Usina de Letras
Usina de Letras
94 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->QUEM FOI MYRTES MATHIAS? -- 25/05/2007 - 18:14 (Filemon Francisco Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

QUEM FOI MYRTES MATHIAS?


Filemon F. Martins


Mirtes Matias Antonio, uma das mais notáveis poetisas evangélicas do Brasil, nasceu em Valença, Rio de Janeiro, a 08.02.1933*. Filha do Sr. Antonio e Dona Eglantina Mathias.
Fez seus primeiros estudos em sua terra natal, na Escola Rural, dirigida por sua mãe e aprendeu a ler com cinco anos de idade, deslocando-se para outros centros culturais, onde também estudou. Professora, Escritora, Pesquisadora, Intelectual, Educadora, Oradora, Missionária Batista e autora de literatura infantil. Em 1966, com 33 anos de idade, formou-se em teologia.
Chegou a atuar, como missionária, em Tocantínia (TO), mas por problemas de saúde não pode permanecer no campo, embora continuasse empolgada com missões através de seus poemas. Assim, em 1966, atendendo ao convite do Pastor David Gomes, foi trabalhar na sede de Missões Nacionais, como redatora da revista A PÁTRIA PARA CRISTO, onde publicava seus poemas e textos conclamando a todos para atuar na obra missionária.
Em 1988 tornou-se imortal – a primeira mulher na Academia Evangélica de Letras, tendo escrito aproximadamente 19 livros entre poemas, crônicas, romances e histórias infantis. Foi 2º ocupante da Cadeira nº 01 da Academia Evangélica de Letras do Brasil.
Escreveu, entre outros, “POEMAS PARA MEU SENHOR” (1967), “HÁ UM DEUS EM TUA VIDA”, “COMPRA-ME UMA FLOR”, “BOM DIA, AMOR”, “VIM FICAR CONTIGO”, “CAMINHOS DE DEUS”, “MAIS QUE UM DESAFIO”, “CANTA, MESMO QUANDO...”, “MENINA SEM NOME” (1972) e “ANTES QUE CAIAM AS ESTRELAS” (ROMANCE-1972).
Colaborou em jornais e revistas, tais como O JORNAL BATISTA e as revistas A PÁTRIA PARA CRISTO e VISÃO MISSIONÁRIA, entre outras.
Já aposentada, continuou indo à sede de Missões Nacionais e numa máquina de escrever antiga, registrava seus novos poemas, deixando sua marca de grande poetisa evangélica do Brasil, emocionando a todos com seus versos inspirados. “Peso de nossa terra, grito de nosso povo, que suplica um mundo novo, onde haja paz e amor. Como cantar nossa crença deixando na treva imensa o povo que é nosso povo, a terra que é nossa terra, Senhor?”
O seu poema AGORA é de uma suavidade singular. Espelho da Alma e escrito com emoção: “Se queres dar-me uma flor/faze-o antes que eu morra./Se podes, hoje, fazer o milagre de um sorriso num rosto que chora,/não coloques flores sobre tumbas. Se queres dar-me uma flor, faze-o agora!/ Se podes dar um lar ao orfãozinho, abrigo ao pobre que geme lá fora, não encolhas a mão – Deus está vendo./Se conheces o eterno caminho que leva ao templo onde a alegria mora,não guardes, egoísta, o teu segredo: Se podes dizer, em uma frase linda algo que faça a tristeza ir embora, dize-o enquanto posso agradecer sorrindo:/se podes dar-me uma flor, faze-o agora./Não esperes o instante da partida:se queres me fazer feliz, faze-o agora!Para que chorar de remorso e de saudade?/Custa tão pouco a felicidade...”
No poema TUA MARCA SOBRE MIM, a poetisa escreveu: “...Obrigado, Senhor, por minhas fraquezas, por tudo que me permites sofrer. Transforma meus problemas em bênçãos, ajuda-me a fazer das tragédias um poema: Dá-me a graça para reconhecer que eu sou somente uma parte do teu plano ao qual somente tenho que me submeter.”
Em MEU IRMÃO MAIS VELHO, ela diz: “Tiraram-lhes a liberdade de culto, o direito de abrir as portas do templo, para cantar louvores ao Criador, para buscarem junto o consolo da prece em comum, da meditação nas santas promessas, remédio para um coração em pedaços, da Pátria escravizada. Não mais a alegria de contar, à futura geração, a história daquele outro menino, que nasceu numa manjedoura, conversou com doutores, e brincou nas ruas de Nazaré. Que bom lembrar-te Jesus, como meu irmão mais velho. Distribuindo entre nós tão menores a herança tua por direito. (...) Meu irmão, eternamente jovem, infinitamente forte, todo Amor: Obrigado, pela parte na herança, pelo lugar na família, e pelo doce nome de CRISTÃO”.
Na dedicatória do seu primeiro livro, escreveu: “Pai do Céu: Aí estão meus poemas. É um presente. Melhor. É uma devolução. Vieram de Ti.” Vinte e cinco anos depois, acrescentou: “Tempo de Deus não é nosso tempo, hora dos homens não é sua hora; a gente fica parada até aprender que é parte do plano cada demora...”
É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRAFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br
Infelizmente, como ocorre com outros grandes poetas evangélicos, não é fácil encontrar os seus livros. Uma pena que as editoras evangélicas, especialmente a JUERP, não estejam reeditando seus livros. Myrtes Mathias faleceu em 05.07.1996, e sua última poesia TODOS PRECISAM SABER inspirou a letra do hino oficial da Campanha Missionária daquele ano.

· Há uma outra data de nascimento da poetisa, 12.01.1933. Se alguém puder dirimir a questão, ficaremos gratos.
Delcinalva de Souza Lima, de Petrópolis, RJ, que foi amiga da poetisa Myrtes Mathias por longos anos, via e-mail, esclarece a dúvida. Myrtes nasceu no dia 12/01, contudo só foi registrada no dia 08/02. Então a poetisa comemorava 2 aniversários. Muito grato, Delcinalva!

BIBLIOGRAFIA:
Texto Missões em Verso e Imagem, de Sandra Regina Bellonce do Carmo, via Internet.
Texto Dicionário de Membros da Academia Evangélica de Letras, de Mário Ribeiro Martins, Ensaios, no site www.usinadeletras.com.br
Informações adicionais: Sammis Reachers, via e-mail, Rio de Janeiro-RJ.

filemon.martins@uol.com.br
Caixa Postal 64
11740-970 – Itanhaém – SP.


 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui