Usina de Letras
Usina de Letras
27 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Projeto Cooperar da COOPERFRIGU. -- 08/04/2008 - 13:23 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PROJETO COOPERAR DA COOPERFRIGU

A COOPERFRIGU (Cooperativa dos Produtores de Carne e Derivados de Gurupi) desenvolve o Projeto Cooperar, que vem sendo executado desde outubro de 2005 em parceria com diversas instituições.
O Projeto Cooperar tem como objetivos integrar todos os funcionários e cooperados através de inúmeras ações, tais como: palestras educativas, educação cultural (momentos artísticos), festa para crianças (familiares de funcionários) e campanhas de doações.
A Associação Gurupiense dos Amigos do Basquete (AGAB), que hoje conta com 2.100 crianças carentes jogando basquete e recebendo ensino religioso com acompanhamento escolar, tem sido uma importante parceira do Projeto Cooperar.
Além da AGAB, o Projeto Cooperar apóia a Creche Maria Madalena, que está há 30 anos em Gurupi, com atendimento de 300 crianças em tempo integral.
O Projeto Cooperar está sendo coordenado pela Drª Andréa Stival e, sem dúvida alguma, é o maior Projeto Socioambiental de Gurupi.
Ao longo dos últimos anos, já foram realizadas três edições do Projeto Cooperar, que estão detalhadas a seguir:
A 1ª Edição do Projeto Cooperar da COOPERFRIGU ocorreu em outubro de 2005. Essa edição recebeu, na sessão ordinária da Câmara dos Vereadores de Gurupi, no dia 07 de outubro, uma Moção de Aplausos pelos relevantes serviços sociais prestados. Nessa 1ª edição, a equipe do projeto Cooperar da COOPERFRIGU fez uma grande mobilização no sábado, 8 de outubro, para arrecadar pares de tênis para as crianças da AGAB. Essa arrecadação foi realizada com apoio da imprensa, do comercio e da comunidade a equipe do Cooperar ficou de plantão durante todo o sábado juntamente com a equipe do “Posto Sem Limite” aguardando as doações e distribuindo bonés e picolés para as crianças que colaboraram. O Posto “Sem Limite” e a Loja “Rei dos Calçados” foram os principais parceiros desta campanha e doaram parte do lucro da empresa daquele dia para a AGAB. Além destes, O projeto Cooperar teve como parceiros a Policia Militar, o NATURATINS, a CIPAMA, o Corpo de Bombeiros, o SESI/ FIETO, a Organização Jaime Câmara, a Câmara Municipal de Vereadores, entre outros. Nessa edição foram arrecadados 200 pares de calçados para as crianças da AGAB.
A 2ª Edição do Projeto Cooperar da COOPERFRIGU, ocorreu durante os meses de outubro e novembro de 2006. Os funcionários da COOPERFRIGU participaram de diferentes atividades dentro da programação da 2ª edição do Projeto Cooperar. Diversas palestras educativas, peças de teatro e apresentações musicais fizeram parte da hora do almoço mudando a rotina de todos e ainda somando informações e entretenimento, além da deliciosa distribuição dos picolés como sobremesa. No sábado, 11 de novembro, foi o dia 'D' da campanha de arrecadação de pares de tênis para as crianças da AGAB. Em vários pontos da cidade os diretores e colaboradores da COOPERFRIGU fizeram 'Blitz' nas ruas convocando a população para participar da campanha doando tênis novos ou usados. A Drª Andréa Stival, idealizadora do Projeto Cooperar, participou ativamente da campanha indo pessoalmente aos pontos de arrecadação pedindo a participação de todos. No feriado de 15 de novembro, aconteceu mais uma grande gincana entre os funcionários da COOPERFRIGU que cumpriram diferentes e divertidas tarefas organizadas pelos professores da AGAB. No dia 20 de novembro aconteceu o encerramento da 2ª edição do Projeto Cooperar quando foram entregues 280 pares de tênis arrecadados aos diretores da AGAB para serem distribuídos aos alunos.
A 3ª Edição do Projeto Cooperar da COOPERFRIGU aconteceu de 15 de outubro a 3 de novembro de 2007. Mais uma vez esse evento contou com a presença de vários parceiros e colaboradores, além dos funcionários da COOPERFRIGU seus familiares e também algumas crianças da AGAB e da creche Maria Madalena. Na abertura oficial estiveram presentes várias autoridades que foram parabenizar os organizadores. O presidente da indústria COOPERFRIGU, Oswaldo Stival Júnior e esposa Drª Andréa Stival, agradeceram à imprensa e à todos da comunidade que abraçaram o Projeto, fazendo com que o Cooperar se tornasse o maior Projeto Socioambiental de Gurupi. A festa de encerramento começou às oito da manhã com muita música, pipoca, picolés, algodão-doce, cachorro-quente, refrigerantes e muitas brincadeiras como o futebol de sabão, cama elástica, e muitas outras atividades dirigidas por acadêmicos do curso de educação física da UNIRG e também pelos profissionais do SESC e do SESI de Gurupi. A banda da Polícia Militar executou o Hino Nacional e muitas outras músicas para alegrar a todos. Os dançarinos da academia Ativa fizeram algumas apresentações alegres para abrilhantar ainda mais a festividade.
Além disso, destacamos também o apoio que a COOPERFRIGU dispensou na elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável (PDDS) de Gurupi, e ao incentivo a realização de diversos eventos relacionados ao meio ambiente, como por exemplo: o 1º Seminário do COMAMG (Conselho Municipal do Meio Ambiente de Gurupi) em dezembro de 2006, o Fórum Municipal Lixo & Cidadania em setembro de 2007, o Protocolo Municipal do Fogo em novembro de 2007, e a 3ª Conferência Municipal do Meio Ambiente de Gurupi em fevereiro de 2008.
Vale mencionar ainda a parceira constante da equipe do Projeto Cooperar com a Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente, o NATURATINS e a CIPAMA.
Todos nós torcemos pelo sucesso do Projeto Cooperar, pois sabemos que através dele toda a sociedade gurupiense tem se beneficiado de muitas maneiras.
Hoje, todos reconhecem que o Projeto Cooperar da COOPERFRIGU é uma ótima referência para a sociedade gurupiense.

Publicado no Jornal Atitude, edição n. 20, p. 02, de 20/06/2008. Gurupi – Estado do Tocantins.
http://www.atitudetocantins.com.br

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui