Usina de Letras
Usina de Letras
248 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Trabalho e lazer – equilibrar é preciso! -- 22/07/2012 - 16:27 (Valdomiro Carezia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos





Trabalho e lazer – equilibrar é preciso!



 



“O trabalho é para o homem e não o homem para o trabalho.”



 



O trabalho dignifica o homem. É uma bênção. Mas nem por isso vamos viver para o trabalho. Afinal não somos relógio, cuja tarefa consome as 24 horas do dia.



O repouso é igualmente um tempo sagrado na nossa vida. Necessário para refazer nossas energias, reparar nossas perdas e desgastes biológicos, psicológicos e espirituais. Nossa mente precisa, enquanto dorme, organizar e processar tudo aquilo que recebeu durante o dia.



Trabalho e sono, essa dupla se encarrega da semana de muitas pessoas; consomem o tempo que, a cada dia, se torna mais escasso e insuficiente. As nossas obrigações e compromissos acabam avançando para o final de semana. Adeus sábado, adeus domingo.



E o lazer?



E as horas para a família, para os amigos, para o passeio?



O lazer, como o trabalho e o repouso, é algo vital para a nossa vida. Poderíamos dizer que o lazer é o tempero da vida. É a festa a que todos têm direito e, infelizmente, vem se tornando cada vez mais escassa na vida moderna.



Falta de tempo, correria, estresse, depressão... verdadeiras “pestes” inventadas pelos próprios homens... Seguem fazendo suas vítimas... Precisam ser combatidas com urgência e seriedade.



 



O progresso pouco ou nada ajudou nessa questão homem X tempo.



As necessidades e as ofertas aumentaram e o consumo foi estimulado. A insatisfação se faz cada vez mais presente: … trabalhamos mais, ganhamos mais, gastamos mais, queremos mais... Até quando?



Até que descubramos o verdadeiro caminho da felicidade, mas não antes de descobrirmos o que é realmente a felicidade, a vida em abundância oferecida, ensinada por Cristo.



 



O assunto é realmente de grande preocupação. Tanto assim que motivou o encontro mundial das famílias ocorrido neste ano.



O encontro tratou especificamente do tema: Família, trabalho e festa, como uma espécie de trinômio que inicia na família e abre-se ao mundo. Dessa forma, enfoca o modo como um homem e uma mulher, enquanto casal, vivem as relações (família), como habitam o mundo (trabalho) e como humanizam o tempo (festa ou lazer).



Nas palavras da escritora, Maria Regina C. Vicentin: “Às vezes, para conseguirmos algumas coisas temos de abrir mão de outras. Reflita para que você saiba escolher as que lhe são realmente importantes. Muitos vivem sem grandes somas, mas poucos sobrevivem sem saúde. Muitos deixam de realizar sonhos, mas poucos conseguem viver sem um grande amor. Pense nisso quando for estabelecer suas prioridades na vida.”



Se olharmos bem, vamos ter muitos exemplos ao nosso redor de pessoas que conseguiram equilibrar sua vida, reservando bons momentos para o descanso e o lazer...



Não podemos esquecer que o homem é imagem e semelhança de Deus e, como Ele, trabalha e descansa. O tempo tranquilo do descanso deve ser também um espaço para dar graças a Deus, criador e salvador.



O descanso do trabalho é um direito fundamental, um bem indispensável para os indivíduos e suas famílias; abre os espaços da vida comum, da partilha entre os cônjuges, nutre os afetos familiares, os laços de amizade e permite um tempo à oração.



 



Por isso, a Igreja insiste na valorização do domingo: Dia do Senhor, Dia da Eucaristia. Dia do repouso do trabalho, do descanso em Deus.



 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui