Usina de Letras
Usina de Letras
24 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASIL 1964 - 2011 – VESTIBULARES DEZ 2011 . -- 18/02/2012 - 10:40 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


BRASIL 1964 - 2011 – VESTIBULARES DEZEMBRO 2011 E JANEIRO DE 2012 . Compilados por Edson Pereira Bueno Leal







1 ENEM 2011 POLÍTICA BRASIL ANOS 60



A consolidação do regime democrático no Brasil contra os extremismos da esquerda e da direita exige ação energética e permanece no sentido do aprimoramento das instituições políticas e da realização de reformas corajosas no terreno econômico, financeiro e social.

Mensagem programática da União Democrática Nacional (UDN) – 1957

Os trabalhadores deverão exigir a constituição de um governo nacionalista e democrático, com participação dos trabalhadores para a realização das seguintes medidas:

a) Reforma bancaria progressista; b) Reforma agrária que extinga o latifúndio; c) Regulamentação da Lei de Remessas de Lucro. Manifesto do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT) –1962.

BONAVIDES, P.; AMARAL, R. Textos políticos da historia do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2002.

Nos anos 1960 eram comuns as disputas pelo significado de termos usados no debate politico, como democracia e reforma. Se, para os setores aglutinados em torno da UDN, as reformas deveriam assegurar o livre mercado, para aqueles organizados no CGT, elas deveriam resultar

Em

a) fim da intervenção estatal na economia.

b) crescimento do setor de bens de consumo.

c) controle do desenvolvimento industrial.

d) atração de investimentos estrangeiros.

e) limitação da propriedade privada.







2 ENEM 2011 POLÍTICA BRASIL ANOS 60



Em meio as turbulências vividas na primeira metade dos anos 1960, tinha-se a impressão de que as tendências de esquerda estavam se fortalecendo na área cultural. O Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE) encenava pecas de teatro que faziam agitação e propaganda em favor da luta pelas reformas de base e

satirizavam o “imperialismo” e seus “aliados internos”.

KONDER, L. Historia das idéias socialistas no Brasil. São Paulo: Expressão Popular, 2003.

No inicio da década de 1960, enquanto vários setores da esquerda brasileira consideravam que o CPC da UNE era uma importante forma de conscientização das classes trabalhadoras, os setores conservadores e de direita (políticos vinculados a União Democrática Nacional – UDN –, Igreja Católica, grandes empresários etc.) entendiam que esta organização

a) constituía mais uma ameaça para a democracia brasileira, ao difundir a ideologia comunista.

b) contribuía com a valorização da genuína cultura nacional, ao encenar pecas de cunho popular.

c) realizava uma tarefa que deveria ser exclusiva do Estado, ao pretender educar o povo por meio da cultura.

d) prestava um serviço importante a sociedade brasileira, ao incentivar a participação política dos mais pobres.

e) diminuía a forca dos operários urbanos, ao substituir os sindicatos como instituição de pressão política sobre o governo.











3 ENEM 2011 Movimento dos Caras-Pintadas



Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br Acesso em: 17 abr. 2010 (adaptado).

O movimento representado na imagem, do inicio dos anos de 1990, arrebatou milhares de jovens no Brasil. Nesse contexto, a juventude, movida por um forte sentimento cívico,

a) aliou-se aos partidos de oposicao e organizou a campanha Diretas Já.

b) manifestou-se contra a corrupção e pressionou pela aprovação da Lei da Ficha Limpa.

c) engajou-se nos protestos relâmpago e utilizou a internet para agendar suas manifestações.

d) espelhou-se no movimento estudantil de 1968 e protagonizou ações revolucionarias armadas.

e) tornou-se porta-voz da sociedade e influenciou no processo de impeachment do então presidente Collor.













4 ENEM 2011 TORTURA NO BRASIL



Embora o Brasil seja signatário das convenções e tratados internacionais contra a tortura e tenha incorporado em seu ordenamento jurídico uma lei tipificando o crime, ele continua a ocorrer em larga escala. Mesmo que a lei que tipifica a tortura esteja vigente desde 1997, ate o ano 2000 não se conhece nenhum caso de condenação de torturadores julgado em ultima

instancia, embora tenham sido registrados nesse período centenas de casos, alem de numerosos outros presumíveis mas não registrados.

Disponível em: http://www.dhnet.org.br. Acesso em: 16 jun 2010 (adaptado)

O texto destaca a questão da tortura no pais, apontando que

a) a justiça brasileira, por meio de tratados e leis, tem conseguido inibir e, inclusive, extinguir a pratica da tortura.

b) a existência da lei não basta como garantia de justiça para as vitimas e testemunhas dos casos de tortura.

c) as denuncias anônimas dificultam a ação da justiça, impedindo que torturadores sejam reconhecidos e identificados pelo crime cometido.

d) a falta de registro da tortura por parte das autoridades policiais, em razão do desconhecimento da tortura como crime, legitima a impunidade.

e) a justiça tem esbarrado na precária existência de jurisprudência a respeito da tortura, o que a impede de atuar nesses casos.





5 FGV ECONOMIA 2012 REGIME MILITAR



Leia a noticia.

O projeto de lei que cria a Comissão da Verdade foi aprovado hoje (26) no Senado, com apoio unânime dos senadores. Com a presença da ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário e de parentes de vitimas da ditadura militar, o parecer favorável ao projeto foi lido pelo relator (...).

(Mariana Jungmann, Senado aprova criação da Comissão da Verdade para apurar crimes do Estado entre 1946 e 1988, 26.10.2011, agenciabrasil.ebc.com.br)

Em geral, foram vitimas da ditadura militar (1964-1985), as pessoas que resistiram ao regime de exceção. Entre as formas de resistência podem ser apontadas

a) a programação das principais redes de radio e de televisão e a ação dos governos dos estados nordestinos nas mãos do MDB.

b) as greves operarias organizadas pelos sindicatos paulistas no inicio da década de 1970 e as posições progressistas da Escola Superior de Guerra.

c) a ação das principais entidades empresariais – como a FIESP – e a missão pastoral dos religiosos neopentecostais.

d) a oposicao parlamentar do MDB e a atuação das Comunidades Eclesiais de Base (CEB), vinculadas a Igreja Católica.

e) a posição do bloco nacionalista da ARENA e a luta armada comandada pelo Partido Comunista Brasileiro.



6 UNICAMP 2012 AI-5



No dia 14 de dezembro de 1968, os leitores mais atentos do Jornal do Brasil puderam perceber que o jornal apresentava mudanças. Apesar do sol de dezembro, por exemplo, a previsão meteorológica anunciava no alto da primeira página, à esquerda: “Tempo negro. Temperatura sufocante. O ar está irrespirável. O país está sendo varrido por fortes ventos”. Pela primeira vez, no lugar dos editoriais, eram publicadas fotos: na maior, um lutador de judô, gigante, dominando um garoto. O título da foto: “Força hercúlea”. (Adaptado de Zuenir Ventura,1968: o ano que não terminou.

Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988, p. 288-289.)

a) Por que o Jornal do Brasil apresentava alterações no dia seguinte à edição do Ato Institucional 5 (AI-5), de 13/12/1968?

b) Que relação o jornal quis estabelecer entre o contexto político e a foto do lutador e o garoto?





7 UNESP 2012 1 FASE ELEIÇÕES BRASIL 1974



A situação de harmonia no Congresso entraria em crise nas eleições de 1974, marco importante do avanço pela retomada do Estado de Direito.

(Edgard Leite Ferreira Neto. Os partidos políticos no Brasil, 1988.)

O texto menciona as eleições parlamentares de 1974, ocorridas durante o regime militar. Pode-se dizer que essas eleições

a) representaram uma vitoria significativa do partido da situação e eliminaram os esforços reformistas de deputados e senadores.

b) revelaram a ampla hegemonia de que o governo desfrutava nos estados economicamente mais fortes do Sudeste e sua fragilidade no Centro-Norte do pais.

c) reforçaram a convicção de que o bipartidarismo era o modelo político-partidário adequado para a consolidação da Republica brasileira.

d) demonstraram insatisfação de parte expressiva da sociedade brasileira e provocaram forte reação do governo, que alterou as leis eleitorais para assegurar a manutenção do controle sobre o Congresso Nacional.

e) expressaram a popularidade dos candidatos do partido de oposicao e o desejo dos oposicionistas de manterem a ordem política então predominante.



8 PUC SP 2012 GOVERNO MÉDICI



"Os anos 70, que se iniciaram em 1969, foram terríveis. Todo mundo parecia apoiar a ditadura. Os brasileiros começaram a década torcendo pelo Brasil na Copa, `90 milhões em ação`, unidos em torno da excelente seleção, que levou o tricampeonato. A vitoria deu grande prestigio a Emilio Garrastazu Médici, o militar de plantão no governo. O plano econômico, apelidado de `milagre brasileiro`, alem de enriquecer ainda mais a burguesia, propiciou a expansão da classe media e ., elevou os

padrões de consumo de muitas famílias: eletrodomésticos, um carr9, o segundo carro, financiamentos da casa própria pelo Banco Nacional da

Habitação, o BNH. Mas, principalmente, o começo dos anos 70 marca o inicio da era da televisão no Brasil."

Maria Rita Kehl. `As duas décadas dos anos 70", in Anos 70:

Trajetórias. São Paulo: Iluminuras, 2006, p. 32. Adaptado.

O texto faz um balanço da década de 1970 no Brasil e destaca, entre outros aspectos, o

a) aumento da carestia, avanço do populismo e a explosão no consumo de bens de primeira necessidade.

b) surgimento da industria automobilística, a vitoria eleitoral dos militares e a forte repressão a oposicao institucional.

c) aumento da pratica de esportes, a militarização do cotidiano e o declínio do militar.

d) surgimento do sonho da casa própria, a superação da hiperinflação e a plena democratização do pais.

e) aumento das desigualdades sociais, o avanço da cultura de massa e o autoritarismo político.



9 FUVEST 2012 REGIME MILITAR



No início de 1969, a situação política se modifica. A repressão endurece e leva à retração do movimento de massas. As primeiras greves, de Osasco e Contagem, têm seus dirigentes perseguidos e são suspensas. O movimento estudantil reflui. A oposição liberal está amordaçada pela censura à imprensa e pela cassação de mandatos.

Apolônio de Carvalho. Vale a pena sonhar. Rio de Janeiro: Rocco, 1997, p. 202.

O testemunho, dado por um participante da resistência a ditadura militar brasileira, sintetiza o panorama político dos últimos anos da década de 1960, marcados

a) pela adesão total dos grupos oposicionistas a luta armada e pela subordinação dos sindicatos e centrais operarias aos partidos de extrema esquerda.

b) pelo bipartidarismo implantado por meio do Ato Institucional n.o 2, que eliminou toda forma de oposicao institucional ao regime militar.

c) pela desmobilização do movimento estudantil, que foi bastante combativo nos anos imediatamente posteriores ao golpe de 64, mas depois passou a defender o regime.

d) pelo apoio da maioria das organizações da sociedade civil ao governo militar, empenhadas em combater a subversão e afastar, do Brasil, o perigo comunista.

e) pela decretação do Ato Institucional n.o 5, que limitou drasticamente a liberdade de expressão e instituiu medidas que ampliaram a repressão aos opositores do regime.





10 FGV ECONOMIA 2012 FIM PERÍODO MILITAR



Leia o fragmento.

Na transição brasileira para a democracia, os setores conservadores, que sempre temem que a mobilização popular fuja ao seu controle, acabaram por dar a Tonica. A passagem da ditadura [militar, 1964-1985] a democracia politico-eleitoral deveria ser feita “por cima”, sem a participação como sujeitos dos que estavam “embaixo”.

(Chico Alencar et al, História da sociedade brasileira)

Pode-se verificar a transição conservadora, comentada no trecho,

a) no isolamento político ao qual foi submetido o candidato a presidência do PMDB, Tancredo Neves, que não contou com o apoio das outras forcas de

oposicao ao regime autoritário nas eleições indiretas de janeiro de 1985.

b) na derrota da emenda constitucional que preconizava eleições diretas para a presidência da Republica e na constituição do primeiro governo pos-regime

autoritário com a presença de liberais moderados e de antigos partidários do regime anterior.

c) no completo descaso do governo eleito em 1985 com a prometida convocação imediata de uma Assembléia Nacional Constituinte, que só se tornou possível após a intervenção de entidades da sociedade civil, como a

OAB e a CNBB.

d) no compromisso da chapa de oposicao ao regime militar, sob a liderança de Jose Sarney, que se apresentou nas eleições diretas de 1985 garantindo que as praticas autoritárias do regime ditatorial não seriam investigadas.

e) na exigência explicita dos ministros militares do governo Figueiredo de que o candidato as eleições diretas em 1985 viesse do grupo dos peemedebistas

autênticos e que a lei de Anistia não fosse revista.



11 UNICAMP 2012 DIRETAS JÁ



O movimento pelas Diretas Já provocou uma das maiores mobilizações populares na história recente do Brasil, tendo contado com a cobertura nos principais jornais do país.

Assinale a alternativa correta.

a) O movimento pelas Diretas Já, baseado na emenda constitucional proposta pelo deputado Dante de Oliveira, exigia a antecipação das eleições gerais para deputados, senadores, governadores e prefeitos.

b) O fato de que os protestos populares pelas Diretas Já pudessem ser veiculados nas páginas dos jornais indica que o governo vigente, ao evitar censurar a imprensa, mostrava-se favorável às eleições diretas para presidente.

c) O movimento pelas Diretas Já exigia que as eleições presidenciais de 1985 ocorressem não de forma indireta, via Colégio Eleitoral, mas de forma direta por meio do voto popular.

d) As manifestações populares pelas Diretas Já consistiram nas primeiras marchas e protestos civis no espaço público desde a instituição do AI-5, em dezembro de 1968.





12 FUVEST 2012 FERNANDO COLLOR DE MELO



O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse nesta segunda-feira [30/5] que o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello foi apenas um “acidente” na história do Brasil. Sarney minimizou o episódio em que Collor, que atualmente é senador, teve seus direitos políticos cassados pelo Congresso Nacional. “Eu não posso censurar os historiadores que foram encarregados de fazer a história. Mas acho que talvez esse episódio seja apenas um acidente que não devia ter acontecido na história do Brasil”, disse o presidente do Senado.

Correio Braziliense, 30/05/2011.

Sobre o “episodio” mencionado na noticia acima, pode-se dizer acertadamente que foi um acontecimento

a) de grande impacto na historia recente do Brasil e teve efeitos negativos na trajetória política de Fernando Collor, o que faz com que seus atuais aliados se empenhem em desmerecer este episodio, tentando diminuir a importância que realmente teve.

b) nebuloso e pouco estudado pelos historiadores, que, em sua maioria, trataram de censurá-lo, impedindo uma justa e equilibrada compreensão dos fatos que o envolvem.

c) acidental, na medida em que o impeachment de Fernando Collor foi considerado ilegal pelo Supremo Tribunal Federal, o que, alias, possibilitou seu posterior retorno a cena política nacional, agora como

senador.

d) menor na historia política recente do Brasil, o que permite tomar a censura em torno dele, promovida oficialmente pelo Senado Federal, como um episodio ainda menos significativo.

e) indesejado pela imensa maioria dos brasileiros, o que provocou uma onda de comoção popular e permitiu o retorno triunfal de Fernando Collor a cena política, sendo candidato conduzido por mais duas vezes ao segundo turno das eleições presidenciais.







13 FGV 2012 ADMINISTRAÇÃO ITAMAR FRANCO



Recentemente, em julho de 2011, faleceu o ex-presidente Itamar Franco. A respeito da sua chegada ao poder e do seu governo, e correto afirmar:

a) Venceu Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro turno das eleições disputadas em 1994, graças ao sucesso do Plano Real, implementado no governo de Fernando Henrique Cardoso.

b) Venceu Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 1989 e organizou um governo de coalizão nacional, do qual participaram todos os demais partidos políticos brasileiros, inclusive o PT.

c) Assumiu a presidência apos o processo de impeachment do presidente Fernando Collor de Mello e, com seu ministro Fernando Henrique Cardoso,

implementou o Plano Real.

d) Foi eleito em janeiro de 1985, em eleição direta pelo colégio eleitoral, e organizou um governo de reformas políticas e econômicas que permitiram sua reeleição em 1994.

e) Foi eleito em 1994 devido ao sucesso do Plano Real implementado no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, do qual participou como ministro da Fazenda.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui