Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Araras: Memória & Nostalgia, de Alcyr Matthiesen -- 18/04/2012 - 09:21 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








Alcyr Matthiesen lança novo livro sobre Araras



Professor e um dos mais atuantes pesquisadores da história da cidade publica o 14.º trabalho que conta fatos marcantes na evolução do município



JOSI PINHEIRO








O professor e historiador Alcyr Matthiesen conclui mais um período de pesquisa com o lançamento do Araras: Memória & Nostalgia, seu 14º trabalho que retrata momentos históricos e importantes da cidade. No total são 7 livros, 4 álbuns, 2 cartilhas e um CD, com músicas de autores ararenses.



A nova obra tem uma conotação didática e dá ênfase para a Escravidão Africana – desde suas origens até as considerações sociológicas e posição dos afrodescendentes nos dias atuais. O conteúdo é ampliado com comentários sobre as Guerras Mundiais e os conflitos ocorridos.



Outro assunto é o Código de Posturas do Município, reproduzido pelo autor, que também escreve sobre as sesmarias, o tropeiro e as chegadas de imigrantes, da ferrovia, do telégrafo, do telefone, do rádio e do cinematógrafo.



Otimista quanto ao ressurgimento da sétima arte na cidade, Alcyr faz uma cronologia da época de ouro dos cinemas mudos, a história do Santa Helena e do Cine Araruna; O Clube Ararense é descrito em pormenores ao completar sessenta anos, desde o tempo dos velhos clubes que o antecedeu, até as reformas por que passou; O folclore da cidade é lembrado nos casos de Cardoso Silva, Nhonhô dos Santos e Emílio Wolf, tudo ilustrado para melhor motivação. De seu tempo de adolescente, o autor lembra as brincadeiras dançantes, o rock n’roll, discos LP e mostra alguns trabalhos artísticos de sua autoria, quando fazia desenhos em quadrinhos.



“Trabalho neste projeto desde 2011 e vejo sua finalização como um presente para a cidade de Araras, que neste ano comemora 150 anos de fundação. Com esta obra, a primeira parte histórica complementa a documentação do início de nossa terra-mãe e a segunda parte visa transportar os saudosistas para os tempos de sua infância vividos sem os recursos dos tempos atuais”, disse Alcyr.



O material, rico em informações, também conta com a reprodução de fotos históricas.



Além das cotas distribuídas aos patrocinadores, que vem aumentando a cada publicação, o livro Araras: Memória & Nostalgia está à venda na Agência Feres e na Livraria Nobel.





O ararense Alcyr Matthiesen pesquisa a história do município

e há 40 anos contribui registrando os fatos mais marcantes




Sobre o autor



Alcyr Matthiesen é um ararense apaixonado por sua cidade natal e, os trabalhos em que recorda a história do município só é possível graças ao empenho do autor nas inúmeras pesquisas e rico e amplo material colecionado ao longo dos anos.



Formado em Ciências Biológicas pela PUCC e com pós-graduação em Farmacologia (Unicamp), Alcyr lecionou por mais de 39 anos e não esconde sua também paixão por ensinar aquilo que sabe.



Com o objetivo principal de resgatar a história da cidade de Araras, relatando o cotidiano, o trabalho desenvolvido, os projetos e os costumes de um determinado período, Alcyr contribui para que as pessoas conheçam os seus passados – seus livros são bastante utilizados em pesquisas escolares.



Fonte: TRIBUNA DO POVO/Cidade, Araras (SP), quinta-feira, 05/04/2012, página 4A.





________________________________________





“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui