Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62283 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA SÉCULO XX VESTIBULARES DEZEMBRO DE 2012 E JANEIRO D -- 21/01/2013 - 07:55 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


HISTÓRIA SÉCULO XX VESTIBULARES DEZEMBRO DE 2012 E JANEIRO DE 2013.



 



Compilados por Edson Pereira Bueno Leal, janeiro de 2013.



 



1 FUVEST 2013 2 FASE REVOLUÇÃO MEXICANA 1910



 



A Revolução Mexicana, iniciada em 1910, arrastou-se por quase dez anos e envolveu diversos projetos políticos e sociais.



a) Identifique e analise uma das principais reivindicações dos zapatistas durante essa Revolução.



b) Cite e analise duas das principais mudanças sociais trazidas por essa Revolução.



 



2 FATEC 2013 ALEMANHA PÓS 1 GUERRA



 



Na Alemanha, foram desenvolvidos os balões dirigíveis, como o famoso Graf Zeppelin, uma máquina capaz de atravessar o Atlântico. Em 1930, o Zeppelin cruzou os ares do Brasil em voos demonstrativos pelas cidades de Recife e Rio de Janeiro. Este balão era um dos principais elementos de propaganda de uma Alemanha que havia sido derrotada em 1918, na Primeira Guerra. O grande aparelho, com a tecnologia mais avançada da época, mostrava como a Alemanha tinha se recuperado dos estragos sofridos na guerra. (Revista de História da Biblioteca Nacional, maio de 2010, p. 51. Adaptado).



Considerando as informações do texto, é possível concluir corretamente que a Alemanha, após a Primeira Guerra Mundial:



a) evidenciava não ter condições de enfrentar uma nova guerra, após a derrota de 1918.



b) desenvolvia novas tecnologias e pretendia demonstrar ao mundo uma imagem arrojada.



c) utilizava os balões dirigíveis para comprometer a soberania do Brasil, ameaçando atacá-lo.



d) pretendia utilizar os balões como forma de estímulo à expansão da Internacional Socialista.



e) diminuiu os investimentos na área tecnológica em benefício das estratégias de propaganda.



 



3 MACKENZIE 2013 FASCISMO



 



(...) conceitualizar o fascismo como populista é um erro, embora a intensidade da propaganda política, a mobilização das massas e o carisma pessoal aparentemente possam identificar o populismo com fascismo.



Mario Sznajder. “Fascismo e Intolerância”. In: Maria Luiza Carneiro e Frederico Croci (orgs). Tempos de fascismos: Ideologia – Intolerância – Imaginário. São Paulo: EDUSP/ Imprensa Oficial/



Arquivo Público do Estado de São Paulo, 2010, p.30.



O erro citado consiste no fato de que



a) nos fascismos categorias inteiras são excluídas, com base em definições de ‘inimigo’, ou seja, a negação da cidadania é uma consequência quase natural de não se pertencer à comunidade. Ao contrário, no populismo, as coalisões interclasses e entre diversos grupos são a condição sine qua non de sua existência.



b) no populismo, a preocupação com a legitimação das ações do líder forçou a criação de órgãos destinados apenas à propaganda política e à censura. Nos fascismos, por sua vez, a adesão em massa ao chefe de governo excluiu ações propagandísticas mais incisivas, assim como o surgimento de oposições relevantes.



c) no nazi-fascismo o centro de ações girou em torno do combate ao comunismo e ao liberalismo, representantes de uma época decadente e retrógrada. No populismo, os discursos liberais e socialistas do governo serviram, antes de tudo, para manipular as massas, perpetuando líderes carismáticos no poder.



d) tanto nos fascismos quanto no populismo grupos que se pretendam autônomos ou aqueles que não tenham aderido ativamente ao nacionalismo extremo são perseguidos ou mesmo eliminados. No entanto, a preocupação, dos governantes populistas, com uma legitimação de ações obrigou-os a conceder garantias a alguns desses grupos.



e) nos fascismos a liderança personificada exigia a radicalização com os opositores, eliminando-os e criando um clima de insegurança, em que qualquer pessoa, em potencial, era vista como inimiga do Estado. No populismo, apesar do autoritarismo, o pluripartidarismo impedia ações eficazes no combate à oposição.



 



4 UNESP 2013 FASCISMO ITALIANO



 



Itália deseja a paz, mas não teme a guerra.



Justiça sem a força é uma palavra sem sentido.



Nós sonhamos com a Itália romana.



Os três lemas acima foram amplamente divulgados durante o governo de Benito Mussolini (1922-1943) e revelam características centrais do fascismo italiano:



a) a perseguição aos judeus, a liberdade de expressão e a valorização do direito romano.



b) o culto ao corpo, o pacificismo e a ânsia de voltar ao passado.



c) o nacionalismo, a valorização do espírito clássico e o materialismo.



d) a beligerância, o culto à ação e o esforço expansionista.



e) o revanchismo, a socialização da economia industrial e a perseguição aos estrangeiros.



 



 



5 FUVEST 2013 2 FASE II GUERRA MUNDIAL GUETO VARSÓVIA



 



Observe a foto abaixo, tirada do Gueto de Varsóvia, em 1943, durante a ocupação nazista na Polônia.



Mendel Grossman. With a Camera in the Ghetto. Tel-Aviv, Hakibbutz Mameuchad, 1972, p. 47.



a) Por que o menino porta uma estrela nas costas e o que essa estrela representava nas zonas de domínio nazista?



b) Explique a dinâmica de funcionamento do Gueto de Varsóvia e o que ele representou na dominação nazista da Polônia.



 



6 UNICAMP 2013 ILUSTRAÇÃO E HOLOCAUSTO



 



O estudo da ilustração nunca mais foi o mesmo após o holocausto, durante a Segunda Guerra Mundial. A crença ingênua no poder regenerador da razão inviabilizou-se. Estilhaçou-se a cômoda certeza de que as Luzes foram a filosofia da burguesia triunfante, e dos quatro pontos da Europa surgiram evidências acerca da amplitude e variação do fenômeno, que não caberia mais considerar nem apenas burguês, nem eminentemente francês, nem restrito ao século XVIII.



(Adaptado de Laura de Mello e Souza, em http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos/aspaixoesintelectuais. Acessado em 20/08/2012.).



A partir do texto, é correto afirmar que:



a) A experiência do holocausto, no século XX, pode ser interpretada como a negação do projeto das Luzes, porque rejeita a eficácia do poder do Estado.



b) A compreensão das Luzes não se prende à explicação do triunfo da burguesia, exigindo um estudo mais amplo sobre seus impactos na Europa.



c) O projeto das Luzes difundia o ideário do progresso e, contraditoriamente, ensejava o conhecimento científico.



d) O ideário das Luzes ajuda a compreender as revoluções liberais dos séculos XVIII e XIX, que defendiam a intolerância religiosa.



 



7 UNICAMP 2013 EUA E GRÉCIA 1947



 



Em discurso proferido no dia 12/03/1947, o presidente dos EUA, Harry Truman, afirmou: “O governo grego tem operado numa atmosfera de caos e extremismo. A extensão da ajuda a esse país não quer dizer que os Estados Unidos estão de acordo com tudo o que o seu governo tem feito ou fará. No momento atual da história do mundo quase todas as nações se veem na contingência de escolher entre modos alternativos de vida. E a escolha, frequentes vezes, não é livre.”.



(Harold C. Syrett (org.) Documentos Históricos dos Estados Unidos. São Paulo: Cultrix, 1980, p.316-317.).



Considerando o discurso do presidente Truman, bem como os processos históricos dos pós-Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que:



a) A “contingência de escolher entre modos alternativos de vida” se referia à escolha entre o fascismo alemão e a democracia liberal.



b) O caos do governo grego era uma referência aos problemas da Grécia com o Mercado Comum Europeu e a necessidade de ajuda ao governo de Atenas.



c) O discurso nasceu do declínio do auxílio britânico na região da Grécia e da ascensão norte-americana no contexto da Guerra Fria.



d) O discurso é uma resposta ao Plano Marshall, que o governo de Londres tentava impor à Grécia, por meio do Banco Central Europeu.



 



8 UNESP 2013 RAINHA ELISABETH 1950



 



No dia 3 de junho de 2012, os jornais estamparam a notícia dos 60 anos de reinado da Rainha Elizabeth II. Ela foi coroada chefe de Estado da Grã-Bretanha e dos países da Comunidade Britânica no dia 2 de junho de 1953.



Assinale a alternativa que contém um acontecimento geopolítico ocorrido nos anos 1950, década em que a Rainha Elizabeth II assumiu o reinado.



a) Ataque nuclear norte-americano ao Japão.



b) Guerra da Coreia.



c) Construção do Muro de Berlim.



d) Criação da OPEP (Organização dos países exportadores de Petróleo).



e) Dissolução da URSS.



 



9 ENEM 2012 MARTIN LUTHER KING



 



Nós nos recusamos a acreditar que o banco da justiça é falível. Nós nos recusamos a acreditar que há capitais insuficientes de oportunidade nesta nação. Assim nós viemos trocar este cheque, um cheque que nos dará o direito de reclamar as riquezas de liberdade e a segurança da justiça.



(KING Jr., M. L. Eu tenho um sonho, 28 ago. 1963. Disponível em:



www.palmares.gov.br. Acesso em: 30 nov. 2011 – Adaptado).



O cenário vivenciado pela população negra, no sul dos Estados Unidos nos anos 1950, conduziu à mobilização social. Nessa época, surgiram reivindicações que tinham como expoente Martin Luther King e objetivavam:



a) a conquista de direitos civis para a população negra.



b) o apoio aos atos violentos patrocinados pelos negros em espaço urbano.



c) a supremacia das instituições religiosas em meio à comunidade negra sulista.



d) a incorporação dos negros no mercado de trabalho.



e) a aceitação da cultura negra como representante do modo de vida americano.



 



10 PUC SP MUNDO 1968



 



“Nunca houve um ano como 1968 e é improvável que volte a haver.”



Mark Kurlansky. 1968, o ano que abalou o mundo. Rio de Janeiro: José Olympio, 2005. p. 13



A peculiaridade de 1968 pode ser explicada



a) pela ocorrência de movimentos de contestação, que se voltavam contra alvos diferentes e se manifestavam em distintas partes do planeta.



b) pelos protestos internacionais contra a Guerra do Vietnã, que levaram os Estados Unidos a interromper imediatamente sua ação militar no sul asiático.



c) pela difusão, através do movimento estudantil, de projetos socialistas e anarquistas, que demoliram a hegemonia econômica dos países ricos.



d) pelo fim dos confrontos velados entre as superpotências mundiais, o que provocou o início de um longo período de estabilidade internacional.



e) pela queda do muro de Berlim, que demonstrou o fracasso do socialismo real na União Soviética e no Leste Europeu.



 



11  FATEC 2013  EUA NASA



 



No dia 25 de agosto de 2012, o jornal O Estado de S. Paulo publicou a seguinte notícia:



O astronauta norte-americano Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua, morreu neste sábado aos 82 anos. Em 1958, Armstrong foi selecionado para ser um dos pilotos-engenheiros do programa “Homem no Espaço Mais Cedo”, da Força Aérea, com o qual os EUA pretendiam competir com o programa espacial soviético, mais avançado à época. A partir de 1962, ele passou a integrar o corpo de astronautas da NASA (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço), do qual era um dos dois únicos civis. Sua frase mais famosa foi quando seus pés tocaram a superfície lunar pela primeira vez: “Um pequeno passo para um homem, mas um grande passo para a humanidade”. (Adaptado)



Considerando as informações da reportagem sobre o astronauta Neil Armstrong e o programa espacial dos EUA, é correto afirmar que:



a) os EUA realizaram o programa de envio do homem à Lua com apoio do governo soviético.



b) o astronauta Neil Armstrong pode ser considerado um herói da Segunda Guerra Mundial.



c) o desenvolvimento de programas espaciais foi uma das características da Guerra Fria.



d) o astronauta Neil Armstrong participou da equipe soviética que chegou primeiro à Lua.



e) os programas espaciais dos EUA contavam apenas com a participação de militares.



 



 



 



12  MACKENZIE 2013  TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL



 



Na segunda metade do século XX, o mundo passou a conviver com a chamada “Terceira Revolução Industrial”, fenômeno decorrente da alteração dos meios de produção, em função dos avanços tecnológicos, resultando uma nova plasticidade da dinâmica capitalista.



A respeito da denominada “Terceira Revolução Industrial”, sua definição, características e implicações nas relações políticas e sociais, analise as afirmações a seguir.



I. Trata-se da consolidação da “Segunda Revolução Industrial”, caracterizada pelo grande investimento e implementação de novas tecnologias, notadamente por fazer cessar o processo de obsolescência de tecnologias verificado no estágio antecedente.



II. As contínuas e expressivas transformações tecnológicas desta nova realidade têm determinado maciços investimentos na área de capacitação de pessoal em um processo de demanda contínua por mão de obra cada vez mais qualificada.



III. Ocorre em substituição ao esgotamento do sistema fordista, conservando, entretanto, o conceito de produção em série, já que é a única maneira possível de atender a um aumento de demanda sempre crescente em função da globalização da economia.



IV. Processo que culminou com expressivos investimentos em pesquisa tecnológica, oferta de incentivos fiscais e de um reordenamento econômico assentado nos ideais de competitividade, redução de custos de produção e distribuição para um mercado cada vez mais global.



V. Determinou a adoção de uma produção mais flexível, visando atender a mercados específicos com bens particularizados e, em consequência, na reorganização do espaço industrial. A instalação de unidades industriais em determinada localidade fica vinculada, além de outros aspectos, à localização de outras indústrias fornecedoras de peças, de eventuais incentivos fiscais, de mão de obra qualificada e potencial mercado consumidor.



Estão corretas, somente,



a) I, II, III e V. b) I, II e IV. c) I, IV e V. d) II, IV e V. e) III, IV e V.



 



13 MACKENZIE 2013 CAPITALISMO



 



Segundo Wallerstein (1991), o capitalismo “... foi, desde o início, um elemento da economia mundial e não dos estados-nação. O capital nunca permitiu que suas aspirações fossem determinadas por fronteiras nacionais.”.



Considere as afirmações a respeito do modo de produção capitalista abaixo.



I. O capitalismo comercial marca o período dos estados absolutos e do intervencionismo estatal na economia, o que denominamos de mercantilismo.



II. O capitalismo financeiro globalizado acelera a concentração de capitais, gerando grandes conglomerados econômicos; mas, em contrapartida ao



avanço capitalista mundial ampliou-se a exclusão social e a marginalização dos países periféricos.



III. Tanto o capitalismo comercial quanto o capitalismo financeiro aplicam as diretrizes do liberalismo econômico, especialmente no que diz respeito ao livre comércio e ao fim dos monopólios comerciais.



É correto assinalar que



a) somente a afirmativa I está correta.



b) somente a afirmativa III está correta.



c) somente as afirmativas II e III estão corretas.



d) somente as afirmativas I e III estão corretas.



e) somente as afirmativas I e II estão corretas.



 



 



14 UNESP 2013 COLAPSO DA URSS



 



O colapso e o fim da União Soviética, no princípio da década de 1990, derivaram, entre outros fatores,



a) da ascensão comercial e militar da China e da Coreia do Sul, o que provocou acelerada redução nas exportações soviéticas de armamentos para os países do leste europeu.



b) da implantação do socialismo nos países do leste europeu e da perda de influência política e comercial sobre a África, o Oriente Médio e o sul asiático.



c) dos altos gastos militares e das disputas internas do partido hegemônico, e facilitaram a eclosão de movimentos separatistas nas repúblicas controladas pela Rússia.



d) da derrubada do Muro de Berlim, que representava a principal proteção, por terra, do mundo socialista, o que facilitou o avanço das tropas ocidentais.



e) da ascensão política dos partidos de extrema direita na Rússia e do surgimento de um sindicalismo independente nas repúblicas da Ásia.



 



 



15 UNICAMP 2013 COMISSÕES DA VERDADE SÉX XX



 



Na América Latina, África, Ásia e Europa, a violência deixou uma marca de sofrimento e luto no contexto de regimes ditatoriais, guerras civis ou invasões ao longo do século XX. Passados os conflitos, as próprias sociedades têm buscado estabelecer a verdade sobre os crimes ocorridos. Neste contexto, mais de 30 países do mundo criaram Comissões da Verdade, que são organismos de investigação não judiciais.



(Adaptado do Museo de la Memoria y los Derechos Humanos, em http://museodelamemoria.cl/el-museo/sobre-el-museo/comisionesde- verdad/. Acessado em 20/08/2012).



As Comissões da Verdade



a) surgiram em países que tiveram experiências traumáticas, como as ditaduras no Chile e Brasil, e foram organizadas durante as lutas de resistência aos regimes ditatoriais.



b) sustentam que o conhecimento do passado interessa às vítimas e seus familiares, devendo ficar restrito a esse universo privado.



c) constituem instrumento político que tem como objetivo o estabelecimento de sentenças judiciais aos culpados e o pagamento de indenizações às vítimas.



d) existem em vários países, o que indica que as práticas autoritárias não foram um fenômeno de uma só nação, nem se restringiram a uma única forma de conflito.



 



 



16. REDAÇÃO PUC SP EISTEIN E A BOMBA ATÔMICA 



 



É famosa a foto acima. (Einstein mostrando a língua) Um dos mais renomados cientistas do século XX mostrando uma respeitável língua a um fotógrafo, com um semblante aparentemente nada preocupado com as consequências que este ato certamente acarretaria. Einstein é mais conhecido por sua língua que pela Teoria da Relatividade ou pela idealização do laser!



Mas estaria este gênio da ciência realmente ficando louco como cogitavam alguns? Teria ele sido abduzido e os ET feito experiências com sua língua, e ele queria nos mostrar que realmente já fizemos contato?



Na época em que esta foto foi tirada Einstein estava envolvido nos estudos de energia nuclear. Ele estava certo quanto à quantidade de energia que poderia ser gerada pela fusão ou fissão de núcleos atômicos. Ao contrário do que dizem alguns, Einstein tinha plena consciência de que havia a intenção de utilizar a energia nuclear para fins militares, pois era o Ministério da Defesa americano que arcava com os custos das pesquisas – no então Projeto Manhatan. Ele só não contava com dois fatos: o primeiro é que viesse a estourar uma Segunda Guerra Mundial e o segundo é que em algum dia essa energia fosse realmente utilizada para fins de destruição em massa. Ele também conhecia bem os efeitos da bomba de urânio.



Porém a primeira bomba atômica foi lançada sobre o inimigo japonês em 1945, sobre a cidade de Hiroshima. A partir de então, Einstein passou a considerar o estudo da energia nuclear para fins militares um dos maiores erros de sua vida. Sentindo-se culpado, Einstein enviou uma carta ao presidente solicitando que os ataques nucleares fossem suspensos imediatamente, visto que seus efeitos eram “maiores do que os previstos”. Mas o Japão estava acuado e a popularidade do presidente aumentava com a perspectiva do fim da guerra e pela desforra por Pearl Harbor. Então Einstein chamou a atenção da mídia e do povo americano, solicitando que a população enviasse cartas ao presidente pedindo o fim dos ataques nucleares. Mas a população e a mídia americana estavam empolgadas com os discursos dos militares sobre o fim da guerra, e pela forma como os méritos eram atribuídos à nova e poderosa arma desenvolvida pelo grande cientista Albert Einstein e sua equipe.



A foto foi tirada durante uma entrevista que Einstein dava à imprensa a fim de divulgar sua campanha contra o uso da energia nuclear para fins militares. Foi no momento em que ele respondia à seguinte pergunta de um dos repórteres: “O Presidente dos Estados Unidos nos oferece a paz em troca do uso da bomba; o que o senhor tem a oferecer à população americana em troca da paz?”.



Foi então que Einstein, mostrando a língua ao repórter e ao fotógrafo, respondeu: “Ofereço minha língua, para que passem os selos!”. André Krell – 31/08/2004 – 15h40min



http://www.culturaesaude.med.br/content/einstein-ebomba-t%C3%B4mica



PUC — DEZEMBRO/2012



PROPOSTA



 



A famosa foto de Einstein, tirada pelo fotógrafo Arthur Sasse, é considerada uma das 10 mais famosas do século XX.



A partir do que você acabou de ler, construa um texto dissertativo-argumentativo, explicando se você concorda com a atitude de Einstein ou, ao contrário, considera que ele poderia, com o poder que tinha, ter tomado uma atitude diferente, naquele momento histórico. Desenvolva de forma clara e coesa os argumentos que embasam o seu ponto de vista. Dê um título ao seu texto.



Importante: passe a limpo, a tinta, sua redação, no espaço a ela destinado. O rascunho não será considerado. Seu trabalho será avaliado de acordo com os seguintes critérios: espírito crítico, adequação do texto ao desenvolvimento do tema, estrutura textual compatível com o texto dissertativo-argumentativo e emprego da norma culta. Será desclassificado o candidato que zerar na redação.



  


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui