Usina de Letras
Usina de Letras
26 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->GABARITOS VESTIBULARES DEZEMBRO DE 2012 E JANEIRO DE 2013. -- 05/02/2013 - 07:58 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


 



GABARITOS   VESTIBULARES DEZEMBRO DE 2012 E JANEIRO DE 2013.



 



Compilados por Edson Pereira Bueno Leal , janeiro de 2013.



 



 



HISTÓRIA ANTIGA



 



Resolução  1



a) Os gregos “imitaram “ a civilização cretense , desenvolvendo o comércio marítimo e incorporando mitos como o Minotauro.



b) A principal diferença pode ser encontrada  na comparação entre Atenas e Esparta , Atenas com uma sociedade diversificada e que foi a pioneira na democracia como forma de governo e Esparta exatamente o contrário, uma cidade Estado militarista e de mentalidade conservadora.



 



2 C  3 C  4 A  5 D



 



Resolução  6 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



 



a)  O candidato deveria relacionar o casamento, na Roma Antiga, com a continuidade do núcleo dos cidadãos, a legitimidade e o fortalecimento do corpo cívico – que era restrito aos nascidos de pessoas da mesma condição.



b) A cidadania era restritiva na República romana e a maior parte das pessoas era excluída. Entre os grupos que não tinham plenos direitos e deveres estão as mulheres, os escravos, os estrangeiros, as crianças, os libertos, além dos plebeus em determinados períodos.



 



 



HISTÓRIA MEDIEVAL



 



1 D 2 E 3 C  4 D  5 E



 



HISTÓRIA MODERNA



 



 



Questão 1 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



 



a)  Esperava-se que candidato explicasse a Reconquista em seus aspectos gerais, identificando-a como um processo bélico empreendido pelos cristãos contra os muçulmanos na Península Ibérica. As disputas militares iniciaram-se no século VIII e estenderam-se até 1492, quando ocorreu a tomada de Granada pelo reino da Espanha.



b) O vestibulando deveria identificar a apropriação do discurso histórico como um elemento ideológico e um fato transcendente, que legitimava o poder monárquico; a partir de uma suposta missão cumprida pela monarquia cristã diante dos árabes muçulmanos na Península Ibérica.



 



2 A 3 B 4 E  5 E 



 



 



Questão 6 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



 



a)  A questão exigia do candidato a leitura da imagem, identificando os calvinistas, no primeiro plano à esquerda, com suas vestes negras e com livros em mãos. A representação sugere a sobriedade individual, o rigor religioso e a utilização da bíblia como elementos que fazem parte do ideário calvinista utilizado pelo artista.



b) O século XVII é o período do apogeu comercial holandês, que pode ser explicado a partir de aspectos como a constituição das companhias marítimas de comércio, o predomínio batavo no refino e comercialização do açúcar produzido no Brasil e nas Antilhas, e a utilização de capitais holandeses nas áreas coloniais da Ásia, África e América. Os lucros obtidos nas atividades manufatureiras e a condição de potência marítima tornaram a Holanda um dos principais centros econômicos europeus, ao mesmo tempo em que os holandeses enfrentaram a concorrência com Portugal, Espanha e Inglaterra no comércio marítimo.



 



 



 



7 A 8 B 9 D  10 C  11 B  12 E  13 C  14 D



 



Questão 15 UNICAMP RESPOSTA ESPERADA



 



a) A leitura do gráfico indica que os custos com a produção e com os impostos representavam 65% da colheita realizada pelos camponeses. Desta forma, o usufruto do menor percentual da colheita disponível às pessoas do campo significava a existência de precárias condições de vida para as famílias numerosas, sendo que a miséria e a fome eram riscos constantes no período pré-revolucionário.



b) A questão solicitava o estabelecimento da relação entre a crise econômica e o Terceiro Estado (burgueses, camponeses, sans-culottes, profissionais liberais) durante a Revolução Francesa. Os custos dos impostos e a manutenção de um grupo de privilegiados (nobreza e clero) uniram o Terceiro Estado em sua insatisfação contra o regime vigente. A conjuntura de endividamento público e a ineficiência de medidas contra a crise levaram à convocação dos Estados Gerais e fizeram com que as reivindicações do Terceiro Estado entrassem na pauta política francesa. A pobreza foi instrumentalizada pela burguesia, que se incomodava com a ausência de mobilidade social e exigia o fim do sistema de privilégios e o estabelecimento de igualdade jurídica.



 



 



HISTÓRIA SÉCULO XIX



 



Resolução  1



 



a) Com a derrota de Napoleão, o Congresso de Viena modificou o mapa político europeu de acordo com os interesses das nações vitoriosas. A Rússia , incorporou a Finlândia, a maior parte da Polônia e parte do Império Otomano.



b) As medidas tomadas por Napoleão levaram à deflagração do processo de independências das colônias latino-americanas. No Brasil, com a chegada da família  real que saiu de Portugal devido à invasão francesa, a colônia passou para Reino Unido e depois para monarquia independente. Na América Espanhola, a imposição de José Bonaparte como rei espanhol,  levou as colônias a dar início à sua autonomia , que culminou com a independência.



 



2 E



 



Questão 3 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



 



a) A questão solicitava a indicação das áreas de expansão territorial dos Estados Unidos. Poderiam ser indicados como exemplos a retirada de terras dos indígenas e de domínios pertencentes ao México, à França, à Inglaterra, à Espanha, à Rússia e ao Havaí.



b) O Destino Manifesto foi um argumento utilizado pelos norte-americanos de que havia uma manifestação da providência divina que reconhecia sua excepcionalidade como defensores da liberdade e da democracia.



Tal ideário foi utilizado como legitimador da expansão de seus domínios territoriais em relação a grupos considerados inferiores.



 



4 B  5 A



 



HISTÓRIA SÉCULO XX



 



Resolução  1



 




  1. A principal reivindicação dos Zapatistas era a Reforma Agrária , exigida pelas massas camponesas que tiveram sua situação social agravada no período anterior à Revolução, o Porfiriato.



b) ARevolução  foi bem sucedida graças à maciça participação dos camponeses e a Reforma Agrária, realizada em 1917, melhorou as condições sociais dos camponeses.



 



2 B 3 A  4 D



 



Resolução 5



 



a)  Os judeus foram obrigados a usar nas áreas sob controle dos nazistas a estrela da Davi, que era símbolo do povo judeu , e desta forma era facilmente identificados para serem reprimidos e controlados.



b)  O Gueto de Varsóvia era onde concentrava-se a comunidade judaica de Varsóvia. Com o aumento da repressão nazista ele foi cercado e os judeus proibidos de sair. Muitos judeus começaram a ser retirados e mandados  para os campos de extermínio. A repressão levou à revolta dos judeus que foi duramente reprimida pelos nazistas que mataram todos os ocupantes e destruíram o Gueto, que por isso tornou-se um símbolo da resistência contra a dominação nazista



 



6 B 7 C  8 B 9 A  10 A 11 C  12 D  13 E  14 C  15 D



 



HISTÓRIA SÉCULO XXI 



 



Questão 1 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



 




  1.  A China vem apresentando nas últimas décadas um acelerado crescimento econômico, motivado frequentemente pelo expressivo aumento da produção industrial. Esse fenômeno resulta, fundamentalmente, do protecionismo do mercado interno; dos elevados investimentos realizados pelo Estado nacional chinês, destacando-se o desenvolvimento de políticas governamentais em educação para a qualificação da mão de obra; da construção de infraestrutura no território nacional, sobretudo em transporte,



produção de energia e redes de comunicação; e da criação das denominadas Zonas de Processamento para Exportação (ZPEs) -áreas especializadas, com intensa e moderna produção industrial e relativa



abertura econômica, voltadas para a exportação e espalhadas pelo território nacional, fazendo uso intensivo de mão-de-obra e tecnologia de ponta.



b) Entre as estratégias geopolíticas chinesas para a obtenção de recursos naturais que garantem a expansão industrial do país destacam-se a compra de terras e a instalação de empresas nacionais de exploração mineral e de combustíveis fósseis em vários países do mundo, especialmente em países do continente africano. Além disso, a China busca estabelecer uma ampla política exterior de empréstimos ou cooperação econômica, visando a uma aproximação estratégica com países detentores de grandes reservas de recursos naturais.



 



2 E  3 C  4 E  5 D  6 E  7 B  8 B 9 B



 



Resolução  10



 



a) Na Rússia, Índia e China predominam o uso do petróleo e carvão mineral. No Brasil além do petróleo , destaca-se a energia hidrelétrica e o etanol.



b) China e Índia são os países com as maiores populações mundiais, sendo que na Índia a densidade demográfica é muito elevada. Brasil e Rússia possuem populações menores e menor densidade demográfica.



c) O Brasil é grande produtor e exportador de alimentos. China e Índia são grandes importadores devido à sua elevada população . A Rússia , com o fim do comunismo teve quedas na produção agrícola, mas vem se recuperando.



 



11 D  12 E  13 C  14 E  15 A



 



BRASIL COLÔNIA



 



1 D  2 A  3 D  4 E 5 C  6 B  7 A  8 E  9 A  10 E



 



BRASIL MONARQUIA



 



1 E  2 B  3 A 



 



Resolução 4



a) Revolta dos Malês : foi uma rebelião liderada por escravos africanos islamizados , buscando um Estado nos moldes do Haiti.  Balaiada : revolta de caráter popular com a participação da população rural e escravos fugidos. Revolução Farroupilha , revolta de estancieiros gaúchos  e com  objetivo separatista e republicano.



b) A Balaiada foi uma revolta popular lutando pela libertação dos escravos e melhora das condições de vida da população rural. A Farroupilha não tinha caráter social, mas separatista e republicano.



c) Todas as revoltas ocorreram no Período Regencial que se caracterizou pela instabilidade política e lutas contra o centralismo e a opressão .



 



 



5 B



 



Questão 6 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



 



a) O Estado nacional brasileiro, constituído em 1822, teve como um dos seus principais objetivos a formulação de políticas regionais que garantissem o povoamento dos espaços de fronteira, a manutenção da unidade nacional, o aumento da produção de alimentos e adoção de regime de trabalho livre com população branca de origem europeia. Para tanto, o governo imperial empreendeu, como uma de suas ações, a colonização dirigida na Região Sul do Brasil, especialmente nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a qual consistia, entre outros aspectos, em incentivar a imigração de população europeia para o país e a sua instalação na mencionada região, sobretudo em zonas fronteiriças com os países do Rio da Prata ou em áreas de baixo povoamento nos planaltos, pela presença de florestas, e nos vales dos rios.



b) O regime de propriedade adotado na colonização dirigida era o de pequena propriedade; o cultivo nos lotes, frequentemente com rotação de terras com várias culturas, era realizado com instrumentos simples e força



de trabalho familiar, voltado predominantemente para a subsistência.



 



7 C    8 b) Década de 1820: açúcar.       Décadas de 1830 e 1880: café.



 



9 D



 



Questão 10 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



 



a) De acordo com o texto, o regime republicano associou a escravidão ao atraso, e a abolição da escravatura à modernização do país. Desse modo, os republicanos se auto-representaram como libertadores que se recusaram a perseguir escravos fugitivos, como redentores da pátria livre, ao mesmo tempo em que reforçavam a relação da privação da liberdade dos escravos ao regime monárquico, derrubado pelos mesmos republicanos.



b) A chamada questão militar, uma série de desavenças entre a monarquia e o exército brasileiro, expressava o descontentamento dos militares com Pedro II, sobretudo após a participação na Guerra do Paraguai, quando os oficiais reivindicavam maior participação no cenário político. A incorporação do positivismo e do abolicionismo por membros da hierarquia militar potencializou as críticas à administração de Pedro II e fez com que esses militares assumissem a liderança no processo de proclamação da República.



 



 



BRASIL REPUBLICA



 



1 E 2 A  3 C



 



Questão 4 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



 



a) A tensão entre o governo Vargas e o Estado de São Paulo em 1932 pode ser observada no descontentamento dos paulistas com os rumos políticos após a derrubada de Washington Luís em 1930, com a política de interventores de Vargas e com as práticas autoritárias do governo central. O



intervencionismo estatal na política de valorização do café desagradou aos produtores que compunham a base da elite econômica do Estado. Também houve manifestações populares e trabalhistas denunciando o caráter repressor do governo.



b) Para os paulistas, a convocação de uma Constituinte deveria restabelecer a ordem legal, encerrar o caráter excepcional e autoritário do governo provisório, incorporar a pauta trabalhista e, ao restaurar o federalismo, recuperar o prestígio político anterior.



 



 



5 C



 



Questão 6 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



 



a)  A questão solicitava a identificação dos objetivos políticos no estabelecimento das duas primeiras capitais brasileiras. Salvador, em 1549, marcou o processo de centralização política com a criação do Governo Geral e atendia aos interesses metropolitanos de ampliar a presença da coroa e aumentar a defesa da colônia. A transferência da capital para o Rio de Janeiro, em 1763, deslocou a administração para o sul da colônia, tornando-a mais próxima do novo eixo econômico surgido a partir da exploração das minas, além de reforçar o domínio português no processo de expansão territorial em áreas de conflito com a América Espanhola.



b) A transferência da capital para Brasília contemplava oficialmente os objetivos de promover a interiorização do país, de promover a integração regional e assegurar a defesa dos órgãos governamentais contra eventuais ataques externos. Também significou o distanciamento do poder político das áreas mais populosas, diminuindo a pressão pública sobre os governantes. Outro uso político foi a caracterização da cidade como símbolo da modernidade do governo JK.



 



Questão 7 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



 



a)  O candidato deveria indicar que a principal proposta diplomática do governo Jânio Quadros foi a adoção da Política Externa Independente (PEI), pela qual o Brasil se distanciava do alinhamento automático com os EUA. A condecoração de Che Guevara, revolucionário integrante do governo cubano, representava essa nova política.



b) A política externa de Jânio desagradou ao seu próprio partido, a UDN, às forças armadas ideologicamente alinhadas aos EUA, e às demais forças conservadoras do país.



 



 



8 B 9 E 10 E  11 D  12 E   13 E  14 B  15 D  16 E   17 B



 



Resolução 18



 



a) Figueiredo e os militares chamam o movimento de 1964 como “revolução”, pois no seu entender impediu a comunização do país , em realização com João Goulart.  J. M. Carvalho chama de “golpe”, pois no seu entender , o movimento representou uma quebra da normalidade democrática no país, já que João Goulart tinha sido legitimamente sucedido a Jânio Quadros.



B ) Sim , há relação . A Comissão da Verdade , parte do princípio de que o movimento de 1964 foi um golpe e por esta razão , a finalidade de sua criação é investigar os abusos cometidos pelos militares contra os  adversários do movimento.



 



 



ATUALIDADES GERAL



 



1 E  2 E  3  C  4  A  5  E  6 A  7 B



 



Resolução 8



 



a) A indústria dos países desenvolvidos não tem interesse em reciclar o lixo eletrônico  e como a reciclagem do mesmo envolve riscos ambientais é preferível que ele seja exportado.



b) Para os países pobres a reciclagem desse material representa fonte de renda e de matérias-primas que podem ser aproveitadas pela indústria local, pois a sua manipulação é mais fácil pois as exigências ambientais são menores ou inexistem.



 



Questão 9  RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



 



a) Diversas modificações poderiam ocorrer pelo amento da temperatura da Terra, sendo as principais as alterações no nível do mar, o derretimento de geleiras, alterações climáticas em grandes áreas, com modificações no regime de chuvas e nas temperaturas.



b) Entre as metas do Protocolo de Kyoto destacam-se: redução de emissões de CO2 nas mais diferentes atividades humanas, redução de desmatamento, desenvolvimento de técnicas para o aumento do sequestro de CO2 da atmosfera, incentivo à produção de energia “limpa”, regulamentação de um mercado de crédito de carbono.



 



 



10 C  11 A  12 C  13 A  14  C  15 D  16  A  17  B



 



ATUALIDADES BRASIL



 



Resolução  1



a) A agricultura brasileira , na ânsia de aumentar a produção a qualquer custo, e graças a uma deficiente fiscalização. passou a abusar do uso de agrotóxicos , buscando subverter a natureza,  acelerando o ciclo de produção agrícola.



b) A indústria de agrotóxicos é formada por poucos fabricantes , que caracteriza um oligopólio , com a distribuição das áreas de atuação de acordo com os interesses dessas empresas.



c) Os agrotóxicos efetivamente possibilitam o aumento da produção agrícola , permitindo que os preços mantenham-se baixos . Porém , os impactos negativos são potencialmente grandes, com a contaminação do solo , dos lençóis freáticos e  dos alimentos , com consequências para a saúde ainda não estudadas adequadamente.



 



2 E  3 B 4 D  5 C  6 B  7 D 



 



Questão  8  RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



 



a) Os conflitos entre indígenas e fazendeiros no Mato Grosso do Sul (MS), especialmente na região oeste do Estado, estão frequentemente associados ao avanço do agronegócio, sobretudo, a expansão da soja e



da cana-de-açúcar. Outro ponto de conflito a ser destacado são as crescentes reivindicações para demarcação de terras indígenas na região.



b) A Fundação Nacional do Índio (FUNAI) tem muitas atribuições associadas à proteção e à promoção dos direitos das populações indígenas brasileiras, destacando-se, entre outras, as seguintes funções:



formulação de políticas que visem a assegurar a preservação da vida, das terras, dos costumes e das línguas dos povos indígenas; administração dos bens do patrimônio indígena; promoção e levantamento censitários e pesquisas científicas sobre as populações indígenas com intuito de divulgação da cultura desses povos; acompanhamento das ações direcionadas para a promoção da saúde e da educação indígenas; demarcação, homologação e acompanhamento de ações sustentáveis nas terras indígenas.



 



9 C 10 B  11D  12 D 



 



Resolução 13



a) Está ocorrendo desde a década de 1940 uma migração do campo em direção à cidade em razão das melhores expectativas de emprego e renda que as cidades apresentam e ao baixos salários e as más condições de vida na área rural, associado à mecanização que diminui as oportunidades de emprego .



b) O processo de urbanização no Brasil foi muito intenso até os anos 1960 em razão da migração rural-urbana e da industrialização do país. A partir dos anos 1960 começa o ocorrer uma diminuição da intensidade no ritmo rural urbano e cresce a migração entre as cidades. O fator mais importante na diminuição da intensidade foi a diminuição do crescimento da população pelo maior controle da natalidade exercido pela população urbana.



c) O processo de urbanização ainda está em curso na sociedade brasileira, embora em ritmo muito mais lento e havendo um maior deslocamento das cidades pequenas para as médias e grandes. Ainda existe contingentes nas áreas rurais que podem migrar para áreas urbanas.



 



14 C  15 B  16 B  17 D  18 E 



 



19 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



 



a) Rio de Janeiro e Espírito Santo.



b) A discussão sobre a distribuição dos royalties do petróleo (uma espécie de tributo pago pelas empresas petroleiras pela exploração do recurso) entre os Estados e os municípios produtores e os não produtores resulta da questão de como compartilhar entre os entes federativos as riquezas naturais existentes no território nacional. Trata-se de uma discussão sobre o modelo de organização do Estado federativo brasileiro.



Os Estados e municípios produtores contrários à divisão dos recursos financeiros obtidos com a exploração do petróleo argumentam que, além da instabilidade jurídica resultante da mudança de regras já estabelecidas sobre a exploração de áreas já licitadas, a Constituição Brasileira lhes garante o direito de compensação financeira por sofrerem impactos econômicos, sociais e ambientais pela exploração dos recursos em seus domínios, e que com a alteração dos percentuais de distribuição dos royalties do petróleo, esses entes federativos perderão receitas para investimentos públicos em seus respectivos territórios administrativos, inclusive para reverterem os impactos produzidos por essa atividade econômica junto à população e aos ambientes naturais locais.



Por outro lado, os representantes dos Estados e municípios não produtores favoráveis à distribuição mais igualitária dos royalties do petróleo argumentam que, como a exploração desse recurso natural ocorre no subsolo e em áreas oceânicas pertencentes à União, os benefícios obtidos devem se estender à população de todas as unidades federativas e não apenas àquelas onde ocorre a localização do recurso. Argumentam ainda que a distribuição mais equânime dessas receitas oriundas da riqueza do petróleo poderá contribuir para a redução das desigualdades regionais e o aumento de investimentos em setores estratégicos para o país, como o da educação. Outro argumento utilizado por esse grupo é o de que todos os brasileiros contribuem com o pagamento de tributos destinados ao desenvolvimento de pesquisas exploratórias e de retirada de petróleo em áreas oceânicas, sendo assim uma questão de justiça que as riquezas obtidas pela exploração efetivamente ocorrida sejam distribuídas pelo conjunto da população nacional.



 



20 E  21 D  22 B  23 C 



 



24  RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



 



a)  A urbanização brasileira, a partir, especialmente da segunda metade do século XX, apresentou intenso crescimento, fenômeno que está associado em grande medida ao êxodo rural da população brasileira. Esse



processo produziu, entre outras consequências, ocupação desordenada do espaço urbano, que se estendeu para as áreas periféricas das cidades, e acesso precário por parte da população mais pobre à infraestrutura urbana e à habitação. Além disso, houve aumento da segregação espacial urbana e da ocupação de áreas de risco.



b) O Plano Diretor é um importante instrumento urbanístico que as cidades vêm adotando para a obtenção de condições mais favoráveis para o desenvolvimento e a democratização do uso e da ocupação do espaço urbano. São várias as diretrizes utilizadas pelo Plano Diretor municipal, que devem ser discutidas e incorporadas em projeto de lei com a participação da população do município, visando à garantia do direito



à cidade. Para a efetivação dessas diretrizes, a lei prevê os denominados instrumentos de política urbana que pretendem garantir a função social da propriedade urbana, tais como: o IPTU progressivo no tempo, edificação ou utilização compulsória e desapropriação com pagamento em títulos da divida pública, para conter o uso especulativo da terra urbana; a regularização fundiária, para regulamentar o direito de posse aos moradores e a urbanização de assentamentos informais; o incentivo à construção de infraestrutura para o transporte público, para garantir o direito de mobilidade urbana e a acessibilidade com qualidade da população; e a reserva de áreas da cidade para lazer, para a preservação ambiental e para a construção de moradias populares.



 



Questão 25 RESPOSTA ESPERADA  UNICAMP



A questão solicitava a identificação dos objetivos políticos no estabelecimento das duas primeiras capitais brasileiras. Salvador, em 1549, marcou o processo de centralização política com a criação do Governo Geral e atendia aos interesses metropolitanos de ampliar a presença da coroa e aumentar a defesa da colônia. A transferência da capital para o Rio de Janeiro, em 1763, deslocou a administração para o sul da colônia, tornando-a mais próxima do novo eixo econômico surgido a partir da exploração das minas, além de reforçar o domínio português no processo de expansão territorial em áreas de conflito com a América Espanhola.



A transferência da capital para Brasília contemplava oficialmente os objetivos de promover a interiorização do país, de promover a integração regional e assegurar a defesa dos órgãos governamentais contra eventuais ataques externos. Também significou o distanciamento do poder político das áreas mais populosas, diminuindo a pressão pública sobre os governantes. Outro uso político foi a caracterização da cidade como símbolo da modernidade do governo JK.



 



26 C



 



 



FILOSOFIA



 



1 D  2 A  3 D  4 D  


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui