Usina de Letras
Usina de Letras
167 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62265 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50654)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Grafia era diferente -- 27/11/2002 - 17:23 (Jose Angelo Cardoso) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Quanto criança lá em Santa Catarina, na cidade Joinville. Eu sempre lia os almanaques do laboratório Catarinense, que meu pai tinha guardado, nas gavetas, e ficava curioso por que se escrevia daquele jeito. Minha mãe era analfabeta, coitada, o anúncio vinha com os versinho : " Se queres ser valente, admirado, e entrar nos meus amores, triunphante, o orgulho, a flexa, o arco põe de lado e bebe isto ". O guarana espumante ! Você já leu algum texto escrito há muito, muito tempo, algo como um jornal de 1935 ? Seus avôs já lhe disse que no tempo deles a grafiá era diferente. Pois acretite, era mesmo ! As pessoas mais velhas t~em uma certa dificuldade para escrever porque na década de 40, houve uma profunda modificação na gafiá das palavras da língua portuguesa. Adjetivos que indicam nacionalidades, como Fancês, inglês, eram escritos com Z , sem acento: Francez, ingez. Isso explica por que até hoje se vêem restaurante que servem " Comida chineza". Chinesa se escreve com S. As palavras terminada em al, como jornal, geral, faziam o plural em aes : jornaes, geraes. Hoje se escreve com I ( jornais , gerais ). Era interessante o emprego das consoantes duplas, em palavras como elle, sabbado, annullar, occasião, apparelho etc... As sequências m n , ct e cç , também existiam, em palavras como omnibus, activo, funcção. Quer mais, o ph era usado em telephone, physica, pharmacia. O grupo ph tinha o mesmo som do F. Usava-se a letra h , entre vogais, em palavras como comprehender, Jundiahy, que hoje se escreve compreender, Jundiaí, respectivamente. Bahia ficou com o h , para manter a tradição. Procure ler alguns jornais bem antigo da década de 30 e 40, do século passado. porque desde que você nasceu, não houve nenhuma mudança ortográfica radical. procure grafar corretamente as palavras da nossa querida Língua Portuguesa. -José Angelo Cardoso.-Poeta, contista, artista plástico.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui