Usina de Letras
Usina de Letras
27 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62332 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22543)

Discursos (3239)

Ensaios - (10406)

Erótico (13576)

Frases (50711)

Humor (20055)

Infantil (5474)

Infanto Juvenil (4794)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140846)

Redação (3313)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6221)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Erotico-->1. CLÉBER -- 06/01/2003 - 07:56 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Não tinha ainda três anos mas dava muito trabalho à mãe, com estrepolias que alguém, em sendo espírita, iria dizer que provinham de outras encarnações, tendência que se acentuaria depois dos sete, quando o perispírito estivesse definitivamente preso à matéria, ao corpo.

Quebrava as louças e ria, estimulado pelo fragor dos estilhaços. Rasgava as cortinas, enfiando-lhes o garfo ou a faca, que surrupiava da gaveta da cozinha. Chegou a mexer com a criação no quintal, conseguindo tirar algumas penas dos pintainhos. Só não executou os coitados porque a reação da galinha foi feroz, deixando-lhe vergões nos braços, ameaçando furar-lhe os olhos.

O cachorro vivia enfiado debaixo dos móveis, cansado de perder os pêlos. Intentou reagir, coitado, rosnando com os dentes à mostra, mas o patrão lhe deu exemplar pontapé, inesquecível para sua memória de ser inferior, escravizado à vontade dos humanos.

— Cléber, meu querido, Você vai sofrer muito na vida, se não criar juízo. — Era o avô, que percebia o quanto de atrevimento existia naquele proceder em desacordo com as normas da cortesia. Ao mesmo tempo, dava-lhe sutis beliscões, para que largasse o vasto bigode ou a cabeleira que lhe emoldurava o crânio luzidio.

Não era raro, nessas ocasiões, estando presente o pai ou a mãe, que se pusesse em convulsivo choro, bradando contra a ferocidade do avô ou de algum tio menos afeito ao sofrimento dos puxões e das mordidas. Também não era raro que os pais admoestassem os reacionários, dando motivo para discussões que iam culminar em beijos e carinhos para o pequeno. Por isso, aos poucos, os familiares foram afastando-se do petiz, deixando-o entregue a si mesmo, para as mórbidas fantasias.



Ao completar quatro anos, foi levado a uma escolinha, para brincar com gente de mesma idade. Não sabia, mas a mãe esperava outro rebento e queria ver o mais velho entretido com algo que não fosse o ciúme ou a inveja. Mesmo ela percebera o quanto de voluntarioso era o espírito do filho e antecipadamente punha de resguardo o mais novo.

Depois de mais de mês de choros e berreiros, quando a mãe, para tranqüilizar o ambiente, era convidada a vir buscá-lo, um dia resolveu ficar, ao descobrir que havia brinquedos para desfazer e colegas para atormentar. Foi assim que passou por diversas instituições de educação pré-escolar, sem se firmar em nenhuma. Se a família fosse rica, contrataria enérgica pedagoga para acompanhá-lo, impedindo-o de dar largas às malvadezas. Contudo, tal solução estava descartada, que o pai era simples peão a serviço da administração pública, servidor em início de carreira, levando para casa o correspondente a três salários mínimos, enquanto a mãe tinha os atributos apenas das prendas domésticas.

Volvendo à hipótese da crítica do espiritista, poderia ele suspeitar de que aquele espírito, em outras oportunidades, vivera sob tetos respeitáveis e abonados, revoltando-se agora contra a miserabilidade de existência tão precária materialmente. Diria mais, ou seja, que fora coagido a aceitar a encarnação, para obter a oportunidade do crescimento moral ou espiritual, aprendendo que o sofrimento é o caminho mais natural para o soerguimento da alma. Teria razão em tais hipóteses? A tempo, iremos decifrando os mistérios, que nem tudo a gente consegue informar no primeiro capítulo.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui