Usina de Letras
Usina de Letras
27 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ATUALIDADES GERAL VESTIBULARES DEZEMBRO DE 2012 E JANEIRO -- 28/01/2013 - 10:34 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


ATUALIDADES  GERAL  VESTIBULARES DEZEMBRO DE 2012 E JANEIRO DE 2013.



 



Compilados por Edson Pereira Bueno Leal, janeiro de 2013.



 



 



 



1 FATEC 2013 IDH



 



O índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa usada para classificar a qualidade de vida oferecida por um país aos seus habitantes, levando em consideração três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde.



O IDH vai de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país.



Analise a tabela a seguir:



 



 







































































Classif




País




IDH




Espec.



Vida



anos




Média



Escolar.



Anos




Rendimento 



Nacional Bruto



em US$




1




Noruega




0,943




81,1




12,6




47.557




2




EUA




0,910




78,5




12,4




43.017




45




Argentin




0,797




75,9




9,3




14.527




51




Cuba




0,776




79,1




9,9




5.416




84




Brasil




0,718




73,5




7,2




10,162




173




Zimbáb.




0,376




51,4




7,2




376




174




Etiópia




0,363




59,3




1,5




971




 



 



Pode-se concluir corretamente que



a) a Etiópia, por contar com a qualidade nos serviços de saúde e de saneamento ambiental, ampliou a expectativa de vida de seus habitantes.



b) o Zimbábue apresenta a média de anos de escolaridade igual à do Brasil e tem o Rendimento Nacional Bruto superior ao da Etiópia.



c) Cuba, apesar de ter o rendimento nacional bruto elevado, não investe no setor educacional e na saúde de sua população.



d) a Argentina, por estar em crise econômica, apresenta os índices de renda, educação e saúde inferiores aos do Brasil.



e) a Noruega tem a maior classificação no IDH por, entre outros fatores, garantir vários anos de escolaridade para seus habitantes.



 



2 ENEM 2012 INDIVÍDUO E ESPAÇO



 



Portadora de memória, a paisagem ajuda a construir os sentimentos de pertencimento; ela cria uma atmosfera que convém aos momentos fortes da vida, às festas, às comemorações.



CLAVAL, P. Terra dos homens: a geografia. São Paulo: Contexto, 2010 (adaptado).



No texto, é apresentada uma forma de integração da paisagem geográfica com a vida social. Nesse sentido, a paisagem, além de existir como forma concreta, apresenta uma dimensão.



a) política de apropriação efetiva do espaço.



b) econômica de uso de recursos do espaço.



c) privada de limitação sobre a utilização do espaço.



d) natural de composição por elementos físicos do espaço.



e) simbólica de relação subjetiva do indivíduo com o espaço.



 



 



3 FGV ADMINISTRAÇÃO 2013 INTERNET



 



O que mais circula pelos computadores globais são informações pragmáticas, manipuladas por uns poucos atores, em seu benefício próprio. O mercado de informática é controlado por um punhado de firmas gigantes, situadas num pequeno número de países. [...] A ideia de que o tempo suprime o espaço provém de uma interpretação delirante do encurtamento das distâncias, com



os atuais progressos no uso da velocidade pelas pessoas, coisas e informações. A verdade é que as informações não atingem todos os lugares [...]. Em realidade, é mínima a parcela das pessoas que, mesmo nos países mais ricos, se beneficiam plenamente dos novos meios de circulação. Mesmo para esses indivíduos privilegiados, não se trata da supressão do espaço: o que se dá é um novo comando da distância. E o espaço não é definido exclusivamente por essa dimensão.



Santos, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1997, p. 161.



Sobre o tema tratado no texto, leia as seguintes afirmações:



I. Os novos meios de circulação de informações eliminaram as distâncias físicas e impuseram o domínio do tempo sobre o espaço.



II. Os atuais progressos no uso da velocidade ocorrem apenas nos países mais ricos, nos quais os novos meios de circulação de informações estão implantados em todos os lugares.



III. A ascensão dos novos meios de circulação pode ser associada à emergência de um novo comando da distância.



É coerente com o que argumenta o texto:



a) I, apenas.



b) I, II e III.



c) III, apenas.



d) II e III, apenas.



e) II, apenas.



 



PUC — DEZEMBRO/2012



4 MACKENZIE 2013 MEIO AMBIENTE AQUECIMENTO GLOBAL



 



Está tramitando na Câmara Municipal de São Paulo um Projeto de Lei n.o 615, de 22/09/2009 (PL 615/09), que acresce item 9.2.5 à Seção 9.2 do Capítulo 9, Anexo I, da Lei n.o 11.228/92, que possui o seguinte teor:



“9.2.5 Os telhados e coberturas das edificações deverão ser de cor branca.”



Fonte: D.O.M., de 23/09/2009



Em relação à mencionada proposta de alteração legislativa e sua relação com o clima, assinale a alternativa correta.



a) As superfícies brancas contribuem para que a luz solar incidente sobre as edificações seja refletida para o espaço, contribuindo para a diminuição das ilhas de calor.



b) Telhados e coberturas pintados na cor branca irão contribuir para a radiação solar.



c) As superfícies brancas e lisas absorvem melhor a radiação solar, contribuindo com a diminuição do aquecimento global.



d) Não é possível estabelecer qualquer correlação entre a “cor de telhados e coberturas” e o aquecimento global.



e) Telhados e coberturas na cor branca irão contribuir para a diminuição da taxa de irradiação (albedo), que é a relação entre o total de energia refletida, em função do total de energia incidente.



 



5 MACKENZIE 2013 MEIO AMBIENTE ÁGUA ESTOQUE



 



Os aquíferos mais ameaçados do planeta



A revista Nature publicou um estudo preocupante sobre os aquíferos. Segundo o estudo, nós estamos explorando a água subterrânea em uma velocidade muito maior do que a capacidade desses aquíferos se recuperarem. Os números do estudo indicam que, para acompanhar o ritmo de exploração, os aquíferos precisariam ter área três vezes maior.



O estudo estima que, atualmente, pelo menos 1,7 bilhão de pessoas depende de aquíferos e águas subterrâneas que estão ameaçados.



Bruno Calixto Disponível em: <http://colunas.revistaepoca.globo.com/planeta/2012/08/12/osaquiferosmais-ameacados-do-planeta/>,consultado em 1/09/2012. (texto adaptado)



I. A “Pegada Hídrica” de um país representa o volume total de água utilizado globalmente para produzir os bens e serviços consumidos pelos seus habitantes.



II. Entre as áreas que apresentam altos índices de escassez hídrica, estão: Oriente Médio, Índia e África. No Oriente Médio, o volume de água utilizado em irrigação no deserto triplicou, e os aquíferos da região podem se esgotar em menos de 50 anos.



III. O Brasil e a Rússia representam áreas do planeta com baixa pressão hídrica.



Tendo por base o tema central do texto e seus conhecimentos, analise as afirmações acima. Assinale a alternativa correta:



a) Apenas I está correta.



b) Apenas II está correta.



c) Apenas III está correta.



d) Apenas I e II estão corretas.



e) I, II e III estão corretas.



 



6 ENEM 2012 MEIO AMBIENTE USO DE ÁGUA NO MUNDO



 



O uso da água aumenta de acordo com as necessidades da população no mundo. Porém, diferentemente do que se possa imaginar, o aumento do consumo de água superou em duas vezes o crescimento populacional durante o século XX.



TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 2009.



Uma estratégia socioespacial que pode contribuir para alterar a lógica de uso da água apresentada no texto é a



a) ampliação de sistemas de reutilização hídrica.



b) expansão da irrigação por aspersão das lavouras.



c) intensificação do controle do desmatamento de florestas.



d) adoção de técnicas tradicionais de produção.



e) criação de incentivos fiscais para o cultivo de produtos orgânicos.



 



7 UNICAMP 2013 HOMEM E MEIO AMBIENTE



 



No decorrer de sua existência, a espécie humana tem sido uma das principais responsáveis pelo desaparecimento de muitos organismos de nosso planeta. Nos tempos mais remotos, a caça indiscriminada de animais mais vulneráveis, como, por exemplo, aves não voadoras, era um dos principais motivos de extinção de várias espécies.  Atualmente o ser humano continua sendo o principal promotor da perda de biodiversidade. Um conjunto de possíveis causas de extinção de espécies nos tempos atuais é:



a) fragmentação de hábitat, uso de cobaias em pesquisas científicas e caça controlada.



b) fragmentação de hábitat, introdução de espécies exóticas e poluição.



c) poluição, introdução de espécies exóticas e reprodução de espécies em cativeiro.



d) poluição, reprodução de espécies em cativeiro e crendices populares.



 



8 FUVEST 2013 2 FASE MEIO AMBIENTE LIXO ELETRÔNICO



 



A agência de proteção ambiental dos Estados Unidos, “EPA”, estima que 30 a 40 milhões de computadores pessoais são descartados anualmente no mundo. O programa ambiental das Nações Unidas, “UNEP”, calcula em 50 milhões de toneladas anuais a produção mundial de lixo eletrônico, “e-waste”. Os maiores produtores desse tipo de dejetos são os Estados Unidos, a Europa e o Japão, os quais reciclam cerca de 30% deles, sendo o restante exportado principalmente para a China, países da África, Índia e Paquistão.



National Geographic – High-Tech Trash, 2008. Adaptado.



a) Aponte um motivo pelo qual os países desenvolvidos exportam parte de seu lixo eletrônico. Explique.



b) Indique um motivo pelo qual países pobres, ou em desenvolvimento, aceitam receber o lixo eletrônico proveniente de países exportadores desse lixo. Explique.



 



9 UNICAMP 2 FASE 2013 MEIO AMBIENTE PROTOCOLO DE KYOTO



 



As alterações do clima vêm sendo debatidas pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), órgão das Nações Unidas. Segundo o IPCC, até 2100 a temperatura da Terra poderá subir entre 1,8°C e 5°C. (Adaptado de http://hdr.undp.org/en/media/HDR-20072008-PTcomplete.pdf. Acessado em 02/10/2012.).



Considerando o texto acima, responda:



a) Quais seriam as consequências do possível aumento da temperatura da Terra?



b) Cite duas metas definidas pelo Protocolo de Kyoto para reduzir o possível aumento da temperatura no planeta.



 



 



 



10 ENEM 2012 TRANSPORTES E MEIO AMBIENTE



 



A maior parte dos veículos de transporte atualmente é movida por motores a combustão que utilizam derivados de petróleo. Por causa disso, esse setor é o maior consumidor de petróleo do mundo, com altas taxas de crescimento ao longo do tempo. Enquanto outros setores têm obtido bons resultados na redução do consumo, os transportes tendem a concentrar ainda mais o uso de derivados do óleo.



MURTA, A. Energia: o vício da civilização. Rio de Janeiro: Garamond, 2011 (adaptado).



Um impacto ambiental da tecnologia mais empregada pelo setor de transportes e uma medida para promover a redução de seu uso estão indicados, respectivamente, em:



a) Aumento da poluição sonora – construção de barreiras acústicas.



b) Incidência da chuva ácida – estatização da indústria automobilística.



c) Derretimento das calotas polares – incentivo aos transportes de massa.



d) Propagação de doenças respiratórias – distribuição de medicamentos gratuitos.



e) Elevação das temperaturas médias – criminalização da emissão de gás carbônico.



 



 



11 UNESP 2013 MEIO AMBIENTE



 



As manchetes de jornal de junho de 2012 enfatizaram a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. A Rio+20, como ficou conhecida, tinha o desafio de dar continuidade à conscientização global que teve início na Rio 92.



As diretrizes propostas por essas conferências têm por finalidade o desenvolvimento sustentável, o qual se refere a um modelo de:



a) consumo que vise atender às necessidades das gerações presentes, sem comprometer o atendimento às necessidades das gerações futuras.



b) desenvolvimento social e econômico que objetive a satisfação financeira e cultural da sociedade.



c) consumo excessivo dos recursos naturais, com vistas à preservação, para as gerações futuras, das espécies animais em extinção.



d) desenvolvimento global que disponha dos recursos naturais para suprir as necessidades da geração atual.



e) desenvolvimento global que incorpore e priorize os aspectos do desenvolvimento econômico.



 



12 UNESP 2013 EVOLUÇÃO DARWIN E WILSON



 



Encontrar explicações convincentes para a origem e a evolução da vida sempre foi uma obsessão para os cientistas. A competição constante, embora muitas vezes silenciosa, entre os indivíduos, teria preservado as melhores linhagens, afirmava Charles Darwin. Assim, um ser vivo com uma mutação favorável para a sobrevivência da espécie teria mais chances de sobreviver e espalhar essa característica para as futuras gerações. Ao fim, sobreviveriam os mais fortes, como interpretou o filósofo Herbert Spencer. Um século e meio depois, um biólogo americano agita a comunidade científica internacional ao ousar complementar a teoria da seleção darwinista. Segundo Edward Wilson, da Universidade de Harvard, o processo evolutivo é mais bem-sucedido em sociedades nas quais os indivíduos colaboram uns com os outros para um objetivo comum. Assim, grupos de pessoas, empresas e até países que agem pensando em benefício dos outros e de forma coletiva alcançam mais sucesso, segundo o americano.



(Rachel Costa. O poder da generosidade. IstoÉ. 11.05.2012. Adaptado).



Embora divergentes no que se refere aos fatores que explicam a evolução da espécie humana, ambas as teorias, de Darwin e de Wilson, apresentam como ponto comum a concepção de que.



a) influências religiosas e metafísicas são o principal veículo no processo evolutivo humano ao longo do tempo.



b) são os condicionamentos psicológicos que influenciam de maneira decisiva o progresso na história.



c) a sobrevivência da espécie humana ao longo da história é explicada pela primazia de fatores de natureza evolutiva.



d) os fatores econômicos e materiais são os principais responsáveis pelas transformações históricas.



e) os fatores intelectuais são os principais responsáveis pelo sucesso dos homens em dominar a natureza.



 



 



13 UNESP 2013 MARKETING RELIGIOSO



 



O marketing religioso objetiva identificar as necessidades de espírito e de conhecimento dos adeptos de uma determinada religião, oferecendo uma linha de produtos e serviços específicos para determinado segmento religioso e linguagem inerente ao tipo de pregação veiculada. A pessoa que se sente vazia num mundo capitalista e individualista busca refúgio através de uma religião. Identificar o público que mais frequenta o templo e o bairro onde o mesmo está situado, o nível de escolaridade, renda, hábitos, demais dados dos perfis demográficos e psicográficos são considerados num planejamento de marketing de uma linha de produtos religiosos.



(Fernando Rebouças. Marketing religioso. www.infoescola.com, 04.01.2010. Adaptado.).



O fenômeno descrito pode ser explicado por tendências de



a) instrumentalização e mercantilização da fé religiosa.



b) crítica religiosa à massificação de produtos de consumo.



c) recuperação das práticas religiosas tradicionais.



d) indiferença das igrejas e religiões frente às demandas de mercado.



e) rejeição de ferramentas administrativas no âmbito religioso.



 



14 MINORIAS CULTURAIS ENEM 2012



 



Na regulação de matérias culturalmente delicadas, como por exemplo, a linguagem oficial, os currículos da educação pública, o status das Igrejas e das comunidades religiosas, as normas do direito penal (por exemplo, quanto ao aborto), mas também em assuntos menos chamativos, como, por exemplo, a posição da família e dos consórcios semelhantes ao matrimônio, à aceitação de normas de segurança ou a delimitação das esferas pública e privada – em tudo isso se refere amiúde apenas o auto entendimento ético-político de uma cultura majoritária, dominante por motivos históricos. Por causa de tais regras, implicitamente repressivas, mesmo dentro de uma comunidade republicana que garanta formalmente a igualdade de direitos para todos, pode eclodir um conflito cultural movido pelas minorias desprezadas contra a cultura da maioria.



HABERMAS, J. A inclusão do outro: estudos de teoria política. São Paulo: Loyola, 2002.



A reivindicação dos direitos culturais das minorias, como exposto por Habermas, encontra amparo nas democracias contemporâneas, na medida em que se alcança.



a) a secessão, pela qual a minoria discriminada obteria a igualdade de direitos na condição da sua concentração espacial, num tipo de independência nacional.



b) a reunificação da sociedade que se encontra fragmentada em grupos de diferentes comunidades étnicas, confissões religiosas e formas de vida, em torno da coesão de uma cultura política nacional.



c) a coexistência das diferenças, considerando a possibilidade de os discursos de auto entendimento se submeterem ao debate público, cientes de que estarão vinculados à coerção do melhor argumento.



d) a autonomia dos indivíduos que, ao chegarem à vida adulta, tenham condições de se libertar das tradições de suas origens em nome da harmonia da política nacional.



e) o desaparecimento de quaisquer limitações, tais como linguagem política ou distintas convenções de comportamento, para compor a arena política a ser compartilhada.



 



15 UNICAMP 2013 URBANIZAÇÃO METRÓPOLE CONTEMPORÂNEA



 



A metrópole industrial do passado integrava no espaço urbano diversos processos produtivos, ocorrendo uma concentração espacial das plantas de fábrica, da infraestrutura e dos trabalhadores. Na metrópole contemporânea predomina uma dispersão territorial das atividades econômicas e da força de trabalho. Nesta, a produção fabril tende a se instalar na periferia ou nos arredores do perímetro urbano, enquanto as atividades associadas ao poder financeiro, político econômico concentram-se na área urbana mais adensada.



(Adaptado de Carlos de Matos, “Redes, nodos e cidades: transformação da metrópole latino-americana”, em Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro (org.), Metrópoles: entre a coesão e a fragmentação, a cooperação e o conflito. São Paulo: Editora Perseu Abramo; Rio de Janeiro: Fase, 2004, 157-196.).



Como principal característica da metrópole contemporânea, destaca-se.



a) a concentração da atividade industrial e das funções administrativas das empresas no mesmo local.



b) o aumento da densidade demográfica nas áreas do antigo centro histórico da metrópole.



c) a concentração do poder decisório da administração pública e das empresas em uma única área da metrópole.



d) a diversificação das atividades comerciais e de serviços na área do perímetro urbano.



 



16 PUC SP URBANIZAÇAO SEGREGAÇÃO URBANA



 



Leia com atenção:



“Em Cidade de Muros, Tereza Caldeira [apresenta uma visão panorâmica]. Fala de São Paulo, mas sua leitura […] vale para boa parte das cidades do país: ‘A segregação – tanto social quanto espacial – é uma característica importante das cidades. As regras que organizam o espaço urbano são basicamente padrões de diferenciação social e de separação. Essas regras variam cultural e historicamente, revelam os princípios que estruturam a vida pública e indicam como os grupos sociais se inter-relacionam no espaço da cidade.”



(Antonio RISÉRIO. A Cidade no Brasil. São Paulo: Editora 34, 2012. p. 307).



Considerando o texto e o fenômeno da segregação urbana nas cidades brasileiras, escolha a alternativa que melhor expressa essa questão.



a) A intensidade da segregação urbana nas grandes metrópoles brasileiras desvaloriza os espaços públicos em benefício dos espaços privados de convivência.



b) A segregação é um fenômeno natural das grandes cidades brasileiras, devido ao seu tamanho, tanto que ela se repete, do mesmo modo, em todas as grandes cidades do mundo.



c) A segregação urbana de fato se generaliza nas grandes cidades brasileiras, com a exceção daquelas que são litorâneas, pois nelas os espaços públicos são muito vigorosos.



d) A segregação social e espacial das grandes cidades brasileiras implica um prejuízo para o convívio social urbano, mas não afeta a funcionalidade técnica das cidades.



e) Fenômenos comuns nas grandes cidades brasileiras, como condomínios fechados e shoppings centers, diminuem a segregação urbana, pois levam o centro para as periferias.



 



17 PUC SP VIOLÊNCIA HOMICÍDIOS NA AMÉRICA LATINA E CARIBE



Veja tabela:



 



 




















































Homicídios por ano para cada 100 mil habitantes (América Latina e sub-regiões)




Regiões




1980




1991




2006




México




18,1




19,6




10,9




América Central




35,6




27,6




23,0




Brasil




11,5




19,0




31,0




Países Andinos




12,1




39,5




45,4




Cone Sul




3,1




3,5




7,7




Am. Lat e Caribe




12,5




21,3




25,1




 



Fonte: Amartya SEN; Bernardo KLIKSBERG. As pessoas em primeiro lugar: a ética do desenvolvimento e os problemas do mundo globalizado. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p. 260.



A tabela se baseia em dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Para essa entidade um índice normal de criminalidade se situa entre zero e cinco homicídios a cada 100 mil habitantes por ano. Tendo em vista a tabela e essa última informação pode ser dito que



a) nos países (e nas sub-regiões) nos quais as taxas de homicídio vêm num crescente, encontra-se ainda o predomínio de populações rurais isoladas e, portanto, indefesas.



b) a América Latina possui um nível epidêmico de criminalidade, e que seus índices tão elevados contam com grande contribuição dos países de maior população e economia.



c) as políticas de combate à produção e ao tráfico de drogas na área, levaram à queda da criminalidade nos países anteriormente mais afetados por essas práticas criminosas.



d) a despeito de as taxas serem elevadas (e graves), mesmo nos países de economia forte, nelas elas nunca ultrapassam 3 vezes o índice de normalidade.



e) fica evidente que nos países de maior economia as taxas de homicídio vêm declinando consistentemente, ao contrário daqueles de menor economia.



 



 



19. REDAÇÃO MACKENZIE INTERNET



 



Redija uma dissertação a tinta, desenvolvendo um tema comum aos textos abaixo.



Texto I



Paredes sustentadas por escoras, janelas quebradas, fiação exposta e refeitório fechado na hora da merenda. Imagens de problemas como esses começam a se espalhar nas redes sociais. Inspirados pela catarinense Isadora Faber, 13, estudantes de todo o país criaram seus “diários de classe” na web para mostrar as deficiências estruturais e pedagógicas das escolas públicas em que estudam.



Folha de S.Paulo, 07/10/2012.



Texto II



Pensar que a internet possibilita um saudável e amplo espaço de debate e contestação é um grave equívoco. O fato de muitas reclamações serem postadas em blogs, em redes sociais, em sites não garante a necessária segurança, para quem lê, de que o conteúdo das reclamações é verdadeiro. Dimensão ainda sem regulamentações rigorosamente definidas, a web pode se tornar um grande local de equívocos e injustiças, no sentido de que qualquer um pode reclamar sobre qualquer coisa, sem apresentar provas de direito e nem a possibilidade equânime de defesa daqueles que são atacados ou julgados.



Renato Monteiro, advogado.



Texto III



Não há como negar que a Internet é uma revolução na sociedade, nos modos de comunicação e na maneira como os cidadãos podem confrontar situações desfavoráveis a eles. É como se disséssemos que agora o poder da luta está à disposição de todos. A pessoa comum, que até então estava distante de esferas de poder, pode reclamar, pode se posicionar, enfim, pode se fazer ouvir por meio de diferentes ferramentas disponíveis pelas novas tecnologias.



Sônia Rios, socióloga.



  


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui