Usina de Letras
Usina de Letras
21 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->USINA HIDRLÉTRICA DE SANTO ANTONIO -- 03/04/2012 - 08:15 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


USINA HIDRLÉTRICA DE  SANTO ANTONIO  -  RIO MADEIRA



 



Edson Pereira Bueno Leal , abril de 2011 .



 



O custo das duas usinas, Jirau e Santo Antônio  é de US$ 20 bilhões . As  usinas vão aproveitar a força do rio Madeira , que nasce na porção boliviana da cordilheira dos Andes e passa por Rondônia , desembocando no Amazonas O início das obras deve ocorrer no segundo semestre de 2008 . As usinas do rio Madeira dependem de licença ambiental prévia que foi concedida pelo Ibama pois as obras serão em áreas  preservadas e terras indígenas . Para Gustavo Pimental , diretor da Ong Amigos da Terra Amazônia Brasileira a concessão da licença foi uma decisão política dentro do IBAMA , pois técnicos emitiram parecer desfavorável em março de 2007, mas ele foi engavetado . Segundo a pesquisadora autônoma Telma Monteiro , o impacto da construção da usina de Jirau pode atingir a Bolívia , onde nasce o rio Madeira , com o aumento do volume de água e possível alagamento de terras bolivianas . 



O Ibama tem sido muito lento na concessão das licenças o que pode comprometer o crescimento da oferta de energia hidroelétrica no Brasil e causar uma grave crise  na economia . Para a aprovação do termo de referência necessário para o início do estudo ambiental a legislação prevê prazo de 30 dias e o Ibama demora 1 ano . A aprovação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e  do Relatório de Impacto Ambiental deveria ocorrer de 60 a 120 dias, mas demora até 1 ano e 7 meses . A realização de audiência publica deveria ocorrer em 45 dias após a aprovação do EIA, mas demora 8 meses. Ou seja ,  o prazo total para emissão da licença prévia que devia ser de até 1 ano , acaba demorando até 3 anos e 3 meses . ( Exame  , anuário 2007-2008, p. 35) .



Para minimizar o impacto ambiental , como o ocorrido com Tucuruí e Balbina , em vez de uma só usina com um grande reservatório , o projeto prevê a construção de duas menores , cujas turbinas serão acionadas pelo sistema a fio d’água . Nesse método , toda a água que chega é aproveitada pelas turbinas , do tipo bulbo , dispostas na horizontal , sendo as pás movimentadas pela correnteza do rio e as  águas , em lugar de formarem um lago, avançam 500 metros em cada margem , durante o período da cheia . Nas usinas com reservatórios , as turbinas são dispostas na vertical e acionadas pela queda d’água de altura superiores a 20 metros , o que em Itaipu chega a  120 metros . O rio Madeira tem vazão de 44.000 metros cúbicos de água por segundo durante a cheia , e a força das águas arrasta árvores de até 30 metros daí o nome do rio . 



 

































































Complexo Hidroelétrico do Rio Madeira




 




Usina Santo Antônio




Usina de Jirau




Distância de Porto



Velho




7km




136km




Leilão




Dezembro 2007




Junho de 2008




Altura barragem




16 metros




16,6 metros




Área alagada




271 km2




258 km2




Pessoas atingidas




2.000




1.000




Funcionários  necess.




10.000




10.000




Turbinas




44




44




Capacidade produção




3.150 MW/h




3.300 MW/h




Início operação




2012




2013




Custo da obra




R$ 10 bilhões




R$ 10 bilhões




Fonte Odebrecht , in Exame 21.11.2007 , p. 132.



 



No caso das usinas do rio Madeira , os ambientalistas alertam para uma possível contaminação de mercúrio , usado no garimpo do ouro e depositado no fundo do rio .



Outro problema é a pressão de crescimento em Rondônia onde só 2% dos domicílios possui rede de esgoto e 17% água encanada . A Federação das Indústrias de Rondônia propõe transformar o Estado em uma alternativa de logística para os exportadores  . Com a conclusão da rodovia Transoceânica , que ligará o pacífico ao Atlântico em um ano e meio , e a construção das eclusas no Rio Madeira, o Estado poderá ser um pólo de exportação . ( F s P , 8.3.2009, p. B-8) 



 



SANTO ANTONIO



 



A Usina de Santo Antônio teve a sua concessão leiloada em 10 de dezembro de 2007 . Com um custo de R$  9,5 bilhões , sua capacidade máxima de 3.150 megawatts será alcançada apenas em 2016 com 44 turbinas em operação , sendo a primeira em dezembro de 2011 , um ano antes do prazo fixado . O valor total estimado do  negócio é de R$ 30 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão da usina .  Substituirá a termelétrica de Porto Velho , que abastece boa parte de Rondônia e consome 1 milhão de litros de óleo por dia .



O consórcio  vencedor , formado por Furnas e  pela   construtora Odebrecht fez uma proposta agressiva . A grande surpresa do leilão foi que a empresa aceitou vender no mercado uma energia 35% mais barata (78,90 reais)  do que a tarifa máxima , de 122 reais por megawatt-hora estipulada pelo Aneel. Isso foi possível por que toda a energia produzida antes de dezembro de 2012 poderá ser vendida à indústria , no mercado livre , onde os preços são mais altos do que aqueles oferecidos no leilão .



O preço surpreendeu o mercado que esperava algo em torno de R$ 100 p MWh. Este preço só se aplica aos 70% que serão destinados aos consumidores cativos , que são clientes das administradoras . A saída mais provável para justificar o alto deságio é que  a empresa cobrará altos preços nos 30% de energia que poderá negociar no mercado livre , onde estão os grandes  consumidores como siderúrgicas , mineradoras e fabricantes de papel .                    



O consórcio começou a pesquisar a área desde 2001 e gastou US$ 150 milhões  nos estudos preliminares      de viabilidade técnica e ambiental e os gastos foram recompensados com a vitória no leilão .



O mercado considerou surpreendente o deságio oferecido , que poderia ter sido resultante de pressões do governo para baixar o preço da energia no longo prazo .



Mesmo assim a concessão é um marco na história do país pois representa a retomada dos grandes investimentos na Amazônia.



Em 22 de agosto a Aneel aprovou o projeto básico da usina, permitindo o início das obras . ( F S P , 23.08.2008 , p. B-4)



A usina de Santo Antonio obteve a licença prévia do Ibama após a imposição de 33 condições  entre elas a proteção dos bagres e o monitoramento da vazão dos sedimentos do rio . Até 2012 serão emitidas ainda mais três licenças, de instalação, de operação e das linhas de transmissão .



Os 3,7 milhões  de  toneladas de concreto que a  barragem vai  consumir serão produzidos na região e as 170.000 toneladas de estruturas metálicas serão transportadas pelas hidrovias .



A usina terá 44 turbinas , cada uma com 33.000 toneladas, que irão operar submersas . As primeiras iniciarão a operação em dezembro de 2012 e todas em junho de 2016 .  As turbinas bulbo, feitas sob medida para Santo Antônio e Jirau são uma novidade em hidrelétricas de grande porte no país . São adequadas para quedas d’água inferiores a 25 metros de altura , funcionam na posição horizontal e trabalham submersas , ao contrário das turbinas de eixo vertical , usadas em Itaipu e nas demais hidrelétricas .



Para evitar que troncos danifiquem as turbinas , Santo Antônio terá uma engrenagem de interceptação próxima á barragem e os peixes , os famosos bagres , terão duas escadas em forma de serpentina e com fundo irregular , que vão simular a antiga corredeira de Santo Antônio , permitindo que os peixes cruzem a barragem rumo à cabeceira do rio na desova . ( Exame, 21.04.2010 , p.32-39) ,



A linha de transmissão , de 2.450  quilômetros , cruzando Rondônia , Mato Grosso  , Goiás  , Minas Gerais e São Paulo , ao custo estimado de R$ 1,8 bilhão, será leiloada em 2009 . ( Exame, 19.12.2007 , p. 56-58) .



Na reunião anual do conselho de acionistas do Santander, a Rede Brasil, ONG presidida por Luiz Novoa Garzon , professor da Universidade Federal de Rondônia denunciou que o projeto subestimou as indenizações e reduziu o total de famílias afetadas pela inundação para a construção da barragem de 3.000 para 760 . ( F S P , 26.06.2008 , p. B-2) .



O IBAMA concedeu em agosto de 2008 a licença de instalação para o início das obras de Santo Antônio . As obras devem começar antes do final de agosto e  o consórcio Madeira Energia prevê que duas das 44 turbinas devem começar a operar em maio de 2012 , sete meses antes da data prevista .



Segundo o Ministro do meio Ambiente , Carlos Minc, além da construção de canais destinados a garantir a reprodução de peixes e a apresentação do projeto de uma eclusa , os empreendedores terão de adotar dois parques nacionais (Mapinguari e Jaú) , assumir custos do saneamento ambiental de Porto Velho e do monitoramento de duas reservas indígenas e comprar equipamentos para combate a incêndios , custo que poderá alcançar R$ 100 milhões , 1% do valor da usina . ( F s P ,12.08.2008, p. B-6 ) .



A Procuradoria da República de Rondônia prepara ação contra a usina de Santo Antônio . O inquérito civil instaurado  está baseada no parecer técnico do Ibama que recomendou à presidência do órgão a não concessão da Licença de Instalação . Em 146 páginas , os técnicos elencam 13 condicionantes previstas na licença prévia que não foram atendidas ou que foram cumpridas apenas parcialmente pela Madeira Energia . Entre as medidas não atendidas está a que garante a migração dos chamados grandes bagres , com um sistema eficiente de transposição . Para os técnicos do IBAMA  tomadas isoladamente , o descumprimento das condicionantes pela Mesa não configura “impeditivos graves” , mas vistas no contexto geral , essas “ são numerosas e expõem uma certa insipiência do PBA – Projeto Ambiental Básico . ( F S P , 27.08.2008 , p. B-9) . 



A  Superintendência do IBAMA, multou em 23 de dezembro a Mesa  ( Madeira Energia SA ) , em R$ 7,7 milhões pela morte de 11 toneladas de peixes em decorrência da primeira etapa da construção da hidrelétrica . A empresa poderá recorrer . A legislação ambiental brasileira determina a pena de R$ 500 por quilo de espécime da fauna morto . e a multa tem o acréscimo de 40% por causa da gravidade do incidente ambiental. ( F S P , 24.12.2008 , p. B-7) .



A empresa atribui a morte dos peixes à grande quantidade de material em suspensão no fundo do rio e a uma “brusca “ variação de temperatura , classificada como “fator não –controlável”. A operação de resgate dos peixes começou em outubro e 70 toneladas de peixes ficaram retidas nos diques , as ensecadeiras . Destas 59 toneladas foram devolvidas ao Madeira , outras 5 toneladas foram congeladas e poderão ser doadas e as demais 6 toneladas foram consideradas perdidas . ( F S P , 18.12.2008, p. B-14) .



Um grupo de fiscalização do Ministério do Trabalho lavrou 49 autos de infração contra a Odebrecht por conta de  irregularidades encontradas no canteiro de obras de Santo Antônio. ( F S P , 21.03.2009, p. B-3) .



Para construir Santo Antonio , Santander e Banif , que detém 20% de participação no consórcio, decidiram formar um FIP ( Fundo de Investimento de Participação ) . Porém , os bancos preparam sua saída do empreendimento e para isso terão de vender R$ 500  milhões em cotas . ( F S P , 18.12;2008 , p. B-13) .



Em 18 de dezembro o BNDES aprovou R$ 6,1 bilhões em financiamento para Santo Antônio , cerca de 46,6% do valor do projeto e chegará a 65,7% com a participação de outros bancos públicos . ( F S P , 1912;2008 , p. B-8) .



Em abril de 2009 o Santander vendeu para o FI FGTS 50% de sua participação no consórcio . O FI FGTS decidiu também participar como financiador direto da usina , comprando R$ 1,5 bilhão em debêntures emitida pela Saesa . ( F S P , 24.04.2009, p. B-6) .   



Em maio de 2009 a Cemig comprou 30% da energia a ser gerada pela usina e vai fornecê-la para grandes empresas a partir de 2012 . O contrato dura 15 anos e prevê o pagamento de R$ 7,5 bilhões, 58% do valor total da obra . A venda da energia garantiu receita segura para o consórcio e para a Cemig permite cumprir contratos já firmados com grandes consumidores , válidos até 2028 . ( F s P , 11.05.2009, p. B-8) .



Cerca de 14% do efetivo da obra , é formado por mulheres , 680 no total . A razão é a falta de trabalhadores e como a empresa desenvolveu um programa de treinamento para qualificar a mão de obra, a oportunidade atraiu muitas mulheres . ( F s P , 19.07.2009, p. B-6) .



Em 17 de julho a Odebrecht anunciou que a usina de Santo Antonio deverá começar a gerar energia em dezembro de 2011 , um ano antes do prazo previsto no edital de licitação da obra. O consórcio iniciou em 17 de julho a etapa de concretagem de um braço da margem direita , oito meses antes do cronograma original . As primeiras turbinas vão permitir a geração de 600 megawatts , ou 20% da capacidade final instalada da obra: 3.150 megawatts . A energia antecipada poderá ser vendida mercado livre , onde vale a lei da oferta e da procura. No braço da margem esquerda as obras seguirão o cronograma regular , ou seja é como se  fossem duas usinas construídas lado a lado . ( F S P , 18.07.2009, p. B-8) .



O consórcio investiu R$ 900 milhões em um programa que cobre desde a formação de mão de obra local e construção de moradias , escolas , hospitais e até reflorestamento . ( Exame, 21.04.2010 , p. 34-39) .



As obras da usina de Santo Antonio foram paralisadas em junho de 2010 por greve dos operários por melhorias nas condições de trabalho e a readmissão de 50 trabalhadores demitidos . Cerca de 12 mil operários pararam reivindicando ar condicionado nos alojamentos , folga aos sábados e licença para visitar a família a cada 3 meses e não seis como atualmente . ( F S P , 2906.2010, p. B-8) .



A Aneel autorizou em 23 de agosto de 2010 a antecipação do início da geração de energia de Santo Antonio para dezembro de 2011 . Foi ainda encaminhado à agência um estudo para aumentar a capacidade instalada de 3.150 MW para 3.450 MW e demandar investimento de mais R$ 500 milhões . ( F S P , 24.08.2010 , p. B-7) .



 



A Santo Antonio Energia entrou com  pedido na Aneel para ampliar a potência da hidrelétrica de Santo Antonio, passando de 44 para 48 turbinas , acréscimo de 160 megawatts na geração de energia. ( F S P , 5.10.2010, p. B-2) . 



A empresa Mesa  ( Madeira Energia S A), responsável pela construção da hidrelétrica , assinou um aditivo ao contrato no qual se compromete a antecipar a entrega da energia da usina para dezembro de 2011 . Porém, a linha de transmissão de 2.400 quilômetros , projeto de Furnas  e da CTEEP aguarda a licença de instalação do Ibama e não vai ficar pronta a tempo e a Mesa deverá gerar energia em 500 kV ( quilovolts) , rebaixar a tensão para 230 kV e distribuir no mercado regional. ( F S P , 19.03.2011, p. B-4) .



Em 18 de março de 2011, devido à revolta dos trabalhadores na usina de Jirau, o consórcio responsável pelas obras de Santo Antonio decidiu paralisar os trabalhos . ( F S P , 19.03.2011, p. B-1) .



Entre dezembro de 2011 e janeiro de 2012, cerca de 600 moradores tiveram que deixar suas casas às pressas , diante da força das águas após a abertura das comportas da usina. A  Santo Antônio Energia reconheceu que o desbarrancamento do bairro Triângulo foi “acelerado e potencializado” após a implantação da barragem da hidrelétrica e que rochas foram colocadas nos barrancos do rio Madeira resolvendo definitivamente o problema e que técnicos vão avaliar as condições das casas para ver se alguns moradores poderão voltar com segurança e indenizar ou fornecer novas casas aos demais .



Em março de 2012 ocorreu uma quarta greve dos trabalhadores da usina . ( F S P , 25.03.2012, p. B-11) .



 



INÍCIO DE FUNCIONAMENTO



 



Apesar da greve , no dia 30 de março duas das 44 turbinas foram ligadas ao Sistema Integrado Nacional , nove meses antes do previsto no leilão, mas três meses depois do primeiro prazo anunciado . ( F S P , 31.03.2012, p. A-10) .



 



CERTIFICAÇÃO DE CRÉDITOS DE CARBONO



 



As usinas de Santo Antônio e Teles Pires, solicitaram em março de 2012, à  Convenção do Clima da ONU , certificação para gerar créditos de carbono . Se levarem ,serão os maiores projetos desse tipo no mundo a receber a certificação  com créditos a serem comprados por países desenvolvidos com metas de corte de emissões pelo Protocolo de Kyoto .



Seus empreendedores argumentam que as hidrelétricas evitariam a evitar a emissão de 75 milhões de toneladas de  gás carbônico em dez anos e Santo Antonio poderia receber R$ 918 milhões no período e Teles Pires , R$ 432 milhões que aumentariam a taxa interna de retorno dos investimentos.



Para Philip Fearnside , ecólogo do Instituto de Pesquisas da Amazônia, o credenciamento no MDL pode agravar o efeito estufa, não mitigá-lo pois os reservatórios na Amazônia emitem grande quantidade de metano , um potente gás-estufa , produzido pela decomposição da vegetação no lago, que fica aprisionado no fundo , mas é emitido nas turbinas.Porém as regras permitem considerar emissão zero de metano nas usinas .



E ainda , argumenta que as usinas seriam construídas com ou sem MDL não representando esforço adicional contra a mudança climática , dando aos países compradores dos créditos passe livre para emitir , sem reduções equivalentes no Brasil .



Para o assessor de sustentabilidade de Santo Antônio , Renato Ortega, o reservatório da usina é pequeno e foi desmatado antes da construção , minimizando eventuais emissões .   ( F S P , 2.4.2012, p. B-6) .



  


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui