Usina de Letras
Usina de Letras
13 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50673)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA SÉCULO XX . QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2012. -- 13/08/2012 - 07:55 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


 



HISTÓRIA SÉCULO XX . QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2012.



Compiladas por Edson Pereira Bueno Leal



 



 



 



1. PUC SP JULHO 2012   -  NAZISMO ,FASCISMO E INTEGRALISMO.



 



Assim como os nazistas e os fascistas, os integralistas pregavam a substituição da luta de classes pela ascensão dos melhores, para renovar as camadas dirigentes e continuar estrutural e funcionalmente o seu papel na sociedade.



Antonio Candido. Teresina etc. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980, p. 129. Adaptado.



O texto compara nazismo, fascismo e integralismo, identificando-os



a) no anseio de estabelecer um governo proletário, capaz de frear a ascensão da burguesia e de patrocinar amplas reformas sociais e políticas.



b) na aceitação da luta de classes como principio das relações sociais e na valorização da reforma administrativa como forma de eliminar os problemas políticos.



c) no esforço de valorizar a identidade nacional, único traço capaz de impedir a luta de classes e assegurar a formação de um governo socialista.



d) na rejeição da idéia de que a sociedade seja movida pela luta de classes e na defesa de que o poder seja exercido por um grupo limitado e privilegiado de pessoas.



e) na busca de uma revolução proletária internacional e no reconhecimento do papel central que o governo deve exercer na harmonização das relações sociais.



 



 



 



2. FGV ADMINISTRAÇÃO JULHO 2012  ONU



 



O trecho a seguir foi extraído da Carta de São Francisco, de 26 de junho de 1945, documento de fundação da Organização das Nações Unidas (ONU).



Art. 12, 2,: O Secretário-Geral, com o consentimento do Conselho de Segurança, comunicará à Assembléia Geral, em cada sessão, quaisquer assuntos relativos à manutenção da paz e da segurança internacionais que estiverem a ser tratados pelo Conselho de Segurança, e da mesma maneira dará conhecimento de tais assuntos à Assembléia Geral, ou aos membros das Nações Unidas, se a Assembléia não estiver em sessão, logo que o Conselho de Segurança terminar o exame dos referidos assuntos.



Considerando que o projeto politico-diplomatico da ONU esta relacionado a manutenção da paz e da segurança nas relações internacionais, com base da igualdade jurídica (isonomia) entre os 193 países membros, e CORRETO afirmar:



a) O principio da igualdade jurídica entre os Estados membros da ONU e plenamente garantido, pois todas as decisões são tomadas no plenário da Assembléia Geral da ONU, da qual participam os 193 membros.



b) Desde o final da II Guerra Mundial, a ONU tem conseguido, com autoridade e respeito aos direitos humanos, solucionar as controvérsias e evitar a proliferação das guerras nas diversas partes do mundo.



c) No caso das duas Guerras do Golfo (1990 e 2002), a ONU exigiu dos EUA e de seus aliados a plena obediência as convenções internacionais sobre os direitos dos prisioneiros de guerra, a interdição do uso de armamentos químicos, das torturas e de outros crimes de guerra.



d) Todos os Estados-membros possuem assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, “retratando a nova ordem mundial, multipolar, subseqüente ao fim da Guerra Fria”.



e) O Conselho de Segurança da ONU possui cinco membros permanentes, com poder de veto, e delibera sobre a tutela e proteção da paz e segurança nas relações internacionais, ou a provocação de conflagrações legalizadas perante o direito internacional.



 



 



3. FGV ADMINISTRAÇÃO JULHO 2012  GUERRA DAS MALVINAS



 



“Independente da justa reivindicação, legitimada por títulos e direitos inalienáveis com respeito a soberania argentina das ilhas Malvinas, hoje, depois de 30 anos do desembarque nas ilhas, ha um fato impossível de negar: como a ditadura inventou uma operação bélica para lavar a cara do processo que a Argentina vivia desde 1976 e como os meios de comunicação da época, unânimes e submissos, por medo ou censura, contribuíram na construção deste relato. [...] ‘Hoje e um dia glorioso para a



pátria’ ou ‘As Malvinas em mãos argentinas’, foram algumas das manchetes da imprensa daqueles dias de guerra, dias em que o ex-capitao de Fragata Alfredo Astiz – condenado a prisão perpetua por crimes de lesa humanidade - içava a bandeira argentina nas ilhas em disputa.”



Francisco Luque,



http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm? materia_id=19897



Considerando os argumentos do texto e os seus conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta:



a) Os meios de comunicação cumpriram um papel fundamental na construção do relato da guerra das Malvinas, ha 30 anos.



b) A reivindicação sobre as ilhas Malvinas teve inicio com a instauração da ditadura militar argentina.



c) A vitoria na guerra das Malvinas representou um momento decisivo na historia política argentina recente.



d) Com a democratização, a Argentina tornou-se refrataria ao ideário nacionalista que levou a guerra.



e) Durante o conflito, o discurso montado pela ditadura foi duramente criticado pela imprensa argentina.



 



 



4. UNESP JULHO 2012    GUERRA DAS MALVINAS



 



Em fevereiro de 2012, uma operação naval britânica no Atlântico Sul gerou tensões diplomáticas entre Argentina e Reino Unido. O episodio ocorreu as vésperas do trigésimo aniversario do inicio da Guerra das Malvinas.



Identifique dois motivos que provocaram tal guerra e a relacione com o regime militar que então controlava a Argentina.



5. FGV ADMINISTRAÇÃO JULHO 2012  BRICS



 



“O presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, disse hoje (3 de abril) que a instituição esta disponível para trabalhar em conjunto com o futuro banco de desenvolvimento do Brics (grupo formado pelo Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul). A decisão de criar o banco foi anunciada na semana passada, durante a quarta reunião do bloco, em Nova Delhi, na Índia.”



http://www.jb.com.br/economia/noticias/2012/04/03/banco-mundialapoia-



criacao-de-instituicao-bancaria-do-brics/



Sobre a proposta de criação do banco dos BRICs, assinale a alternativa correta:



a) Tem como objetivo alavancar as relações comerciais entre os membros do grupo, que permanecem estagnadas desde a sua criação.



b) Pretende estabelecer um mecanismo de financiamento de projetos direcionado exclusivamente aos países em desenvolvimento.



c) Trata-se de uma resposta do grupo a falta de liquidez no sistema financeiro mundial, provocada pelas políticas monetárias dos países ricos.



d) Procura fortalecer a competitividade externa das economias do grupo, formado exclusivamente por grandes exportadores de produtos agropecuários.



e) Pretende criar uma alternativa ao Fundo Monetário Internacional (FMI), que não conta com nenhum dos membros do grupo como membro permanente de sua diretoria executiva.



 



Instrução: Leia o texto para responder as questões de números 6 e 7.



 



A história dos vinte anos após 1973 é a de um mundo que perdeu suas referências e resvalou para a instabilidade e a crise. Só no início da década de 1990, encontramos o reconhecimento de que os problemas



Econômicos eram de fato piores que os da década de 1930. Em muitos aspectos, isso era intrigante. Por que deveria a economia mundial ter-se tornado menos estável?



(Eric Hobsbawm. Era dos extremos, 1995. Adaptado.)



 



6. UNESP JULHO 2012  ECONOMIA 1930 



 



Os problemas econômicos da década de 1930, citados no texto, derivaram, entre outros fatores,



a) dos fortes movimentos sociais e mobilizações revolucionarias na America Latina, em especial no México, que impediram a exportação de produtos industrializados norte-americanos para a região.



b) do conjunto de reformas financeiras e sociais realizadas na União Soviética apos a Revolução de 1917, que fechou os mercados do bloco socialista aos países capitalistas do Ocidente.



c) da ascensão do nazismo alemão e dos regimes fascistas na Itália, Espanha e Portugal, que provocaram a Segunda Guerra Mundial e paralisaram a produção industrial européia.



d) de uma ampla crise do liberalismo, que ganhou contornos mais nítidos apos a Primeira Guerra Mundial e desembocou na quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929.



e) do forte crescimento econômico da Alemanha na passagem do século XIX para o XX e da acirrada competição comercial e naval deste pais com a Grã-Bretanha e a Franca.



 



7. UNESP JULHO 2012     ECONOMIA 1970 - 1990



 



A instabilidade econômica mundial nos anos 1970-1990, citada no texto, derivou, entre outros fatores,



a) da queda da produção industrial nos países capitalistas ricos do Ocidente, que determinou o fim da hegemonia financeira e do controle do mercado internacional pelos e pela Alemanha.



b) do fim dos impérios coloniais britânico e Frances, da intensificação da corrida armamentista e da expansão dos conflitos étnicos e religiosos no Oriente Médio e no sul asiático.



c) da onda de protestos sociais e reivindicações trabalhistas do inicio da década de 1980 no Leste Europeu, da ação militar norte-americana no Vietnã e da ininterrupta ascensão da economia japonesa.



d) do crescimento econômico da China e dos chamados Tigres Asiáticos, que rompeu o equilíbrio econômico internacional e determinou o acelerado declínio da hegemonia norte-americana.



e) da crise do petróleo no principio da década de 1970, do aumento da desigualdade social nos países capitalistas ricos e da gradativa desintegração da economia da União Soviética.



 



 



8. MACKENZIE JULHO 2012   AMÉRICA LATINA  ATUAL



 



O movimento liderado por Simon Bolívar, no inicio do século XIX, foi responsável pela libertação da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia do jugo espanhol, e acendeu a chama libertaria por toda a America do Sul. O começo do século XXI testemunhou um ressurgimento do nacionalismo populista burguês, em grande parte da America Latina, onde os novos lideres se intitulam como herdeiros do movimento bolivariano.



Considere as afirmações abaixo.



I. As eleições do presidente Hugo Chávez na Venezuela, a de Evo Morales na Bolívia, o retorno do ex-lider sandinista Daniel Ortega para a presidência da Nicarágua, bem como a eleição de Rafael Correa no Equador, foram todas acompanhadas da retórica nacionalista e populista.



II. Dando continuação a cruzada de Bolívar contra a dominação estrangeira, o discurso de tais lideres locais e voltado contra a dominação imperialista, transmitindo a idéia de que tais governos estão se orientando para a adoção de um novo tipo de socialismo. No entanto, em cada um desses países, o domínio do capital permanece intacto.



III. Os partidos de direita na America Latina se especializaram em semear ilusões nacionalistas a partir de tais lideranças, e na perspectiva de um retorno continental do “socialismo Bolivariano”.



Assinale



a) se somente a afirmativa I estiver correta.



b) se somente a afirmativa II estiver correta.



c) se somente a afirmativa III estiver correta.



d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.



e) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.



 



 



9. UNESP JULHO 2012    MERCOSUL



 



Ao longo dos seus mais de vinte anos de existência, o MERCOSUL sofreu transformações institucionais e alterações no conjunto de países que compõem o bloco. Alem dos países que fundaram o bloco em 1991 (países



signatários do Tratado de Assunção), foram posteriormente incorporados ao bloco outros países, qualificados como associados. Podem ser mencionados como exemplos de pais fundador e de pais associado,



respectivamente,



a) Argentina e Paraguai.



b) Bolívia e Brasil.



c) Paraguai e Chile.



d) Venezuela e Uruguai.



e) Chile e Bolívia.



 



Instrução: Leia o trecho da musica “Nois e jeca mais e jóia” de Juraildes da Cruz e Xangai para responder as questões de números 10 e 11.



Se farinha fosse americana



mandioca importada



banquete de bacana



era farinhada



Andam falando que nóis é caipora



qui nóis tem qui aprender ingrês



qui nóis tem qui fazê xuxéxu fóra



deixe de bestáge



nóis nem sabe o portuguêis



nóis somo é caipira pop



nóis entra na chuva e nem móia



meu ailóviú



nóis é jéca mais é jóia



Tiro bicho de pé com canivete



mais já tô na internet



nóis é jéca mais é jóia.



 



10. UNESP JULHO 2012    SUBDESENVOLVIMENTO



Considerando a letra da musica e o processo de formação econômica e social dos países subdesenvolvidos, e possível afirmar que



a) as formas culturais produzidas nos países subdesenvolvidos tornaram-se elementos valorizados no cotidiano das elites dos países desenvolvidos ao longo de seu processo de formação.



b) a internalizarão, especialmente pela elite dos países subdesenvolvidos, de hábitos de consumo e formas culturais produzidos no exterior e uma característica marcante ao longo do processo de formação desses países.



c) os hábitos de consumo e as formas culturais produzidas nos países desenvolvidos não tiveram impactos significativos no processo de formação social e cultural dos países subdesenvolvidos.



d) as formas culturais e os hábitos de consumo produzidos nos países subdesenvolvidos foram responsáveis por moldar o comportamento cultural das elites dos próprios países subdesenvolvidos.



e) a intensificação dos intercâmbios comerciais entre os países permitiu que produtos alimentares, como e o caso da mandioca, se caracterizassem como a base da alimentação de sociedades localizadas em todo o mundo.



 



11. UNESP JULHO 2012    COMUNICAÇÃO DE MASSA



 



Leia as afirmações.



I. Embora a difusão das redes de telecomunicação tenha viabilizado a propagação de uma cultura de massa, esse processo não significa o aniquilamento das culturas locais.



II. Os hábitos e os costumes locais foram substituídos por uma mesma forma cultural, produzida pela grande industria e disseminada pelos meios de comunicação globalizados.



III. Os costumes locais e a produção da chamada cultura de massa evoluem paralelamente, sem que haja transformações nos hábitos e costumes locais.



Considerando a letra da musica e o atual processo de globalização, e correto o que se afirma apenas em



a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III.



 



 



12. UNESP JULHO 2012     ILUMINISMO E ESTADO MODERNO



 



As freiras da Congregação das Pequenas Irmãs da Sagrada Família, de Cascavel (PR) e, em particular, a Irmã Kelly Favareto poderão aparecer com os véus que cobrem cotidianamente suas cabeças na foto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A decisão é da Justiça Federal, que aceitou recurso da Irmã contra a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito que proíbe, por razões de segurança, que na foto da CNH o condutor apareça usando óculos, bonés, gorros, chapéus ou qualquer outro item que cubra parte do rosto ou cabeça, dificultando sua identificação. “Eu só ando de véu, que é um sinal de consagração a Deus, não é um acessório que posso tirar



quando quiser”, alegou a Irmã. (Evandro Fadel. Freira ganha direito de usar hábito na foto da CNH. O Estado de S.Paulo, 10.02.2012. Adaptado.)



Comente o significado filosófico do fato noticiado, abordando a relação entre individuo e Estado, e explique a relação entre esse fato e o movimento filosófico iluminista do século XVIII.



 



 



O gabarito será publicado em separado com todos os testes.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui