Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62287 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140819)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ATUALIDADES BRASIL . QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2012 -- 21/08/2012 - 08:04 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


 



ATUALIDADES BRASIL  . QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2012.



Compiladas por Edson Pereira Bueno Leal



 



 



 



1. UNESP JULHO 2012   ABORTO



 



Se um governo quer reduzir o índice de abortos e o risco para as mulheres em idade reprodutiva, não deveria proibi-los, nem restringir demais os casos em que é permitido. Um estudo publicado em “The Lancet” revela



que o índice de abortos é menor nos países com leis mais permissivas, e é maior onde a intervenção é ilegal ou muito limitada. “Aprovar leis restritivas não reduz o índice de abortos”, afirma Gilda Sedgh (Instituto Guttmacher, Nova York), líder do estudo, “mas sim aumenta a morte de mulheres”. “Condenar, estigmatizar e criminalizar o aborto são estratégias cruéis e falidas”, afirma Richard Horton, diretor de “The Lancet”. “É preciso investir mais em planejamento familiar”, pediu a pesquisadora, que assina o estudo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os seis autores concluem que “as leis restritivas não estão associadas a taxas menores de abortos”. Por exemplo, o sul da África, onde a África do Sul, que o legalizou em 1997, é dominante, tem a taxa mais baixa do continente.



(http://noticias.uol.com.br, 22.01.2012. Adaptado.)



Na reportagem, o tema do aborto e tratado sob um ponto de vista



a) fundamentalista-religioso, defendendo a validade de sua proibição por motivos morais.



b) politico-ideologico, assumindo um viés ateu e materialista sobre essa questão.



c) econômico, considerando as despesas estatais na área da saúde publica em todo o mundo.



d) filosofico-feminista, defendendo a autonomia da mulher na relação com o próprio corpo.



e) estatístico, analisando a ineficácia das restrições legais que proíbem o aborto.



 



 



2. PUC SP JULHO 2012  AGRONEGÓCIO



 



Leia:



“Mais do que ficar reduzindo áreas de preservação e reservas ambientais, mais do que afetar a paz nas cadeias da biodiversidade, mais do que encomendar e acreditar em estudos falaciosos, se a agropecuária brasileira quiser realmente atingir níveis de produção capazes de evitar a escassez de alimentos no futuro, ela precisará ampliar seus investimentos em inovação e tecnologia.”



(DAHER, Rui. Pesquisa e Desenvolvimento. São Paulo: Terra



Magazine, 20/12/2011.



In:http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,015525903-EI12666,00-Pesquisa+e+desenvolvimento.html)



Tendo em vista o texto e as áreas geográficas do campo brasileiro dominadas pela agricultura moderna (o “agronegócio”) e correto afirmar que



a) o autor quis dizer que, nas áreas geográficas do chamado agronegócio, não ha tecnologias modernas aplicadas a produção agrícola.



b) nas áreas do agronegócio, a produção e bastante tecnologizada (mesmo que se advogue mais inovação), e boa parte dos trabalhadores mora nas cidades.



c) o agronegócio, a despeito do conteúdo tecnológico, são pode ser mais produtivo incorporando novas áreas geográficas, atualmente florestadas.



d) com a tecnologia incorporada no agronegócio, à produção e sustentável, com desmatamento mínimo, tal como no Centro-Oeste brasileiro.



e) nas áreas do agronegócio, ha crescimento de empregos e também de moradores nas configurações rurais, e um esvaziamento das cidades.



 



 



3. PUC SP JULHO 2012  CIDADES BRASILEIRAS



 



Leia com atenção:



“As cidades constituem-se no palco das contradições econômicas, sociais e políticas e o sistema viário é um espaço em permanente disputa entre diferentes atores, que se apresentam como pedestres, ciclistas, condutores e usuários de automóveis, caminhões, ônibus e motos.”



(BRASIL Acessível. Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana. Ministério das Cidades, 2006. p. 2.)



A referencia aqui são as grandes cidades brasileiras.



Sobre a questão da acessibilidade nessas áreas pode-se observar que



a) nas “disputas” por mobilidade urbana, a auto mobilização crescente gera problemas para o pedestre que também e usuário dos transportes coletivos.



b) as preocupações constantes com a mobilidade e a segurança dos pedestres se estendem cada vez mais aos portadores de necessidades especiais.



c) a multiplicação do habito do uso da bicicleta resultou da construção de muitas ciclovias nas cidades, roubando, se necessário, espaço dos automóveis.



d) ônibus e caminhões, ao multiplicarem-se no sistema viário das grandes cidades, são como vilões que provocam transito e atrapalham os pedestres.



e) a multiplicação de motos nas cidades brasileiras e responsável pelos congestionamentos e por dificuldades na circulação de pessoas e mercadorias.



 



 



4. FGV ADMINISTRAÇÃO JULHO 2012  CÓDIGO FLORESTAL



 



“Por muitas razoes, se houvesse um movimento para aprimorar o atual Código Florestal, teria que envolver o sentido mais amplo de um Código de Biodiversidades, levando em conta o complexo mosaico vegetacional de



nosso território [...]. O primeiro grande erro dos que no momento lideram a revisão do Código Florestal brasileiro – a favor de classes sociais privilegiadas – diz respeito à chamada estadualização dos fatos ecológicos de seu território especifico [...]. Para pessoas inteligentes, capazes de prever impactos a diferentes tempos do futuro, fica claro que, ao invés da “estadualização”, e absolutamente necessário focar para o zoneamento físico e ecológico de todos os domínios de natureza do pais.”



Aziz Ab’Saber, Do Código Florestal ao Código da Biodiversidade.



Disponível em http://www.sbpcnet.org.br/site/home/home.php?id=1305



Considerando seus conhecimentos acerca das propostas de mudança do Código Florestal brasileiro, assinale a alternativa que e coerente com os argumentos do texto:



a) O Código Florestal brasileiro, em vigor desde 1965, deve ser reformulado de forma a ampliar o poder decisório dos governos estaduais.



b) O zoneamento físico e ecológico e a base do atual Código Florestal brasileiro, que, por isso, não tem como ser aprimorado.



c) Os limites estaduais não coincidem com a lógica de distribuição dos fatos ecológicos, por isso não devem servir como base territorial do Código Florestal.



d) Os domínios de natureza do país são fatos de natureza ecológica que não podem servir como base territorial para legislações restritivas.



e) Diante da extensão territorial do Brasil, o uso de patrimônio ambiental não pode ser regulado a partir da esfera federal.



 



5. UNESP JULHO 2012    CÓDIGO FLORESTAL



Recentemente, os debates sobre a reforma do Código Florestal Brasileiro ganharam destaque junto aos meios de comunicação, ao explicitarem importantes divergências políticas entre organizações e grupos sociais



do pais. Em síntese, o Código Florestal corresponde ao conjunto de regras que determinam



a) a extensão máxima das Áreas de Preservação Ambiental e Reservas Extrativistas que devem ser mantidas em cada região brasileira.



b) as áreas mínimas de cobertura natural que devem ser preservadas nas encostas e nas margens de rios em cada bioma brasileiro.



c) o volume de matéria-prima, madeira, minérios, água, que cada ramo da indústria brasileira pode utilizar para a produção de bens manufaturados.



d) área mínima de cobertura vegetal, incluindo-se praças publicas e fragmentos de floresta urbana, que deve ser preservada nas áreas urbanas.



e) as medidas que devem ser adotadas em situações de desastres ambientais resultantes da perfuração de jazidas de petróleo em terra e no mar.



 



6. UNESP JULHO 2012   CULTURA E PRECONCEITOS



 



O clima do “politicamente correto” em que nos mergulharam impede o raciocínio. Este novo senso comum diz que todos os preconceitos são errados. Ao que um amigo observou: “Então vocês têm preconceito contra os preconceitos”. Ele demonstrava que é impossível não ter preconceitos, que vivemos com eles, e que grande quantidade deles nos é útil. Mas, afinal, quais preconceitos são pré-julgamentos danosos? São aqueles que



carregam um juízo de valor depreciativo e hostil. Lembre-se do seu tempo de colégio. Quem era alvo dos bullies?  Os diferentes. As crianças parecem repetir a história da humanidade: nascem trogloditas, violentas, cruéis com quem não é da tribo, e vão se civilizando aos poucos.



Alguns, nem tanto. Serão os que vão conservar esses rótulos pétreos, imutáveis, muitas vezes carregados de ódio contra os “diferentes”, e difíceis (se não impossíveis) de mudar.



(Francisco Daudt. Folha de S.Paulo, 07.02.2012. Adaptado.)



O artigo citado aborda a relação entre as tendências culturais politicamente corretas e os preconceitos. Com base no texto, pode-se afirmar que a superação dos preconceitos que induzem comportamentos agressivos depende



a) da capacidade racional de discriminar entre prejulgamentos socialmente úteis e preconceitos disseminadores de hostilidade.



b) de uma assimilação integral dos critérios “politicamente corretos” para representar e julgar objetivamente a realidade.



c) da construção de valores coletivos que permitam que cada pessoa diferencie os amigos e os inimigos de sua comunidade.



d) de medidas de natureza jurídica que criminalizem a expressão oral de juízos preconceituosos contra integrantes de minorias.



e) do fortalecimento de valores de natureza religiosa e espiritual, garantidores do amor ao próximo e da convivência pacifica.



 



 



7. MACKENZIE JULHO 2012 REDAÇÃO  DIREITOS HUMANOS



 



Redija uma dissertação a tinta, desenvolvendo um tema



comum aos textos abaixo.



Texto I



Ao ler-se em um dicionário, por sinal extremamente bem conceituado, que a nomenclatura “cigano” significa “aquele que trapaceia, velhaco”, entre outras coisas do gênero, ainda que deixe expresso que é uma linguagem pejorativa, ou, ainda, que se trata de acepções carregadas de preconceito ou xenofobia, fica claro o caráter discriminatório assumido pela publicação.



(Cleber Eustaquio Neves, procurador)



Texto II



Agora há novamente paladinos da sociedade perfeita, o que lá seja isso, que querem censurar dicionários. De vez em quando, aparece um desses. Censurar a lexicografia é uma curiosa inovação. Dicionário é um trabalho lexicográfico, não uma peça normativa. O



lexicógrafo não concorda ou discorda do uso de uma palavra ou expressão qualquer. Obedecendo a critérios tão objetivos e neutros quanto possível, constata o uso dessa palavra ou expressão e tem a obrigação de registrá-la. Eliminar do dicionário uma palavra lexicograficamente legítima não só é uma violência despótica, como uma inutilidade, pois a palavra sobreviverá, se tiver funcionalidade na língua, para que segmento seja. (Joao Ubaldo Ribeiro, escritor)



Texto III



O Ministério Público entendeu que houve racismo nos itens 5 e 6 do verbete “cigano” e, por isso, entrou com uma Ação Civil Pública contra a Editora Objetiva, que publica o Dicionário Houaiss, e contra o Instituto Antônio Houaiss. O MPF espera conseguir na justiça uma indenização por dano moral coletivo e a retirada de circulação, suspensão de tiragem, venda e distribuição das edições do dicionário que apresentem as expressões que depreciam os ciganos. A significação atribuída pelo Houaiss aos ciganos violaria o artigo 20 da Lei 7.716/89que tipifica o crime de racismo.



(Adaptado do portal de noticias newsrondonia.com.br)



UNE JUNHO/2012



Texto IV



Quando a gente pensa que já viu tudo, não viu. Faz algum tempo, dentro do horroroso politicamente correto que me parece tão incorreto, resolveram castrar, limpar, arrumar livros de Monteiro Lobato, acusando-o de preconceito racial, pois criou entre outras a deliciosa personagem da cozinheira Tia Nastácia. [...] Se formos



atrás disso, boa parte da literatura mundial deve ser deletada ou “arrumada”. Primeiro, vamos deletar a palavra “negro” quando se refere a raça e pessoas, embora tenhamos uma banda Raça Negra, grupos de Teatro Negro e incontáveis oficinas, açougues, borracharias “do Negrão”, como “do Alemão”, “do Portuga” ou “do



Turco”. Vamos deletar as palavras. Quem sabe, vamos ficar mudos, porque ao mal-humorado essencial, e de alma pequena, qualquer uma pode ser motivo de escândalo (Lya Luft, escritora)



 



8. UNESP JULHO 2012  DROGAS E INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA



 



Regulamentação publicada nesta segunda-feira, no Diário Oficial do Município do Rio, determina que as crianças e adolescentes apreendidos nas chamadas cracolândias fiquem internados para tratamento médico,



mesmo contra a vontade deles ou dos familiares. Os jovens, segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), só receberão alta quando estiverem livres do vício. A “internação compulsória” vale somente para aqueles que, na avaliação de um especialista, estiverem com dependência química. Ainda de acordo com a resolução, todas as crianças e adolescentes que forem acolhidos à noite, “independente de estarem ou não sob a influência do uso de drogas”, não poderão sair do abrigo até o dia seguinte.



(www.estadao.com.br, 30.05.2012. Adaptado.)



As justificativas apresentadas neste texto para legitimar a “internação compulsória” de usuários de drogas são norteadas por:



a) princípios filosóficos baseados no livre-arbítrio e na autonomia individual.



b) valores de natureza religiosa fundamentados na preservação da vida.



c) valores éticos associados ao direito absoluto a liberdade da pessoa humana.



d) realização previa de consultas publicas sobre a internação obrigatória.



e) critérios médicos relacionados à distinção entre saúde e patologia.



 



9. FATEC JULHO 2012  EMPREENDEDORISMO



 



Ao longo da história da humanidade, não há nenhuma dúvida de que empreendedores participaram ativamente da construção do sistema político, econômico, industrial e técnico-científico, gerando empregos e renda ao redor do mundo.



Entre as características fundamentais de um empreendedor estão a criatividade, a visão de futuro e a coragem para assumir riscos.



Pretendendo abrir uma microempresa e, portanto, contratar funcionários, o empreendedor analisa a tabela a seguir.



BRASIL: Disponibilidade de recursos humanos especializados



Classificação Unidades da Federação



Muito Bom SP, RJ, MG e DF



Bom PR, SC e RS



Moderado AM, PA, RO, MT, MS, GO, CE, RN, PE, BA e ES



Ruim AC, RR, AP, PI, MA, TO, PB, AL e SE



Informações baseadas na revista Veja. Edição 2249, ano 44, n.o 52, 28.12.2011.)



 



Após analisar a tabela, o empreendedor conclui corretamente que a



a) dificuldade de recrutar recursos humanos de qualidade é reduzida pela facilidade de obter recursos para pesquisas.



b) indústria de ponta é favorecida nos estados do Norte e do Centro-Oeste, pois fornece mão de obra barata e menos especializada.



c) desigualdade na distribuição dos recursos humanos qualificados no país torna fundamental a melhoria na qualidade de ensino.



d) mão de obra menos especializada está concentrada nas regiões Norte e Sul, por causa do processo de colonização nessas regiões.



e) pequena quantidade dos recursos humanos qualificada é compensada pela forte expansão do mercado consumidor no país.



 



 



10. UNESP JULHO 2012  ENERGIA HIDROELÉTRICA BRASIL



Analise a tabela.



EXPECTATIVA DE EVOLUCAO DA PRODUCAO DE ENERGIA



HIDRELETRICA NO BRASIL, 2009 – 2019 (.)



 







































Produção



MW



 




Sudeste/



CO



 




Sul




Nordeste




Norte




Brasil




Dez/09




61 882



(60%)



 




16 550



(16%)




14 759



(14%)




10 407



(10%)



 




103 598



(100%)



 




Dez/19




77 508



(46%)



 




23 614



(14%)



 




26 708



(16%)



 




39 248



(24%)



 




167 078



(100%)



 




Variação



(%)




25,3




42,7




81,0




277,1




61,3




Ministério de Minas e Energia. Plano Decenal de Expansão



de Energia, 2010



Indique as regiões brasileiras que sofrerão os maiores aumentos percentuais na capacidade de produção de energia hidrelétrica instalada ate 2019.



Cite um exemplo de usina hidrelétrica que esta em construção no Brasil e aponte duas conseqüências socioambientais resultantes da sua instalação.



 



.



 



 



11. FGV ADMINISTRAÇÃO JULHO 2012 FRONTEIRAS BRASILEIRAS



 



Sobre a gênese das fronteiras brasileiras, assinale a alternativa correta:



a) O Tratado de Madri, assinado em 1750, definiu cerca de 2/3 da extensão total das atuais fronteiras brasileiras.



b) Todas as fronteiras delimitadas durante o período imperial se originaram de conflitos armados.



c) Uma parcela das linhas internacionais de fronteiras da área amazônica foi delimitada apos a proclamação da Republica.



d) O atual traçado das fronteiras brasileiras já estava plenamente configurado em 1900.



e) Em nenhum período, o governo brasileiro recorreu ao arbitramento internacional para resolver questões fronteiriças.



 



12. UNESP JULHO 2012   GUERRA FISCAL



 



Seis estados disputam fábrica da BMW no país Seis estados disputam a fábrica da BMW no Brasil, após a matriz da montadora anunciar em março de 2011, na Alemanha, que considera instalar uma unidade na América do Sul. São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia discutem com a empresa a possibilidade de conceder incentivos fiscais para sediar o novo empreendimento. O sexto estado seria da região central do país. O presidente da companhia no Brasil, Jörg Henning Dornbusch, confirma o interesse e que há negociações em curso, mas não revela de que regiões do



país as propostas começam a chegar. “Existe interesse dos estados, mas não há uma proposta fechada. O que está sendo feito é um mapeamento para avaliar o mercado não só no Brasil, mas em outros países. O México é um forte concorrente, apesar de o Brasil ser o maior mercado da América do Sul em termos de relevância”, afirma o executivo.



(www.folha.com.br, 12.05.2011. Adaptado.)



Explique no que consiste a chamada “guerra fiscal” ou “guerra dos lugares” e cite um efeito positivo e outro negativo resultantes da disputa entre os estados do país para a atração de empresas.



 



 



 



13. FGV ADMINISTRAÇÃO JULHO 2012 HABITAÇÃO



 



De acordo com o IBGE, em 2010, aproximadamente 6% da população brasileira morava nos aglomerados subnormais, conceito que abarca uma grande diversidade de assentamentos urbanos irregulares, conhecidos como invasão, grota, favela, mocambo, palafita, entre outros.



Sobre os aglomerados subnormais, considere as seguintes afirmações:



I. As Regiões Metropolitanas, pólos econômicos e de emprego, concentram mais de 70% dos aglomerados subnormais brasileiros.



II. Na maior parte dos casos, os aglomerados subnormais ocupam áreas menos propicias a urbanização, que variam de acordo com as características do sitio urbano.



III. Dentre as Regiões Metropolitanas, São Paulo e Rio de Janeiro apresentam a maior proporção de pessoas residentes em aglomerações subnormais em relação à população total.



IV. Na maior parte dos casos, os aglomerados subnormais se distribuíam de maneira uniforme nos municípios das Regiões Metropolitanas.



Esta correto apenas o que se afirma em



a) I e II. b) I e IV. c) I, II, III e IV. d) II e III. e) III e IV.



 



14. FGV ADMINISTRAÇÃO JULHO 2012  IMIGRAÇÃO NO BRASIL



“Em vez de fila de espera, tapete vermelho. Se depender da equipe formada pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da Republica (SAE) para elaborar uma política nacional de imigração, e assim que o governo pretende tratar o profissional estrangeiro altamente qualificado que demonstrar interesse em trabalhar no Brasil. Por outro lado, a fila do visto será mantida para o imigrante sem qualificação, como boa parte dos haitianos que chegaram recentemente pela fronteira norte



do pais (Acre e Amazonas).”



http://oglobo.globo.com/pais/brasil-quer-facilitar-vistos-paraprofissionais-



estrangeiros-3671799
ixzz1r746PKYs



Em relação à política nacional de imigração mencionada pela reportagem, assinale a alternativa correta:



a) Reitera os princípios humanitários assumidos pelo Brasil durante a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah).



b) Visa conter o fluxo de imigrantes haitianos que, no ultimo decênio, elegeram o Brasil como destino preferencial.



c) Pode ser qualificada como política de imigração seletiva, que prioriza a drenagem de cérebros.



d) Inaugura um precedente na historia das políticas migratórias brasileiras, pautadas sempre pelo acolhimento indiscriminado.



e) E coerente com a posição do Brasil enquanto pais de emigração.



 



15. FGV ADMINISTRAÇÃO JULHO 2012   INTERNET



 



“Ate que ponto o uso (e o valor extraído) por Google e Face book das nossas informações pessoais esta sendo bem valorado pelo mercado e pelos investidores? Ate que ponto o uso que os fregueses de Google ou Face book fazem das suas informações pessoais lhes e providencial,



útil, indispensável?



Nesse universo em que as redes digitais servem para construir economias e mercados feitos de icones, a alma e o segredo do negocio.”



Gilson Schwartz, http://exame.abril.com.br/rede-deblogs/ iconomia/2012/04/03/facebook-e-o-valor-da-intimidade/”



Sobre o “valor da intimidade” nas redes sociais, leia as seguintes afirmações:



I. A internet, que já foi vista como ponta de lança da liberdade de expressão e da superação de oligopólios midiáticos, corre o risco de converter-se em seu oposto, ou seja, em nova forma de controle social e de manipulação.



II. Na era da informação e da financeirização das redes sociais, um numero cada vez maior de usuários abre mão de restringir o uso que as empresas fazem dos dados gerados pela sua navegação.



III. O potencial criativo e emancipatório das redes sociais representa uma conquista coletiva contra as grandes corporações, que se manifesta nas mais diferentes formas de mobilização social.



São coerentes com os argumentos apresentados no texto apenas o que se afirma em



a) I. b) I e II. c) I, II e III. d) II e III. e) Nenhuma das afirmações esta correta.



 



 



16. FATEC JULHO 2012  MERCADO DE TRABALHO



 



Analise as afirmações sobre o trabalho das mulheres no Brasil.



I. A proporção de mulheres no mercado de trabalho diminuiu nesta década.



II. A remuneração média das mulheres é inferior à recebida pelos homens.



III. A participação feminina nos serviços domésticos é menor do que a masculina.



É valido o que se afirma em



a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.



 



17. UNESP JULHO 2012     RELEVÂNCIA JORNALÍSTICA



 



A convite da Confederação Nacional de Seguros, instituição privada, ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e do TST (Tribunal Superior do Trabalho) participaram de seminário em hotel de luxo no Guarujá (SP), no início de outubro. O evento, que aconteceu num hotel cinco estrelas, começou numa quinta-feira e prolongou-se até domingo. No período, as diárias variavam de R$ 688,00 a R$ 8.668,00. Além dos ministros, desembargadores e juízes de tribunais estaduais participaram do seminário. Foram discutidos assuntos de interesse dos anfitriões, como o julgamento de processos sobre previdência complementar e a boa-fé nos contratos de seguros.



(Folha de S.Paulo, 14.11.2011. Adaptado.)



A relevância jornalística do fato retratado pode ser relacionada a questões



a) técnicas, associadas aos processos jurídicos em questão.



b) éticas, associadas ao comprometimento da neutralidade jurídica.



c) políticas, que envolvem a escolha da cidade do Guarujá.



d) econômicas, derivadas da diferença de preço entre as diárias.



e) burocráticas, na relação entre o Estado e o capital privado.



 



18. UNESP JULHO 2012        URBANIZAÇÃO



 



Leia o texto.



A cada sopro de modernização das forças produtivas agrícolas e agroindustriais, as cidades das áreas adjacentes se tornam responsáveis pelas demandas crescentes de uma série de novos produtos e serviços, dos híbridos à mão de obra especializada, o que faz crescer a urbanização, o tamanho e o número das cidades. As casas de comércio de implementos agrícolas, sementes, grãos, fertilizantes; os escritórios de marketing, de consultoria contábil; [...] as empresas de assistência técnica, de transportes; os serviços do especialista em engenharia genética, veterinária, administração [...] se difundiram por todas as partes do Brasil agrícola moderno.



(Maria Adélia de Souza (org.). Território Brasileiro: usos e abusos,



2003.)



O texto faz referencia a



a) cidades globais. b) metrópoles nacionais. c) cidades do agronegócio. d) cidades planejadas. e) metrópoles conturbadas.



 



 



19. FATEC JULHO 2012  URBANIZAÇÃO



 



Nestas últimas décadas, está ocorrendo no Sudeste brasileiro um fenômeno muito importante: a formação de uma megalópole, isto é, a



a) integração espacial de áreas metropolitanas.



b) concentração das agroindústrias em espaços reduzidos.



c) descentralização das atividades culturais pelas médias cidades.



d) desconcentração da indústrias de média e alta tecnologia.



e) recuperação de áreas ambientalmente degradadas.



 



O gabarito será publicado em separado com todos os testes



  


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui