Usina de Letras
Usina de Letras
23 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Como será o fim do mundo ??? -- 17/02/2007 - 11:40 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
COMO SERÁ O FIM DO MUNDO ???

Toda pessoa, ao menos uma vez na vida, já se questionou acerca do fim do mundo.
O ramo do conhecimento humano que trata desse tema tão polêmico e instigador chama-se “escatologia”. A escatologia reúne as idéias e teorias acerca das últimas coisas, como o fim do mundo ou da humanidade.
Atualmente, esse tema tem aglomerado um número crescente de pessoas leigas, pesquisadores, órgãos públicos, organizações privadas, instituições religiosas e ONG’s (Organizações Não Governamentais), que se debatem sobre as diversas teorias existentes.
Aqui, apresentaremos algumas teorias e idéias sobre essa questão.
A versão mais conhecida e mais popular sobre o fim do mundo está associada à Bíblia Sagrada. O seu último livro, chamado de Apocalipse ou Revelação, apresenta o fim do mundo como uma fase horrenda a ser passada pela última geração, e que culminará na destruição de todas as coisas sob a ação do fogo. Segundo os adeptos do cristianismo, o fim do mundo ocorrerá como punição pelas ações erradas que o homem está cometendo contra seu Criador, contra a natureza e, consequentemente, contra si mesmo. Essas idéias estão reforçadas em diversas passagens do Novo e do Velho Testamento.
Para os cristãos, o mundo já foi destruído uma vez pelo Dilúvio e, conforme acreditam, o arco-íris é uma representação de um pacto firmado entre Deus e a humanidade. Nesse pacto Deus se comprometeu a não mais destruir a Terra sob a força das águas (ver Gênesis 9: 14-16), o que é usualmente dito pelos cristãos como um reforço à crença de que o mundo acabará sob a ação das chamas e do calor escaldante.
A mais conhecida ONG que trata da proteção do meio ambiente, o Greenpeace, tem também uma visão de como será o fim do mundo. E um aspecto curioso é que existem várias similaridades entre a visão dos ambientalistas e dos cristãos. Para ambos, o fim do mundo está bem próximo e ocorrerá como fruto de erros e falhas humanas. Além disso, os ambientalistas acreditam que o fim está intimamente ligado ao calor do Sol. Para justificar tal idéia, eles apresentam dados do ultimo relatório do IPCC (Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas), apresentado em Paris, em 02 fevereiro de 2007.
Esse relatório apresenta que a temperatura média do planeta pode aumentar entre 1,8 e 4ºC até 2100, trazendo inúmeras alterações ambientais, como derretimento de geleiras e calotas polares, elevação do nível d’água dos oceanos, aumento de furações, ciclones e tornados, avanço dos desertos e extinção em massa de espécies. E, conforme pensam, tudo isso estará associado à morte de milhões, ou até mesmo bilhões de pessoas.
Um outro grupo de pesquisadores que também acredita que o fim de nosso planeta está relacionado ao Sol é composto por astrônomos e físicos. Mas, para tais pesquisadores, o fim da Terra não ocorrerá tão rapidamente quanto pensam os ambientalistas. Conforme acreditam, o Sol tem 4,5 bilhões de anos e levará o mesmo tempo para esgotar suas reservas de hidrogênio e sair da “seqüência principal”. Com relação ao termo “seqüência principal”, entende-se que o Sol, assim como outras estrelas, passará por uma evolução. Ao usar todo o seu combustível de hidrogênio, o Sol passará por uma fase de instabilidade, inchando até 100 vezes, tornando-se assim uma “gigante vermelha” (um tipo de estrela ainda mais quente e brilhante). Dessa forma o Sol inchará engolindo a Terra e outros planetas de nosso sistema solar.
Essas três teorias apresentadas (do Cristianismo, do Greenpeace e da Astronomia) são mais do que simples idéias curiosas e instigantes. Mesmo que a veiculação dessas teorias por parte da mídia impressa e televisionada possa parecer sensacionalismo, com certeza, cada uma delas deve ser vista com atenção, pois diante de um tema tão polêmico e complexo como esse até a pessoa mais cética e despreocupada vai ver que as similaridades dessas três teorias não podem ser simples coincidências ou apenas frutos do acaso.

Publicado no Jornal Atitude, edição n. 08, p. 02, de 27/04/2007. Gurupi – Estado do Tocantins.
http://www.atitudetocantins.com.br

Publicado na Revista VivoVerde, edição n. 02, p. 18, de Outubro/2010. Palmas - Estado do Tocantins. Disponível em: http://vivoverde.com.br/revista/

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui