Usina de Letras
Usina de Letras
77 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62191 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->A Matemática pode salvar o mundo! -- 09/09/2002 - 13:07 (Clóvis Luz da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Quem se põe a refletir sobre os problemas do mundo, do país, e em menor proporção, nos próprios, expondo no ciberespaço suas inquietações e esperanças, muitas vezes sente a rondar o ato de escrever o fantasma do desànimo.

É a sensação de estarmos falando ao vento, jogando pérolas aos porcos, ou falando bobagens a que ninguém dá a menor atenção, o que explica tal desconsolo. Falamos tanto do Bush...e ele liga?
Falamos tanto de FHC...e ele está andando e fazendo aquilo pros críticos! Desancamos o neo-liberalismo, o mercado, os banqueiros, as elites, os ultra-conservadores, os nacionalistas que amam mais os EUA do que o Brasil, e tudo continua como sempre foi. Nos perdemos em discussões políticas, religiosas, filosóficas, literárias, e as coisas se sucedem num repetir harmónico sem nenhum sinal de variação.

O que poderá dar sentido ao nosso esforço intelectual e justificar o sangue que vaza dos poros quando nos indignamos contra as injustiças? Quando declaramos guerra à prepotência de alguns senhores que se alteiam do chão como se fossem deuses a decidir o destino dos demais homens do mundo, que resposta temos?

Hoje mesmo os jornais do mundo em suas headlines estampam que os EUA estão prontos a matar Saddam Hussein, e isso, dizem os americanos, salvará a humanidade do mal. E quem nos livrará desse mal terrificante que se chama megalomania psicótica pelo exercício do poder supremo? Quem salvará o planeta de um homem que tem delírios de grandeza e desvios de personalidade incuráveis?

Ontem, atento e preocupado com o destino do mundo, voltando para a casa depois de mais um dia de trabalho e estudos "superiores", encontrei na rua um grupo de meninos falando alto e gesticulando. Não era tão tarde assim mas achei estranho que seus pais os deixassem fora de casa até aquelas horas. Ao me aproximar, ouvi-os discutindo sobre como resolveriam do dia seguinte alguns problemas de matemática!

Fui dormi sossegado, convencido de que o mundo ainda tem cura...Aliás, creio que George Bush e os demais americanos nunca se preocuparam com assuntos matemáticos!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui