Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA MODERNA . QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2012. -- 10/08/2012 - 07:58 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


 



 



HISTÓRIA MODERNA . QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2012.



Compiladas por Edson Pereira Bueno Leal



 



 



 



1. FGV ADMINISTRAÇÃO JULHO 2012  ESPANHA COLONIAL



 



“Na ilha Espanhola que foi a primeira, como se disse, a que chegaram os espanhóis, começaram as grandes matanças e perdas de gente, tendo os espanhóis começado a tomar as mulheres e filhos dos índios para deles servir-se e usar mal e a comer seus viveres adquiridos por seus suores e trabalhos, não se contentando com o que os índios de bom grado lhes davam, cada qual segundo sua faculdade, a qual e sempre pequena porque estão acostumados a não ter de provisão mais do que necessitam e que obtém com pouco trabalho. E o que pode bastar durante um mês para três lares de dez pessoas, um espanhol o come ou destrói num só dia.



Depois de muitos outros abusos, violências e tormentos a que os submetiam, os índios começaram a perceber que esses homens não podiam ter descido do céu. Alguns escondiam suas carnes, outros suas mulheres e seus filhos e outros fugiam para as montanhas a fim de se afastar dessa Nação. Os espanhóis lhes davam bofetadas, socos e bastonadas e se ingeriam em sua vida ate deitar a mão sobre os senhores das cidades.”



Frei Bartolomeu de Las Casas, O Paraíso Destruído (1502). São Paulo: L&M Pocket, 2001, p.p. 32 e 33



Assinale a alternativa que interpreta corretamente o texto acima.



a) Frei Bartolomeu de Las Casas faz referencia aos atos violentos praticados pelos cruzados castelhanos, aragoneses e leonenses – aqui vagamente chamados de “espanhóis” - ao tomarem Jerusalém, a Terra Santa.



b) O excerto refere-se a chegada dos navegadores espanhóis, durante o reinado de Felipe II, as ilhas Filipinas, que receberam tal nome em homenagem ao monarca.



c) Trata-se de uma critica da Igreja Católica a escravidão de africanos na Ilha de Madagascar, na África Oriental, iniciada quando Vasco da Gama ultrapassou o Cabo das Tormentas, em 1488 d.C.



d) Frei Bartolomeu de Las Casas denuncia o massacre físico, cultural e ideológico das populações autóctones americanas, praticado pelos conquistadores espanhóis, que atingiram a região em 1492.



e) Frei Bartolomeu de Las Casas refere-se aos métodos de conquista e colonização efetivados pela Coroa Espanhola, sobretudo na Índia, razão pela qual se denominou a possessão como Ilha Espanhola e seus habitantes, índios.



 



 



2. FATEC JULHO 2012   MERCANTILISMO



 



Documentos da época dos Grandes Descobrimentos deixam evidente o interesse das metrópoles ibéricas em colonizar as novas terras, nos moldes do mercantilismo.



No início da colonização na América, as duas principais atividades econômicas estimuladas por Portugal e Espanha foram, respectivamente, a



a) cultura da mandioca e a mineração de ouro e prata.



b) mineração de diamantes e a monocultura do tabaco.



c) produção de charque e a monocultura de cana-de-açúcar.



d) monocultura de cana-de-açúcar e a mineração de ouro e prata.



e) monocultura de café e a exploração de metais preciosos diversos.



 



 



3. UNESP JULHO 2012    RENASCIMENTO



 



[...] tudo que os renascentistas pretendiam era assumir a condição humana até seus limites, até as últimas conseqüências. Nem Deus e nem o demônio; todo o desafio consistia em ser absolutamente, radicalmente humano,



apenas humano. (Nicolau Sevcenko. O Renascimento, 1985.)



Explique a caracterização que o texto faz do Renascimento e de exemplo de uma obra artística em que tal intenção se manifeste.



 



4. UNESP JULHO 2012     ANTROPOCENTRISMO



 



De certo modo, a primeira fonte de ruptura com o antropocentrismo se encontra na teoria heliocêntrica de Nicolau Copérnico, a assim chamada revolução copernicana. A segunda grande ruptura é provocada pelo que



se poderia chamar, em analogia com a primeira, de revolução darwiniana, resultado da obra de Charles Darwin, A origem das espécies pela seleção natural, onde este formula sua famosa teoria da evolução das espécies.



(Danilo Marcondes. Iniciação à história da filosofia, 2001. Adaptado.)



A partir do texto, explique o significado do termo “antropocentrismo” e descreva por que as obras de Copérnico e de Darwin são apresentadas como momentos de ruptura com essa centralidade.



 



 



5. PUC SP JULHO 2012       REVOLUÇAO INDUSTRIAL



 



A introdução de maquinas no sistema de produção inglês, no decorrer do século XVIII,



a) acarretou a redução do numero de empregos e da jornada de trabalho.



b) impediu a concentração dos trabalhadores no mesmo espaço.



c) ampliou o conhecimento dos operários acerca do processo produtivo.



d) permitiu a preservacao de formas tradicionais de vida e sociabilidade.



e) acelerou o ritmo da produção e aumentou a produtividade.



 



 



6. UNESP JULHO 2012   ROUSSEAU



 



Encontrar uma forma de associação que defenda e proteja a pessoa e os bens de cada associado com toda a força comum, e pela qual cada um, unindo-se a todos, só obedece contudo a si mesmo, permanecendo assim tão livre quanto antes. Esse, o problema fundamental cuja solução o contrato social oferece.



[...]  Cada um de nós põe em comum sua pessoa e todo o seu poder sob a direção suprema da vontade geral, e recebemos, enquanto corpo, cada membro como parte indivisível do todo.



(Jean-Jacques Rousseau. Do contrato social, 1983.)



O texto apresenta características



a) iluministas e defende a liberdade e a igualdade social plenas entre todos os membros de uma sociedade.



b) socialistas e propõe a prevalência dos interesses coletivos sobre os interesses individuais.



c) iluministas e defende a liberdade individual e a necessidade de uma convenção entre os membros de uma sociedade.



d) socialistas e propõe a criação de mecanismos de união e defesa de todos os trabalhadores.



e) iluministas e defende o estabelecimento de um poder rigidamente concentrado nas mãos do Estado.



 



 



7. UNESP JULHO 2012     ILUMINISMO E ESTADO MODERNO



 



As freiras da Congregação das Pequenas Irmãs da Sagrada Família, de Cascavel (PR) e, em particular, a Irmã Kelly Favareto poderão aparecer com os véus que cobrem cotidianamente suas cabeças na foto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A decisão é da Justiça Federal, que aceitou recurso da Irmã contra a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito que proíbe, por razões de segurança, que na foto da CNH o condutor apareça usando óculos, bonés, gorros, chapéus ou qualquer outro item que cubra parte do rosto ou cabeça, dificultando sua identificação. “Eu só ando de véu, que é um sinal de consagração a Deus, não é um acessório que posso tirar



quando quiser”, alegou a Irmã. (Evandro Fadel. Freira ganha direito de usar hábito na foto da CNH. O Estado de S.Paulo, 10.02.2012. Adaptado.)



Comente o significado filosófico do fato noticiado, abordando a relação entre individuo e Estado, e explique a relação entre esse fato e o movimento filosófico iluminista do século XVIII.



 



 



 



O gabarito será publicado em separado com todos os testes.



  


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui