Usina de Letras
Usina de Letras
14 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62283 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->GABARITO GERAL . QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2012 -- 23/08/2012 - 07:54 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


GABARITO GERAL . QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2012.



Compiladas por Edson Pereira Bueno Leal



 



 



HISTÓRIA ANTIGA



 



1.E  2 B  3  B



 



HISTÓRIA MEDIEVAL



 



1 B  2 D  3  B  4  C   5  B



 



HISTÓRIA MODERNA



 



 



1 D  2 D



 



Resolução 3



 



O texto refere-se ao “humanismo”  ou seja a valorização do ser humano que foi uma das principais características do Renascimento . Exemplo : Giotto : S. Francisco pregando aos pássaros  e muitas pinturas de Miguel Ângelo .



 



Resolução 4



 



O antropocentrismo ou humanismo renascentista se  constituiu em  um dos fatores fundamentais do surgimento da cultura moderna. Nascido nas cidades e comunas da época que lutavam por sua autonomia, o humanismo repudiou a ordem e a hierarquia contidas na visão do mundo medieval e resguardadas pelo Império, pela Igreja e pelo Feudalismo. Na visão medieval o homem ocupava hierarquicamente uma posição insignificante e inalterável, imerso em um mundo repleto de tentações e pecado. O Renascimento mudará esta visão, com a exaltação da dignidade do homem, a proclamação de que sua liberdade pode e deve ser exercida, tanto em relação á natureza quanto á sociedade.



O antropocentrismo ainda mantinha uma concepção do homem como centro do universo , como criação de Deus . Copérnico provou que a Terra girava em torno do Sol, o heliocentrismo e não era o centro do Universo, derrubando a teoria do geocentrismo e Darwin mostrou com a Teoria da Evolução que o homem era o resultado de um evolucionismo na história da natureza , embora a teoria darwinista não afaste a possibilidade da crença na criação divina



 



5 E  6 C



 



Resolução 7



 



O fato noticiado está ligado à relação entre o uso de símbolos religiosos em Estados laicos . O uso de símbolos religiosos , dentro de uma postura de respeito , está ligado à liberdade de expressão e de religião que são princípios defendidos pelo iluminismo . Portanto é um direito do indivíduo , dentro do Estado Moderno, manifestar-se religiosamente , inclusive com um vestuário específico e foi isso que a Justiça Federal reconheceu. 



 



HISTÓRIA SÉCULO XIX .



 



1 A   2 C  3  D



 



HISTÓRIA SÉCULO XX



 



1 D  2 E  3 A 



 



Resolução 4



 



As ilhas Falklands , controladas pelo Reino Unido eram reivindicadas pela argentina que  , em período de ditadura militar , tentou utilizar o apelo nacionalista para granjear apoio entre a população . Com a derrota , o regime militar se desmoralizou e chegou a seu fim . Até hoje, o governo Cristina Kirchner , continua reivindicando a posse das Malvinas.



 



 



5 B  6 D  7 E  8 E  9 C  10 B  11 A 



 



Resolução 12



 



O fato noticiado está ligado à relação entre o uso de símbolos religiosos em Estados laicos . O uso de símbolos religiosos , dentro de uma postura de respeito , está ligado à liberdade de expressão e de religião que são princípios defendidos pelo iluminismo . Portanto é um direito do indivíduo , dentro do Estado Moderno, manifestar-se religiosamente , inclusive com um vestuário específico e foi isso que a Justiça Federal reconheceu. 



 



 



ATUALIDADES GERAL E FILOSOFIA



 



1 D  2 B  3 D  4 D   



 



Resolução 5



 



O primeiro texto analisa o mundo do ponto de vista da astrologia e portanto as conclusões, que tratam de futuros acordos internacionais   não tem base cientifica . O segundo texto é apenas uma descrição do fato do ponto de vista jornalístico de descrição dos acontecimentos , mas revela que o Irã é um país agressivo em relação aos EUA.



 



 



Resolução 6



 



Ideologia como empregado pela autora pode ser considerada um instrumento de dominação que age por meio do convencimento , com uma visão dogmática da realidade . A ideologia pode ser uma forma de mascarar a realidade . “Ideologia de direita”, refere-se ao pensamento conservador ou liberal , favorável ao “status quo”  gerado pelo desenvolvimento do capitalismo e aos valores de democracia, liberdade, defesa da propriedade, etc. Já a “ideologia de esquerda” representa a adesão a ideais socialistas , de origem marxista , na defesa da classe do proletariado e na busca de uma sociedade igualitária .



 



7 D  8 D



 



BRASIL COLONIAL



 



1 D 2 E  3 A  4 B



 



BRASIL MONÁRQUICO



 



1 E  2 D  3 E  4 E 



 



BRASIL REPÚBLICA VELHA



 



1 A  2  A  3  A 



 



Resolução 4



 



A frase refere-se ao descaso  e tratamento repressivo para com as questões trabalhistas  durante a Primeira República , como a violência policial contra os trabalhadores na greve geral de 1917 . Com a ascensão de Vargas a partir de 1930 houve radical modificação , passando o governo a tratar a questão operária de forma paternalista . Os sindicatos foram legalizados , mas passaram a ser controlados pelo Ministério do Trabalho .É do período a criação da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho.



 



BRASIL REPÚBLICA 1930 1964



 



1 D  2 A   3 A



 



BRASIL REPÚBLICA 1964 2012



 



1 D 2 C 3 E 4 B  5 B



 



BRASIL ATUALIDADES



 



1 D 2 B 3 A  4 C  5 B  6 A  7 REDAÇÃO 8 E  9 C 



 



Resolução 10



 



As regiões em 2019 que terão os maiores aumentos percentuais são : Norte , de 10.407 para 39.248 MW  ( 277,1%) e Nordeste de 14.759 para 26.708 MW ( 81,0%). 



Na região Norte há 3 grandes hidrelétricas em construção : Belo Monte, Santo Antônio e Jirau , com problemas decorrentes da retirada de populações ribeirinhas   e de alagamento de áreas indígenas para formação dos reservatórios . Há ainda fortes críticas contra a formação de grandes lagos em áreas de floresta



 



11 C



 



Resolução 12



 



“Guerra Fiscal “ significa a disputa entre os estados brasileiros pela instalação de empresas , oferecendo benefícios fiscais de toda ordem , principalmente isenções ou reduções de impostos . A “guerra fiscal”, embora traga empresas,  gera forte efeito negativo pois  os governos competindo entre si, renunciam  a receitas fiscais , que fazem falta em orçamentos com elevada dívida pública e déficit.



 



13 A  14 C  15  B  16  B  17 B  18 C  19 A  


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui