Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->AMAZÔNIA DESMATAMENTO QUESTÕES DE VESTIBULAR -- 03/04/2013 - 10:57 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


AMAZÔNIA DESMATAMENTO QUESTÕES DE VESTIBULAR



 



Edson Pereira Bueno Leal, abril de 2013.



 



1 FGV ADMINISTRAÇÃO 2008  DESMATAMENTO



 



Segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o desmatamento no Estado de Rondônia cresceu 602% no último mês de setembro, em comparação com o mesmo período do ano passado. Observe



atentamente a figura abaixo ( gado pastando ao lado de troncos queimados ) , e responda :



Folha de São Paulo, 24/10/2007



I. A dinâmica predominante do desmatamento baseia-se na tríade madeira-gado-soja. A figura mostra a paisagem geográfica no segundo estágio dessa tríade.



II. A despeito dos esforços do governo, alguns fatos sazonais, época do ano mais seca e o aquecimento dos preços dos grãos e da carne contribuem para a aceleração do desmatamento.



III. A figura é representativa do desmatamento, mas não mostra as atividades mineradoras, que representam a principal causa de desmatamento da Amazônia.



a) Todas as afirmações estão corretas.



b) Apenas a afirmação III está correta.



c) Apenas as afirmações I e II estão corretas.



d) Apenas as afirmações II e III estão corretas.



e) Apenas a afirmação I está correta.



 



2 DESMATAMENTO  UNESP JULHO 2008   



 



O recorde de aumento do desmatamento da Floresta Amazônica nos últimos quatro meses nos desafia a buscar respostas e responsabilidades. Depois de quatro anos da festejada queda no desmatamento, amargamos esta notícia dramática. A perda de sete mil quilômetros quadrados de floresta no segundo semestre de 2007 não é mais que a mostra visível das conseqüências de um



modelo de crescimento ancorado nos monocultivos que busca alcançar recordes exportadores de soja, carne e outros produtos com preços conjunturalmente altos no  mercado internacional. Se olharmos os dados dos estados onde se desmatou, veremos que Mato Grosso, campeão da produção de soja, foi o que mais desmatou (53,7% do total) seguido de Pará (17,8%) e de Rondônia (16%). (www.ecoagencia.com.br. Acessado em 08.02.2008.)



Com base nessa reportagem, analise os itens seguintes.



I. Perda de produtividade e mudanças no regime hidrológico.



II. Aumento das precipitações e crescimento das espécies  higrófilas.



III. Perda da biodiversidade e emissões de gases do efeito estufa.



IV. Diminuição da biodiversidade e aumento da fertilidade e produtividade do solo.



Os itens que apresentam os impactos do processo de desmatamento na Amazônia são



a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) II e IV. e) III e IV.



 



 



 



 



 



3  ENEM 2008  DESMATAMENTO  



 



Calcula-se que 78% do desmatamento na Amazônia tenha sido motivado pela pecuária — cerca de 35% do rebanho nacional está na região — e que pelo menos 50 milhões de hectares de pastos são pouco  produtivos. Enquanto o custo médio para aumentar a produtividade de 1 hectare de pastagem é de 2 mil reais, o custo para derrubar igual área de floresta é estimado em 800 reais, o que estimula novos desmatamentos.



Adicionalmente, madeireiras retiram as árvores de valor comercial que foram abatidas para a criação de pastagens. Os pecuaristas sabem que problemas ambientais como esses podem provocar restrições à pecuária nessas áreas, a exemplo do que ocorreu em 2006 com o plantio da soja, o qual, posteriormente, foi proibido em áreas de floresta.



Época, 3/3/2008 e 9/6/2008 (com adaptações).



A partir da situação-problema descrita, conclui-se que



A o desmatamento na Amazônia decorre principalmente da exploração ilegal de árvores de valor comercial.



B um dos problemas que os pecuaristas vêm enfrentando na Amazônia é a proibição do plantio de soja.



C a mobilização de máquinas e de força humana torna o desmatamento mais caro que o aumento da produtividade de pastagens.



D o superavit comercial decorrente da exportação de carne produzida na Amazônia compensa a possível degradação ambiental.



E a recuperação de áreas desmatadas e o aumento de produtividade das pastagens podem contribuir para a redução do desmatamento na Amazônia.



 



4  DESMATAMENTO UNESP 2009 DDD



DESDES



A Amazônia Legal, com área de aproximadamente 5 215 000 km2, compreende os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, e parte do estado do Maranhão. Um sistema de monitoramento e controle mensal do desmatamento



da Amazônia utilizado pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) é o Deter (Detecção de Desmatamento em Tempo Real). O gráfico apresenta dados apontados pelo Deter referentes ao desmatamento na Amazônia Legal, por estado, no período de 1.º de julho de 2007 a 30 de junho de 2008, totalizando 8 848 km2 de área desmatada.



 


































 




AC




24




MA




217




RO




828




AM




423




MT




4.777




RR




528




AP




2




PA




1.943




TO




35




(http://www.obt.inpe.br/deter/ – valores aproximados.)



Com base nos dados apresentados, podemos afirmar:



a) o estado onde ocorreu a maior quantidade de km2 desmatados foi o do Pará.



b) a área total de desmatamento corresponde a menos de 0,1% da área da Amazônia Legal.



c) somando-se a quantidade de áreas desmatadas nos estados de Roraima e Tocantins, obtemos um terço da quantidade de área desmatada em Rondônia.



d) o estado do Mato Grosso foi responsável por mais de 50% do desmatamento total detectado nesse período.



e) as quantidades de áreas desmatadas no Acre, Maranhão e Amazonas formam, nessa ordem, uma progressão geométrica.



 



5  ENEM 2007 Desmatamento



 



Se a exploração descontrolada e predatória verificada  atualmente continuar por mais alguns anos, pode-se  antecipar a extinção do mogno. Essa madeira já desapareceu  de extensas áreas do Pará, de Mato Grosso, de  Rondônia, e há indícios de que a diversidade e o número  de indivíduos existentes podem não ser suficientes  para garantir a sobrevivência da espécie a longo prazo. 



A diversidade é um elemento fundamental na sobrevivência  de qualquer ser vivo. Sem ela, perde-se a  capacidade de adaptação ao ambiente, que muda tanto  por interferência humana como por causas naturais.  Internet <www.greenpeace.org.br> (com adaptações)



Com relação ao problema descrito no texto, é correto  afirmar que



a) a baixa adaptação do mogno ao ambiente amazônico  é causa da extinção dessa madeira.



b) a extração predatória do mogno pode reduzir o número  de indivíduos dessa espécie e prejudicar sua  diversidade genética.



c) as causas naturais decorrentes das mudanças climáticas  globais contribuem mais para a extinção do mogno que a interferência humana.



d) a redução do número de árvores de mogno ocorre na  mesma medida em que aumenta a diversidade biológica  dessa madeira na região amazônica.



e) o desinteresse do mercado madeireiro internacional  pelo mogno contribuiu para a redução da exploração  predatória dessa espécie.



 



6 BENEM 2011 AMAZÔNIA



 



A Floresta Amazônica, com toda a sua imensidão, não vai estar ai para sempre. Foi preciso alcançar toda essa taxa de desmatamento de quase 20 mil quilômetros quadrados ao ano, na ultima década do século XX, para que uma pequena parcela de brasileiros se desse conta de que o maior patrimônio natural do pais está sendo torrado.



AB SABER, A. Amazônia: do discurso a práxis. São Paulo. Edusp, 1996.



Um processo econômico que tem contribuído na atualidade para acelerar o problema ambiental descrito e:



a) Expansão do Projeto Grande Carajás, com incentivos a chegada de novas empresas mineradoras.



b) Difusão do cultivo da soja com a implantação de monoculturas mecanizadas.



c) Construção da rodovia Transamazônica, com o objetivo de interligar a região Norte ao restante do pais.



d) Criação de áreas extrativistas do látex das seringueiras para os chamados povos da floresta.



e) Ampliação do pólo industrial da Zona Franca de Manaus, visando atrair empresas nacionais e estrangeiras.



 



7. PROVÃO 2003 - Grande parte da preocupação da comunidade científica nacional e internacional com o desmatamento da Amazônia assenta-se  na possibilidade de que, se realizado em larga escala, esse desmatamento poderá



(A) provocar uma diminuição significativa das taxas de reflexão na região, modificando a dinâmica atmosférica global.



(B) provocar modificações nos balanços hidrológicos locais e regionais onde a variável infiltração será aumentada,  ocasionando perda de solos por erosão e assoreamento dos rios.



(C)) diminuir as taxas de evapotranspiração reduzindo, com isso, o estoque de água de uma das principais fontes de  precipitação regional.



(D) diminuir a presença de dióxido de carbono na atmosfera ampliando, com isso, o buraco da camada de ozônio e o efeito   estufa.



(E) diminuir a presença de dióxido de carbono na atmosfera, alterando a composição atmosférica e, consequentemente,  modificando os climas globais.         



 



8. UEL 2000 – “Em 1988 , o satélite Landsat , ao mesmo tempo em que consagrava o resultado do acelerado programa de assentamento rural nos estados de Mato Grosso e Rondônia , registrava índices alarmantes de desmatamento na Amazônia Ocidental. A imagem impulsionava a discussão sobre o extermínio da floresta e os graves problemas sociais ..” ( Ross , J L S . Geografia do Brasil . SP EDUSP ,1995 , p. 69) . Em relação ao tema :



I – O desmatamento da Amazônia provoca a expulsão dos povos da floresta e posseiros , pois são privados de seu meio de sustento e de vida



II – Se os solos da Amazônia sustentam a floresta , é porque são férteis ; logo , a sua utilização para a agricultura compensa o desmatamento



III – O desmatamento da Amazônia é absolutamente necessário para garantir o desenvolvimento da região e assim permitir que o Brasil saia de sua condição de país subdesenvolvido



IV – O desmatamento na Amazônia é causado, predominantemente , pela ação de grandes empresas nacionais e estrangeiras , na busca de madeiras de lei e de minérios e na implantação da pecuária extensiva .



Pode-se afirmar que estão corretas



a) todas   b) II e III c) I e IV  d)  I e II   e) I   



 



 



GABARITO



 



1 C  2 B  3 E  4 D 5 B 6 A  7 C 8 C



 



 



9. ENEM 2008  REDAÇÃO AMAZÔNIA DESMATAMENTO



 



O texto acima, que focaliza a relevância da região amazônica para o meio ambiente e para a economia brasileira, menciona a “máquina de chuva da Amazônia”. Suponha que, para manter essa “máquina de chuva” funcionando, tenham sido  sugeridas as ações a seguir:



1 suspender completa e imediatamente o desmatamento na Amazônia, que permaneceria proibido até que fossem identificadas áreas onde se poderia explorar, de maneira sustentável, madeira de florestas nativas;



2 efetuar pagamentos a proprietários de terras para que deixem de desmatar a floresta, utilizando-se recursos financeiros internacionais;



3 aumentar a fiscalização e aplicar pesadas multas àqueles que promoverem desmatamentos não-autorizados.



Escolha uma dessas ações e, a seguir, redija um texto dissertativo, ressaltando as possibilidades e as limitações da ação escolhida.



Ao desenvolver seu texto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação.



Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista, sem ferir os direitos



humanos.



Observações:



&
56256;&
56440; Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da língua portuguesa.



&
56256;&
56440; O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração.



&
56256;&
56440; O texto com até 7 (sete) linhas escritas será considerado texto em branco.



&
56256;&
56440; O rascunho pode ser feito na última página deste Caderno.



&
56256;&
56440; A redação deve ser passada a limpo na folha própria e escrita a tinta.



 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui