Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62287 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140819)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ISRAEL HISTÓRIA 1948 A 1986 -- 19/11/2012 - 08:41 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


ISRAEL  HISTÓRIA -  1948 A 1986



 



Edson Pereira Bueno Leal, novembro de 2011



 



 



Os judeus ocuparam a Palestina de 2000 ªC. a 135 d.C. . Um Estado judeu dominou Jerusalém entre 44 a.C. e  70 d.C.  quando os romanos destruíram Jerusalém, causando a diáspora judaica. Em 135 d.C. ocorreu a diáspora final . O imperador Adriano mandou massacrar 800.000 judeus ( segundo o historiador romano Dio Cassio). Jerusalém foi transformada em uma cidade romana , com templo dedicado a Júpiter, chamada Alba Capitolina. Os cristãos posteriormente a refizeram à maneira bizantina quando Constantino aderiu ao cristianismo.



A região foi ocupada em 635 d.C. no contexto da expansão islâmica e Jerusalém tomada em 638 d.C. foi “islamizada” .



Entre 1065 e 1187 , no período das Cruzadas , os europeus estabeleceram o Império Latino em Jerusalém, que depois foi retomado pelos árabes . 



Em  1516 o  Império Otomano conquista a Palestina . Por estas razões históricas , Jerusalém passou a ser uma cidade com grande importância religiosa para cristãos, muçulmanos e judeus.



“Após a expulsão dos judeus da Espanha, a partir de 1492, o mundo árabe acolheu boa parte deles. Se lhes deu –como aos cristãos – o estatuto de dhimmi, inferior ao dos muçulmanos, era claramente mais favorável que o de seus correligionários na Europa, ele os preservou das perseguições recorrentes que os outros sofreram na Europa. “ (http://diplo.uol.com.br/2004-05,a915)



Em 1882 , fugindo dos pogroms da Rússia Czarista , com o apoio do Barão de Rotschild , estabeleceram-se as primeiras 19 colônias de judeus na Palestina . Na região não havia nenhum tipo de desenvolvimento , os judeus partiram do zero.



Em 1896 foi criado o sionismo como resposta ao crescimento do anti-semitismo em toda a Europa. Um de seus objetivos era estabelecer uma comunidade autônoma internacional na Palestina, o berço do judaísmo.



O idealizador do estado de Israel foi Theordo Herzl . Homem da alta classe média vienense, e jornalista , era o correspondente em Paris do Neue Freie Press quando testemunhou manifestações antisemitas violentas contra o capitão Alfred Dreyfus, judeu francês, que tinha sido falsamente acusado de espionagem e foi condenado como traidor em 1894 .



Na época , Herzl integrava o pequeno grupo de jornalistas que, em 1895 , assistiu Pa famosa cerimônia de degradação em que Dreyfus teve seus galões de oficial retirados . Essa experiência levou Herzl a perder sua fé na assimilação . Ele se convenceu de que os judeus só poderiam viver em segurança se tivessem seu próprio país  e se tornou o primeiro líder do sionismo moderno . ( Daniel Finkelstein , F S P, Mais 11.01.2009 , p. 7) . 



Dreyfus terminou solto em 1900 e foi plenamente reabilitado em 1906. O caso convenceu Herzl da impossibilidade de assimilação dos judeus na Europa devido ao anti-semitismo , e daí ele escreveu “O estado Judeu” . Ele era ateu e chegou a aceitar Uganda como possível pátria para os judeus.



Em 1897 foi realizado na Basiléia o I Congresso Sionista Mundial.  Em 1903 o 6. Congresso recusou a proposta inglesa da estabelecer o Estado Judaico em Uganda .



Em 16 de maio de 1916 Grã Bretanha e França , fazem o acordo secreto de Sykes-Picot, sobre a partilha do Império Otomano , decidindo pelo controle inglês da Palestina .



Em dezembro de 1916 , T H Lawrence , oficial britânico , induz os árabes a lutarem contra os turcos , prometendo independência aos árabes depois da guerra .



Declaração de Balfour –  1917 carta do Chanceler britânico Lorde Balfour ao barão de Rotschild , onde a Grã Bretanha apóia a idéia de um lar nacional para os judeus na Palestina o que aumenta a imigração judaica para a região.



 



DOMÍNIO BRITÃNICO



 



Em 25.04.1920 o Conselho Supremo dos Aliados , colocou a Palestina e o Iraque sob mandato britânico e a Síria e o Líbano sob mandato francês .



Os ingleses , com o primeiro Livro Branco em 1922 e o segundo em 1939, tentar limitar a imigração judaica para a região . Em 1936 já estava atuando a Haganah , organização militar secreta judaica que terá papel destacado na ocupação da região .



 



Criação do Estado de Israel



 



Em 1942  foi realizado um congresso sionista em Atlantic City onde a liderança sionista se decidiu por um Estado exclusivista, sob protestos de judeus eminentes como Einstein e Hannah Harendt que eram favoráveis a alguma forma de  acomodação com os palestinos. Os judeus ortodoxos , atualmente, impõem restrições arcaicas como o filho de mãe não judaica não pode ser cidadão. Vários heróis de guerra, casados com estrangeiras, tem filhos que são legalmente não cidadãos.



O governo americano de Truman era anti semita , impediu a emigração judaica para os EUA e era contra a criação do Estado de Israel. Em 1946 os radicais judeus explodiram o hotel King David , quartel general britânico em Jerusalém .



Com o assassinato de milhões de judeus pelos nazistas a opinião pública mundial passou a ser favorável à criação de um Estado para os judeus . Havia 250 mil judeus sobreviventes dos campos de trânsito na Europa que não tinham para onde ir . Outros 90.000 fugiram da Polônia em 1946 , quando extremistas de direita realizaram um pogrom em Kielce .



Os britânicos , entre dois fogos , pois também querendo manter sua influência na região não podiam descontentar os árabes , fizeram como na Índia e anunciaram a saída das tropas para maior de 1948 .



O assessor jurídico de Truman , Clark Gifford argumentou que os EUA tinham a obrigação de apoiar a criação de um Estado judaico , em vista do pouco caso demonstrado pelo mundo em relação ao Holocausto nazista . Já o secretário de Estado de Truman , George Marshall , achou que o reconhecimento de Israel prejudicaria as relações dos EUA com o mundo árabe de forma permanente . Truman acabou rejeitando o conselho de Marshall , com isso possibilitando a criação do Estado de Israel .



Em 1947 nas eleições americanas , o republicano Thomas Dewey era o favorito , contra Truman que era contra a criação do Estado de Israel , e com  o apoio da URSS que deu o primeiro voto no Conselho de Segurança, os EUA votaram a favor , impedindo o veto britânico que era contra.



A votação foi para a Assembléia Geral e por 33 votos a favor , 13 contra , 10 abstenções e uma ausência foi aprovada a partilha da Palestina em dois estados : um árabe e outro judeu . Os países árabes não concordaram e retiraram-se do salão .



O embaixador árabe Azzam Pashá foi profético sobre a decisão " Qualquer linha de divisão desenhada na Palestina será uma linha de fogo e sangue " . 



Foi criado em território palestino o Estado de Israel em 14 de maio de 1948 pelo Conselho Nacional Judaico e Conselho Sionista Nacional, de acordo com a Resolução 181 do Conselho de Segurança da ONU e voto meramente simbólico da Assembléia Geral. Os países árabes , Egito, Líbano, Transjordânia, não aceitavam a criação de um Estado Judeu em moldes ocidentais , em meio ao mundo islâmico .



Cerca de 800.000 árabes deixaram o território do novo Estado ou foram expulsos . A criação de Israel foi uma espécie de reparação aos judeus pelo holocausto .



Sai Sir Alan Cunningham ultimo comissário da administração britânica da Palestina. 



Estava  criado um foco permanente de tensão entre judeus e árabes e dando início à Questão Palestina , ao desalojar da terra a população que ali vivia há séculos.



 



PRIMEIRA GUERRA ÁRABE ISRAELENSE 1948-1949



 



A Liga árabe – formada pelo Egito, Iraque, Transjordânia, Líbano e Síria não aceitou a partilha da Palestina em dois estados e no dia seguinte , poucas horas depois da declaração de independência  invadiu a região e foi vencida por Israel que ampliou seu domínio territorial sobre a Palestina. Quase 1 milhão de palestinos fugiram ou foram expulsos, dando origem à questão palestina . Os judeus ocuparam Jerusalém Oeste , enquanto a parte leste permaneceu controlada pela Jordânia. 



A Primeira Guerra Árabe-Israelense cessou em 1949,  com um armistício entre Israel e os contendores árabes,  sob a mediação da ONU.



Stalin queria que Israel fosse a cunha no Oriente Médio contra o imperialismo inglês e francês. Em 1953, diante do nacionalismo árabe , mudou de posição e passou a apoiar os árabes. Israel ao contrário , passou a ser considerada sentinela dos interesses dos países capitalistas , contra possível comunização dos países árabes a partir da ação direta da URSS ou revoluções internas como a de Gadafi na Líbia , Assad na Síria e Khomeini no Irã.



 



SEGUNDA GUERRA ÁRABE ISRAELENSE 1956 GUERRA DE SUEZ



 



A segunda guerra (Suez, 1956) decorreu da decisão  egípcia de nacionalizar o canal, ato que atingia interesses  anglo-franceses e israelenses.



Três meses após a nacionalização do Canal de Suez pelo presidente egípcio Gamal Abdel Nasser, Israel apoiado pela Inglaterra e França, invadiu o Egito apoiado pelos soviéticos , conquistou a Península do Sinai, 



Apesar da vitória israelo-anglo-francesa, as pressões norte-americanas e soviéticas, feitas por intermédio da ONU, obrigaram os países vitoriosos a devolver os territórios conquistados do Egito, territórios esses que  foram conquistados por Israel neste conflito e tiveram de ser devolvidos, Israel   saiu da região por ordem do presidente americano Dwight Eisenhower.



 



TERCEIRA GUERRA ÁRABE ISRAELENSE 1967



 



No fim da abril de 1967 após um bombardeio contra a Galiléia , aviões israelenses invadiram o espaço aéreo sírio , derrubaram 6 aviões Mig-21 e realizaram um vôo sobre a capital Damasco .



A Síria pediu apoio do Egito que relutou a princípio , mas devido á forte mobilização popular em 24 de maio Nasser fechou o estreito de Tiran , isolando o porto israelense de Eilat, uma grave ameaça à economia israelense .



No final de maio a Jordânia e o Egito assinaram um pacto de ajuda mútua . Em maio , o Egito invadiu a Península do Sinai então comandada por uma força espedcial da ONU , e bloqueou o tráfego de navios israelenses pelo estreito de Tiran, o único acesso de Israel ao Mar Vermelho . O presidente egípcio Gamal Abder Nasser decretou em 1967 o fim do estado israelense . “Nosso objetivo será a destruição de Israel . O povo árabe quer lutar “.



O ministro da Defesa Moshe Dayam , percebeu que os exércitos árabes ainda estavam se organizando e que a única chance de vitória será tomar a iniciativa o quanto antes e decidiu perseguir uma meta de cada vez, concentrando as tropas e usando dados coletados pela inteligência .



Em 5 de junho de 1967 a Força Aérea Israelense iniciou um ataque relâmpago , ás 7h45 , pegando os egípcios de surpresa e destruindo em apenas 3 horas , cerca de 309 dos 340 aviões de combate do Egito  e eliminando também no chão, grande parte da Força Aérea da Jordânia . Esta destruição foi a chave da vitória .  Com esta derrota os 100.000 soldados egípcios na Península do Sinai ficaram á mercê dos aviões de Israel . Cerca de 15.000 soldados egípcios foram mortos na ofensiva .



Em 7 de junho o rei Hussein , da Jordânia , ordenou um bombardeio contra Jerusalém Ocidental e no dia 7 , paraquedistas israelenses comandados pelo ministro da Defesa  Moshe Dayan, tomaram a cidade histórica. À noite a Cisjordânia já estava sob controle israelense .



De 9 a 10 de junho , em resposta aos ataques sírios a povoados na fronteira ,o Exército israelense invadiu as Colinas de Golã . As posições da artilharia Síria foram denunciadas por árvores plantadas sob a recomendação do espião israelense Eli Cohen que disse aos militares sírios que as folhas protegeriam os soldados da insolação. ( veja, 6.6.2012, p. 121) .



Em apenas 6 dias ocorreu nova vitória , desta vez esmagadora  de Israel contra Egito, Jordânia e Síria, com  a ocupação da faixa de Gaza e da Península do Sinai do Egito , das  colinas de Golan da Síria e  da Cisjordânia, e a parte leste de Jerusalém da Jordânia  , aumentando o êxodo palestino e agravando acentuadamente a situação deste povo  que passou a viver em um tipo de regime semelhante ao apartheid da África do Sul.  . A ONU através das resoluções 242 e 338 determinou que Israel deveria se retirar dos territórios ocupados .Os israelenses com 125.000 soldados tiveram 980 mortos e os exércitos árabes do Egito, Síria e Jordânia 390.000 soldados com 4.300 mortos.  Com o triplo dos soldados , os árabes estavam seguros quanto ao sucesso  e os israelenses falavam em cavar covas coletivas , aguardando um novo holocausto.



Apesar da grande vitória e da expansão territorial os israelenses mergulham em um caldeirão daí em diante . Os palestinos tiveram um ganho inesperado pois ficaram sob uma só administração e ganharam identidade em sua luta contra Israel .



Segundo , Gershom Goremberg em “The Accidental Empire, o Exército não queria uma guerra , muito menos conquistar territórios . Para Tom Segev , arquivos israelenses recém abertos mostram que o Exército israelense havia feiro um estudo meses antes concluindo que conquistar os territórios palestinos seria desastroso . A decisão de tomar os territórios foi tomada no calor da batalha e cobra o seu preço desde então por ter mergulhado o país em um mundo obscuro de barreiras e opressão militar . Para o cientista político israelense Gershon Baskin , “vencemos a batalha, mas perdemos a guerra “ . Para os 300.000 colonos judeus que vivem na Cisjordânia , em meio a 2,4 milhão de palestinos a ocupação “ foi uma janela aberta por Deus  para que voltássemos à terra de nossos antepassados “ . ( F S P 3.6.2007 , p. A-26) .



Israel não pretendia ficar com as Colinas de Gola , na Síria e a Cisjordânia e tentou devolver os territórios , mas os governantes árabes, reunidos em Cartum , no Sudão , em agosto , decretaram os “três nãos” : não ao reconhecimento de Israel , não à paz e não à negociação .



A partir de 1967 estreitaram-se as relações entre Israel e os EUA que passaram a  apoiar a nação judaica permitindo a que Israel adotasse posturas incomuns como ter armas nucleares e atacar inimigos dentro e fora de suas fronteiras sem correr o risco de sofrer sanções internacionais . 



 



ATENTADO EM MUNIQUE  1972



 



Em 5 de setembro de 1972 , oito terroristas vestidos com agasalhos de ginástica invadiram o alojamento da delegação israelense na Vila Olimpíada de Munique e fizeram onze atletas reféns . Dois foram mortos logo de início . Exigiram a libertação de 234 palestinos presos em Israel , e dois terroristas alemães , membros do grupo Baader-Meinhof , presos na própria Alemanha .



A primeira ministra Golda Meyer  recusou-se a negociar e a tentativa de resgate fracassou .



Após 21 horas de negociações ocorreu uma batalha em um dos aeroportos da cidade , com o saldo de todos os reféns assassinados , cinco terroristas mortos e os três restantes foram presos .



O atentado transformou a causa palestina em tema global  e foi o primeiro que  mostrou que o terrorismo não estava mais restrito a fronteiras geográficas locais . 



Como os três terroristas presos foram dois meses depois trocados pelos passageiros de um jato seqüestrado da Lufthansa , o Mossad israelense passou a realizar a partir daí em vingança os assassinatos seletivos  de terroristas , com a criação de comandos , os Kidons para localizar e eliminar terroristas com precisão cirúrgica .



Segundo Alfredo Machado da natação brasileira “ a Olimpíada mudou drasticamente depois que tudo aquilo aconteceu . Ninguém mais sorria . Você andava na cidade e parecia que todos estavam em um velório “ . A Olimpíada acabou com uma festa contida . Em vez de festas pirotécnica , primou-se pela  discrição . Os atletas entraram juntos no Estádio Olímpico , sob luz baixa . Muitos choravam  . ( F S P 28.01.2006 , p. D-1) .



 



QUARTA GUERRA ÁRABE ISRAELENSE 1973



 



Houve o ataque simultâneo da Síria e Egito contra Israel em ataque planejado inicialmente pelos soviéticos, com o objetivo de retomar os territórios perdidos em 1967 . Israel conseguiu reverter a situação, apesar das pesadas baixas, graças à ajuda americana em equipamentos para o Exército e a Força Aérea .  Os judeus chegaram a ameaçar a cidade do Cairo , capital do Egito . Para evitar uma tragédia houve a intervenção de Nixon e Brejnev levou ao fim do conflito  em 22 de outubro .



Esta derrota teve influência na crise do petróleo pois os países árabes decidiram penalizar o Ocidente que sempre apoiou Israel .



 



ACORDOS DE CAMP DAVID



 



Em 1979 foram firmados por Menahen Begin e Anuar Sadat, em encontro promovido pelo presidente americano Jimmy Carter. Israel em troca da não militância do maior e mais poderoso país árabe , o Egito devolveu-lhe o Sinai que havia conquistado na guerra de 1967. Sadat foi assassinado em 1981 .  Os americanos passaram a partir destes acordos a fornecer US$ 3 bilhões em ajuda anual a Israel.



Nestes acordos estava prevista a autonomia dos palestinos nos territórios ocupados e em 1984 uma solução definitiva para o problema o que não aconteceu e ao contrário a questão se agravou com Israel criando colônias nos territórios .



Em 1979 o líder do Setembro Negro e responsável pelo massacres de onze atletas israelenses nas Olimpíadas de Munique em 1972 Abu Hassan Salameh ( Abu Hasan ) , foi morto com a explosão de um carro bomba em Beirute . Com a sua morte ocorreu a desarticulação do Setembro Negro e a maioria dos envolvidos no massacre foi morta .



 



ATAQUE AO IRAQUE



 



Em 1981 a aviação israelense realizou um ataque ao Iraque , destruindo o reator de Osirak , pouco antes de entrar em operação . O ataque atrasou em muito as ambições nucleares iraquianas .



 



INVASÃO DO LÍBANO



 



Em 1982 devido aos ataques terroristas palestinos , Israel invadiu o Líbano, alcançou  Beirute causando tremenda devastação e depois retirou-se para o sul do país , mantendo ocupada a região .



O sul do Líbano foi ocupado por  questões de segurança , pois grupos guerrilheiros palestinos operavam livremente na região .



 



O massacre de Sabra e Chatila



 



A Falange , uma das facções cristãs mais importantes do Líbano , aliada dos israelenses , em vingança pela morte de seu líder e presidente eleito do país Bashir Gemayel, em atentado , invadiu os campos de refugiados palestinos de Sabra e Chatila , localizados próximos a  Beirute , em uma região controlada pelas tropas israelenses . Durante 36 horas foram dizimadas 800 pessoas, na grande maioria mulheres , crianças e velhos , pois os homens em idade de combate estavam fora . A responsabilidade  pelo massacre foi imputada ao Ministro da Defesa israelense Ariel Sharon . 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui