Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62266 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50658)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->EMPAREDADO vesus RACISMO -- 29/06/2002 - 17:12 (Jose Angelo Cardoso) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Antes do leitor ler esta pagina, aconselho o mesmo ler o texto da paginas anterior deste trabalho: Emparedado versus Racismo cp 1, e Emparedado versus Racismo cp 2, que se encontra neste site, só fazer a busca, para melhor compreenção do trabalho. Mas dando continuidade ao tema, a pergunta se mantém, se o historicismo fechado em si mesmo não consegue divisar as contradições ou sequer as alternativas existentes no âmbito de cada periodo, decretando a sua maciça uniformidade ideológica, o exame atento de certas obras poéticas, revela divergências internas de pontos de vista. No mesmo Brasil culto do final do séculoXIX , em que Nina Rodrigues e seus discípulos na área de Medicina Legal apontavam a degeneresciência das populações de origem africana, um poeta negro retinto, neto de escravos, filhos de forros, João da Cruz e Sousa, acusava " a ditadora ciência de hipóteses" de negar à sua raça e, principalmente do entendimento artistico da palavra escrita. Para a antropologia fisica, "a lama das teorias", no juízo do Emparedado, o homem negro caracterizava-se naturalmente pela cor dos pigmentos da sua pele. Cruz e Sousa desnaturaliza os dados brutos desse conhecimento epidérmico do ser humano e pergunta pela cor da sua subjetividade e das formas em que esta se exprime. acho que o IBGE deve ser mais objetivo nas classificação da questão da cor no Brasil, e os Cartório Civil também, pois estes termos de pardos e mulatos, são expressão pejurativa para os descendentes afro-braslieiro, ou é negro ou branco, Auto-expressão, A cultura objetiva difunde-se pela escola e pelos meios de comunicação. A cultura subjetiva é gestada ao longo da criação de obras singulares e altamente diferenciadas que nem sempre conseguem atingir o domínio público. Simmel atém-se à constatação das diferenças entre as duas culturas, como, com outra filosofia. A cultura objetiva desenvolve-se em contínuo processo de interação entre a rede socio-econômica e cada indivíduo que dela faz parte ou nela procura o seu lugar, coincide com a noção mais geral de cultura proposta pelas ciências sociais ao longo do séculoXX. . A cultura subjetiva, porém, se moveria em ritmos e andamentos peculiares, discontínuos, saturados de tensões e contradições. Como compreender historicamente o embate do poeta negro Cruz e Sousa com a cultura cientifica, por tabela racista que servia de plataforma geral colocando cada povo no seu lugar, não encontraremos na literatura cientifica do fim do século uma corrente bastante poderosa para contradizer os preconceitos étnicos dessa era de imperialismos. Lembrando que Nina Rodrigues em seus estudos foi saudado por Silvio Romero e reconhecido por Mario deAndrade e Gilberto Freire, lamentavel, " Se caminhares para esquerda, outra parede, de Ciências e Criticas, mais alta do que a primeira, te mergulhará profundamente no espanto ! " -JOSE ANGELO CARDOSO.-Poeta, contista, artista plástico. Presidente-fundador da Academia Guairense de Letras.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui