Usina de Letras
Usina de Letras
167 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50476)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PERFIL: LUIZ CARLOS LEME FRANCO -- 02/09/2012 - 08:11 (Paccelli José Maracci Zahler) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Por Paccelli José Maracci Zahler



Luiz Carlos Leme Franco, médico e escritor paulista, tem colaborado assiduamente com a Revista Cerrado Cultural. Prontamente, ele aceitou o convite para a coluna PERFIL deste mês de setembro de 2012, a que agradecemos.





RCC.Onde o senhor nasceu?



LC. Em um hospital em Marília, SP, há muitos anos.



RCC. Como foi a sua infância ?



LC. Com algumas mudanças de casa. Alegre e domiciliar, sem intercorrências dignas de nota.



RCC.Em que momento da sua vida o senhor sentiu que iria dedicar-se à literatura?



LC. Sempre li muito. Meu pai incentivava e fornecia sempre bons livros. Na escola sempre gostei de matérias dissertativas e,bem jovem, já colaborava com em jornal. Com dezesseis anos construí minha primeira poesia. Foi neste ponto que senti que dedicar-me-ia a literatura, se não profissionalmente, amadoramente sim. Lecionei Português e Francês, ainda estudante.



RCC.Alguém ou algum autor o influenciou? Poderia falar sobre ele?



LC. Não especificamente. Li todos os autores, de todas as correntes. Gosto muito de José Maria Rilke, José de Alencar, Paulo Coelho, Gonçalves Dias e Castro Alves. Devo ter um, pouco de Gonçalves Dias e José de Alencar.



RCC.A partir de 1966, o senhor passou a dedicar-se ao ensino. Que disciplina o senhor lecionava?



LC. Neste ano comecei a estudar Medicina e, para ajudar meu pai na minha manutenção na escola, comecei a lecionar Português, como suplementarista ( eu cursara o colegial - hoje curso médio - e o magistério ao mesmo tempo e já havia lecionado alguns meses em escola primária, como professor que sou ). No ano seguinte, continuei lecionando Português em um ginásio (fundamental segundo grau de hoje) e dei aulas de Francês em outro estabelecimento. Dois anos após, deixei o Francês e dei aulas particulares de Química e Matemáticas e Português em um cursinho parta vestibulares. Depois lecionei em uma faculdade Educação Física: Biometria, Higiene e em uma Escola Normal, deixando as anteriores.



RCC. Em 1973, formado pela Universidade de Londrina, PR, o senhor iniciou a sua vida profissional. Em que especialidade da medicina?



LC. Ginecologia e Obstetrícia.



RCC. Como foram os seus primeiros anos como médico?



Muito intensos. Dedicação exclusiva. Diurna e noturnamente. Foram gratificantes meus contactos com as gestantes. Para auxiliar as pacientes em suas perguntas sobre rugas, estrias, cursei Mesoterapia e assisti a uma clínica de estética.. Casei-me dois anos depois de formado.



RCC. O que o levou a fazer pós-graduação em Fitoterapia, em Ribeirão Preto, em 1977?



LC. Minha passada pela Mesoterapia pôs-me em contato com a Homeopatia, [Medicina] Ortomolecular e Fitoterapia e, em gostando destas filosofias, procurei conhecê-las. Sempre gostei destas técnicas mais naturais e hoje as pratico bastante.



RCC. Por que a Fitoterapia faz efeito em algumas pessoas em outras não ?



LC.Porque estas medicinas não tratam as doenças, e sim os doentes e eles são diferentes uns dos outros e até consigo mesmo, em momentos diferentes. Por isto o tratamento médico ( até o alopático) deve ser individualizado.



RCC.Pode-se dizer que o organismo se habitua com o tratamento alopático?



LC. Não, em geral. Teoricamente todo distúrbio da saúde, doença ou moléstia pode ser tratada, desde que se saiba a causa da injúria ao organismo e das condições dos dois no momento.



RCC.Desde março de 2000, o senhor é diretor do Centro Brasileiro de Saúde Holística. A sua formação foi baseada na Alopatia, então , ao mudar o foco,o senhor percebeu que o tratamento das causas é mais eficaz que o tratamento dos sintomas?



LC. Meu objetivo sempre foi a causa, na alopatia também. Resolvendo-se a causa a patologia se cura, o que nem sempre acontece quando se acaba com os sintomas só, mas é preciso que se os ( sos? ) resolvam que são incômodos ao portador .



RCC.É possível fazer um tratamento holístico nesta vida agitada, conectada, plugada, rápida, dos dias de hoje ?



LC. O organismo sempre trabalha para se melhorar.



RCC. Como o senhor compartilha o trabalho profissional com o literário?



LC. O nictêmero tem vinte e quatro horas. Como sempre é possível aplicar o triângulo em todas as situações, divido as vinte e quatro horas em três e tenho três momentos de oito horas cada: oito eu trabalho para o mundo onde vivo (no caso como médico), outras oito horas eu dedico a mim ( aqui entra os textos literários) e no último período eu descanso dos outros dois.



RCC. Machado de Assis admitiu que, no Brasil, o escritor precisa de outra profissão para sobreviver. O senhor concorda com isso?



LC. Concordo. Há uns poucos que conseguem viver dos escritos (pelo menos dizem). No mundo todo é assim, não só no Brasil. Em uns países isto vale mais, em outros menos, mas em todos a literatura não é prioridade. E não deve ser mesmo, Há coisas mais importantes para a vida.



RCC. Qual a sua opinião sobre a profissionalização do escritor?



LC. Todo trabalho deve ser profissional. Os que não o são devem ser executados como se fossem. Penso que o escritor dever ser tratado como um professor, um jornalista, um desenhista, um cartunista ou outro que trabalha as letras. Por que não?





(Leia mais na Revista Cerrado Cultural - www.revistacerradocultural.blogspot.com)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui