Usina de Letras
Usina de Letras
173 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62188 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Um dia uma docente foi avistada no alto de uma caixa-d água -- 01/12/2002 - 04:40 (José Pedro Antunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Um dia, convocada que fora às pressas para uma reunião que tinha por escopo forçá-la a retornar à ativa depois de prolongado auto-imposto exílio para tratamento de perturbações nervosas, uma docente foi avistada, digo, encontrada no alto de uma caixa-d água, fato que lhe valeria alguns meses suplementares de licença, trégua adicional em pendenga institucional na qual se fizera (dizem) refém não apenas do seu departamento, mas sobretudo (filosofam) de si mesma, mais precisamente, daquilo que se supõe ser o avesso de si mesma (aprofundam-se), essa outra persona a princípio apenas forjada (comentam), máscara com o tempo incorporada à face (poetizam), aos gestos (balbuciam), às estranhas (discernem), à alma (cogitam), para que se refizesse de inúmeras e invisíveis outras quedas (divagam), de inúmeros e invisíveis outros saltos mortais (murmuram).

Um dia uma docente foi avistada no alto de uma caixa-d água, e um aglomerado de alunos, funcionários e professores a viu descer, lenta e inacreditavelmente como pediam os seus mais de cem quilos, cada um dos degraus, melhor dizendo, cada uma das garras de ferro encravadas na elevada pilastra de cimento, alheia ao aglomerado e ao absurdo daquele silêncio que reboava pelo pátio e pelas adjacências, tendo caminhado em seguida até a cantina, onde comandou uma coca-cola bem gelada e um prato de lasanha com bastante queijo ralado e, enquanto esperava ser servida, sentada numa das cadeiras brancas de plástico, aproveitou para dar ligeiro retoque na maquiagem e conferir um que outro extrato bancário, tendo deixado cair numa poça d água um documento em papel timbrado do seu departamento, muito provavelmente (ululam) o documento que a convocava para uma reunião, em caráter urgentíssimo, para tratar de assunto de seu único e exclusivo interesse.

Um dia uma docente foi avistada no alto de uma caixa-d água e uma colega, reputadíssima por seus dotes de sensitiva, espalhou que aquilo era um aviso.

Em todo caso, sabe-se que alguns meses depois a docente veio a receber o aviso prévio, estando ainda em curso o processo que ela houve por bem mover contra a instituição que a mantivera como contratada durante aqueles longos anos de conquistada inatividade.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui