Usina de Letras
Usina de Letras
23 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ATUALIDADES BRASIL – VESTIBULARES DEZ 2011 -- 23/02/2012 - 10:26 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



ATUALIDADES BRASIL – VESTIBULARES DEZEMBRO 2011 E JANEIRO DE 2012 . Compilados por Edson Pereira Bueno Leal



1 FUVEST 2 FASE 2012 CÓDIGO FLORESTAL



Há mais de 40 anos, a Lei n.o 4.771, de 15 de setembro de 1965, conhecida como Código Florestal, estabeleceu no seu Artigo 1.o: “As florestas existentes no território nacional e as demais formas de vegetação, reconhecidas de utilidade as terras que revestem, são bens de interesse comum a todos os habitantes do Pais, exercendo-se os direitos de propriedade, com as limitações que a legislação em geral e especialmente esta Lei estabelecem”.

Em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, em junho de 2011, para saber a opinião do cidadão brasileiro sobre a proposta de mudanças no Código Florestal, 85% dos entrevistados optaram por “priorizar a proteção das florestas e dos rios, mesmo que, em alguns casos, isto prejudique a produção agropecuária”; para 10%, deve-se “priorizar a produção agropecuária mesmo que, em alguns casos, isto prejudique a proteção das florestas e dos rios”; 5% não sabem.

a) O Artigo 1.o da Lei n.o 4.771 indica a existência de um conflito, de natureza social, que justifica a necessidade da norma legal. Que conflito e esse? Explique.

b) Analise os resultados da pesquisa feita pelo Instituto Datafolha, acima expostos, relacionando-os com o Artigo 1.o da Lei no 4.771.





2 FGV ECONOMIA 2012 AGRICULTURA BRASILEIRA



Considere as assertivas sobre a agricultura brasileira.

I. A modernização do campo brasileiro possibilitou o crescimento da agricultura familiar comercial, ampliando a produção e a produtividade.

II. Nestas ultimas décadas, a agricultura camponesa tornou-se antieconômica, porque não conseguiu incorporar mudanças estruturais e, praticamente, desapareceu do campo brasileiro.

III. Nas ultimas décadas, a industrialização da agricultura contou com o apoio do Estado que, oferecendo financiamentos e infra-estruturar, priorizou os produtos destinados a exportação.

Esta correto somente o que se afirma em

a) I. b) II. c) I e II. d) I e III. e) II e III.



3 UNICAMP 2012 AGRICULTURA NO BRASIL



“A produção de grãos no Brasil na safra 2009/2010 será recorde (147,10 milhões de toneladas), superando em 8,8% o volume produzido na safra 2008/2009 (....). A área plantada na safra 2009/2010 é de 47,33 milhões de

hectares, 0,7% menor que a cultivada na safra 2008/2009.” (Jornal Brasil Econômico, 06/08/2010, p. 17.)

O aumento de produção de grãos em área menor indica um aumento da produtividade, em função dos seguintes fatores:

a) uso de sementes geneticamente modificadas, baixa utilização de insumos agrícolas e de maquinário, mão de obra predominantemente assalariada e uso intensivo do solo.

b) uso de sementes de melhor qualidade, maior utilização de insumos agrícolas e de maquinário, mão de obra predominantemente assalariada e uso intensivo do solo.

c) uso de sementes de melhor qualidade, maior utilização de insumos agrícolas e de maquinário, mão de obra predominantemente familiar e uso extensivo do solo.

d) uso de sementes geneticamente modificadas, maior utilização de insumos agrícolas e de maquinário, mão de obra predominantemente familiar e uso intensivo do solo.



4 FGV 2012 ADMINISTRAÇÃO AGRICULTURA NO BRASIL



Sobre as causas e/ou as conseqüências das mudanças registradas na dinâmica espacial da cultura de soja no Brasil ocorridas entre o Censo Agropecuário de 1996 e o de 2006, assinale a alternativa correta:

a) A política de incremento da produção de alimentos para o consumo interno resultou em intenso crescimento da produção de soja no Centro-Oeste brasileiro.

b) Nos cerrados nordestinos, o aumento da área plantada resultou no parcelamento das grandes propriedades e na democratização do acesso a terra.

c) A diminuição da área plantada nos Estados do sul ocorreu em virtude da implementação do novo Código Florestal brasileiro.

d) O aumento da área plantada nas franjas meridionais da Amazônia pode ser relacionado ao fim da obrigatoriedade da manutenção de uma reserva legal nas propriedades rurais.

e) O cerrado foi o bioma brasileiro mais afetado pelo avanço da fronteira agrícola e pelo aumento da área plantada.





5 FGV 2012 ADMINISTRAÇÃO ÁGUA



Leia atentamente o texto a seguir:

As Nações Unidas estimam que, até 2025, dois terços da população mundial sofrerão escassez, moderada ou severa, de água. Essa situação tem sido interpretada como resultante da falta física de água doce para o

atendimento da demanda das populações da Terra.

Entretanto, no plano geral, há água suficiente no mundo (...) para satisfazer as necessidades de todos. De fato, este cenário de escassez significa que, no ano 2025, apenas um terço da humanidade deverá dispor de dinheiro suficiente para pagar o serviço de abastecimento d’água

decente, isto é, com regularidade de fornecimento e qualidade garantida da água.

(Aldo Rebouças. O ambiente brasileiro: 500 anos de exploração. In: Wagner Costa Ribeiro [Org.]. Patrimônio Ambiental Brasileiro. São Paulo: Edusp, 2003. p. 206.)

Considerando os argumentos do texto, e correto afirmar que:

a) A “crise da água” resulta do elevado crescimento da população dos países mais pobres.

b) A “crise da água” não pode ser enfrentada com as tecnologias disponíveis, por isso tende a se aprofundar.

c) No cenário projetado pela ONU, a escassez de água tendera a se agravar devido a continuidade do processo de urbanização.

d) Fatores sociais e econômicos desempenham um papel importante no problema da escassez de água.

e) A água e um recurso natural renovável, portanto, a escassez resulta apenas da distribuição desigual desse recurso pela superfície da Terra.





6 UNESP 2012 1 FASE ESGOTOS NO BRASIL



Proporção de municípios, por condição de esgotamento

sanitário (%) – 2000

regiões Sem coleta Só coleta Coleta e tratam

Norte 92,9 3,5 3,6

Nordeste 57,1 29,6 13,3

Sudeste 7,1 59,8 33,1

Sul 61,1 17,2 21,7

Centro Oeste 82,1 5,6 12,3

Brasil 47,8 32,0 20,2





O Brasil tem a metade de seus municípios com esgotamento sanitário (52,2%). Dos 14,5 milhões m3 coletados diariamente, são tratados 5,1 milhões m3. (IBGE. Adaptado.)

A partir da analise da tabela e de seus conhecimentos, pode-se afirmar que:

a) a região com menor porcentagem de municípios que só coletam esgoto e a Norte e a com maior e a Sudeste.

b) as regiões com maior e menor porcentagens de municípios que só coletam esgoto são, respectivamente, a Sul e a Centro-Oeste.

c) a pior porcentagem de municípios sem coleta de esgoto e a da região Sudeste, que supera os dados da região Centro-Oeste.

d) a tabela expressa porcentagens de esgotamento sanitário excelentes, que se refletem na boa qualidade de nossas águas.

e) as regiões Norte e Centro-Oeste, juntas, totalizam valores maiores nas porcentagens de municípios que só coletam esgoto, quando comparadas a região Sudeste.





7 UNICAMP 2012 QUEIMADA E MEIO AMBIENTE NO BRASIL



Sob uma perspectiva histórica, a incidência de fogo nas matas remonta a mais de 22.000 A.P. (antes do presente). No final da última glaciação, antes da chegada do homem às Américas, o clima era seco e frio, os incêndios só ocorriam por causas naturais, sendo em geral causados por raios. Ao lado da chuva, propiciava-se o manejo natural do material combustível existente (...). A sedentarização do homem no território nacional levou à prática da queimada tipo “coivara” adotada pelos índios.

Posterior mente, com a colonização, adotou-se também a prática das queimadas. (Adaptado de Plano de Ação para prevenção e controle do desmatamento e das queimadas: cerrado. Ministério do Meio Ambiente. Brasília: MMA, 2011, p.56.)

a) Quais as diferenças entre a coivara praticada pelo índio e o processo de queimada adotado pelo colonizador?

b) Quais os impactos decorrentes da queimada sistemática aos ecossistemas naturais e ao homem?







8 ENEM 2011 AGRICULTURA CANAVIEIRA



No Estado de São Paulo, a mecanização da colheita de cana-de-açúcar tem sido induzida também pela legislação ambiental, que proíbe a realização de queimadas em áreas próximas aos centros urbanos. Na região de Ribeirão Preto, principal pólo sucroalcooleiro do pais, a mecanização da colheita já e realizada em 516 mil dos 1,3 milhão de hectares cultivados com cana-de-açúcar. BALSADI, Q. et al. Transformação Tecnológica e a forca de trabalho na agricultura brasileira no período de 1990-2000. Revista de economia agrícola, V. 49 (1), 2002.

O texto aborda duas questões, uma ambiental e outra socioeconômica, que integram o processo de modernização da produção canavieira. Em torno da associação entre elas, uma mudança decorrente desse processo e a

a) perda da nutrientes do solo devido a utilização constante de maquinas.

b) eficiência e racionalidade no plantio com maior produtividade na colheita.

c) ampliação da oferta de empregos nesse tipo de ambiente produtivo.

d) menor compactação do solo pelo uso de maquinário agrícola de porte.

e) poluição do ar pelo consumo de combustíveis fosseis pelas maquinas.



9 ENEM 2011 PINHÃO MANSO



Uma empresa norte-americana de bioenergia esta expandindo suas operações para o Brasil para explorar o mercado de pinhão manso. Com sede na Califórnia, a empresa desenvolveu sementes hibridas de pinhão manso, oleaginosa utilizada hoje na produção de biodiesel e de querosene de aviação. Magossi. E. O Estado de São Paulo. 19 maio 2011 (adaptado)

A partir do texto, a melhoria agronômica das sementes de pinhão manso abre para o Brasil a oportunidade econômica de

a) ampliar as regiões produtoras pela adaptação do cultivo a diferentes condições climáticas.

b) beneficiar os pequenos produtores camponeses de óleo pela venda direta ao varejo.

c) abandonar a energia automotiva derivada do petróleo em favor de fontes alternativas.

d) baratear cultivos alimentares substituídos pelas culturas energéticas de valor econômico superior.

e) reduzir o impacto ambiental pela não emissão de gases do efeito estufa para a atmosfera.









10 FATEC 2012 AGRONEGÓCIO



O agronegócio envolve operações desde as pesquisas científicas relacionadas ao setor até a comercialização dos produtos, determinando uma cadeia produtiva entrelaçada e interdependente.

(Albuquerque, Maria Adailza Martins de et alii. Geografia: sociedade e cotidiano. São Paulo: Escala, 2010.)

Podem-se acrescentar outras características ao agronegócio, dentre as quais a seguinte:

a) manter centros de tecnologia avançados, voltados a agricultura orgânica.

b) expande os cultivos de grãos da região Centro-Oeste para a região Sudeste.

c) promove a concentração de terras e o desemprego no campo.

d) possibilita ao pais a auto-suficiência nas matérias-primas para a industria.

e) planeja a expansão das lavouras, barrando o desmatamento e os impactos ambientais.



11 MACKENZIE 2012 AMAZÔNIA INTERNACIONALIZAÇÃO



Brasil não tolerará internacionalização da Amazônia, diz Jobim

Brasília, 12/4/2011 – O Brasil cuidará de seu território por si mesmo e não tolerará a pretensão de internacionalização da Amazônia, disse nesta terça-feira o ministro da Defesa, Nelson Jobim, ao falar no III Seminário de Defesa, um dos eventos promovidos pela LAAD 2011 (Latin America Aerospace & Defence), maior feira de tecnologia de defesa e de segurança da América Latina. A LAAD 2011 foi aberta nesta terça-feira (12/4),

no Riocentro, Rio de Janeiro. (https://www.defesa.gov.br)

O texto acima e parte de uma reportagem sobre o espaço Amazônico e de uma preocupação estratégica nacional.

A respeito do tema, considere I, II e III.

I. O então ministro Nelson Jobim fez referencia a resolução que determina a administração internacional da Amazônia Brasileira, aprovada no Conselho de Segurança da ONU.

II. O tema de uma suposta internacionalização da Amazônia e recorrente no Brasil e serviu para justificar políticas de ocupação com grandes projetos de desenvolvimento, principalmente durante o período da ditadura militar.

III. A presença de organizações não governamentais estrangeiras, praticas de biopirataria e manifestações de autoridades estrangeiras, que questionam a soberania nacional a respeito da Amazônia, são alguns

dos fatores que tem motivado reações como a do então ministro da Defesa, assim como de setores civis e militares do pais.

Esta(ao) correta(s), apenas,

a) I e II. b) II e III. c) I e III. d) I, II e III. e) I.





12 UNICAMP 2012 AMAZONIA ECONOMIA E POVOAÇÃO



A Amazônia é uma das mais antigas periferias do sistema mundial capitalista. Seu povoamento e desenvolvimento se deram de acordo com o paradigma da economia de fronteira, significando, com isso, que o crescimento econômico é visto como linear e infinito, sendo imperativo sustar esse padrão baseado no uso predatório das suas riquezas naturais e do saber de suas populações tradicionais.

(Adaptado de Bertha K. Becker, “Geopolítica da Amazônia”. Estudos Avançados,19, n.º 53, 2005, p. 72.)

a) O que se pode entender por economia de fronteira?

b) Aponte dois exemplos de populações tradicionais na Amazônia.





13 FUVEST 2012 AMAZÔNIA



Há anos, a Amazônia brasileira tem sofrido danos ambientais, provocados por atividades como queimadas e implantação de áreas de pecuária para o gado bovino. Considere os possíveis danos ambientais resultantes dessas atividades:

I. Aumento da concentração de dióxido de carbono (CO2) atmosférico, como conseqüência da queima da vegetação.

II. Aumento do processo de latinização, devido a perda de ferro (Fe) e alumínio (Al) no horizonte A do solo.

III.Aumento da concentração de metano (CH4) atmosférico, liberado pela digestão animal.

IV. Diminuição da fertilidade dos solos pela liberação de cátions Na+, K+, Ca2+ e Mg2+, anteriormente absorvidos pelas raízes das plantas.

Esta correto o que se afirma em

a) I e III, apenas. b) I, II e III, apenas. c) II e IV, apenas. d) III e IV, apenas. e) I, II, III e IV.





14 ENEM 2011 AMAZÔNIA



A Floresta Amazônica, com toda a sua imensidão, não vai estar ai para sempre. Foi preciso alcançar toda essa taxa de desmatamento de quase 20 mil quilômetros quadrados ao ano, na ultima década do século XX, para que uma pequena parcela de brasileiros se desse conta de que o maior patrimônio natural do pais esta sendo torrado.

AB SABER, A. Amazônia: do discurso a práxis. São Paulo. Edusp, 1996.

Um processo econômico que tem contribuído na atualidade para acelerar o problema ambiental descrito e:

a) Expansão do Projeto Grande Carajás, com incentivos a chegada de novas empresas mineradoras.

b) Difusão do cultivo da soja com a implantação de monoculturas mecanizadas.

c) Construção da rodovia Transamazônica, com o objetivo de interligar a região Norte ao restante do pais.

d) Criação de áreas extrativistas do látex das seringueiras para os chamados povos da floresta.

e) Ampliação do pólo industrial da Zona Franca de Manaus, visando atrair empresas nacionais e estrangeiras.



15 ENEM 2011CENTRO OESTE



O Centro-Oeste apresentou-se como extremamente receptivo aos novos fenômenos da urbanização, já que era praticamente virgem, não possuindo infra-estrutura de monta, nem outros investimentos fixos vindos do passado. Pode, assim, receber uma infra-estruturar nova, totalmente a serviço de uma economia moderna.

Santos, M. A Urbanização Brasileira. São Paulo. EdUSP. 2005 (adaptado).

O texto trata da ocupação de uma parcela do território brasileiro. O processo econômico diretamente associado a essa ocupação foi o avanço da(o)

a) industrialização voltada para o setor de base.

b) economia da borracha no sul da Amazônia.

c) fronteira agropecuária que degradou parte do cerrado.

d) exploração mineral na Chapada dos Guimarães.

e) extrativismo na região pantaneira.





16 ENEM 2011 REGIÃO S FRANCISCO



Sobradinho

O homem chega, já desfaz a natureza

Tira gente, Poe represa, diz que tudo vai mudar

O São Francisco La pra cima da Bahia

Diz que dia menos dia vai subir bem devagar

E passo a passo vai cumprindo a profecia do beato que

dizia que o Sertão ia alagar

SA E GUARABYRA. Disco Pirão de peixe com pimenta. Som Livre, 1977 (adaptado).

O trecho da musica faz referencia a uma importante obra na região do rio São Francisco. Uma conseqüência socioespacial dessa construção foi

a) a migração forcada da população ribeirinha.

b) o rebaixamento do nível do lençol freático local.

c) a preservação da memória histórica da região.

d) a ampliação das áreas de clima árido.

e) a redução das área de agricultura irrigada.





17 ENEM 2011 MOVIMENTOS  SOCIAIS NO BRASIL



Na década de 1990, os movimentos sociais camponeses e as ONGs tiveram destaque, ao lado de outros sujeitos coletivos. Na sociedade brasileira, a ação dos movimentos sociais vem construindo lentamente um conjunto de praticas democráticas no interior das escolas, das comunidades, dos grupos organizados e na interface da sociedade civil com o Estado. O dialogo, o confronto e o conflito tem sido os motores no

processo de construção democratica.

SOUZA, M. A. Movimentos sociais no Brasil contemporâneo: participação e possibilidade das praticas democráticas.

Disponível em: http://www.ces.oe.pl. Acesso em: 30 abr 2010 (adaptado).

Segundo o texto, os movimentos sociais contribuem para o processo de construção democrática, porque

a) determinam o papel do Estado nas transformações socioeconômicas.

b) aumentam o clima de tensão social na sociedade civil.

c) pressionam o Estado para o atendimento das demandas da sociedade.

d) privilegiam determinadas parcelas da sociedade em detrimento das demais.

e) propiciam a adoção de valores éticos pelos órgãos do Estado.





18 ENEM 2011 RELIGIÃO NO BRASIL



Católica Apostólica Romana 73,8%, Assembléia de Deus e Evangélicas Pentecostais 10,7% , Sem religião 7,4%, Batista e Evangélica de Missão 4,3%, Espírita, Umbanda e Candomblé 1,7 %, Testemunhas de Jeová 0,7% Católica Apostólica Brasileira e outras Religiões 1,4%



SMITH, D. Atlas da Situação Mundial. São Paulo: Cia. Editora Nacional. 2007 (adaptado).

Uma explicação de caráter histórico para o percentual da religião com maior numero de adeptos declarados no Brasil foi a existência, no passado colonial e monárquico, da

a) incapacidade do cristianismo de incorporar aspectos de outras religiões.

b) incorporação da idéia de liberdade religiosa na esfera publica.

c) permissão para o funcionamento de igrejas não cristas .

d) relação de integração entre Estado e Igreja.

e) influencia das religiões de origem africana.



19 FGV 2012 ADMINISTRAÇÃO URBANIZAÇÃO



A urbanização – o aumento da parcela urbana na população total – é inevitável e pode ser positiva. A atual concentração da pobreza, o crescimento das favelas e a ruptura social nas cidades compõem, de fato, um quadro ameaçador. Contudo, nenhum país na era industrial conseguiu atingir um crescimento econômico significativo sem a urbanização. As cidades concentram a pobreza, mas também representam a melhor oportunidade de se escapar dela.

(Situação da População Mundial 2007: desencadeando o potencial de crescimento urbano. Fundo de População das Nações Unidas [UNFPA], 2007, p. 1.)

Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação coerente com os argumentos do texto:

a) No mundo contemporâneo, os governos devem substituir políticas publicas voltadas ao meio rural por políticas destinadas ao meio urbano.

b) A urbanização são terá efeitos positivos nas economias mais pobres se for controlada pelos governos, por meio de políticas de restrição ao êxodo rural.

c) A concentração populacional em grandes cidades e uma das principais causas da disseminação da pobreza nas sociedades contemporâneas.

d) Nos países mais pobres, o processo de urbanização e responsável pelo aprofundamento do ciclo vicioso da exclusão econômica e social.

e) Os benefícios da urbanização não são automáticos, pois ha necessidade da contribuição das políticas publicas para que eles se realizem.





20 ENEM 2011 FAVELAS



Subindo morros, margeando córregos ou penduradas em palafitas, as favelas fazem parte da paisagem de um terço dos municípios do pais, abrigando mais de 10 milhões de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

MARTINS, A. R. A favela como um espaço da cidade.

Disponível em: http://www.revistaescola.abril.com.br Acesso em: 31 jul. 2010.

A situação das favelas no pais reporta a graves problemas de desordenamento territorial. Nesse sentido, uma característica comum a esses espaços tem sido

a) o planejamento para a implantação de infra-estruturais urbanas necessárias para atender as necessidades básicas dos moradores.

b) a organização de associações de moradores interessadas na melhoria do espaço urbano e financiadas pelo poder publico.

c) a presença de ações referentes a educação ambiental com conseqüente preservação dos espaços naturais circundantes.

d) a ocupação de áreas de risco suscetíveis a enchentes ou desmoronamentos com conseqüentes perdas materiais e humanas.

e) o isolamento socioeconômico dos moradores ocupantes desses espaços com a resultante multiplicação de políticas que tentam reverter esse quadro.





21 UNICAMP 2012 URBANIZAÇÃO NO BRASIL



O Brasil experimentou, na segunda metade do século 20, uma das mais rápidas transições urbanas da história mundial. Ela transformou rapidamente um país rural e agrícola em um país urbano e metropolitano, no qual grande parte da população passou a morar em cidades grandes. Hoje, quase dois quintos da população total residem em uma cidade de pelo menos um milhão de habitantes.

(Adaptado de George Martine e Gordon McGranahan, “A transição urbana brasileira: trajetória, dificuldades e lições aprendidas”, em Rosana Baeninger (org.), População e cidades: subsídios para o planejamento e para as políticas sociais. Campinas: Nepo / Brasília: UNFPA, 2010, p. 11.)

Considerando o trecho acima, assinale a alternativa correta.

a) A partir de 1930, a ocupação das fronteiras agrícolas (na Amazônia, no Centro-Oeste, no Paraná) foi o fator gerador de deslocamentos de população no Brasil.

b) Uma das características mais marcantes da urbanização no período 1930-1980 foi a distribuição da população urbana em cidades de diferentes tamanhos, em especial nas cidades médias.

c) Os últimos censos têm mostrado que as grandes cidades (mais de 500 mil habitantes) têm tido crescimento relativo mais acelerado em comparação com as médias e as pequenas.

d) Com a crise de 1929, o Brasil voltou-se para o desenvolvimento do mercado interno através de uma industrialização por substituição de importações, o que demandou mão de obra urbana numerosa.





22 UNICAMP 2012 TRABALHO NO BRASIL



Importantes transformações produtivas e na forma de organização do trabalho têm ocorrido nas últimas décadas em todo o mundo e também no Brasil. Assinale a alternativa correta.

a) Em todo o mundo vêm sendo observadas mudanças em relação ao assalariamento e ao desemprego, como a precarização das relações de trabalho para desoneração da produção, e o crescimento da informalidade.

b) Acordos e tratados internacionais, dos quais o Brasil é signatário, tratam da questão do trabalho escravo e proIbem a escravidão por dívida, razão pela qual esse tipo de trabalho forçado não é registrado no país desde

1888.

c) Considerando a oferta de trabalho no Brasil, observa-se uma mudança de tendência, com a diminuição de oferta de emprego no setor primário e terciário, e efetivo aumento da oferta de emprego no setor secundário da economia.

d) Uma característica marcante das relações de trabalho na etapa atual do modo de produção é a maior organização sindical.



23 FUVEST 2012 TRABALHO ESCRAVO NO BRASIL



Ainda no começo do século 20, Euclides da Cunha, em pequeno estudo, discorria sobre os meios de sujeição dos trabalhadores nos seringais da Amazônia, no chamado regime de peonagem, a escravidão por dívida. Algo próximo do que foi constatado em São Paulo nestes dias [agosto de 2011] envolvendo duas oficinas terceirizadas de produção de vestuário.

Jose de Souza Martins, 2011. Adaptado.

No texto acima, o autor faz menção a presença de regime de trabalho análogo a escravidão, na indústria de bens

a) de consumo não duráveis, com a contratação de imigrantes asiáticos, destacando-se coreanos e chineses.

b) de consumo duráveis, com a superexploracao, por meio de empresas de pequeno porte, de imigrantes chilenos e bolivianos.

c) intermediários, com a contratação prioritária de imigrantes asiáticos, destacando-se coreanos e chineses.

d) de consumo não duráveis, com a superexploracao , principalmente, de imigrantes bolivianos e peruanos.

e) de produção, com a contratação majoritária, por meio de empresas de médio porte, de imigrantes peruanos e colombianos.







24 UNESP 2012 1 FASE TRAGÉDIA DE REALENGO



Leia o texto sobre a tragédia de Realengo.

É possível que a vida escolar de Wellington, o assassino de Realengo, tenha sido um suplício. Mas a simples vingança pelo bullying sofrido não basta para explicar seu ato. Eis um modelo um pouco mais plausível. A matança, neste caso, é uma maneira de suprimir os objetos de desejo, cuja existência ameaça o ideal de pureza do jovem. Para transformar os fracassos amorosos em glória, o fanatismo religioso é o cúmplice perfeito. Você acha que seu desejo volta e insiste? Nada disso, é o demônio que continua trabalhando para sujar sua pureza.

Graças ao fanatismo, em vez de sofrer com a frustração de meus desejos, oponho-me a eles como se fossem tentações externas. As meninas me dão um certo frio na barriga? Nenhum problema, preciso apenas evitar sua sedução – quem sabe, silenciá-las. Fanático (e sempre perigoso) é aquele que, para reprimir suas dúvidas e seus próprios desejos impuros, sai caçando os impuros e os infiéis mundo afora. Há uma lição na história de Realengo – e não é sobre prevenção psiquiátrica nem sobre segurança nas escolas .É uma lição sobre os riscos do aparente consolo que é oferecido pelo fanatismo moral ou religioso. Dito brutalmente, na carta sinistra de Wellington, eu leio isto:

minha fé me autorizou a matar meninas (e a me matar) para evitar a frustrante infâmia de pensamentos e atos impuros.

(Contardo Calligaris. Folha de S.Paulo, 14.04.2011. Adaptado.)

De acordo com o autor,

a) para se evitar tragédias como a ocorrida em Realengo, e necessário investir em prevenção psiquiátrica e segurança publica.

b) o fato ocorrido em Realengo pode ser explicado pela desorientação espiritual de uma pessoa afastada da religião.

c) a ação praticada pelo atirador pode ser adequadamente explicada como possessão demoníaca.

d) o caso de Realengo ilustra o papel do fanatismo religioso no mascaramento de desejos reprimidos.

e) ideais de pureza moral são altamente positivos no processo educativo.



25 FGV 2012 ECONOMIA NORDESTE



“Apelidada de Mapitoba por alguns e Bamatopi por outros, a região [...] desponta como uma das maiores potências no agronegócio. Com 2 milhões de habitantes, esse pedaço de Brasil ainda apresenta um PIB modesto: 6 bilhões de dólares, equivalente ao de Belém. Mas a geração de riqueza está se acelerando. Os produtores de grãos estabelecidos há mais tempo são migrantes do centro-sul do Brasil, em sua maioria gaúchos e paranaenses. A eles se somou recentemente uma leva de investidores estrangeiros e empresas do agronegócio. Foram eles que fizeram 70% das aquisições de terras na região em 2008. A estimativa conservadora é que a economia do Mapitoba esteja crescendo à taxa de 10% ao

ano.”

Fonte: STEFANO, Fabiane. O sertão agora é assim. 9 jul. 2009. Disponível em http://exame.abril.com.br/revistaexame/ edicoes/0947/not, que icias/sertao-agora-assim-482542

a) Explique a origem dos apelidos dados à região mencionada na reportagem e cite, pelo menos, dois entre seus centros urbanos que tenham apresentado grande incremento demográfico na última década.

b) Caracterize a agricultura comercial praticada na região do ponto de vista do uso da tecnologia e cite seus principais produtos.

c) Mencione uma ferrovia e um porto largamente utilizados para o escoamento dos produtos agrícolas cultivados na região.





26 MACKENZIE 2012 MIGRAÇÃO NORDESTE



Observando os fluxos migratórios destacados no mapa, e correto afirmar, a respeito da Região Nordeste, que

a) nos primeiros séculos de ocupação européia da Região Nordeste, desenvolveram-se as primeiras atividades de grande expressão econômica para o pais, como a extração do pau-brasil, do cacau e, posteriormente, do babaçu, em que a grande quantidade de Mao de obra se fazia essencial.

b) as plantations de cana-de-açúcar, desenvolvidas nos estados de Rondônia, Para e Goiás, nos séculos XVI e XVII, tornaram essas áreas focos de migrantes em busca de prosperidade, já que o produto visava ao

mercado europeu, gerando uma decadência produtiva para a Região Nordeste.

c) de acordo com a Divisão Política do IBGE, a Região Nordeste e composta por cerca de 47 milhões de habitantes, distribuídos em 10 estados: Alagoas, Bahia, Ceara, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, parte do estado do Maranhão e parte do estado de Minas Gerais (Vale do Jequitinhonha).

d) devido aos graves problemas socioeconômicos e ambientais, como as grandes desigualdades de renda, a forte concentração fundiária e as secas no Sertão nordestino durante o século XX, a região passou a representar um cenário de intenso movimento de repulsão populacional. Muitos habitantes saíram, sobretudo entre as décadas de 1940 e 1980, em busca

de oportunidades de trabalho em outras regiões do pais.

e) com o abandono persistente de áreas produtivas nordestinas, o governo federal criou, na década de 1930, no governo de Getulio Vargas, a SUDENE (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste). Porem, devido aos desvios de capitais que nunca chegavam aos seus verdadeiros destinos, o órgão foi desativado na década de 1990.

MACKENZ

27 FGV 2012 ADMINISTRAÇÃO MIGRAÇÕES NO BRASIL



Norte Nordeste C.Oeste Sul Sudeste

Imigrantes 184634 541733 418143 252947 656386

Emigrantes 219793 729602 281551 154094 668801



O mapa a seguir apresenta o numero de migrantes que entraram em cada uma das regiões brasileiras e os que delas saíram em 2009. Sobre esse fenômeno e suas causas, assinale a alternativa correta:

(http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/07/15/centro-oeste-e-a-regiao-quemais-retem-imigrantes-aponta-ibge.jhtm)

a) Uma parcela significativa dos migrantes que chegam a Região Nordeste e constituída por nordestinos que haviam migrado para outras regiões em períodos anteriores.

b) O elevado saldo migratório registrado na Região Centro-Oeste pode ser explicado pela grande demanda por trabalhadores agrícolas, já que a agricultura da região caracteriza-se pela baixa intensidade tecnológica.

c) A Região Sul apresenta saldo migratório positivo, em grande parte resultante da atração exercida pelas metrópoles nacionais que polarizam a região.

d) A Região Norte apresenta saldo migratório negativo, reflexo da crise demográfica que se instalou no Amazonas apos o fim da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA).

e) A Região Sudeste deixou de figurar como pólo de atração de imigrantes, devido a estagnação dos espaços industriais nela situados.



28 FATEC 2012 CENSO 2010



Sistematicamente, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) tem apresentado resultados do Censo 2010. Dentre esses resultados pode-se destacar

a) o expressivo crescimento demográfico das regiões Norte e Centro-Oeste.

b) a manutenção do predomínio de população rural nos estados do Amapá e do Piauí.

c) a redução do numero de idosos nas grandes capitais do Sudeste e do Nordeste.

d) a sensível redução da população indígena nos estados amazônicos.

e) o crescimento expressivo da taxa de fecundidade em todos os estados.



29 MACKENZIE 2012 BRASIL EDUCAÇÃO



Desempenho de alunos brasileiros está bem abaixo do ideal



Ranking do Brasil no PISA

Média internacional para leitura 492 pontos China 556 Brasil 412

Média internacional para matemática 496 pontos China 600 Brasil 386

Média internacional para ciência 501 pontos China 575 Brasil 405



Relatório divulgado pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) mostra déficit brasileiro nas categorias leitura, matemática e ciência . A colocação do Brasil, a exemplo do que aconteceu na última edição, em 2006, não foi positiva. Segundo dados

do relatório de 2009, divulgado neste mês, o país atingiu 412 pontos em leitura, 386 pontos em matemática e 405 pontos em ciência. A média sugerida pela OCDE é de 492, 496 e 501, respectivamente. O objetivo do “Pisa ” Programa Internacional de Avaliação de Alunos) é comparar o desempenho da educação no mundo. Ao todo foram analisados 65 países (34 membros da organização e 31 parceiros).

(http://veja.abril.com.br – 7/12/2010)

Observando o texto e os dados divulgados pelo PISA, considere I, II e III abaixo.

I. Os dados divulgados pelo PISA justificam, claramente, a preocupação de países como a China, que também faz parte do BRICS, em investimentos

prioritários na área educacional, mantendo-a em primeiro lugar, seguida pela Coréia do Sul e pela Finlândia.

II. A Constituição Brasileira de 1988 estabelece que pelo menos 18% da receita com impostos da União e 25% da dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, devem ser investidos em educação.

Diversas Constituições estaduais e municipais ampliaram seus percentuais para, ate, 35%. III. Os resultados das pesquisas realizadas pelo PISA são

enviados ao PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento); países com resultados insatisfatórios devem promover medidas emergentes de recuperação, podendo sofrer sanções de ordem

econômica ou social caso não as adotem.

Esta(ao) correta(s)

a) I e III, apenas. b) I e II, apenas. c) I, II e III. d) II e III, apenas. e) I, apenas.



30 ENEM 2011EDUCAÇÃO NACIONAL



A lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, inclui no currículo dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre Historia e Cultura Afro-Brasileira e determina que o conteúdo programático incluir o estudo da Historia da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes a Historia do Brasil, alem de instituir, no calendário escolar, o

dia 20 de novembro como data comemorativa do “Dia da Consciência Negra”.

Disponível em: http://www.planalto.gov.br Acesso em: 27 jul 2010 (adaptado).

A referida lei representa um avanço não são para a educação nacional, mas também para a sociedade brasileira, porque

a) legitima o ensino das ciências humanas nas escolas.

b) divulga conhecimentos para a população afro brasileira.

c) reforça a concepção etnocêntrica sobre a África e sua cultura.

d) garante aos afro descendentes a igualdade no acesso a educação.

e) impulsiona o reconhecimento da pluralidade etnicoracial do pais.







31 FGV ECONOMIA 2012  ENERGIA EÓLICA



A energia eólica passou a ser utilizada de forma sistemática para produção de eletricidade a partir da década de 1970, na Europa e depois nos Estados Unidos. No Brasil, essa energia

a) apresenta um forte potencial no litoral nordestino.

b) e largamente concentrada na Amazônia.

c) representa cerca de 10% da matriz energética.

d) tem maior produção concentrada no Sudeste.

e) concorre diretamente com fontes tradicionais como o carvão.



32 FGV ECONOMIA 2012  INDÚSTRIAS NO BRASIL



Para produzir modernamente, essas industrias convocam outros atores para participar de suas ações hegemônicas, levados, desse modo, a agir segundo uma lógica subordinada a da firma global.[...] Nos lugares escolhidos, tudo

e permeado por um discurso sobre desenvolvi mento.[...]

Nada se fala sobre a robotização do setor e a drenagem dos cofres públicos para essa implantação industrial.

(Milton Santos & M. Laura Silveira. O Brasil: Território e sociedade no inicio do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.p. 112)

O texto apresenta estratégias de descentralização das industrias

a) mecânicas. b) de vestuário. c) siderúrgicas. d) petroquímicas.

e) automobilísticas.







33 FGV 2012 ADMINISTRAÇÃO EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS



As commodities representaram 71% do valor exportado pelo Brasil de janeiro a maio. Nos cinco primeiros meses do ano passado essa participação era de 67%. As vendas ao exterior desses produtos avançaram 39,1%, muito mais que as dos manufaturados, 15,1%. Os cálculos são da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), obedecendo a critérios diferentes dos seguidos pelo Ministério do Desenvolvimento, já que incluem commodities classificadas como semimanufaturados e mesmo alguns produtos considerados manufaturados pelas estatísticas oficiais. Entre esses itens estão açúcar

refinado, combustíveis, café solúvel e alumínio em barras.

(http://www.iedi.org.br/artigos/imprensa/2011/ iedi_na_imprensa_20110629_commodities_ja_representam_71_das_exportacoes_do_pais.html)

A reportagem revela uma mudança gradual no perfil das exportações brasileiras. Sobre esse tema, e correto afirmar:

a) Apesar do aumento da participação das commodities na pauta de exportações, o Brasil apresenta superávit na balança comercial dos produtos manufaturados.

b) O aumento da exportação brasileira de commodities, mencionado na reportagem, esta fortemente baseado no crescimento da demanda asiática.

c) Nos últimos anos, o Brasil vem aumentando exponencialmente a sua participação no comercio de produtos de alta e media intensidade tecnológica.

d) A mudança revelada pela reportagem resulta da maior diversificação do setor produtivo brasileiro.

e) O cambio valorizado foi um dos fatores que contribuíram para o aumento das vendas externas, tanto de commodities como de manufaturados.





34 UNESP 2012 1 FASE EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS



Descrição do Bloco 2000/01 2010/11

2000 2001 US$ milhões % mil ton $/ton

2010 2011 US$ milhões % mil ton. $/ton.

Países em desenvolvimento 2000 2001 - US$22.129 38% 89.870mil ton. US$246 ton.

2010 2011 128.268 57% 313.520 US$409

Países desenvolvidos2000 2001 34.491 60% 163.090 US$ 211

2010 2011 92.022 41% 207.440 US$444

Asia (excl. Oriente Médio) 2000 2001 - 6.479 11% 78.357 US$ 83

2010 2011 63.267 28% 279.666 US$226

America Latina e Caribe2000 2001 - 14.591 25% 24.015 US$608

2010 2011 52.146 23% 42.248 US$ 1.234

União Européia – 2000 2001 - 15.494 27% 96.837 US$160

2010 2011 48.281 22% 105.404 US$458

China, Hong Kong e Macau 2000 2001 - 1.976 3% 24.623 US$ 80

2010 2011 37.625 17% 190.663 US$ 197

Estados Unidos 2000 2001 - 14.218 25% 24.041 US$ 591

2010 2011 21.404 10% 23.174 US$924

* Percentual sobre o total da exportação brasileira para os blocos

indicados

(Carta Capital. Exportações brasileiras para os principais blocos

econômicos, ano XVI, n° 651, junho de 2011. Adaptado.)



Observe a tabela e compare a evolução das exportações brasileiras para blocos econômicos, em valores totais (US$), e quantidade em toneladas (ton.), nos períodos de 12 meses, jun/mai 2000/01 e 2010/11.

A respeito da evolução das exportações brasileiras, pode se afirmar que

a) a China, Hong Kong e Macau, em porcentagem sobre o valor total das exportações, passaram de 3% (2000/01) para 17% (2010/11), trazendo os maiores ganhos comerciais nos períodos.

b) a participação em valor dos países desenvolvidos vem diminuindo, passando de 60% no primeiro período para 41% no segundo, sendo acompanhada pela queda do valor da tonelada exportada.

c) a maioria das exportações brasileiras atuais destina-se aos países em desenvolvimento, que lideram tanto em valor do total exportado quanto em quantidade exportada.

d) o mais importante parceiro comercial na balança das exportações brasileiras são os Estados Unidos, apresentando um desempenho crescente em valor do total exportado e em toneladas.

e) os blocos analisados mantiveram o mesmo ritmo de participação nas exportações brasileiras durante a década analisada.







35. FUVEST 2 FASE 2012 REPRESENTATIVIDADE POLÍTICA NO BRASIL



Considere a tabela, que traz dados sobre o equilíbrio federativo brasileiro.

Representatividade político-espacial no Brasil, por Grandes Regiões – 2010



Região N Estados Hab/senador Hab/dep.feder.

Norte 7 755.450 244.068

Nordeste 9 1.965.998 351.536

Centro Oeste 3 + DF 3.514.523 342.880

Sudeste 4 6.697.034 448.963

Sul 3 3.042.987 355.673



Com base na tabela e em seus conhecimentos,

a) analise a representatividade político-espacial no Brasil;

b) identifique uma conseqüência da criação de um novo estado para o equilíbrio federativo brasileiro.

Explique.

 


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui