Usina de Letras
Usina de Letras
24 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62287 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140819)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASIL REPÚBLICA 1930 1964 . QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO -- 17/08/2012 - 08:42 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


 



BRASIL REPÚBLICA 1930 1964 . QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2012.



Compiladas por Edson Pereira Bueno Leal



 



 



 



1. PUC SP JULHO 2012  NAZISMO ,FASCISMO E INTEGRALISMO.



 



Assim como os nazistas e os fascistas, os integralistas pregavam a substituição da luta de classes pela ascensão dos melhores, para renovar as camadas dirigentes e continuar estrutural e funcionalmente o seu papel na sociedade.



Antonio Candido. Teresina etc. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980, p. 129. Adaptado.



O texto compara nazismo, fascismo e integralismo, identificando-os



a) no anseio de estabelecer um governo proletário, capaz de frear a ascensão da burguesia e de patrocinar amplas reformas sociais e políticas.



b) na aceitação da luta de classes como principio das relações sociais e na valorização da reforma administrativa como forma de eliminar os problemas políticos.



c) no esforço de valorizar a identidade nacional, único traço capaz de impedir a luta de classes e assegurar a formação de um governo socialista.



d) na rejeição da idéia de que a sociedade seja movida pela luta de classes e na defesa de que o poder seja exercido por um grupo limitado e privilegiado de pessoas.



e) na busca de uma revolução proletária internacional e no reconhecimento do papel central que o governo deve exercer na harmonização das relações sociais.



 



 



2. FGV ADMINISTRAÇÃO JULHO 2012 BRASIL PERIODO VARGAS



 



“Todos os sofrimentos do mundo moderno se originam de um só defeito da grande maquina: a falta de disciplina.  O conceito da liberdade excessiva, o predomínio do individualismo mais desenfreado determinou o desequilíbrio social que perturba o ritmo da vida do nosso século.



Desde a Revolução Francesa, outro não tem sido o grito da humanidade, senão aquele que atroou todos os recantos do mundo e do século:



– Liberdade! Liberdade!



E foi a liberdade que espalhou pelas nações as doutrinas mais contraditórias, as afirmativas mais absurdas, os brados mais lancinantes de angustia do pensamento e do coração.”



Plínio Salgado .Salgado, Plínio. “Liberdade, caminho da escravidão”



in O Sofrimento Universal. São Paulo: Jose Olympio, 1934, pp. 217 a 220).



O texto acima pode ser vinculado:



a) ao integralismo, pelo seu conteúdo de critica ao individualismo e a liberdade.



b) ao comunismo, pela defesa do coletivismo e da revolução social.



c) ao anarcossindicalismo, pelo conteúdo de critica social e defesa do sindicalismo.



d) ao liberalismo, por remeter a herança da Revolução Francesa e ao individualismo.



e) ao conservadorismo, pela defesa da tradição e da religião crista.



 



 



3. UNESP JULHO 2012    JUSCELINO KUBITSCHEK



 



Bossa nova é ser presidente desta terra descoberta por Cabral.



Para tanto basta ser tão simplesmente:



simpático, risonho, original. Depois desfrutar da maravilha



de ser o presidente do Brasil, voar da Velhacap pra Brasília,



ver Alvorada e voar de volta ao Rio. Voar, voar, voar.



[...] (Juca Chaves apud Isabel Lustosa. Histórias de presidentes, 2008.)



A canção Presidente bossa-nova, escrita no final dos anos 1950, brinca com a figura do presidente Juscelino Kubitschek. Ela pode ser interpretada como a



a) representação de um Brasil moderno, manifestado na construção da nova capital e na busca de novos valores e formas de expressão cultural.



b) celebração dos novos meios de transporte, pois Kubitschek foi o primeiro presidente do Brasil a utilizar aviões nos seus deslocamentos internos.



c) rejeição a transferência da capital para o Planalto Central, pois o Rio de Janeiro continuava a ser o centro financeiro do Pais.



d) critica violenta ao populismo que caracterizou a política brasileira durante todo o período republicano.



e) recusa da atuação política de Kubitschek, que permitia participação popular direta nas principais decisões governamentais.



 



O gabarito será publicado em separado com todos os testes.



  


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui