Usina de Letras
Usina de Letras
23 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Filantropia em Gurupi. -- 01/10/2008 - 11:05 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
FILANTROPIA EM GURUPI

A “filantropia” pode ser entendida como a ação individual, coletiva ou institucional de doar dinheiro ou outros bens a favor de pessoas ou entidades que desenvolvam atividades de cunho social, cultural, religioso e científico.

Atualmente, a filantropia é vista por uma grande parcela da sociedade como uma forma de promover o desenvolvimento e alavancar a mudança social, para suprir as ações deficientes e inadequadas dos órgãos públicos.

Em todas as partes do mundo moderno existem inúmeros exemplos de pessoas famosas (artistas, desportistas, empresários etc.) e grandes empresas que dedicam seu tempo e grandes recursos financeiros para desenvover ações e projetos filantrópicos.

No Estado do Tocantins a filantropia também está presente através do envolvimento de centenas de pessoas de inúmeras instituições e órgãos públicos.

Aqui, apresentaremos de forma suscinta as principais entidades filantrópicas presentes na cidade de Gurupi, sul do Tocantins.

A APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Gurupi foi fundada em 22 de fevereiro de 1989. Hoje, a APAE de Gurupi e todas as demais APAE’s do Tocantins fazem parte da Federação Estadual, que foi criada no dia 29 de maio de 1999. A APAE de Gurupi situa-se na Av. Central “E”, nº 370, Setor Engenheiro Valdir Lins, CEP 77.400-000, Fone: (063) 3314-1334/ 3351-1515, FAX: (063) 3314-1404.

A AGAB (Associação Gurupiense dos Amigos do Basquete) nasceu em 1997 por iniciativa do Promotor de Justiça do Ministério Público Estadual, Ricardo Vicente, com o objetivo de promover um trabalho voluntário de inclusão social. O ginásio Potozão, sede da entidade, fica no Setor Malvinas, e tem 3 quadras esportivas e uma sala de aula

O Centro de Integração da Mulher fica na Rua 20, entre as Avenidas Amazonas e São Paulo, Centro. O Centro de Integração da Mulher é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Gurupi. Ele foi criado em 2000 com o objetivo capacitar mulheres para que possam aprender uma profissão e, assim, poder ajudar na renda familiar.

O Centro de Convivência dos Idosos, conhecido popularmente como “Casa do Idoso”, fica no Setor Sol Nascente. Atualmente a “Casa do Idoso” atende cerca de 25 idosos e disponibiliza a estrutura física, médicos, enfermeiras, remédios, alimentação, entre outros recursos necessários ao bem-estar dos idosos. A Casa do Idoso recebe apoio da Prefeitura Municipal de Gurupi, do Centro Universitário UNIRG, entre outros.

O Lar Cristão Fé para Vencer, conhecido popularmente como “Creche da Irmã Divina”, fica no Setor Sol Nascente. A irmã Divina atende atualmente cerca de 80 crianças, na faixa etária da pré-escola, que vai de 01 à 05 anos de idade. Desse total, 20 crianças permanecem o dia todo na Creche e o restante fica só por quatro horas diárias, de segunda à sexta-feira.

A Creche Espírita Pré-Escola Maria Madalena fica na Avenida Rio Branco, esquina com a Rua 05, Centro. A Creche Maria Madalena existe há 34 anos e trabalha em parceria com os Governos Federal, Estadual e Municipal e iniciativa privada para a realização das atividades.

A Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer fica na Avenida Pernambuco, entre as Ruas 03 e 04, Centro. O Núcleo da Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer em Gurupi foi fundado em 05 de maio de 2006.

O DASE (Departamento de Assistência Social Emanuel) foi criado em 1991 pela Igreja Evangélica Assembléia de Deus (IEAD), vinculada ao Ministério Madureira. Ele funciona no templo da IEAD que fica na Avenida Santa Catarina, esquina com a Rua 19, Centro.

A SSVP (Sociedade São Vicente de Paulo) fica na Avenida Pará, entre as Ruas 08 e 09, Centro. A Sociedade de São Vicente de Paulo é uma organização e um movimento ligado à Igreja Católica que trabalha promovendo ações sociais. Ela está presente em Gurupi desde 1989.

A Igreja Batista Independente Sião fica na Avenida Ceará n.º 1743, Setor Casego (próxima ao Parque Mutuca). Ela destina um percentual de 5% de tudo o que é arrecado para ações de assistência social.

A Igreja Adventista do 7º Dia fica na Rua 06, entre as Avenidas Goiás e Maranhão, e realiza através do “Clube de Desbravadores Jovens Adventistas (CDJA)” diversas ações filantrópicas. O Clube de Desbravadores existe oficialmente desde 1950, como um programa oficial da Igreja Adventista do 7º. Ele está presente em mais de 160 países, com 90.000 sedes e mais de 2 milhões de participantes. Os Desbravadores tem entre 10 e 15 anos, e pertencem a diferentes classes sociais, raças ou religiões, mas todos com os mesmos princípios e interesses. Eles crêem na Bíblia e gostam de servir aos outros. Por isso, procuram ajudar a todos os que passam por carências físicas ou emocionais, ao mesmo tempo que nos afastamos dos maus hábitos que fazem mal à saúde ou à família.

A Pastoral da Criança é uma organização comunitária de ação social ligada a Igreja Católica através da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). A Pastoral da Criança atua em todo o Brasil desenvolvendo trabalhos que se baseiam na solidariedade humana e na partilha do saber. A Pastoral da Criança tem como objetivo o desenvolvimento integral das crianças, da concepção aos 06 anos de idade, em seu contexto familiar e comunitário, a partir de ações de caráter preventivo e que fortaleçam o tecido social e a integração entre a família e a comunidade. Nos bairros de Gurupi, a atuação da Pastoral da Criança tem tido excelentes resultados. Um exemplo disso é o trabalho desenvolvido pela Irmã Lourdes no Setor Malvinas e adjacências, sem contar a ação elogiosa da Assistente Social Clary Labbé, na coordenação regional da Pastoral da Criança.

A cidade de Gurupi possui 04 Lojas Maçônicas, que são: Loja Maçônica “Cavalheiro da Luz” nº 125 (Rua 08, nº 861, Centro), Loja Maçônica “Amor e Justiça” nº 23 (Rua 08, nº 861, Centro), Loja Maçônica “Fraternidade e Justiça de Gurupi” (Avenida Santa Catarina, nº 2356, Centro) e Loja Maçônica “Amor e Justiça II”(Rua 19, s/nº, Centro). Todas elas trabalham com assistência social continuamente, mas sem fazer alarde de seu trabalho.

O CEREA (Centro de Recuperação de Alcóolico) fica na Rua 09, entre as Avenidas Guanabara e Rio de Janeiro, Centro (ao lado do INSS). O CEREA trabalha na recperação de dependentes do alcóol.

O Centro Espírita Bezerra de Menezes fica na Avenida Pará, entre as Ruas 10 e 19, Centro. O Centro desenvolve a quase 30 anos inúmeros trabalhos sociais. Sua equipe periodicamente realiza a distribuição de sopas à comunidade carente de Gurupi. Além disso, eles apóiam o Programa Mesa Brasil.

A Fundação Roda Viva Empreendimentos Sociais, conhecida simplesmente como Fundação Roda Viva fica na Rua 20, Setor União. A Fundação Roda Viva foi fundada em 16 de fevereiro de 2002, com a missão de atender todas as comunidades de baixa renda, proporcionando cursos e aperfeiçoamentos profissionais. A Roda Viva tem o objetivo de preparar e qualificar pessoas para o mercado de trabalho, desenvolver projetos sociais, promover palestras, viabilizar a comercialização dos produtos com trabalhos realizados gerando renda aos produtos e a entidade, organizar e promover eventos esportivos, culturais e de lazer e levar ações aos bairros como: confecção de carteira de identidade e trabalho, cadastro de emprego, exame de prevenção de cólon de útero, teste de glicemia e outros. A Roda Viva também se mobiliza nas datas comemorativas do calendário anual, como por exemplo: dia das crianças, onde existe uma campanha de arrecadamento de brinquedos novos e usados a serem distribuídos à crianças carentes.

A Casa de Apoio Amélia e Ellio Dellolo da AMAT (Associação de Mulheres em Ação do Tocantins), fica situada à Rua Cartogema, nº 465, Setor Jardim Sevilha. Hoje a Sede da AMAT serve de base para o Projeto Mãe de Leite. O Projeto Mãe de Leite iniciou suas ações em 1998 no Estado do Tocantins e chegou em Gurupi em 2003. Ele foi idealizado pela Senadora Kátia Abreu e consiste na doação de leite à comunidade carente.

O Instituto Juarez Moreira fica na Avenida Maranhão, esquina com a Rua 03, Centro, na antiga Sede Social do Clube CRA (Clube Recreativo Araguaia).

A AMU (Associação de Mulheres de Gurupi) fica na Avenida Pernanbuco, esquina com a Rua 12, Centro.

Vale destacar ainda que além do trabalho das instituições acima mencionadas, nos últimos anos, a Prefeitura Municipal de Gurupi tem desenvolvido inúmeras atividades nas áreas sociais e de lazer, em parceria com os Governos Federal e Estadual, tais como: doação de cestas básicas e remédios, fornecimento de passagens, aparelhos a portadores de deficiência física, construção de casas populares, auxílio a crianças e adolescentes, treinamentos e capacitação profissional, assistência aos idosos, auxílio às creches, disponibilização de veículos e ambulâncias, realização de atividades culturais e de lazer através de eventos populares. Destaca-se também que a Prefeitura Municipal de Gurupi apoia direta ou indiretamente diversos Programas Federais e Estaduais, entre os quais: (1) Programa Bolsa Família, (2) Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, (3) Programa Sentinela, (4) Programa Jovem Cidadão, (5) Programa de Orientação Profissional – POP, (6) Programa Mesa Brasil, (7) Programa Agentes Ambientais Mirins da CIPAMA e (8) Programa Bombeiros Mirins.

Não poderia deixar de falar do “Programa Pioneiros Mirins” da SETAS (Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social) que atende crianças e adolescentes na faixa etária entre 7 e 16 anos, cuja renda per capta por família é menor ou igual a ½ salário mínimo. A cidade de Gurupi tem 03 Unidades do Programa Pioneiros Mirins, que são: (1) Núcleo Central (Rua 01, Centro); (2) Núcleo Malvinas, (Setor Malvinas) e (3) Núcleo Jardim dos Buritis (Setor Jardim dos Buritis).

Além destes, há ainda inúmeras outras instituições que desenvolvem ações com enfoque no desenvolvimento social, como por exemplo: (1) o Centro Universitáro UNIRG, (2) a Organização Jaime Câmara, (3) a COOPERFRIGU, (4) o 3º Pelotão Ambiental da CIPAMA (Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental), (5) a 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros e (6) o Sistema “S”, que engloba o SESI, SENAC, SESC e SENAR.

O Centro Universitário UNIRG desenvolve 03 Projetos: (1) Unirg nos bairros, (2) Unirg em Ação e (3) Cidadão Universitário.

A Organização Jaime Câmara, filiada da TV Globo, com apoio do SESI, do Centro Universitário UNIRG e de inúmeros outros parceiros realiza anualmente 02 Projetos: (1) Projeto Ação Global e (2) Projeto Ciranda.

A COOPERFRIGU (Cooperativa dos Produtores de Carne e Derivados de Gurupi) desenvolve desde outubro de 2005 o “Projeto Cooperar”. O Projeto Cooperar tem como objetivos integrar todos os funcionários e cooperados através de inúmeras ações, tais como: palestras educativas, educação cultural (momentos artísticos), festa para crianças (familiares de funcionários) e campanhas de doações. A AGAB e a Creche Maria Madalena tem sido importantes parceiros do Projeto Cooperar. O Projeto Cooperar está sendo coordenado pela Drª Andréa Stival e, sem dúvida alguma, é o maior Projeto Socioambiental de Gurupi.

O 3º Pelotão Ambiental da CIPAMA desenvolve em parceria com a Prefeitura Municipal de Gurupi o Programa Agentes Ambientais Mirins.

A 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros desenvolve em parceria com a Prefeitura Municipal de Gurupi o Programa Bombeiros Mirins.

Espero que todo o trabalho que tive para coletar, organizar e disponibilizar essas informações possa servir para auxiliar nas ações, projetos e programas dessas entidades, através da conquista de novos parceiros.

A disseminação desses dados é um meio que achei para parabenizar e homenagear todo esforço e empenho daquelas pessoas anônimas que se dedicam diariamente para ajudar seu próximo, e desejo profundamente que ao estar disponibilizando esse registro possa contribuir para a ampliação e melhoria de tudo de bom que tem sido feito por essas pessoas e por suas respectivas entidades filantrópicas.


Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 273, p. 10, de 15/08/2008. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui