineral, por contribuírem  para o aquecimento global.



 



 



8    VUNESP ENERGIA



Nos últimos meses, uma polêmica tem originado discussões  em vários setores da população brasileira sobre  a proposta do Ministério de Minas e Energia de construir  hidrelétricas no rio Madeira, o que geraria uma série de  impactos sociais e ambientais negativos. Houve um  temor de que se tomassem medidas específicas para  esse caso, se a licença ambiental não fosse concedida  pelo IBAMA. Indique a alternativa que expressa essas  medidas.



a) Transferir os recursos financeiros dessas hidrelétricas  para as de outros rios brasileiros.



b) Incentivar a geração de energia eólica na região  Norte.



c) Retomar a opção por energia nuclear ou a construção  de usinas térmicas, para suprir, em parte, a demanda  do país.



d) Incrementar as turbinas geradoras de energia através  das marés.



e) Capacitar o setor de energia solar com incentivos à  pesquisa em tecnologia.



 



9 UNESP 2007  ENERGIA



O inglês James Lovelock defende a ideia de que a energia nuclear se torne a base da matriz energética mundial no futuro, considerando-a uma alternativa menos  poluente se comparada com a queima de combustíveis  fósseis e com outras formas de energia. Por outro lado, a geração de energia eólica vem crescendo a um ritmo  acelerado nos últimos anos, considerada por muitos  como a grande solução energética do futuro. Embora todos os países destacados na figura ( Espanha, Alemanha , Índia , China e Paquistão ) utilizem a  energia eólica, dois deles têm, nos últimos anos, priorizado a energia nuclear. Cite os países que estão investindo  na energia nuclear e os que continuam priorizando  a energia eólica



 



 



 



10 FONTES ENERGÉTICAS NO BRASIL UNESP JULHO 2008  



 



O petróleo lidera e continuará liderando o ranking das fontes energéticas nas próximas décadas, seguido do carvão e do gás natural. Outras fontes de energia já são também apontadas como alternativas para o século XXI.



Assinale a alternativa que ressalta a contribuição do Brasil nesse panorama global.



a) O Brasil desponta com tecnologias para a produção de energia nuclear como uma alternativa mais econômica do que as demais.



b) O Brasil tem, nos últimos anos, exportado conhecimentos e tecnologias no setor de energia eólica, liderando o ranking nesse setor.



c) No Brasil, são as pequenas indústrias as responsáveis pela produção e pelos acordos internacionais relativos ao biocombustível.



d) Estudos sobre a energia solar utilizada na região Sul brasileira têm chamado a atenção de países como Inglaterra e Itália, os quais têm investido maciçamente no setor.



e) O Brasil apresenta grandes vantagens (físicas e territoriais) para a produção de biocombustível, as quais potencializam a produção de energia renovável.



 



 



11  UFSCAR 2009   ENERGIA NO MUNDO



 



O gráfico compara as diferentes matrizes de oferta de energia no Brasil, nos países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e no mundo. Analise-o e, em seguida, considere as quatro afirmações seguintes.



 


























































Matriz de oferta de energia em 2007 ( %)




 




Brasil




OCDE




Mundo




Biomassa




30,9




4,2




10,5




Hidráulica /Eletricidade




14,9




2,0




2,2




Urânio




1,4




11,0




6,3




Carvão Mineral




6,0




20,4




25,3




Gás Natural




9,3




21,8




20,7




Petróleo e derivados




37,4




40,6




35,0




Consumo em milhões de ton eq, petróleo




238




5.548




11.434




 



(Ministério das Minas e Energia. Energia 2007. Resultados Preliminares. Disponível em www.mme.gov.br/. Acessado em 31.07.2008.)



I. A participação das fontes de energia renováveis representa cerca de pouco mais de 12% no mundo. Já no Brasil, elas representam pouco menos que a metade da oferta de energia.



II. Parte considerável da biomassa consumida no Brasil destina-se ao setor de transportes. Esse consumo deve ser ampliado nos próximos anos, com a substituição de parte do diesel proveniente do petróleo por biocombustíveis.



III. A queima do petróleo e do carvão mineral apresenta menores emissões de gases estufa do que a queima de biomassa e gás natural, demonstrando que os países da OCDE estão mais próximos de cumprir as metas do Protocolo de Kyoto.



IV. Há um forte desequilíbrio no consumo de energia, visto que os 30 países membros da OCDE, considerados ricos, consomem quase metade dos recursos energéticos mundiais. A análise do gráfico e seus conhecimentos sobre o tema permitem afirmar que estão corretas as afirmações:



a) I, II, III e IV. b) I, II e III, apenas. c) I, II e IV, apenas. d) I e III, apenas. e) II e IV, apenas.



 



 



12  ENERGIA NO MUNDO PASUSP 2009



 



Observe o quadro abaixo.



 



 













































Oferta interna de energia – 2005




 




Brasil




Mundo




Petróleo e derivados




39,7




35,0




Hidráulica e eletricidade




14,8




2,2




Carvão mineral




6,3




25,3




Biomassa




29,7




10,5




Gás natural




9,4




20,7




Urânio




1,2




6,3




Fonte: Balanço Energético Nacional, Ministério de Minas e Energia, 2007.



Com base nos seus conhecimentos e no gráfico, assinale a alternativa correta:



a) A maior parte da oferta de energia no Brasil é proveniente de fontes renováveis com reduzida participação dos combustíveis fósseis.



b) A participação dos combustíveis provenientes de fontes renováveis é mais expressiva no restante do mundo do que no Brasil.



c) A participação das fontes renováveis é majoritária mundialmente, com destaque para a biomassa e a hidroeletricidade.



d) A participação do carvão mineral na oferta interna de energia do Brasil é maior do que no restante do mundo.



e) Os combustíveis fósseis representam mais de 50% da oferta de energia, tanto no Brasil quanto no mundo.



 



13  PRODUÇÃO ENERGÉTICA MUNDIALEUNESP 2010 2 FASE



 



Os setogramas mostram a Produção Energética Mundial em dois momentos distintos: 1973 e 2005.



Petróleo 53%, 42% . Gás Natural 19%, 23% ; Carvão – 23% , 17%; Nuclear 1% , 11% e Fontes Renováveis – 4%, 7% .



(Dan Smith. Atlas da Situação Mundial. Um levantamento único dos eventos correntes e das tendências globais. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007.)



A partir da observação dos gráficos e dos seus conhecimentos pode-se afirmar que



a) no contexto da produção energética mundial, entre os dois momentos analisados, a energia nuclear teve uma diminuição em seus índices porque sua construção e operação apresentam altos custos, com elevada emissão de gases de efeito estufa.



b) atualmente, a fonte de energia renovável que mais aumenta a produção e a eólica, devido ao funcionamento mais limpo e mais confiável, apesar da media emissão de gases.



c) a grande queda na produção de energia a partir do petróleo ocorreu nesse período devido à redução das reservas petrolíferas mundiais e o crescente desenvolvimento de novas tecnologias de energias não renováveis como a geotérmica e o biocombustivel.



d) o rápido aumento da produção de energia de fontes não renováveis, como a solar, hidráulica, mares, correntes marítimas e biomassa deve-se ao fato de não gerarem poluição e risco de grandes acidentes.



e) a redução de energia produzida pelo carvão mineral  deve-se, entre vários fatores, ao fato de provocar elevada emissão de gases de efeito estufa e contribuir para a ocorrência de chuva acida.



 



14. MACKENZIE 2010 ENERGIA  



 



Considerando as fontes energéticas do quadro dado, assinale a alternativa correta.



Fonte Energética Vantagem Desvantagem



a) Biomassa - Estimula a prática da silvicultura e o desenvolvimento do



agronegócio. - Monocultura da produção agrícola (elevação do preço dos



alimentos).



b) Eólica - Não complementa as redes tradicionais. - Depende de condições naturais especiais.



c) Gás Natural - Apresenta parcas reservas. - Exige pouco investimento em infra--estrutura de transportes.



d) Hidroeletricidade - A relação custo--benefício não compensa, em função da pequena capacidade de geração de energia. – Responsável pela inundação exclusivamente das várzeas fluviais.



e) Nuclear - Dificuldade de instalação em áreas intensamente urbanizadas. - Alguns países periféricos, por questões de segurança, querendo livrar-se dos resíduos, procuram espaços em países centrais para armazená-los.



 



ENERGIA NO MUNDO PUCSP 2010



Observe o gráfico para responder às questões 15e 16



MISTURA ENERGÉTICA DE ALGUNS PAÍSES – 2005



 



GÁS NATURAL – CARVÃO – PETRÓLEO – ENERGIA NUCLEAR – ENERGIAS RENOVÁVEIS – CONSUMO TOTAL EM QUATRILHÕES DE J



 



RÚSSIA – 54,8   15,6     18,6    5,0  5,8    31.960



CHINA –     2,8  6,99 2,06  0,7  6,0          70.777



ÍNDIA –      8,0  5,31   30,9   1,2    6,8      17.067



JAPÃO  -   14,2   20,5    48,5   12,5   4,5    23.838



EUROPA – 23,3   16,2   39,3 12,8  8,0       85,861



EUA –          22,6   22,6    40,5  8,2  6,0    105,580



MUNDO       23,2    26,5      36,7   5,9  7,7  487.530



BRASIL       8,1  4,4    48,0    1,6   37,9      9.809      



 



(Fonte: DURAND, Marie-Françoise; COPINSCHI, Philippe;



MARTIN, Benoit; PLACIDI, Delphine. Atlas da mundialização: Compreender o espaço mundial contemporâneo. São Paulo:



Editora Saraiva, 2009. p. 102)



Escolha, a seguir, a alternativa que o interpreta corretamente:



a) O Brasil tem destaque no consumo de energias renováveis graças à produção do etanol.



b) O petróleo e a principal fonte de consumo de energia nos três maiores centros consumidores de energia.



c) Os principais pólos consumidores de petróleo no gráfico são também os maiores produtores.



d) Os combustíveis fosseis são ainda muito dominantes no mundo, refletindo a distribuição dos centros econômicos mais poderosos do mundo.



e) A situação inferior do uso da energia nuclear assim como da hidroeletricidade, se deve a escassez das matérias primas para sua produção.



 



16. MACKENZIE JULHO 2012   ENERGIA  FONTES 



 



As afirmativas abaixo fazem referencia a fontes de energia em uso no mundo.



Analise-as para responder a questão.



I. Intermitência no fornecimento, ou seja, oscilações da oferta em razão de sua própria natureza.



II. Possibilidade de armazenamento, com maior segurança nas condições de oferta.



III. Tecnologia muito conhecida, baixos riscos operacionais e ampla utilização em diversos países.



IV. Potencial de crescimento em diferentes países, com diferentes condições naturais e dimensões territoriais.



V. Crescimento potencial atrelado as condições naturais especificas de hidrografia e formas de relevo.



De acordo com as características das fontes de energia hidráulica, solar e eólica, assinale a alternativa com a relação correta.



a) I e IV II, III e V



b) II III e V I e IV



c) II e IV I, III e V



d) IV I, II, III e V



e) I e III II, IV e V



 



GABARITO



 



1 D 2 C 3 E  4 E  5 A



 



Resolução  6



a) Os dois tipos de fontes de energia primárias são as  renováveis, cujo ciclo de formação natural é mais rápido que o ciclo de consumo humano, e as não renováveis,



cujo ciclo de formação natural é mais  lento que o ciclo de consumo humano. Como exemplos  da primeira, podemos citar a biomassa hidráulica e solar, entre outras; da segunda, citamos os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral, gás natural e xisto pirobetuminoso) e os combustíveis  atômicos (urânio e tório).



b) Fontes alternativas de energia são aquelas que ainda  não são usadas em grande escala comercial, mas se apresentam como alternativa viável, tendo em vista  o aumento crescente do preço do barril de petróleo estimulado pela guerra no Iraque e pelo crescimento econômico da China e Estados Unidos, principalmente.



Como exemplos de fontes alternativas, podemos  citar: eólica, solar, geotérmica, maremotriz  entre outras. Além da questão econômica, a pressão  realizada por grupos ambientalistas também acarreta  uma maior difusão de fontes de energia não poluentes.



 



7 B 8 C



 



Resolução 9



Índia e China investem em energia nuclear e Alemanha e Espanha em energia eólica.



 



10 E 11 C  12 E  13  E  14 A  15  D  16  B    


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui