Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50668)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ENERGIA ELÉTRICA QUESTÕES DE VESTIBULARES -- 17/04/2013 - 11:28 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


ENERGIA ELÉTRICA  QUESTÕES DE VESTIBULARES



 



Edson Pereira Bueno Leal, abril de 2013.



 



1. MACKENZIE JULHO 2004



 



 






























Oferta de Eletricidade no Brasil




 




1970




1998




Hídrica – geração




89




81




Hídrica importação




 




10




Térmica




11




9




Miriam e Miriam – Geografia: os recursos minerais e energéticos



 



Com base no gráfico dado, referente à oferta de eletricidade no Brasil, e considerando o consumo de energia do nosso país, é correto afirmar que:



a) a diminuição da oferta de fontes hídricas geradas no país, de 1970 a 1998, deve-se à consciência da necessidade do racionamento para se evitar possíveis blecautes.



b) o nosso potencial hidráulico é totalmente utilizado, obrigando o país a importar o excedente de energia  dos países vizinhos.



c) a energia hídrica importada, destacada no gráfico,  refere-se especificamente à compra da parte da  energia elétrica que cabe ao Paraguai, produzida  pela usina hidrelétrica de Itaipu.



d) a oferta de eletricidade, oriunda das fontes térmicas, é pequena, em função do alto custo de instalação das termelétricas, que tendem ao desaparecimento.



e) a oferta de eletricidade gerada no país nos anos 70  supera a oferta do final dos anos 90, pois, na década de 70, o consumo era bem maior, em virtude da  demanda do período do milagre econômico.



 



ENERGIA HIDROELÉTRICA  MACKENZIE JULHO DE 2004



 



2. As hidrelétricas respondem por mais de 90% da produção  de eletricidade no Brasil. O crescimento da produção  e do consumo final da energia hidrelétrica foi  resultado da combinação de uma série de fatores, a saber:



I. o desejo governamental de minimizar a dependência  do país em relação ao petróleo, uma fonte primária  relativamente escassa em nosso território.



II. a constatação de que a energia hidráulica é uma  fonte energética primária em abundância e disponível,  considerando os aspectos morfoclimáticos  do país.



III. o estímulo dado, a partir dos choques do petróleo, na década de 70, à substituição do óleo diesel pela  eletricidade nas indústrias, que resultou, também, em diminuição da emissão de poluentes nas áreas  de concentração industrial.



Então:



a) apenas II e III estão corretos.



b) apenas I e III estão corretos.



c) apenas II está correto.



d) apenas I está correto.



e) I, II e III estão corretos.



 



3   PUC SP 2006 ENERGIA ELÉTRICA BRASIL  



 



Mais de 90% do sistema elétrico brasileiro está integrado por linhas de transmissão a longa distância. Logo, tornou-se possível contornar as “secas regionais”, na medida em que o sistema pode ser manobrado para diminuir a utilização das usinas do vale do rio São Francisco e compensar com as usinas das bacias dos rios Paraná e Uruguai, por exemplo.



Considerando a infraestrutura brasileira para energia elétrica, é correto afirmar que.



a) o sistema elétrico brasileiro tem como geração dominante a hidroeletricidade, mas trata-se de uma forma que vem sofrendo concorrência dos fortes investimentos, principalmente em usinas térmicas de base nuclear.



b) a despeito da evolução na geração e na circulação da energia elétrica, cerca da metade do território brasileiro não se beneficia do sistema elétrico integrado e só pode contar com a produção local de energia.



c) a integração do sistema elétrico no país articula bem apenas as regiões produtoras de energia, pois a integração e distribuição para as áreas consumidoras são bem precárias, o que está na origem do recente “apagão”.



d) as usinas do vale do São Francisco não bastam nem para a metade do abastecimento do Nordeste, em razão de sua baixa capacidade de geração, já que as usinas ali instaladas são usinas de médio porte.



e) para que o sistema elétrico brasileiro venha a se tornar mais eficiente, a dependência em relação à hidroeletricidade deve diminuir, visto que há apenas um reduzido potencial hidráulico a ser explorado no  território.



 



4  MACKENZIE 2006  ENERGIA ELÉTRICA  MUNDO



 



Parcela da Fonte Hídrica na Geração Elétrica



Noruega  99,3 ;   Brasil  81,7 ;   Canadá  56,7  ;  Suécia - 49,0



Rússia  19,7  ;   China  18,99 ;  França  14,3



 



Agência Internacional de Energia



Sobre os países da tabela, podemos afirmar que



a) têm grande potencial hidrelétrico e não utilizam energia nuclear.



b) sua uniforme distribuição de relevo acidentado e  planáltico, garante a obtenção de energia hidrelétrica.



c) a grande quantidade de chuva, graças à tropicalidade, é fator decisivo para o uso da energia hidrelétrica.



d) também recorrem ao uso da energia nuclear, embora alguns países da tabela tenham um grande potencial  hídrico.



e) correspondem aos cinco maiores produtores  mundiais de hidroeletricidade.



 



 



5. ENEM 2001 – O setor residencial brasileiro é , depois da indústria , o que mais consome energia elétrica . A participação do setor residencial no consumo total de energia cresceu de forma bastante acelerada nos últimos anos. Esse crescimento pode ser explicado :



I – pelo processo de urbanização do país , com a migração da população rural para as cidades



II -  pela busca de melhor qualidade de vida, com a maior utilização de sistemas de refrigeração , iluminação e aquecimento



III – pela substituição de determinadas fontes de energia – a lenha , por exemplo, pela energia elétrica .



Estão corretas



a) III b) I e II   c) I e III  c) II e III  e) todas .



 



6. UNESP JULHO 2012  ENERGIA HIDROELÉTRICA BRASIL



Analise a tabela.



EXPECTATIVA DE EVOLUCAO DA PRODUCAO DE ENERGIA



HIDRELETRICA NO BRASIL, 2009 – 2019 (.)



 



 







































Produção



MW



 




Sudeste/



CO



 




Sul




Nordeste




Norte




Brasil




Dez/09




61 882



(60%)



 




16 550



(16%)




14 759



(14%)




10 407



(10%)



 




103 598



(100%)



 




Dez/19




77 508



(46%)



 




23 614



(14%)



 




26 708



(16%)



 




39 248



(24%)



 




167 078



(100%)



 




Variação



(%)




25,3




42,7




81,0




277,1




61,3




Ministério de Minas e Energia. Plano Decenal de Expansão



de Energia, 2010



Indique as regiões brasileiras que sofrerão os maiores aumentos percentuais na capacidade de produção de energia hidrelétrica instalada ate 2019.



Cite um exemplo de usina hidrelétrica que esta em construção no Brasil e aponte duas consequências socioambientais resultantes da sua instalação.



 



 



 



 



7. FATEC 2009  USINAS HIDROELÉTRICAS



 



As usinas hidrelétricas suprem cerca de 10% da energia e 20% do consumo total de eletricidade do globo. Essa energia apresenta, em relação ao petróleo, ao carvão e à energia atômica, algumas vantagens: não provoca diretamente grande poluição (pela queima ou combustão) e é uma fonte renovável. Porém, tais usinas provocam outros tipos de impactos socioambientais. (VESENTINI, J.W. – Sociedade e espaço.



São Paulo: Ática, 1996).



Considere os seguintes impactos atribuíveis à construção de usinas hidrelétricas.



I. Represamento artificial das águas e inundação de áreas de populações ribeirinhas.



II. Destruição de planaltos e mesmo de montanhas, para criar o represamento dos rios.



III. Perda de extensas áreas com florestas, solos cultiváveis e, às vezes, sítios arqueológicos.



IV. Migrações forçadas e desestabilização da vida social em escala local e regional.



É válido afirmar que as usinas hidrelétricas podem provocar os impactos citados em



a) I, II, III e IV. b) I, II e III, apenas. c) I, III e IV, apenas. d) I e III, apenas.



e) III e IV, apenas.



 



 



8DFGV JULHO 2011 ENERGIA



Observe com atenção:



Oferta de Energia Especificação



 



Brasil   1973 2009  OECD  1973 2007    Mundo 1973 2007



 



Petróleo e derivados 45,6 37,9 52,5 37,3 46,1 34,0



Gás natural 0,4 8,8 19,0 23,7 16,0 20,9



Carvão mineral 3,1 4,8 22,6 20,9 24,5 26,5



Urânio 0,0 1,4 1,3 10,9 0,9 5,9



Hidráulica e eletricidade 6,1 15,2 2,1 2,0 1,8 2,2



Biomassa/ eólica/outras 44,8 32,0 2,5 5,2 10,7 10,5



Total (%) 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0



Total – milhões tep



82 244 3.724 5.433 6.115 12.029



 



 



Ministério das Minas e Energia, Resenha Energética Brasileira: exercício de 2009, p. 18.



Considerando a tabela e os seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa correta:



a) Em 2009, as fontes renováveis foram responsáveis por mais de metade da oferta interna de energia no Brasil.



b) Nos países da OECD, a participação dos combustíveis fósseis na oferta interna de energia recuou 50% entre 1973 e 2007.



c) O recuo da participação do petróleo ocorrido entre 1973 e 2007 na OECD) e no mundo decorreu, principalmente, da adoção de políticas energéticas voltadas para a sustentabilidade ambiental.



d) Entre 1973 e 2009, houve recuo da participação de biomassa/eólica e outras na matriz energética brasileira devido, principalmente, a substituição da lenha por fontes mais eficientes de geração de energia.



e) O Brasil, mesmo sendo um dos maiores produtores mundiais de carvão, não figura entre os seus maiores consumidores.



 



 



9 ENEM 2004   HORÁRIO DE VERÃO



 



Entre outubro e fevereiro, a cada ano, em alguns estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, os relógios permanecem adiantados em uma hora, passando a vigorar o chamado horário de verão. Essa medida, que se repete todos os anos, visa



 



a) promover a economia de energia, permitindo um melhor aproveitamento do período de iluminação natural do dia, que é maior nessa época do ano.



b)diminuir o consumo de energia em todas as horas do dia, propiciando uma melhor distribuição da demanda entre o período da manhã e da tarde.



c) adequar o sistema de abastecimento das barragens hidrelétricas ao regime de chuvas, abundantes nessa época do ano nas regiões que adotam esse horário.



d) Incentivar o turismo, permitindo um melhor aproveitamento do período da tarde, horário em que os bares e restaurantes são mais frequentados.



e) responder a uma exigência das indústrias, possibilitando que elas realizem um melhor escalonamento das férias de seus funcionários.



 



 



 



10 UNESP JULHO 2011 HIDRELÉTRICAS NA AMAZÔNIA



 



O tabu das hidrelétricas na Amazônia



Segundo especialistas, o Brasil precisa de mais represas – inclusive na Amazônia – para evitar futuros afagues (...) e o maior empreendimento do Brasil nessa área é a usina hidrelétrica de Belo Monte, cuja construção enfrenta protestos ambientais. A rejeição às grandes barragens é produto de um histórico de erros no setor. (...) O símbolo desses enganos é a usina de Balbina, erguida nos anos 80 no rio Uatumã, no estado do Ama zonas. (...) Os



construtores inundaram a área sem retirar as árvores, que viraram um grotesco paliteiro. A madeira em putrefação atraiu nuvens de mosquitos para a região, matou os peixes e gera metano, um gás tóxico e responsável pelas mudanças climáticas (Época, 12.03.2011. Adaptado.)



 



Explique por que a não retirada das arvores levou a mortandade dos peixes e a produção de metano no lago de Balbina, e por que o metano e designado, no texto, como um gás responsável por mudanças climáticas.



 



 



11  EFGV JULHO 2011   BELO MONTE



 



Em comunicado oficial enviado para o Itamaraty em 06/04/2011, a Organização dos Estados Americanos (OEA) solicitou a imediata suspensão do processo de licenciamento e das obras de construção do Complexo Hidrelétrico de Belo Monte, em Altamira (PA). Acerca deste comunicado e das circunstancias que o envolvem, assinale a alternativa correta:



a) A OEA sempre participa do processo de licenciamento das obras de infraestrutura realizadas na Amazônia Internacional, compartilhada por diversos países sul-americanos.



b) O governo brasileiro acatou as solicitações da OEA, e, por causa disso, o cronograma de Belo Monte sofrera atrasos consideráveis.



c) O governo brasileiro considerou as solicitações uma ingerência indevida em assuntos nacionais, mas prometeu mudanças urgentes nas regras do licencia mento.



d) A consulta às comunidades atingidas pela construção de hidrelétricas não esta prevista na legislação  brasileira, pois os estudos prévios obrigatórios estão focados na analise dos impactos ambientais.



e) De acordo com a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, o Complexo Hidrelétrico ameaça os direitos humanos das comunidades indígenas que vivem nas margens do Rio Xingu.



 



12. PUC 2004 . A produção de energia elétrica tem origem em diferentes fontes. Na França, 80% provêm de 56 reatores nucleares. No Brasil, mais de 90% da energia produzida vêm das usinas hidrelétricas. A esse respeito



observe os dados que seguem:



Reservas e Produção de Urânio no Mundo



País Reservas em 1998 (t U)



Cazaquistão 957.000 Austrália 910.000 África do Sul 369.000 Estados Unidos 355.000 Canadá 332.000 Brasil 309.000 Namíbia 287.000



Total Mundial 4.416.000



País Produção em 1998 (t U)



Canadá 10.922Austrália 4.910 Nigéria 3.714 Namíbia 2.780Rússia 2.530



Total Mundial 34.986



Fonte: http://www.inb.com.br/reservasMundiais.asp



 



Sobre as condições de produção de energia elétrica verificáveis no Brasil e na França é INCORRETO  afirmar que



A) as reservas de urânio são ainda abundantes e podem garantir o abastecimento de energia elétrica na França que, portanto, está tão segura quanto o Brasil.



B) a energia hidrelétrica, se comparada à energia elétrica de fonte nuclear, tem um custo mais baixo, o que dá ao Brasil condições favoráveis para o desenvolvimento.



C) apesar da oferta abundante de urânio, a França é claramente dependente de uma fonte de energia que não provém de seu território, o que é um risco.



D) ainda que a oferta de eletricidade dependa da oferta hídrica do território, o Brasil tem segurança estratégica e independência na geração de energia elétrica.



E) algumas das reservas de urânio e das áreas que o processam situam-se em regiões instáveis em termos geopolíticos, o que é arriscado para os dependentes.    



 



 



13. SIMULADO ANGLO/ENEM 2001 – A propósito das palavras racionalização e racionamento, só não é correta uma das afirmações a seguir:



a) racionalização e racionamento têm relação com a palavra razão e ambas implicam o ato de proceder de acordo com certos critérios



b) Racionalização está para racionamento, assim como racionalizar está para raciocinar



c) Racionalizar e raciocinar , no contexto , são palavras pertinentes ao vocabulário especializado da ciência da natureza, a Física



d) Racionalizar e racionar são termos da mesma família que, entretanto, tem significados nitidamente distintos



e) Em linguagem do universo político administrativo , racionalizar é um procedimento menos radical do que racionar.  



 



14. UEL – Considerando-se que a produção de energia é um dos indicadores do grau de industrialização , os números II e III constantes na tabela , representam , respectivamente , as regiões:



 











































 




Total de energia MW




%energia térmica




%energia hidráulica




Norte




1103




94,6




5,4




I




6302




16,5




83,5




II




24048




10,7




89,3




III




6842




17,0




83,0




C.Oeste




724




26,1




73,9




a) Sul e Sudeste  b) Sul e Nordeste  c) Nordeste e Sudeste  d) Sudeste e Nordeste  e) Sudeste e Sul.                  



A  análise da tabela e conhecimentos geográficos sobre o Brasil permitem-nos afirmar somente que na região



a) Norte , apenas o estado do Para produz energia hidrelétrica



b)Norte , o potencial hidráulico ainda é subaproveitado



c) Sul, a produção de energia térmica provém da utilização do petróleo



d) Centro-Oeste , a lenha ainda é importante fonte de energia térmica



e) Centro-Oeste , a energia hidráulica poderá ser aumentada com a utilização do rio Paraguai . 



 



15. PUCC – O conjunto hidrelétrico de Urubupungá , que compreende Ilha Solteira e Jupiá , está localizado na bacia do rio:



a) Paraná  b) São Francisco  c) Paranapanema   d) Grande  e) Tietê    .  



 



 



16. CATANDUVA SP – Várias hidrelétricas acham-se localizadas no rio Grande . Dentre elas estão :



a) Marimbondo, Urubupungá  b) Estreito, Peixoto  c) Jaguará, Três Marias  d) Paulo Afonso, Boa Esperança  e) Xavantes, Peixoto.    



 



17. ENEM 2004



 



O crescimento da demanda por energia elétrica no Brasil tem provocado discussões sobre o uso de diferentes processos para sua geração e sobre benefícios e problemas a eles associados. Estão apresentados no quadro alguns argumentos favoráveis (ou positivos, P1, P2 e P3) e outros desfavoráveis (ou negativos, N1, N2e N3) relacionados a diferentes opções energéticas.



 



 





























Argumentos favoráveis




Argumentos desfavoráveis




P1




Elevado potencial no país do recurso utilizado para a geração de energia.




N1




Destruição de áreas de lavoura e deslocamento de populações.




P2




Diversidade dos recursos naturais que pode utilizar para a geração de energia.




N2




Emissão de poluentes.




P3




Fonte renovável de energia.




N3




Necessidade de condições climáticas adequadas para sua instalação.




 


 



Ao se discutir a opção pela instalação, em uma dada região, de uma usina termoelétrica, os argumentos que se aplicam são



 



 



(A) P1 e N2.       (B) P1 e N3.     (C) P2 e N1.         (D) P2 e N2.       (E) P3 e N3.



 



 



18. ENEM 2004 - .



Os sistemas de cogeração representam uma prática de utilização racional de combustíveis e de produção de energia. Isto já se pratica em algumas indústrias de açúcar e de álcool, nas quais se aproveita o bagaço da cana, um de seus subprodutos, para produção de energia. Esse processo está ilustrado no esquema ao lado.



Entre os argumentos favoráveis a esse sistema de cogeração pode-se destacar que ele



 



a) otimiza o aproveitamento energético, ao usar queima do bagaço nos processos térmicos da usina e na geração de eletricidade.



b) aumenta a produção de álcool e de açúcar, ao usar o bagaço como insumo suplementar.



c) economiza na compra da cana-de-açúcar, já que o bagaço também pode ser transformado em álcool.



d) aumenta a produtividade, ao fazer uso do álcool para a geração de calor na própria usina.



e) reduz o uso de máquinas e equipamentos na produção de açúcar e álcool, por não manipular o bagaço da cana.



 



 



 



 



 



Gabarito  1 C  2 C  3 D  4 D  5 B



 



 



Resolução 6



 



As regiões em 2019 que terão os maiores aumentos percentuais são : Norte , de 10.407 para 39.248 MW  ( 277,1%) e Nordeste de 14.759 para 26.708 MW ( 81,0%). 



Na região Norte há 3 grandes hidrelétricas em construção : Belo Monte, Santo Antônio e Jirau , com problemas decorrentes da retirada de populações ribeirinhas   e de alagamento de áreas indígenas para formação dos reservatórios . Há ainda fortes críticas contra a formação de grandes lagos em áreas de floresta



 



7 C8 D 9 A



 



Resolução  10



A não retirada das árvores provocou a sua morte e decomposição da matéria orgânica , reduzindo a quantidade de oxigênio na água o que provocou a morte dos peixes . Além disso , a decomposição da matéria orgânica gerou gás metano , um dos responsáveis pelo efeito estufa.



 



11 E  12 A 13  C  14 B  15  A  16 B  17  D  18 A  



 



  


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui