Usina de Letras
Usina de Letras
22 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Planeta Terra: lugar sem igual. -- 06/09/2010 - 09:37 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PLANETA TERRA: LUGAR SEM IGUAL

Pesquisas recentes têm revelado que existem milhões de galáxias e que cada uma delas contém milhões de estrelas, cometas e planetas. E, segundo estimativas, existem fortes probabilidades de que muitos desses planetas sejam semelhantes ao nosso, o que daria condições favoráveis para serem habitados por nós.
Pode parecer estranho, mas essas informações de certa forma nos levam a pensar no futuro da humanidade. Outra questão recente que mexe com todos é a preocupação que temos com a atual crise ambiental que nosso planeta está passando.
Até pouco tempo atrás se pensava que o nosso planeta era uma fonte inesgotável de recursos, um lugar criado para ser desfrutado sem limites. Nessa visão, o progresso era enaltecido, e se pensava que os recursos naturais poderiam ser usados à vontade, sem problemas. Era consenso geral que sempre haveria um novo espaço a ser ocupado, um novo recurso a ser descoberto e explorado. Assim, não havia a preocupação com as questões ambientais.
A grande novidade da crise ambiental é que ela suscitou a seguinte pergunta: para onde a humanidade está caminhando ??? E a resposta parece ser simples: para um abismo, para uma catástrofe global.
Mas, felizmente, hoje sabemos que a natureza que permite a existência da vida e fornece os bens que utilizamos ocorre somente no planeta Terra. E ela não é infinita; ao contrário, possui limites que, apesar de amplos, já começam a ser atingidos pela ação humana. Não há espaço, ar, água, petróleo, minerais etc. para um progresso ilimitado ou infinito.
Até o momento não há possibilidade de habitarmos a Lua ou qualquer outro planeta do sistema solar, e nem mesmo o mais otimista cientista tem coragem de afirmar que será possível fazer viagens intergalácticas em curto prazo. É certo que esse tipo de coisa permanecerá por um longo tempo como parte apenas dos filmes de Hollywood, pois não podemos habitar nenhum outro planeta que não seja o nosso.
Por isso tudo é que a responsabilidade pela preservação do ambiente não pode ser deixada apenas ao encargo de governos e especialistas, mas tem de ser assumida por todos.
É necessário, portanto, repensar o modo de vida, o consumo, a produção voltada unicamente para o lucro e sem nenhuma preocupação com o futuro da biosfera. Essa é a grande mensagem que o movimento ecológico trouxe para a vida de cada um de nós.
O planeta Terra é um lugar sem igual, o que nos leva a assumir uma postura responsável. Temos que cuidar dele, pois ele é a nossa casa e certamente que nenhum de nós quer perder essa belíssima morada. Pense nisso e passe a fazer parte daqueles que lutam pela sua proteção !!!

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 387, p. 15, de 05/11/2010. Gurupi - Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui