Usina de Letras
Usina de Letras
124 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->FILOSOFIA -- 30/09/2007 - 00:23 (SALETI HARTMANN) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Filosofia é o termo dado para a capacidade de raciocinar, de refletir. O Homem reflete sobre as verdades da vida; reflete sobre o seu futuro e sobre o seu passado, e tira conclusões que o ajudam a melhorar a sua própria situação e a situação da sociedade. Por isso, diz-se que o Homem é um animal que pensa. É uma animal que 'filosofa'.
A filosofia serve para pensar os rumos da vida, da história, da política, da cultura e da economia, etc. A pessoa que não tem a capacidade de refletir filosoficamente, é aquela que segue os seus instintos, sem parar para pensar: está certo? está errado?
A palavra FILOSOFIA é formada de dois termos gregos: filo (amigo) e Sofia (sabedoria). Por isso, entende-se que o filósofo é um amante do Conhecimento, é alguém que gosta de aprender sempre mais e melhor. Em todas as épocas e em todas as gerações, o Homem que aprende a refletir filosoficamente é aquele que consegue lidar melhor com seus problemas individuais e também age com mais sabedoria na vida coletiva.
Os grandes filósofos do passado, como Platão, Pitágoras, Demócrito, etc., foram responsáveis pelo modo de vida de várias gerações humanas. Até nos dias atuais, existem pessoas que estudam e refletem a filosofia destes pensadores, e baseiam as suas ações naquilo que eles pensaram e disseram.
A Filosofia abrange todas as áreas do conhecimento humano, desde a Matemática, até a Religião e forma a visão Política de grandes personalidades do mundo moderno. GHANDI foi um político estadista que batalhou ardentemente através da filosofia da Paz e da Não-Violência. NELSON MANDELA, na África, aplicou-se à política filosófica da igualdade entre brancos e negros, para unir a Nação que ele tanto ama.
A filosofia, além de ser um modo de vida, para as pessoas que refletem, é também uma forma de linguagem humana. Esta linguagem, jamais é fria e racional somente. É uma linguagem que traduz a esperança que o Homem tem, de produzir um mundo fraterno, onde todos possam ser felizes, e onde a Fraternidade e a Justiça estejam de mãos dadas, em favor dos povos.
Dentro das relações humanas, sabemos que a linguagem é um poderoso meio de aproximação entre as pessoas, é uma ponte para o progresso, ou para o retrocesso humano. Através da linguagem, o Homem expressa os seus sentimentos, sonhos e esperanças, e traduz para os outros, aquilo que está dentro do seu coração.
Dentro da linguagem humana, a FILOSOFIA representa um papel de humanização, uma luta constante contra a ignorância, a fatalidade e contra a destruição dos valores que regem a vida do Homem.
É na linguagem filosófica que podemos traduzir o amor e o ódio, o sentimento de alegria e a nossa impotência diante de determinadas situações sociais e políticas. Portanto, a linguagem humana, só é completa, quando nela está inserida a FILOSOFIA, isto é, a capacidade de pensar e de refletir sobre as origens e sobre o destino da Civilização Humana.

Saleti Hartmann
Cândido Godói-RS
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 5Exibido 1691 vezesFale com o autor