Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->APAE – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais. -- 16/04/2008 - 16:47 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
APAE – ASSOCIAÇÃO DOS PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS

A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) é uma entidade da sociedade civil, baseada na filantropia, cujo objetivo é promover o bem estar e desenvolvimento da pessoa deficiente, através da assistência, cultura e educação.
A APAE tem como símbolo a imagem de duas mãos erguidas aos céus, em posição de desnível. Uma delas, ao lado esquerdo, está em posição de amparo, e a outra, à direita, de orientação.
A APAE nasceu no Estado do Rio de Janeiro, no dia 11 de dezembro de 1954, com a chegada da imigrante americana Beatrice Bemis, que era diplomata dos Estados Unidos e mãe de uma filha portadora de Síndrome de Down. Através dessa iniciativa pioneira, dezenas de pessoas, pais, amigos, professores e médicos de excepcionais, fundaram naquela cidade a primeira Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais no Brasil. A partir de então, foram surgindo outras APAE’s por todo país.
Em 10 de novembro de1962, surgiu a Federação Nacional de APAE’s, que naquela época estava sediada em São Paulo e passou a integrar todas as APAE’s do Brasil. Hoje, a atual sede da Federação Nacional de APAE’s fica em Brasília. A missão da Federação Nacional de APAE’s é “promover e articular ações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e representar o movimento perante os organismos nacionais e internacionais, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas APAE’s, na perspectiva da inclusão social de seus usuários”.
A primeira APAE do Tocantins (antigo norte de Goiás) foi criada em Araguaína, no dia 22 de janeiro de 1986. A segunda APAE foi fundada em Gurupi, em 22 de fevereiro de 1989. Hoje, a APAE de Gurupi e todas as demais APAE’s do Tocantins fazem parte da Federação Estadual, que foi criada no dia 29 de maio de 1999.
A APAE de Gurupi situa-se na Av. Central “E”, nº 370, Setor Engenheiro Valdir Lins, CEP 77.400-000, Fone: (063) 3314-1334/ 3351-1515, FAX: (063) 3314-1404.
A APAE de Gurupi desenvolve atividades educacionais como a estimulação precoce de crianças do maternal à alfabetização. Já os adolescentes recebem atividades profissionalizantes, como por exemplo, artesanato e carpintaria. A APAE mantém um convênio com as empresas privadas locais prevendo a contração destes futuros profissionais.
No ano de 2006, a APAE de Gurupi atendeu 151 alunos. Em 2007, foram atendidos 160 alunos, e nesse ano há cerca de 170 alunos matriculados.
A APAE de Gurupi desenvolve o Projeto SOS Família que ensina os cursos de corte e costura, tricô, crochê, bolsas, arranjos, embalagens, entre outros, para que as mães dos alunos possam se profissionalizar também, complementando assim a renda familiar.
Na área da saúde a APAE conta com atendimento odontológico através de um profissional cedido pela Prefeitura Municipal, bem como o material para a realização do trabalho. Conta também com o voluntariado de médicos para realização de consultas e exames menos complexos, como por exemplo, o “teste do pezinho”. Além destas atividades, a APAE tem um convênio com UNIRG, especialmente com os Cursos de Medicina, Fisioterapia e Pedagogia.
O Governo Estadual mantém 25 funcionários na área da Educação em tempo integral, e uma Psicóloga que está disponível por vinte horas semanais. Além disso também fornece material pedagógico e combustível para os veículos.
O Governo Federal disponibiliza uma pequena renda (R$ 152,00 por mês), que é considerada irrisória para as necessidades da APAE de Gurupi.
Para melhor ainda mais seus serviços a APAE criou um o sistema de Sócios Contribuintes, que engloba um cadastro de empresas e pessoas físicas para a realização de doações mensais. Além das doações em dinheiro, a iniciativa privada ajuda com doação de materiais de construção e mão-de-obra para a ampliação das instalações, mobília, roupas, brinquedos e voluntários para realização de eventos beneficentes como o “Almoço do Dia das Mães”, a “Noite das Massas”, feijoadas nos finais de semana, leilões e bingos.
Divulgar essas informações é um passo importante para que mais pessoas de nossa sociedade possam apoiar esse belíssimo trabalho da APAE.

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 266, p. 18, de 27/06/2008. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui