Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62308 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10398)

Erótico (13576)

Frases (50697)

Humor (20046)

Infantil (5466)

Infanto Juvenil (4789)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140835)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6217)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Questões de Arte-Pintura-Caravaggio -- 28/03/2005 - 07:46 (elvira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Caravaggio, pintor italiano dos finais do século XVI,(1573-1610) início do século XVII,foi um incompreendido na sua época, pela extravagância revolucionária dos seus motivos religiosos, expostos de forma Realista.As suas figuras são seres verdadeiramente humanos, pessoas do Povo,medonhos, carnais, susceptíveis de serem encontrados na rua:devem dinheiro, embebedam-se, dão risadas estridentes(irreverentes), provocam desacatos,fornicam, em suma, têm a sua alma cheia de pecado.São estes os intérpretes da condição humana, escolhidos pelo pintor Caravaggio.Os seus quadros sugerem uma exaltação da vida, dão impressão de serem esculpidos( em sangue e vísceras) e não pintados, assentando no lado físico e na efemeridade precária da vida humana.Em suma, um visionário do Realismo.Os seus motivos são religiosos, interpretados pela fíguras, tipos sociais reais, cheios de pecado:A Essência das Coisas-A crueldade doa Homens-Flagelação de Jesus Cristo; - Salomé recebe a cabeça de S.Jão Baptista...O Sacrifício de Isaac...a Crucificação de S.Pedro...
A Exposição do seu trabalho está no National Gallery , em Londres.

*Ensaio inspirado num Artigo da Grande Reportagem.

Elvira:)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui