Usina de Letras
Usina de Letras
23 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->O lixo. -- 05/12/2007 - 15:07 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O LIXO

O lixo é, sem dúvida alguma, um dos maiores causadores de problemas para o meio ambiente.
O lixo, conhecido tecnicamente como resíduo sólido, é qualquer material tido como inútil, supérfluo, e/ou sem valor, gerado por ações humanas, e que precisa ser eliminado. Todo material cujo proprietário descarta, joga fora, deseja eliminar, ou necessita eliminar é considerado lixo.
Existem basicamente 09 tipos de resíduos sólidos:
1 - Lixo Domiciliar: originário das residências, constituindo-se de restos de alimentos, jornais, revistas, papel higiênico, fraldas descartáveis etc. Sua composição é bastante diferenciada dependendo da região ou localidade onde é gerado. Por exemplo, em cidades e países pouco desenvolvidos, geralmente, há uma predominância de lixo orgânico, enquanto que nos grandes centros industrializados se tem a predominância de plásticos, metais e vidros.
2 - Lixo Comercial: todo resíduo originário de estabelecimentos comerciais ou de serviços diversos, como supermercados, bancos, lojas, bares, restaurantes etc. O tipo de resíduo dependerá da função do estabelecimento.
3 - Lixo Público: todo aquele originário nos serviços de limpeza urbana, incluindo: a varrição de vias públicas, estabelecimentos públicos, limpeza de feiras, mercados municipais, praias, córregos, terrenos baldios etc. Esse tipo de lixo é de total responsabilidade do poder público.
4 - Lixo Hospitalar: constituído por resíduos sépticos, que contém ou podem conter germes patogênicos (bactérias, vírus, protozoários, nematódios etc.). São produzidos em serviços de saúde (hospitais, clínicas, laboratórios, farmácias, entre outros). É constituído por agulhas, seringas, gazes, algodões, esparadrapos, luvas descartáveis, sangue, órgãos e tecidos removidos.
5 - Lixo Industrial: gerado pelos diversos ramos da atividade industrial, tendo sua composição diversificada, podendo este ser tóxico ou não-tóxico.
6 - Lixo Especial: é o lixo encontrado em portos, aeroportos, terminais rodoviários ou ferroviários, podendo ser constituído por diversos tipos de resíduos, desde o lixo das lanchonetes, bares e restaurantes, até materiais recicláveis diversos.
7 - Lixo Radioativo: resíduos oriundos das usinas nucleares, que emitem baixo ou alto teor de radioatividade, tendo que ser cuidadosamente manejado e depositado com segurança.
8 - Lixo Agrícola: resíduos originários das atividades agropecuárias, englobando desde esterco animal, restos de colheita, sobras de ração animal, até embalagens de agrotóxicos (pesticidas, fertilizantes etc.).
9 - Lixos diversos: estes englobam todos os resíduos anteriormente não classificados, mas também de real preocupação em relação a seu gerenciamento e disposição final. Aparecem neste item diversos resíduos, como por exemplo, os eletro-eletrônicos, pilhas, baterias, pneus, lâmpadas fluorescentes e entulhos (resíduos procedentes da construção civil).
Conhecer cada um desses 09 tipos de lixo e saber quais os cuidados e tratamentos que cada um deles merece é um dever de todo cidadão, pois nenhum de nós pode se omitir da responsabilidade que temos de proteger o meio ambiente.

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 244, p. 18, de 18/01/2008. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui