Usina de Letras
Usina de Letras
24 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ENERGIA NUCLEAR QUESTÕES DE VESTIBULAR -- 18/04/2013 - 15:04 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




ENERGIA NUCLEAR QUESTÕES DE VESTIBULAR



Edson Pereira Bueno Leal, abril de 2.013.



UNESP JULHO DE 2004 ENERGIA E AMAZÔNIA

1. A revista IstoÉ, de 14.04.2004, em reportagem de capa, afirma que o atual governo resgatou a ideia de soberania nacional, pois... a política externa é um reflexo disso. Assim se explica a reação dos Estados Unidos em vários episódios. No Brasil, muitos dizem que a pressão americana para abrirmos os segredos da tecnologia de enriquecimento do urânio não passa de retaliação. Ao enriquecer o urânio para abastecer suas usinas nucleares, o País entra num clube restrito de 11 nações detentoras desse conhecimento. E essa é, sim, uma questão de soberania. Tendo em vista que a rede hidrográfica brasileira é uma das mais densas do globo, que a maior parte dos nossos rios são perenes e que é grande a sua utilização como fonte de energia, pergunta-se:

a) Por que o Programa Nuclear Brasileiro é considerado necessário?

b) Por que controlar a atuação das ONGs internacionais e as reservas indígenas na Amazônia é uma questão de soberania?





2 UFABC 2007 Energia Nuclear

O poema refere-se à Rosa de Hiroxima como “radioativa, estúpida, inválida”, destacando os efeitos nocivos da radioatividade, um dos subprodutos da energia nuclear e que pode vazar para o ambiente através do lixo atômico ou por acidentes, como o que ocorreu na usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia. Entre as vantagens da energia nuclear, que compensam os perigos de possíveis acidentes, destacam-se:

a) o fato de ser renovável, não causar grandes impactos ambientais, como as hidrelétricas, e não ser fonte de conflitos entre países, pois não é uma fonte finita.

b) a presença, na geração de energia, tanto de capitais privados como estatais, pois as usinas nucleares são investimentos de baixo custo e retorno rápido.

c) o combustível (urânio enriquecido) é relativamente barato, a geração de resíduos é pequena e não há geração de gases que intensificam o efeito estufa.

d) a abundância do combustível (urânio) em todo o mundo, o baixo custo de implantação de usinas nucleares e a tecnologia acessível aos países pobres.

e) o controle internacional sobre a geração de energia nuclear e a legislação ambiental rígida, que restringem a construção de usinas pelos países que não seguem as normas.



3 UFABC 2007 Energia Nuclear

Além da enorme quantidade de energia produzida no momento da explosão da bomba em Hiroxima, restaram materiais altamente radioativos produzidos por reações de.

a) Fusão nuclear. b) fissão nuclear. c) combustão. d) oxirredução e) polimerização.





4 ENEM 2005 LIXO ATÔMICO

Um problema ainda não resolvido da geração nuclear de eletricidade é a destinação dos rejeitos radiativos, o chamado “lixo atômico”. Os rejeitos mais ativos ficam por um período em piscinas de aço inoxidável nas próprias usinas antes de ser, como os demais rejeitos, acondicionados em tambores que são dispostos em áreas cercadas ou encerrados em depósitos subterrâneos secos, como antigas minas de sal. A complexidade do problema do lixo atômico, comparativamente a outros lixos com substâncias tóxicas, se deve ao fato de:

(A) emitir radiações nocivas, por milhares de anos, em um processo que não tem como ser interrompido artificialmente.

(B) acumular-se em quantidades bem maiores do que o lixo industrial convencional, faltando assim locais para reunir tanto material.

(C) ser constituído de materiais orgânicos que podem contaminar muitas espécies vivas, incluindo os próprios seres humanos.

(D) exalar continuamente gases venenosos, que tornariam o ar irrespirável por milhares de anos.

(E) emitir radiações e gases que podem destruir a camada de ozônio e agravar o efeito estufa.



5 UNIFESP 2008 ENERGIA NUCLEAR

A adoção de usinas nucleares para gerar energia voltou ao debate no Brasil em função da anunciada crise energética. Entre as implicações mais graves que este modelo de geração de energia cria, está:

a) o aumento do poder militar do Brasil, que ganhará um posto no Conselho de Segurança da ONU.

b) o lixo atômico, cuja atividade prolonga-se por gerações.

c) a ameaça de explosão por ambientalistas radicais.

d) a obrigação do país de não produzir armas nucleares, que mantém o status quo nuclear mundial.

e) o risco de acidentes fatais, dado o vazamento frequente de material radioativo.



6 MACKENZIE 2008 2 FASE PROGRAMA NUCLEAR BRASILEIRO



Com a possibilidade de esgotamento da capacidade de produção de energia por meio de usinas hidroelétricas e termoelétricas, o governo brasileiro resolveu retomar o programa nuclear, devido ao alto investimento já aplicado.

Considere as afirmações abaixo a respeito do contexto histórico e geopolítico do programa nuclear brasileiro.

I. Desenvolvido durante a ditadura militar brasileira, esse programa tinha a finalidade principal de construir uma bomba atômica para garantir a hegemonia do país na América do Sul.

II. O programa nuclear brasileiro teve apoio irrestrito dos Estados Unidos, pois o Brasil, que, à época, estava sob ditadura militar, era aliado do eixo capitalista.

III. No início dos anos 80, houve um acordo secreto entre o governo brasileiro e Saddan Hussein, que previa o fornecimento dos recursos necessários à conclusão de vários projetos brasileiros, em troca da transferência da nossa tecnologia nuclear e envio de urânio enriquecido no Brasil.

Dessa forma,

a) apenas I está correta.

b) apenas II está correta.

c) apenas III está correta.

d) apenas I e III estão corretas.

e) apenas II e III estão corretas.



7 A ENEM 2011 CHERNOBYL



O acidente nuclear de Chernobyl revela brutalmente os limites dos poderes tecnico-cientificos da humanidade e as “marchas-a-ré” que a “natureza” nos pode reservar. E evidente que uma gestão mais coletiva se impõe para orientar as ciências e as técnicas em direção a finalidades mais humanas.

GUATTARI, F. As três ecologias. São Paulo. Papirus, 1995 (adaptado).

O texto trata do aparato tecnico-cientificos e suas consequências para a humanidade, propondo que esse desenvolvimento:

a) defina seus projetos a partir dos interesses coletivos.

b) guie-se por interesses econômicos, prescritos pela lógica do mercado.

c) priorize a evolução da tecnologia, se apropriando da natureza.

d) promova a separação entre natureza e sociedade tecnológica.

e) tenha gestão própria, com o objetivo de melhor apropriação da natureza.



8 FGV JULHO 2011 ENERGIA NUCLEAR



O recente tsunami no Japão, que abalou a segurança da usina nuclear de Fukushima, voltou a acirrar os debates em torno dos riscos para a vida provocados por essa fonte de energia. Os dados indicam que ha 443 reatores em operação em 30 países. Considerando esses fatos e a distribuição geográfica das usinas no mundo, é correto afirmar que:

a) Boa parte dos reatores e usinas esta distribuída nos países pobres, como o Brasil, para diminuir o risco das populações dos países ricos.

b) Somente os países que empregam energia nuclear para uso militar também a utilizam para gerar energia.

c) A concentração dos reatores em poucos países e positiva, pois os efeitos de acidentes ficam restritos aos seus territórios, diminuindo, assim, a escala dos riscos.

d) Os reatores concentram-se apenas em alguns países, que são aqueles poucos que tem acesso limitado às outras fontes de energia, como os combustíveis fosseis.

e) A maior parte dos reatores encontra-se nos países do hemisfério norte que possuem economia dinâmica e contingente populacional bastante considerável.



9. FATEC JULHO 2012 ENERGIA NUCLEAR



Um ano depois do terremoto seguido de tsunami que atingiu o Japão em 11 de março de 2011, causando o comprometimento da usina de Fukushima, a energia nuclear voltou a ser debatida pelos cientistas, ecologistas e pela sociedade civil que vêm destacando vantagens e desvantagens deste tipo de energia.

Sobre a energia nuclear é correto afirmar que

a) requer grandes espaços e estoques para seu funcionamento, mas sua tecnologia é barata e acessível a todos os países.

b) provoca grandes impactos sobre a biosfera e necessita de grandes estoques de combustível para produzir energia.

c) é considerada energia limpa e renovável, mas depende da sazonalidade climática e dos efeitos de fenômenos tectônicos.

d) apresenta mínima interferência no efeito estufa, mas um de seus maiores problemas é o destino final do lixo nuclear.

e) consome o urânio, que é considerado abundante em todos os continentes, mas produz gases de enxofre e particulados.



10. ENEM 2004

O debate em torno do uso da energia nuclear para produção de eletricidade permanece atual. Em um encontro internacional para a discussão desse tema, foram colocados os seguintes argumentos:



I. Uma grande vantagem das usinas nucleares é o fato de não contribuírem para o aumento do efeito estufa, uma vez que o urânio, utilizado como “combustível”, não é queimado, mas sofre fissão.

II. Ainda que sejam raros os acidentes com usinas nucleares, seus efeitos podem ser tão graves que essa alternativa de geração de eletricidade não nos permite ficar tranquilos.



A respeito desses argumentos, pode-se afirmar que:



a) O primeiro é válido e o segundo não é, já que nunca ocorreram acidentes com usinas nucleares.

b) O segundo é válido e o primeiro não é, pois de fato há queima de combustível na geração nuclear de eletricidade.

c) O segundo é valido e o primeiro é irrelevante, pois nenhuma forma de gerar eletricidade produz gases do efeito estufa.

d) Ambos são válidos para se compararem vantagens e riscos na opção por essa forma de geração de energia.

e) Ambos são irrelevantes, pois a opção pela energia nuclear está-se tornando uma necessidade inquestionável.







RESOLUÇÃO



Resolução 1

a) É fundamental o desenvolvimento de tecnologia no setor nuclear, como o enriquecimento do urânio, para que o país ingresse nesse seleto grupo de 11 nações detentoras desse conhecimento, bem como o fato de termos urânio em abundância, o que garantiria a possibilidade de tornar o Brasil exportador de urânio enriquecido com maior produtividade do que os tradicionais exportadores: EUA e Rússia.

Este programa assegurará a autonomia nacional sobre um ramo da tecnologia, estratégico com a iminência de escassez das fontes não renováveis, em face da demanda crescente do consumo energético.

b) O controle nacional sobre as ONGs (atuais OSCs – Organizações da Sociedade Civil) poderia permitir ao Estado inseri-las no planejamento para a região, além de coibir a ação estrangeira numa área estratégica, onde é intenso o processo de evasão de recursos e é crescente a biopirataria. Considerando que as reservas indígenas estão sob a tutela estatal, o seu controle efetivo impediria questionamento internacional e intervencionismo acerca da tutela de inúmeros povos, o que afastaria a possibilidade de reivindicações internacionais sobre a Região Amazônica.





2 C 3 B 4 A 5 B 6 A 7 A 8 E 9 D 10 D

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui