Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62287 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140819)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASIL PRIMEIRA REPÚBLICA . QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO -- 16/08/2012 - 09:48 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


BRASIL PRIMEIRA REPÚBLICA  . QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2012.



Compiladas por Edson Pereira Bueno Leal



 



 



 



 



1. MACKENZIE JULHO 2012  CONSTITUIÇÃO 1891 FERIADOS



 



1 de janeiro, consagrado à comemoração da fraternidade universal; 21 de abril, consagrado à comemoração dos precursores da independência brasileira, resumidos em Tiradentes; 3 de maio, consagrado à comemoração da descoberta do Brasil; 13 de maio, consagrado à fraternidade dos brasileiros; 14 de julho, consagrado à comemoração da República, da liberdade e da independência dos povos americanos; 7 de setembro, consagrado à comemoração da independência do Brasil; 12 de outubro, consagrado à comemoração da descoberta da América; 2 de novembro, consagrado à comemoração geral dos mortos e 15 de novembro,



consagrado à comemoração da pátria brasileira.



Citado em Marco Antonio Villa. A história das constituições brasileiras: 200 anos de luta contra o arbítrio. São Paulo: Leya, 2011, p. 28



Pela analise dos feriados acima, estabelecidos logo após a proclamação da Republica em 1889, conclui-se que



a) uma das preocupações do novo regime foi estabelecer o laicismo do Estado, permitindo a permanência de apenas um feriado de origem religiosa.



b) houve a preocupação, no inicio, em transformar o Brasil em um Estado laico, o que não foi seguido pela primeira constituição republicana, de 1891.



c) essa nova forma de governo preocupou-se tanto com o patriotismo como com a religiosidade dos brasileiros, estabelecendo o catolicismo como religião oficial.



d) os ideais positivistas, sem importância no contexto da crise do Império, foram adotados logo no inicio do novo regime, dai a preocupação com feriados.



e) as tentativas de relacionar o novo regime com a Historia do Brasil foram bem sucedidas, porem a religião oficial continuou a do Império: o catolicismo.



 



 



 



2. FATEC JULHO 2012  PRIMEIRA  REPÚBLICA



 



No início do século XX, um jornalista descreveu o Rio de Janeiro, então capital da República, como “um monstro onde as epidemias se albergam dançando sabats magníficos, aldeia melancólica de prédios velhos e alçapados, a descascar pelos rebocos, vielas sórdidas cheirando mal”.



(Nosso Século. São Paulo: Abril Cultural/Círculo do Livro,



1985, v. 1, p. 37.)



Entretanto, uma tentativa oficial de alterar esse cenário desolador resultou, em 1904, na rebelião popular conhecida como



a) Revolta da Vacina. b) Revolta da Armada. c) Revolta da Chibata. d) Revolta de Canudos. e) Revolta do Contestado.



 



3. UNESP JULHO 2012   CANUDOS



 



Nunca se viu uma campanha como esta, em que ambas as partes sustentaram ferozmente as suas aspirações opostas. Vencidos os inimigos, vós lhes ordenáveis que levantassem um viva à República e eles o levantavam à Monarquia e, ato contínuo, atiravam-se às fogueiras que



incendiavam a cidade, convencidos de que tinham cumprido o seu dever de fiéis defensores da Monarquia. (Gazeta de Noticias, 28.10.1897 apud Maria de Lourdes Mônaco Janotti. Sociedade e política na Primeira República.)



O texto e parte da ordem do dia, 06.10.1897, do general Artur Oscar e trata dos momentos finais de Canudos. Para o militar, o principal motivo da luta dos canudenses era a



a) restauração monárquica, embora hoje saibamos que a rejeição a Republica era apenas uma das razoes da rebeldia.



b) valorização dos senhores rurais, ligados ao monarca, cujo poder era ameaçado pelo crescimento e enriquecimento das cidades.



c) restauração monárquica, que, hoje sabemos, era de fato a única razão da longa resistência dos sertanejos.



d) valorização do meio rural, embora hoje saibamos que Antonio Conselheiro não apoiava os incêndios provocados por monarquistas nas cidades republicanas.



e) restauração monárquica, o que fez com que a luta de Antonio Conselheiro recebesse amplo apoio dos monarquistas do sul do Brasil.



 



 



4. UNESP JULHO 2012  QUESTÃO SOCIAL



 



“A questão social é um caso de polícia” — esta frase, atribuída a Washington Luís, presidente da República de 1926 até a sua deposição em 1930, é geralmente apontada como o sintoma de como as questões relativas ao trabalho (a “questão social”) eram descuidadas pelo Estado durante o período da chamada República Velha (1889-1930). E, de fato, a questão social era um caso de polícia.



(Kazumi Munakata. A legislação trabalhista no Brasil, 1981.)



Explique a frase final do texto, exemplificando-a, e indique a principal alteração que ocorreu no tratamento da questão social pelo Estado, apos 1930.



 



O gabarito será publicado em separado com todos os testes.



  


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui