Usina de Letras
Usina de Letras
312 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50578)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Liberal não é direita -- 31/05/2007 - 09:53 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
LIBERAL NÃO É DIREITA

Gilberto Simões Pires

Ponto Crítico - ANO V - Nº 142 - 24/05/2007

http://www.pontocritico.com/publicados/news.php?detail=n1180018658.news

NEM DIREITA NEM ESQUERDA - Tanto a esquerda quanto a direita, quando se apresentam radicais, em termos de preferência política dos políticos e eleitores, apresentam uma série de doenças. Extremamente graves, diga-se de passagem. Nenhuma delas, embora sejam grandes as diferenças entre ambas, têm possibilidade de cura.


ESQUERDA RADICAL - Pelo que a história conta nas suas inúmeras passagens, a esquerda radical, mais conhecida por socialista/comunista, é uma doença incurável e contagiosa , cujos efeitos para o corpo e mente são catastróficos a curto, médio e longo prazos, embora inicialmente se apresente sem dor para os seduzidos.


DIREITA RADICAL - Já direita radical, por sua vez, também é uma grave doença. Aliás, muito grave. Um dos problemas sérios da direita radical é que ela confunde o eleitor e o cidadão. Muita gente está convencida, e aí de forma muito errada, de que a direita radical sempre esteve comprometida com o capitalismo. Nada disto, pois ela só se interessa pela perigosa mistura de mercantilismo com nacionalismo.


MERCANTILISMO - A gravidade desta doença (direita radical) é que ela representa um conchavo entre governantes e empresários que vivem exclusivamente de negócios com governos. Ambos acabam como tipos que abominam a livre concorrência. De quem quer que seja, principalmente do exterior. Na real eles preferem empresas públicas para cuidar de áreas que definem como estratégicas.


CORRENTES - Hoje as sociedades no mundo todo se dividem entre as mais diversas correntes do pensamento ideológico. Tanto os mais à esquerda quanto à direita buscam nichos onde melhor se enquadram, e assim se definem como: moderados, social-democratas, ortodoxos, conservadores, etc. Para xingar o opositor basta acusá-lo de pertencer a uma das outras tendências que não a sua. Pronto. Na real ninguém sabe bem o que diz, mas já é o suficiente para começar uma discussão.


REGRAS CLARAS - Já quem sai deste contexto e prefere o liberalismo passa a usar mais o raciocínio. Entra, portanto, num patamar mais esclarecido. O seu lado preferido é o lado superior, onde o indivíduo é o agente do sucesso ou do insucesso de suas ações. A sua vontade, sem interferência do governo, e o risco inerente à empreitada escolhida, determinam o rumo a ser seguido. O que o indivíduo exige para dar vazão às suas necessidade são: regras claras e respeito a elas. E os direitos à vida e à propriedade são absolutamente indispensáveis.



DEGUSTAÇÃO - Aqueles paises que adotaram princípios liberais, embora sabendo que nunca conseguiriam chegar à plenitude (por ser impossível), são aqueles que melhor e mais se desenvolveram. Basta uma simples degustação e as coisas já acontecem. Os investidores preferem, indiscutivelmente, este caminho; os consumidores idem; e os Estados, com seus governos se tornam muito fortes, cheios de músculos e pouca gordura (que representam impostos reduzidos).
ARRAIGADOS-

Pouco conhecida, a liberdade econômica e política ainda não aconteceu no Brasil, infelizmente. Culturalmente estamos muito arraigados aos costumes onde o forte mercantilismo deu uma impressão falsa à sociedade de que aquilo era o capitalismo. Como o povo não gostou do falso capitalismo acreditou que o caminho melhor seria o socialismo. Uma pena que a própria imprensa ajudou, de forma decisiva, a confundir a cabeça da sociedade. A ponto de ainda não termos experimentado as delícias do liberalismo. Lamento muito, embora faça de tudo para que possamos degustar.


Obs.: Vivemos ainda nos tempos mercantilistas do Marquês de Pombal e tem idiota que diz que no Brasil existe o liberalismo, ou melhor, o neoliberalismo! O que existe é um 'conchavo entre governantes e empresários', como muito bem definiu acima Gilberto Simões Pires, que nada tem de liberalismo. O presidente do Brasil tem um poder imperial, não existe uma República Federativa, mas um Governo Nacional, com uma concentração de poder muito grande nas mãos de Lula. Com o inchaço do Estado brasileiro, que para se sustentar aumenta cada vez mais os impostos, o liberalismo está cada vez mais distante de se instalar no Brasil. O que é uma pena, pois é exatamente o liberalismo - vale dizer, a livre iniciativa, o direito de propriedade, um Estado enxuto e eficiente, a liberdade de expressão e a liberdade religiosa - que nos poderia tirar do buraco em que nos metemos (Félix Maier).


*

Quem é Gilberto Simões Pires

Apresentador de pensamento liberal, nome de grande credibilidade na comunidade gaúcha, com idéias próprias e firmes, defensor da economia de mercado e do fim de qualquer subsídio por parte do governo.

Gilberto Simões Pires iniciou sua carreira na área de comunicação em 1986, no rádio. Atuou na TVE, na TV Guaíba, no Grupo RBS e na TV Pampa.

Após, foi para a Rede Bandeirantes, onde iniciou o programa CONTROLE REMOTO.

Atualmente apresenta o programa PONTOCRITICO.COM
que é uma produção independente, veiculada no Canal 20 da Net Sul - TV-a-Cabo.

No livro 'Vanguarda do Atraso - Ameaças à liberdade de expressão durante o governo do PT no Rio Grande do Sul', de Diego Casagrande, Porto Alegre, 2006, em entrevista Simões Pires diz, entre outras coisas:

“Eu sabia que eram mentirosos desde que assumiram a Prefeitura de Porto Alegre. Eles usaram um programa de televisão chamado Cidade Viva, onde tudo era pintado de cor-de-rosa”.

“A Ford virou um símbolo da perda de investimentos. Mas na realidade, foram 835 empresas registradas como desinteressadas no RS”.

“O Brasil sempre fez questão de ser um país de terceiro mundo”.

“Há uma coisa importante na metodologia do governo do PT: tem que liquidar com o rastro. Se existiu um rastro desenvolvimentista, para não ficar com a marca do Britto, tinha que acabar com ele”.

“O Bisol não foi omisso, foi conivente, na medida em que se identificou muito de perto com os sem-terra e com os invasores”.

“Eu denunciei essa mentira e o Ministério Público me exigiu a comprovação. Tive que correr para buscar os contratos e felizmente consegui. Embora não tenha sido o primeiro, o PT foi o mais agudo contrário a quem tivesse o livre-arbítrio do pensar e do dizer”.


Para ler o prefácio de 'Vanguarda do Atraso' e depoimentos de outros intelectuais perseguidos no Rio Grande do Sul, acesse http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=8299&cat=Ensaios. Você irá conhecer como foram aqueles 'dias de fascismo guasca'.


Leia diariamente http://www.pontocritico.com/








Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui