Usina de Letras
Usina de Letras
32 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA MEDIEVAL VESTIBULARES DEZEMBRO DE 2012 E JANEIRO DE -- 17/01/2013 - 09:01 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


 



HISTÓRIA MEDIEVAL VESTIBULARES DEZEMBRO DE 2012 E JANEIRO DE 2013.



 



Compilados por Edson Pereira Bueno Leal, janeiro de 2013.



 



 



 



1 FATEC 2013 EUROPA ANO 1.000



 



A partir do ano 1000, a população europeia tem um grande aumento. Este crescimento demográfico se relaciona com as tecnologias desenvolvidas naquela época, as quais aumentaram a produção agrícola e melhoraram as condições de saúde e alimentação: a charrua, substituindo o arado, a utilização do cavalo nas lavouras, e a rotatividade de plantações, aproveitando melhor os solos. As populações do período agrupavam-se em aldeias em volta da igreja e do castelo.



(LE GOFF, Jacques. São Francisco de Assis, Rio de Janeiro: Record, 2007, p. 24. Adaptado).



A partir das informações do texto, é correto afirmar que o contexto histórico em questão é o:



a) escravismo antigo.



b) capitalismo industrial.



c) socialismo soviético.



d) feudalismo medieval.



e) mercantilismo moderno.



 



 



2 MACKENZIE 2013 IDADE MÉDIA



 



“A Idade Média não existe. Esse episódio de quase mil anos (...) é uma fabricação, uma construção, um mito, quer dizer, um conjunto de representações e de imagens em perpétuo movimento, amplamente difundidas na sociedade, de geração em geração (...)”.



Christian Amalvi. “Idade Média”. In: Jacques Le Goff e Jean-Claude Schmitt. Dicionário Temático do Ocidente Medieval. Bauru, SP: EDUSC, 2006, p.537.



A respeito do tema, considere as seguintes afirmativas:



I. As representações depreciativas do período remontam às tentativas, principalmente de humanistas italianos desde o século XIV, de retornar às fontes da Antiguidade Clássica.



II. O século XVIII, com sua revalorização do racionalismo e antropocentrismo, assiste ao dualismo “obscurantismo” – representado pela Idade Média –e as “Luzes” – representadas pelo Iluminismo.



III. A visão de uma Idade Média plena de cultura e da qual se originou a civilização europeia deve-se, em grande parte, ao século XIX, com o Romantismo.



Assinale



a) se apenas I estiver correta.



b) se apenas I e II estiverem corretas.



c) se apenas II e III estiverem corretas.



d) se apenas I e III estiverem corretas.



e) se I, II e III estiverem corretas.



 



3 PUC SP MODO DE PRODUÇÃO FEUDAL



 



“O modo de produção feudal, tal como apareceu na Europa ocidental, deixava em geral aos camponeses apenas o espaço mínimo para aumentarem o produto de que dispunham dentro das duras limitações do sistema senhorial.”



Perry Anderson. Passagens da antiguidade ao feudalismo. Porto: Afrontamento, 1980, p. 208. Adaptado



O texto caracteriza o modo de produção feudal, destacando que.



a) havia classes distintas e opostas no feudalismo, embora a luta social fosse atenuada pelas amplas oportunidades de lucro que os senhores ofereciam aos camponeses.



b) as relações de suserania e vassalagem e o caráter rural do feudalismo eliminaram as cidades e provocaram o declínio do comércio e das atividades de serviço.



c) a possibilidade de melhoria da condição econômica dos camponeses era bastante restrita, devido ao conjunto de obrigações que estes deviam prestar aos senhores.



d) as longas jornadas de trabalho nas lavouras e a ampla gama de impostos impediam os camponeses de ascenderem socialmente e provocavam a ruína dos senhores de terras.



e) havia oportunidades de transformação social no feudalismo, embora os camponeses raramente as aproveitassem, pois preferiam se dedicar prioritariamente ao trabalho.



 



4 FGV ADMINISTRAÇÃO 2013 CRUZADAS



 



Chegam a Jerusalém a 7 de junho de 1099. Jejuam e fazem procissões em redor da cidade, esperando que as suas orações deitem abaixo as muralhas, do mesmo que as trombetas de Josué tinham derrubado as de Jericó. A chegada a Jafa de navios genoveses, pisanos e venezianos é para eles de um grande auxílio [...] A cidade tão cobiçada é tomada a 15 de julho de 1099. Assistimos, então, à pilhagem e ao massacre sistemático de toda a população. Depois do regresso dos cruzados ao Ocidente, a posse de Jerusalém torna-se precária.



Tate, G. Dois séculos de confronto entre o Oriente e o Ocidente. In Arneville, M.-B. D’ e outros, As Cruzadas. Trad. Cascais: Pergaminho, 2001, p. 22.



O texto acima refere-se à



a) terceira Cruzada e revela os interesses bizantinos nessa expedição.



b) Reconquista Ibérica e apresenta as motivações religiosas dessa empreitada.



c) sétima Cruzada e demonstra a forte presença da monarquia francesa.



d) primeira Cruzada e revela a forte religiosidade da peregrinação armada.



e) quarta Cruzada e revela a participação exclusiva dos fiéis franceses.



 



 



5 UNESP 2013 IDADE MÉDIA SAÚDE



 



Nos arredores de Assis, dois leprosários [...] hospedavam os homens e mulheres de visão repugnante escorraçados por todos, considerava-se que os leprosos eram assim por castigo de Deus, por causa dos pecados cometidos, ou porque tinham sido concebidos em pecado. Por isso, ao se movimentarem, eram obrigados a bater certas castanholas, para que os sãos pudessem evitá-los, fugindo a tempo.



(Chiara Frugoni, Vida de um homem: Francisco de Assis, 2011.).



A lepra e as demais doenças recorrentes durante a Idade Média



a) resultavam do descuido das vítimas e os médicos se dedicavam apenas aos doentes graves ou terminais.



b) atingiam basicamente as populações rurais, pois as condições de higiene e saneamento nas cidades eram melhores.



c) atacavam e matavam igualmente nobres e pobres, pois não existiam hospitais e remédios.



d) eram consideradas contagiosas e, devido a isso, não havia pessoas dispostas a cuidar dos enfermos.



e) eram muitas vezes atribuídas à ação divina e as vítimas eram tratadas como responsáveis pelo mal.



 



 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui