Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->DICIONÁRIO BIOG. VIRTUAL DE ESCRITORES PIAUIENSES - H a M -- 28/03/2004 - 19:18 (Adrião Neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

DICIONÁRIO BIOGRÁFICO VIRTUAL DE ESCRITORES PIAUIENSES

PARTE IV – LETRAS H a M (Melo, Isabel...)


AVISO AOS NAVEGANTES



Gratificado com o sucesso do DICIONÁRIO BIOGRÁFICO ESCRITORES PIAUIENSES DE TODOS OS TEMPOS (duas edições: 1993 e 1995) e do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE ESCRITORES BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS (duas edições: 1998 e 1999), que nos deram reconhecimento e notoriedade, em nível local e nacional, apresentamos, aos internautas, o DICIONÁRIO BIOGRÁFICO VIRTUAL DE ESCRITORES PIAUIENSES, a ser editado com o título de GRANDE DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE ESCRITORES PIAUIENSES.

Este novo DICIONÁRIO é como se fosse a continuação do DICIONÁRIO BIOGRÁFICO ESCRITORES PIAUIENSES DE TODOS OS TEMPOS e como tal, tem como principal objetivo fazer uma catalogação geral dos nossos escritores, mas não é fácil. Muitos não colaboram, omitindo os seus dados nas suas próprias obras, dificultando assim o trabalho dos biógrafos. E outros, ao serem solicitados para fornecerem os seus currículos, não atendem e quando, por culpa própria, não são incluídos na obra, como aconteceu nas edições anteriores do Dicionário Piauiense, ainda se acham no direito de reclamar.

No entanto, como o principal objetivo deste DICIONÁRIO é fazer a catalogação dos escritores piauienses do passado e do presente, esperamos contar com o apoio e a participação de todos, tanto na divulgação do trabalho, como no fornecimento de informações (próprias e de outras pessoas) para que a obra seja menos omissa e mais completa possível.

Em virtude de seu tamanho para utilização na INTERNET, o DICIONÁRIO foi subdividido em oito partes, conforme veremos a seguir.

As sugestões, as retificações, as atualizações e os pedidos de inclusão de novos escritores devem ser encaminhados para ADRIÃO NETO – Rua Lucídio Freitas, 653, CEP.: 64.003-120 – Teresina, PI, ou adriaojneto@hotmail.com (Outros contatos: (0**86) 9986-0573 e 3213-1529).

Para encontrar os demais ESCRITORES incluídos neste DICIONÁRIO, acesse:
http://www.usinadeletras.com.br (Clic em Autores, Clic em Adrião Neto, Veja Ensaios, Clic em Dicionário Virtual...).

ADRIÃO NETO – Dicionarista biográfico, historiador, antologista, poeta e romancista. Autor de várias obras, destacando-se “Dicionário Biográfico Escritores Piauienses de Todos os Tempos” (1993 e 1995), “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1998 e 1999), “Literatura Piauiense para Estudantes” (dez edições); “Geografia e História do Piauí para Estudantes – da Pré-História à Atualidade’’ (várias edições) e “A Epopéia do Jenipapo” (2005 e 2006). Além dessas importantes obras Adrião Neto também é o autor da idéia da inclusão da data histórica da Batalha do Jenipapo (13 de março de 1823) na Bandeira do Piauí – Sugestão devidamente viabilizada pela Assembléia Legislativa (Lei nº 5.507, de 17 de novembro de 2005, de iniciativa do Deputado Homero Castelo Branco).

Teresina, Piauí, Brasil, março de 2004.

(1ª atualização geral: abril de 2007)



H


HARDI FILHO, Francisco – n. 05-07-1934 - Fortaleza (CE). Filho de Francisco Hardi e Maria de Lourdes Hardi. Poeta, jornalista e ensaísta. Funcionário aposentado do antigo IBDF. Foi Secretário Executivo do Projeto Petrônio Portela. Pertenceu ao Conselho Editorial da Revista Presença e do Projeto Petrônio Portela. Foi um dos fundadores do CLIP - Círculo Literário Piauiense. Membro efetivo da Academia Piauiense de Letras e sócio fundador da UBE/PI - União Brasileira de Escritores do Piauí. Fez parte do Conselho Editorial da Fundação Cultural Mons. Chaves. Em 1989 foi eleito pela UBE/PI como "Intelectual do Ano". É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1999), de Adirão Neto. Bibliografia: "Cinzas e Orvalhos" (1964), poemas; "Gruta Iluminada" (1971), poemas; "De Desencanto e de Amor" (1983), poemas; "Teoria do Simples" (1986), poemas; "Poesia e Dor no Simbolismo de Celso Pinheiro" (1988), crítica literária; "Cantovia" e "Oliveira Netto – Poeta do Amor e da Alegria" (1993), crítica literária; “Estação 14” (1987) e outros. Foi incluído nos livros "Ciranda"; "Antologia de Sonetos Piauienses" (1972), de Félix Aires; “Caminheiros da Sensibilidade” (1967), organizada por J. Miguel de Matos; "Primavera em Trovas"; "Saudade em Trovas"; "Poesia Teresinense Hoje" (1988); "Postais da Cidade Verde" (1988) e "Andarilhos da Palavra" (1990); “A Poesia Piauiense no Século XX” (1995), de Assis Brasil. Comentário: Hardi Filho é um poeta maior. Compreende a dissolução do tempo como experiência renovadora do ser que, imerso no intrincado e revelador ciclo das configurações, engendra-se a partir do seu próprio mistério, de maneira singular, como força de coisas divinas, divinizadas pela verdade do amor. (Felipe Andreas Friedric Woffmann, in "Ensaio para um domador de potros do tempo...", revista "Cadernos de Teresina", agosto de 1994).

HOFFMANN, Nelson – n. 19-12-1939 - Roque Gonzales (RS). Filho de Theobaldo Hoffmann e Rosa Hoffmann. Professor, romancista, novelista, contista, poeta e ensaísta. Técnico em Contabilidade, pela Escola de Comércio Mauá, de Porto Alegre (RS). Bacharel em Direito, pela UFRGS. Licenciado em Letras, pela UNIJUÍ. Exerceu atividades de Escritório Jurídico-Contábil, ocupou altos cargos públicos dentre os quais o de professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e de Secretário de Administração da Prefeitura Municipal de Roque Gonzales, RS. É considerado o mestra na narrativa longa da literatura missioneira. É Verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1998), de Adrião Neto. Na sua coluna, editada no jornal Igaçaba e no livro “Este Mundo é Pequeno”, enaltece o Piauí, os seus escritores e a sua literatura. Bibliografia: “A Bofetada” (1978), novela; “O Homem e o Bar” (1996), romance; “Onde Está Maria?” (1997), romance; “Este Mundo é Pequeno” (2003, duas edições) e “Eu Vivo Só Ternura” (2004, duas edições). Participou das coletâneas “Seleta de Versos e Prosa 8” (1996); “Antologia de Escritores de Roque Gonzales e Convidados”(1997); “1º e 2º Encontro de Escritores” (1997 e 1999), org. por Luiz Henrique Borck; “João Weber Griebeler & Amigos” (Série amigos, vol. 1, 1999)´; “Coletânea de Escritores Brasileiros Contemporâneos em Prosa e Verso” (1999), de Adrião Neto. É o autor do dístico “Roque Gonzales - Terra e Sangue das Missões”, oficializado por lei municipal.

HOLANDA, Di (Francisco Carlos de Holanda) – n. 22-08-1962 - Pedro II (PI). Filho de Francisco Alves de Holanda e Maria Ester de Castro Holanda. Poeta, artista plástico, desenhista e publicitário. Membro da União Brasileira de Escritores do Piauí – UBE/PI e da Academia de Letras da Região de Sete Cidades. Fundou e editou a revista “Impacto”. É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1998), de Adrião Neto. Fundou a agência de publicidade Digitex – empresa da área de design, turismo e informática, responsável pala edição e distribuição dos cartões postais, mapas e guias turísticos do Piauí. Bibliografia: "Meus Poemas Seus"; "Um Tiro na Consciência" e outros. Editou o “Guia Piauí – Turístico, Cultural e Histórico” (2001).

HOLANDA, João Montgomeri de – n. 07-04-1944 - Senador Pompeu - (CE). Jornalista. Cursou Pedagogia - Magistério, na UFPI. Ex-editor do jornal “O Estado” e ex-correspondente da revista “Veja”, no Piauí. Bibliografia: “Wall por Ele Mesmo” (1995) e “O Conde Drácula e a Vampira de Floriano” (s/d), cordel.

HOLANDA, Karla – Professora universitária, cineasta e documentarista piauiense. Mestre em multimeios, pelo Instituto de Artes, da Unicamp. Residiu em Fortaleza (CE). Mora no rio e um tanto em São Paulo. Trabalha com audiovisual desde de 1992, tendo realizado vários documentários, especialmente sobre escritores como Pedro Nava, Rachel de Queiroz, Aníbal Machado, Antônio Sales e Lúcio Cardoso, além de curtas como “Vestígio” e “Riso das Flores”. Autora do livro: “Documentário Nordestino – mapeamento histórico e análise” (2008), com prefácio de Fernão Pessoa Ramos.

HOLANDA, Veras de (Antônio Veras de Holanda) – n. 24-09-1903 - Caxias (MA), f. 25-03-1942 - Floriano (PI). Professor, poeta e jornalista. Viveu no Piauí desde os dez anos. Pertenceu ao Cenáculo Piauiense de Letras. Foi inspetor técnico do Ensino Primário. Bibliografia: "Trinta e Dois" e "Sombras Noturnas". Deixou inédito: "Suplício e Redenção". Foi incluído na "Antologia de Sonetos Piauienses" (1972), de Félix Aires e na coletânea “Caminheiros da Sensibilidade” (1966), organizada por J. Miguel de Matos.

IBIAPINA, Alice Ribeiro Gonçalves – n. 28-03-1944 - Teresina (PI). Funcionária aposentada do Poder Judiciário. É a organizadora e autora da parte introdutória do livro “Vicente Ribeiro Gonçalves - Meu Pai”(1998). A obra conta também com a participação de A. Tito Filho, José Lourenço Mourão, M. Paulo Nunes, Rodrigues dos Santos, José Luís Martins de Carvalho, Magalhães da Costa, Tomaz Gomes Campelo, Tânya Brandão, Carlos Portela Ibiapina, Marlene Mendes, Francisco Mendes, Theddy Ribeiro, Pedro Ribeiro, Moaci Madeira Campos, Homero Castelo Branco, Nerina Castelo Branco, Haroldo Oliveira Rehem, Afrânio Nunes.

IBIAPINA, Antônio de Moura – n. 08-02-1926 - Fazenda Lagoa Grande, município de Picos (PI). Poeta, repentista, cordelista, conhecida como Pedrinha. Grande beletrista. Memoriza com facilidade tudo que lê e escuta. Exímio contador de “causos”. Bibliografia: “O Governo e a Cortesia” (cordel). Colaborou na revista do centenário de Picos.

IBIAPINA, Elesbão Pinto – 17-01-1937 - Campo Maior (PI). Filho de Miguel Pinto Ibiapina e Idelsuita Ibiapina. Estudou no Colégio Estadual de Campo Maior. Servidor Público Federal aposentado. Trabalhou no 2º BEC e na Justiça Estadual como distribuidor, partidor e contador da Comarca de Campo Maior, e no INSS. Foi revisor de recadastramento de Segurados Urbanos. Bibliografia: “O Julgamento”, “O Produto do Meio” e “A Cruz do Moleque” (2004), romance.

IBIAPINA, Fontes (João Nonon de Moura Fontes Ibiapina) – n. 14-06-1921 - Picos (PI), f. 10-04-1986 - Parnaíba. Filho de Pedro de Moura Ibiapina e Raimunda Fontes Ibiapina. Magistrado, professor, romancista, contista, teatrólogo, folclorista, poeta e ensaísta. Foi juiz de Direito em várias comarcas do interior do Estado. Escritor de projeção nacional. Conquistou o 1º lugar no "VII Concurso Nacional do Clube do Livro" com o romance "Vida Gemida em Sambambaia". Ganhou também o "Prêmio Mobral" com o romance "Lorotas e Pabulagens de Zé Rotinho". Foi um dos fundadores e primeiro presidente da Academia Parnaibana de Letras. Pertencia à Academia Piauiense de Letras. Membro do Conselho Estadual de Cultura e do Instituto Histórico e Geográfico Piauiense. Bibliografia: "Sambaíba"; "Tombador"; "Palha de Arroz"; "Vida Gemida em Sambambaia"; "Nas Terras do Arabutã"; "Eleições de Sempre e Até Quando"; "Chão de Meu Deus"; "Brocotós"; "Pedra Bruta"; "Congresso de Duendes"; "Destinos de Contratempos"; "Mentiras Grossas de Zé Rotinho"; "Paremiologia Nordestina"; "Passarela de Marmotas"; "O Casório da Pafunça"; "Curral de Assombrações"; "Quero, Posso e Mando" e "Lorotas e Pabulagens de Zé Rotinho". Participou da Antologia de Sonetos Piauienses com o soneto "Alegria e Tristeza (Marlene)". Deixou inédito: "Pecado é o que Cai do Cacho"; "Amor Roxo"; "Mentiras de Verdade"; "Onde a Velha Mediu de Cócoras"; "Onde o Filho Chora e a Mãe Não Ouve"; "Nas Capembas Rajadas"; "Gente da Gente"; "Mentiras ou Não, o Povo Conta"; "Crendices e Superstições do Piauí"; "Terreiro de Fazenda"; "Ponta de Terreiro"; "Almas Penadas"; "Augusto dos Anjos", ensaio; "Brasileirismo no Piauí"; "Crendices, Superstições e Curiosidades Verídicas no Piauí" (1994), edição póstuma. Participou da coletânea “Piauí: Terra, História e Literatura” (1980), organizada por Francisco Miguel de Moura. Foi incluído no livro “Aspectos da Literatura Piauiense” (1993), de Alcenor Candeira Filho e “Literatura Piauiense para Estudantes” (várias edições), de Adrião Neto. Comentário: É um ficcionista que reproduz a paisagem física e humana que o cerca e nos dá narrativa da vida provinciana - faz conhecer tipos e episódios tristes e pitorescos com naturalidade e gesto sólido... (Diário de Notícias, RJ, citado in orelha de "Mentiras Grossas de Zé Rotinho").

IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo – n. 08-10-1960 – Teresina (PI). Pedagoga. Professora Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua como professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e do Programa de Estudos Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí. Linhas de pesquisa: formação de professores, prática pedagógica e profissionalização docente. Participou da coletânea “Psicologia da Educação” (Edufpi, 2004), coordenada por Ana Valéria Marques Fortes Lustosa e Maria Vilani Cosme de Carvalho.

IBIAPINA, Johnson (Johnson Ibiapina Cavalcante) – n. 25-02-1948 - Campo Maior (PI). João Alves Cavalcante e Rita Ibiapina Cavalcante. Escritor, poeta e compositor. Portador de Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Piauí. Professor da rede estadual de ensino, lotado na Secretaria Estadual de Educação/Centro Administrativo. É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1998), de Adrião Neto. Bibliografia: “Quando o Amor não Morre” (1979). Autor de várias composições musicais. Lançou o CD “Tributo a Meu Pai”, com 22 composições, acompanhado do cancioneiro “Minhas Canções para Você Cantar” (2005). Tem um texto publicado no livro didático “Curso de Suplência de 1º Grau - ensino direto - Português 4ª e 5ª etapas” (1996), editado pela Secretaria Estadual de Educação do Piauí.

IBIAPINA, Marlene Mourão A. – n. 15-03-1960 - Campo Maior (PI). Formada em Letras / Português e Especialista em Docência do Ensino Superior, pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI. Exerceu a função de professora e coordenadora de ensino nas escolas particulares UNECAMP e ALFABETOC, diretora do Departamento de Ensino Fundamental – SEMEC (1998 A 2002). Leciona na Escola Municipal Professor Hilson Bona. Pertence à Academia Campomaiorense de Letras – ACALE. Bibliografia: “Palavras de Nossa Gente” (2004).

IBIAPINA, Romildo (Romildo Ibiapina Cavalcante) – n. 26-05-1956 - Campo Maior (PI). João Alves Cavalcante e Rita Ibiapina Cavalcante. Poeta. Portador do curso de Técnico em Contabilidade. Tem um texto publicado no livro didático “Curso de Suplência de 1º Grau - ensino direto - Português 4ª e 5ª etapas” (1996), editado pela Secretaraia Estadual de Educação do Piauí.

IBIAPINA, Rosa (Rosa Ibiapina Cavalcante Barros) – Natural de Campo Maior (PI). Filha de João Alves Cavalcante e Rita Ibiapina Cavalcante. Professora. Cursou Teologia pela Universidade Federal do Piauí. Fez Licenciatura Plena no Curso Especial de Formação Pedagógica, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE. Concluiu o Curso de Pós-Graduaçao em Administração Escolar, pelo Instituto Databrasil, em parceria com a Universidade Cândido Mendes, São Luís (MA), Curso de Especialização em Língua Portuguesa: uma abordagem textual, pela Universidade Federal do Pará. Bibliografia:
“Despertai para Deus Conhecendo a Bíblia” (2008).

IBIAPINA, Walkíria Barros – n. 03-06-1945 - José de Freitas (PI). Pedagoga. Cursou o Pedagógico na Escola Normal Antonino Freire. Bacharel em História pela Universidade Federal do Piauí. Pós-Graduada em Educação Moral e Cívica pela Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro. Bibliografia: “Falando com a Alma. Teresina” (2001).

IGLÉSIAS, Francisco de Assis – n. 06-01-1889 - Piracicaba (SP). Historiador, Entomologista, Pesquisador, Fitologista e Ensaísta. Fez o curso de Pedagogia pela Escola Normal de Piracicaba. Graduou-se em Agronomia pela Escola Superior de Agricutura. Foi Diretor-Geral do Serviço Florestal do Brasil, Diretor do Serviço de Sericultura (Bicho-da-seda) do Brasil. Em 1913, realizou estudos sobre a borracha de maniçoba no Piauí. Desenvolveu práticas agrícolas na colônia Davi Caldas, em União. Foi um dos fundadores da Cia. Pastoril e Industrial Piauiense, em Santa Filomena. Tem o título de cidadão piauiense. Bibliografia: “Crescimento das Essências Florestais Brasileiras” (1943) e "Caatingas e Chapadões" (1958), quase que totalmente dedicado ao Piauí, valioso depoimento sobre as viagens que realizou ao Nordeste.

IGREJA, Marcos (Marcos Antônio de Paiva Igreja) – n. 11-12-1948 - Teresina (PI). Poeta, contista e cronista. Bacharel em Direito. Auditor Fiscal da Secretaria de Fazenda do Estado do Maranhão. Atuou na imprensa do Piauí e do Maranhão. Tem passagem pelo cinema amador. Em 1975, um dos seus roteiros foi premiado num festival nacional realizado em Sergipe. Exerceu o mandato de Vice-Prefeito de Timon (MA). Participou da coletânea “Crônicas de Sempre” (1995), de Adrião Neto.

IRMO, Luís – n. 04-09-1952 - Teresina (PI). Escritor. Radicado em Goiânia, Goiás, onde é sócio da União Brasileira de Escritores e participa de atividades literárias. Bibliografia: “Contando Coisas” (1976), contos.

J


JOAMES (Joaquim Mendes Sobrinho) – n. 05-06-1951 - Pedro II (PI). Filho de Simão Silveira de Sousa e Isabel Mendes de Freitas. Poeta cordelista, sonetista, glosador, crítico e pesquisador de poesia popular. Pertence ao Sindicato dos Cantadores, Poetas e Cordelistas do Estado do Piauí e à União Brasileira de Escritores do Piauí. Colaborador da Revista De Repente. É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1998), de Adrião Neto. Bibliografia: "Estória de Cancãozinho, Filho de Cancão de Fogo"; “Não Digas que não Falei do Mundo” e “Discussão do Diabo com Jeová”; “A Peleja de Joames com Gavião”; “A Discussão de um Crente com um Cachaceiro”; “História da Criação do Mundo”; “A Descrição dos Grandes Rios”; “A Odisséia de Homero em Versos Populares”; “Louvor a Hermínio e Fonseca”; “O Quadro”; “Louvor ao Violeiro”; “Orgulhosa”; “A Descrição dos Sonhos”; Ajuste de Consciência”; “As Proezas de Konaré” (1998) e “Como se Faz Versos”. Participou da coleção “Biblioteca de Cordel”, publicada pela Fundação Cultural Mons. Chaves. Organizou a “Antologia de Cantadores e Poetas Populares do Piauí”, ser editada.

JOHANSSON, Maurienne Caminha – Veja: CAMINHA, Maurienne

JOTASSOU (José Tavares de Sousa) – n. 14-12-1950 - Parnarama (MA). Filho de Liberalino Bezerra Leite e Antônia Teles Feitosa. Radicado em Teresina desde 1975. Professor, poeta, romancista e compositor. Cursou Pedagogia em nível de 2º grau. Estudou técnica e prática vocal, flauta, violão popular e teoria musical. 3º Sargento da Polícia Militar do Piauí (reformado). Membro da União Brasileira de Escritores (UBE/PI). É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1998), de Adrião Neto. Bibliografia: “Chamada ao Arrependimento” (1982) - plaquete de conteúdo religioso, e do livro “Menino Beijo” (1999), poemas. Integra a antologia “Nova Poesia Brasileira” (RJ-1986), a “Coletânea de Escritores Brasileiros Contemporâneos em Prosa e Verso” (1999), organizada por Adrião Neto e a “Antologia Escritores” (2000), organizada pelo Des. Tomaz Gomes Campelo.

JÚLIA, Chico de (Francisco das Chagas Bezerra Rodrigues) – n. 06-12-1940 – Riachão (MA). Poeta, romancista, radialista e político. Foi prefeito de Picos e de sua terra natal. Bibliografia: "Noturno", poemas (1983). Lamentavelmente, em prejuízo da divulgação do próprio autor e de sua atividade literária, a obra não apresenta dados biográficos.

JURDAN (Antônio Gomes de Sousa) – n. 09-10-1955 - Fronteiras (PI). Filho de Antônio Gomes e Higina Rodrigues Gomes. Poeta popular, compositor, cantor, radialista, jornalista e político. Fez cursos de Português, Literatura Atualizada, radialismo e jornalismo. Dedica-se à pesquisa da Literatura de Cordel. Pertence à UBE/PI. Trabalhou durante muitos anos na Rádio Coroatá, de Elesbão Veloso. Exerceu o cargo de Prefeito da cidade de Belém do Piauí, por dois mandatos. Bibliografia: "Espinhos na Garganta"; "Idioma de Caboclo" (1984); "Nas Margens do Coroatá" (1990); "Vivo Morto", “Pousada dos Marmeleiros” (1999) e outros. É autor dos cordéis "Matuto Inteligente"; "Matuto Politiqueiro"; "A Fulô do Mandacaru"; "Fronteiras Ontem" e outros. Participou da “Antologia de Autores Elesbonenses” (1999), organizado por Maria Nilza, Celina Silva e Juraci Leite de Carvalho. Tem vários trabalhos inéditos.


K


KAKI (Alcília Afonso de Albuquerque Costa) – n. 12-02-1962 – Recife (PE Filha de Amaro Pinheiro de Albuquerque e Celisinha Afonso de Albuquerque Melo. Formada em Arquitetura, pela Universidade Federal de Pernambuco. Fez Especialização em Arte e Cultura Barroca, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou Curso de Pós-Graduação em Recife, a nível de Especialização (Gestão de Conservação Urbana, pelo CECI/UFPE) e de Mestrado em História de Arquitetura, pela UFPE. Desde de 1983, atua em Teresina, como profissional liberal e professora adjunta da área de Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo, do Curso de Arquitetura da Universidade Federal do Piauí. Realiza pesquisas sobre a produção da arquitetura moderna na cidade de Teresina e a influência desta na paisagem urbana local. Bibliografia: “A Revolução na Arquitetura: Recife, Década de Trinta” (Edufpi, 2001) e “Arquitetura em Teresina: 150 Anos” (2007).

KAPILA, Rosa (Rosa Maria dos Santos) – n. 30-09-1953 - Jenipapeiro, Picos, atual Francisco Santos (PI). Filho de Wenceslau Francisco de Carvalho e Maria do Carmo Santos. Professora e contista. Mora no Rio, onde é professora de 1º e 2º graus da rede oficial de ensino. Bibliografia: "Baião de Dois"; "Pulso de Lamês". "O Assassino Sai de Madrugada" (1994), romance policial; “Universitários: verso & prosa” (org. antologia). Tem outros trabalhos publicados. Foi incluída no livro "Piauí: Terra, História e Literatura" (1980), organizado por Francisco Miguel de Moura e em várias antologias. Tem outros trabalhos publicados.

KEIDE, Jeane (Jeane Keide Melo dos Santos) – n. 15-02-1974 – Parnaíba (PI). Filha de José Ribamar dos Santos e Maria Zilda Melo dos Santos. Licenciada em Pedagogia – Magistério, pela Universidade Estadual do Piauí, e em Português e suas Literaturas (FGF / Fortaleza, CE). Faz Especialização Latu Sensu em Psicopedagogia (UFPI/Unice), Docência do Ensino Superior e Supervisão Escolar (IESM). Professora, poetisa e ficcionista. Coordenadora pedagógica das escolas Caio Passos e João Orlando. Participou como delegada da Educação Infantil na elaboração e aprovação do Plano Municipal de Educação – PME/Parnaíba. Bibliografia: “JK de Corpo e Alma” (2009), prosa/poesia.

KENNEDY, João (João Kennedy Eugênio) – 01-11-1964 - Teresina (PI). Professor, historiador e estudioso de quadrinhos. Formado em História, pela Universidade Federal do Piauí. Tem especialização em História Moderna e Contemporânea, pela PUC/MG. Professor do Departamento de História da Universidade Federal do Piauí. Bibliografia: “Os Sinais dos Tempos” (2007). Tem trabalhos publicados na revista “Cadernos de Teresina” e na revista “Espaço-Tempo”. Organizou uma coletânea de excertos de dissertações. Escreveu um livro em parceria com a professora Mafalda, intitulado: “Gente de Longe: Histórias e Memórias” (2006).

KOSTER, Henry – n. 1793 - Portugal, f. 1820 - Recife (PE). A partir de 1809, passou a residir em Pernambuco, onde estabeleceu-se como senhor de engenho, tornando-se conhecido pelo nome de Henrique Costa. Viajou pelo interior de Pernambuco ao Piauí. Em 1811, esteve em Parnaíba, cujas impressões descreveu no seu livro "Travels in Brazil" (18l6), publicado em inglês, alemão e francês. Traduzido para o português com o título "Viagens ao Nordeste do Brasil".

KRAEUSEL, Richard – Natural da Alemanha. Professor e pesquisador. Lente da universidade de Ckenburg, em Frankfurt. Realizou pesquisas no Piauí. Em 1958, em parceria com o naturalista Elias Dolianiti, do Ministério da Agricultura, elaborou a monografia "Restos Vegetais das Camadas do Devoniano em Picos (Piauí)".

KRUEL, Kenard (Kenard Kruel Fagundes dos Santos) – n. 30-07-1959 - São Luís (MA). Filho de Antônio de Sousa dos Santos e Maria do Socorro Fagundes dos Santos. Poeta, ensaista e jornalista. Formado em Letras Português e Letras Inglês, pela Universidade Federal do Piauí. Especializado em Literatura Brasileira, pela PUC, de Belo Horizonte. Cursou Direito na Universidade Estadual do Piauí. É membro da Academia de Letras da Região das Sete Cidades, do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal e de outras instituições congêneres. Presidiu o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Piauí (três mandatos) e a União Brasileira de Escritores do Piauí. Foi um dos diretores da Federação Nacional dos Jornalistas (Brasília). Trabalhou em vários jornais de Teresina, tendo sido editor do Jornal da Manhã e do Correio do Piauí. Fundou e dirigiu a “Editora Zodíaco”. É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1998), de Adrião Neto. Foi condecorado com a Medalha do Mérito Cultural da Costa e Silva (1985). Detém o título de Intelectual do Ano (1986), o diploma de Personalidade Cultural do Século (2001), a Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí (2001) e Diploma do Mérito Jornalístico Carlos Castello Branco (2005). Bibliografia: “Victor Gonçalves Neto – Um Anjo Escarlate” (1998); “Torquato Neto ou a Carne Seca é Servida” (2001), primeiro lugar no Prêmio Mário Faustino da Fundação Cultural do Piauí, em 2000; “Gonçalo Cavalcanti – O Intelectual e Sua Época” (2005) e outros. Participou das coletâneas “Em Três Tempos” (1979), poemas; “Dança do Caos”, poemas; “O Rio” (1980), poemas; “Dança do Caos” (1981); “Baião de Todos” (1996), poemas; “Nordeste” (1999 - Ministério da Cultura, Sesc e Fundação Joaquim Nabuco).

L


LACERDA, Mayanne de Carvalho – n. 13-05-1984 – Oeiras (PI). Filha de Francisco Lopes de Lacerda e Vanja Edilene de Carvalho Amorim. Acadêmica do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, bloco IV, da Universidade Estadual do Piauí / Campus Josefina Demes, de Floriano. Participou da coletânea: “Revelando Poetas” (2007), organizada pela turma da UESPI, da disciplina de Literatura Infanto-Juvenil.

LACET, Maria Adelaide Marques Martins – n. 16-07-1935 - Floriano (PI). Filha de Sebastião Martins de Araújo Costa e Maria Amélia Marques Martins. Professora, artista plástica e escritora. Desde cedo mostrou tendência para escrever pequenos contos, poesias, dissertações e descrições. Participou de várias exposições de pintura em Floriano, Teresina, Fortaleza, Brasília e Rio de Janeiro. Realizou a exposição individual “Cores do Nordeste”. É membro da Academia de Letras e Belas Artes de Floriano e Vale do Parnaíba - ALBEARTE, tendo como patrono Sebastião Martins de Araújo Costa. É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1998), de Adrião Neto. Participou da coletânea “Passarela de Escritores” (1997), organizada por Adrião Neto e Antenor Rego Filho.

LAGE, Maria Conceição Soares Meneses – n. 22-11-1956 - Teresina (PI). Professora universitária e pesquisadora. Formada em Química. Tem especialização em Arqueologia, Mestrado e Doutorado em Arqueoquímica, feitos em Sorbonne (França). Bibliografia: "Relevés des Pecheniques Archéometriques Aplicables aux Éteudes D`art Ruprestre", tese de Mestrado; "Etude Archémétrique de L`art Ruprestre du Sud-est du Piauí-Brésil", tese de Doutorado. Escreveu ainda alguns artigos apresentados em congressos e um capítulo do “Plano de Manejo do Parque Nacional da Serra da Capivara”.

LAGES, Conceição de Maria Pires – n. 02-04-1965 - Barras (PI). Poetisa. Aprovada no vestibular, frequentou o curso de Nutrição até março de 1994, quando sucessivas crises hipoglicêmicas forçaram-na a abandonar a universidade. Participou da coletânea de poemas “Florilégio” (1995).

LAGES, Renata Bandeira – n. 18-03-1985 - Teresina (PI). Filha de Manoel do Rego Lages e Maria Ivonete Bandeira Lages. Poetisa. Portadora de curso universitário. Sócia da União Brasileira de Escritores do Piauí. Bibliografia: “Cristais do Amor” (2000), poemas.

LANDIM, José Francisco Paes – n. 23-03-1937 - São João do Piauí (PI). Advogado, político e professor. Foi deputado federal em varios legislaturas. É verbete do “Dicionário Histórico e Geográfico do Estado do Piauí” (1994), de Cláudio Bastos e do “Grande Dicionário Histórico-Biográfico Piauiense” (1997), de Wilson Carvalho Gonçalves. Bibliografia: "Intervenção do Estado na Economia"; "O Café"; "Gilberto Amado e José Horácio Rodrigues" (perfis) e "Em Torno do Empréstimo Compulsório".

LANDIM, Luís Gonzaga Paes – n. 31-05-1941 - São João do Piauí (PI). Advogado, político, poeta e professor. Foi deputado estadual por vários mandatos. Exerceu a chefia de gabinete do DAP e da Prefeitura Municipal de Teresina. Chefiou o Grupo de Assessoramento da Secretaria da Educação do Piauí. Militou no jornal "A Tribuna", de Santos. Foi líder do governo Hugo Napoleão na Assembléia Legislativa. Preside a Piemtur. Bibliografia: "Chega de Pobreza" e “Poemas da Auto-Contemplação” (2006).. Presidiu a Pientur.

LANDIM, Teoberto – n. 1943 - Pio IX (PI). Professor, romancista, contista, ensaísta e antologista. Formado pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Ceará. Mestre em Letras e Doutor em Literatura e Língua Portuguesa pela PUC, do Rio de Janeiro. Professor da Universidade Federal do Ceará. Bibliografia: “Conversa Fiada”, (contos); “Trocando em Miúdos”, (ensaios); “Do Maracujá ao Siriará - 60 anos de poesia em transformação”, (ensaio); “Busca”, (romance) e outros. Tem trabalhos publicados em revista nacionais e do exterior. Organizou as antologias: “Antologia de Textos Críticos sobre Jorge de Lima” e “Antologia dos Poetas do Rio - Século XX”.

LAVÔR, Osvaldo (José Osvaldo Lavôr de Lima) – n. 05-04-1946 - Picos (PI). Poeta, cordelista, artesão e compositor. Tem curso de Desenho Artístico e Publicitário. Membro da União Brasileira de Escritores do Piauí-UBE/PI e da Academia de Letras da Região de Picos. Foi Secretário Administrativo da Prefeitura Municipal de Picos. Bibliografia: "Você Sabia?" (1985); "Um Simples Cuidado, Muitos Males Evitados" (1986) e “Poesia & Polícia" (1990).

LEAL, Almir - n. 25-11-1913 – Teresina (PI). Poeta que sempre lutou com muita dificuldade. Segundo ele próprio, o destino não lhe proporcionou condições para os estudos. Bibliografia: "Poemas do Meu Coração".

LEAL, Ana Regina Barros Rego – Veja: REGO, Ana Regina

LEAL, Antônio de Sousa – n. 26-02-1938 - Bocaina (PI). Geólogo da Companhia de Pesquisas e Recursos Minerais. Tem pós-graduação em Planejamento de Recursos Hídricos. Trabalhou na SUDENE. Foi coordenador técnico do Inventário Hidrológico do Nordeste e consultor da Divisão de Recursos Minerais. Em 1993, recebeu o prêmio de Qualidade e Produtividade da CPRM. Bibliografia: "Inventário Hidrológico Básico do Nordeste"; "Legendas para Mapas Hidrológicos"; "Picos, Piauí - Perfil Hidrológico do Município" (1993), co-autoria e outros.

LEAL, Elizângela de Sousa – n. 26-09-1977 – Barão de Grajaú (MA). Filha de Antônio Nivaldo Borges Leal e Cândida Maria de Sousa. Professora e Acadêmica do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, bloco IV, da Universidade Estadual do Piauí / Campus Josefina Demes, de Floriano. Participou da coletânea: “Revelando Poetas” (2007), organizada pela turma da UESPI, da disciplina de Literatura Infanto-Juvenil.

LEAL, Firmino Libório – n. 20-02-1955 – Bocaina (PI). Bacharel Licenciado em Magistério. Radialista, escritor, ambientalista e pesquisador. Radicado em Conquista (MG), onde é funcionário de carreira da Câmara Municipal no cargo de assistente de imprensa e comunicação. Mantém um programa radiofônica na Rádio Difusora FM, de Conquista. Membro da Associação Brasileira de Imprensa (RJ), da Associação Cultural dos Amigos do Piauí (Brasília, DF) e da União Picoense de Escritores. Bibliografia: “Vozes da Ribanceira” (2008), crônicas. Participou das coletâneas: “Antologia Upeana I” (2005), editada pela União Picoense de Escritores e “Palavra Dinâmica” (2005), publicada pela UNIPAC. Pesquisa sobre a história de sua terra. Publicou artigos, crônicas e trabalhos de historiografia em jornais, revistas e postais da internet. É editor do jornal “Tribuna Livre”, órgão oficial da Câmara Municipal de Conquista (MG). Tem dois livros inéditos: “Histórias Escritas pelo Caminho” e “Alvorecer Conquistense”.

LEAL, Heraldo Santos – n. 01-02-1959 - Picos (PI). Filho de Expedito de Carvalho Leal e Zaíra Matos dos Santos Leal. Poeta, professor e radialista. Formado em Letras, pela Universidade Estadual do Piauí. Membro da Academia de Letras da Região de Picos e da União Picoense de Escritores. Sempre esteve ligado aos movimentos culturais de Picos, tanto na área da Literatura, como da música e do teatro. Bibliografia: “Mutação” (1984), poemas, co-autor; “A Saga do Cobra” (1997), poesias e crônicas, e “Um Encontro Casual” (2001). Participou da “Antologia Upeana I” (2005), editada pela União Picoense de Escritores.

LEAL, José Cândido de Oliveira – n. 11-05-1949 - Floriano (PI). Filho de Manoel Geraldo de Oliveira e Manoelina Leal de Oliveira. Poeta, professor, músico e militar. Formado em Economia, pela Universidade Nacional de Brasília. Foi um dos fundadores do grupo Jovens Intelectuais de Anápolis. Classificou-se em 1ª lugar no Primeiro e Segundo Festivais de Música Popular Brasileira de Anápolis. Colaborou com vários jornais, inclusive com a “Tribuna do Sul”, de Bruno dos Santos, em sua terra natal. É sargento da Aeronáutica e professor do Centro Educacional do Planalto, em Brasília. É verbete dos livros “Estudos Literáios de Autores Goianos”, “Escritores de Goiás” e do “Dicionário Biobiblográfico de Goiás” (1999), todos de Mário Ribeiro Martins. Bibliografia: "Nossos Poemas" (1968), em parceria com Petrônio Câmara. Foi incluído na antologia "Jornalistas, Poetas e Escritores de Anápolis", de Mário Ribeiro Martins.

LEAL, José Roberto Belo – n. 12-01-1969 – Dom Expedito Lopes (PI). Poeta, professor e comerciante. Membro fundador da União Picoense de Escritores. Participou da “Antologia Upeana I” (2005), editada pela União Picoense de Escritores.

LEAL, Lisboa – Natural do Piauí. Poeta e jornalista. Colaborou com a imprensa piauiense. Foi incluído na "Antologia de Sonetos Piauienses” (1972), de Félix Aires, com o soneto "Evocação". Lamentavelmente, em prejuízo da divulgação do próprio autor e de sua atividade literária, a obra não apresenta dados biográficos.

LEAL, Saul Tourinho – De Teresina, Piauí. Cursa Direito. Fez estágios no Juizado Especial Civil e Criminal da Zona Sul de Teresina, bem como na banca Josino Ribeiro Neto – Advogados Associados. Ingressou na Defensoria Pública da União, aprovado em 1º lugar no teste seletivo. Posteriormente estagiou na Procuradoria da República e no Tribunal de Contas do Estado do Piauí. Bibliografia: “Vire o Jogo! – Como ser um Estagiário de Sucesso no Meio Jurídico” (2004) – jurisprudência e legislação.

LEAL, Vicente (Vicente Leal de Araújo) – n. 1934 - Jaicós (PI). Magistrado e jurista. Formado em Direito, pela Universidade Federal do Ceará. Em 1974, iniciou a sua carreira na magistratura cearense como Juiz de Orós. Em 1976, ingressou na magistratura federal iniciando como Juiz Substituto, passando para Juiz Federal, pertenceu ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. Depois exerceu a judicatura nos Estados do Maranhão, Acre, Rondônia e no Distrito Federal. Em 1989, tomou posse como Juiz do Tribunal Regional Federal e em 1994, foi nomeado Ministro do Superior Tribunal de Justiça. Bibliografia: “A Realidade no Plano dos Sonhos” e “A Saga de um Vencecor”, plaquete.

LEANDRO, Maria dos Aflitos Carvalho – n. 07-10-1945 - n. Maranhão. Filha de João Pinto de Carvalho e Gonçala Maria de Carvalho. Membro da União Brasileira de Escritores do Piauí. Bibliografia: “Recordações de Um Passado”, s/d.

LEÃO, Bernardo Batista – n. 06-09-1928 - São Bernardo (MA), f. 26-11-2004 - Parnaíba (PI). Jornalista e radialista. Técnico em Contabilidade. Fez curso intensivo de Administração de Empresas, pela Universidade Federal do Ceará. Fundou o jornal A Libertação. Fez parte do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Piauí. Foi Conselheiro do SESC e Secretário da Rádio Educadora de Parnaíba. Pertenceu à Academia Parnaibana de Letras. Bibliografia: "Berilo Neves - Sua Vida, Sua Glória".

LEÃO, Raimundo de Arêa – n. 07-05-1846 - Alto Longá (PI), f. 10-01-1904 - Rio (RJ). Filho de Benedito de Araújo Leão. Poeta, jornalista e político. Formado em Medicina, em Salvador. Foi Deputado à Assembléia Provincial, Inspetor de Higiene e Presidente Interino da Província do Piauí. Patrono de uma das Cadeiras da Academia Piauiense de Letras. Compositor. Bibliografia: "Febres Palustres das Regiões Tropicais", (tese de Doutorado, 1873); "Infantilidade", (versos, 1871-1889, edição póstuma em 1943, com o título de "Poesias"). Foi incluído na "Antologia de Sonetos Piauienses” (1972), organizada por Félix Aires. Deixou inéditas várias letras de modinhas.

LEDO, Edmo – Natural de Caxias (MA). Poeta e beletrista, já falecido. Estudou e residiu em Parnaíba (PI), onde, nos anos 20, foi aluno do Ginásio Parnaíbano e companheiro de Vicente Araújo. Publicou poemas na imprensa do Piauí e do Maranão. Foi incluído na "Antologia de Sonetos Piauienses” (1972), de Félix Aires.

LEITÃO, Ofélio das Chagas – n. 04-12-1915 - Picos (PI), f. 30-05-1989 - Teresina (PI). Professor, escritor, jornalista e advogado. Foi Procurador Geral da Justiça e do Tribunal Regional Eleitoral. Exerceu a chefia do Gabinete Civil do Governo do Estado. Foi Secretário de Imprensa do Palácio de Karnak. Pertenceu à Academia Piauiense de Letras. Escreveu para jornais do Piauí e do Maranhão. Bibliografia: "O Poeta da Raça"; "A Unidade Nacional"; "O Sindicalismo Brasileiro"; "Um Grande Piauiense", "Eurípedes de Aguiar - Um Varão de Plutarco" (1980) e alguns ensaios, conferências e estudos biográficos.

LEITE, Aléxis (José Aléxis Bezerra Leite) – n. 1954 - Teresina (PI). Filho de Gonçalo de Melo Leite e Cristina Bezerra da Luz Leite. Graduado em Licenciatura Plena em Filosofia, pela Universidade Federal do Piauí. Mestre em Filosofia das Ciências Humanas, pela PUC/SP. Lecionou no Instituto de Educação Antonino Freire, em Teresina, na UNIFOR e na Faculdade de Filosofia de Fortaleza. Professor da Universidade Federal do Piauí. Criou o jornal Muleke. Líder comunitário. Bibliografia: “Farinhada – Investigações Sobre o Preço” (Edufpi, 2003).

LEITE, Cristina Bezerra da Luz – n. 08-01-1923 - Teresina (PI), f. 28-10-1968 - Teresina (PI). Professora, poetisa e líder classista. Licenciada em Letras Neolatina, pela Faculdade Católica de Filosofia do Piauí. Presidiu o Sindicato dos Professores do Piauí e a Associação dos Professores do Ensino Médio Oficial do Estado. Lecionou várias disciplinas no Colégio das Irmãs, no Liceu Piauiense e no Instituto de Educação "Antonino Freire". Bibliografia: "Canções de Hoje - Canções de Outrora", edição póstuma.

LEITE, Glória – n. 1957 – Teresina (PI). Filha de Gonçalo de Melo Leite e Cristina Bezerra da Luz Leite. Estudou História na Universidade Federal Fluminense. Residiu em várias cidades brasileira e nos Estados Unidos. Desde 1992 está radicada em Hamburgo, na Alemanha. Bibliografia: “Mas Posso Levar Meu Laptop?” (2006) e “Que Vexame” (2006).

LEITE, Maria do Carmo Bezerra – n. 28-06-1952 - Teresina (PI). Filha de Gonçalo de Melo Leite e Cristina Bezerra da Luz Leite. Professora. Licenciada em Pedagogia e em Magistério com habilitação em Administração Escolar. Fez complementação do curso com habilitação em Supervisão Escolar. Em 1989, defendeu tese no Programa de Supervisão e Currículo da PUC/SP, obtendo o título de Mestre em Educação. Professora da Universidade Estadual do Piauí. Fez Doutorado em Ciências Sociais. Bibliografia: "Projeto de Revitalização das Escolas Normais do Piauí: um estudo de política educacional" (1989), tese. Outros trabalhos escritos: "Jean Jacques Rousseau: a transparência e o obstáculo" (1995); "Um Pequeno Reconhecimento da Teoria de Pierre Bourdien" (1994); "Burocracia e Dominação em Weber" (1995). Colaborou na revista Cadernos de Teresina.

LEITE, Maria Luiza de Carvalho – n. 07-09-1932 – Pedro II (PI). Filha de Raimundo José Leite e Maria das Virgens de Carvalho Leite. Poetisa e funcionária pública federal. Foi professora e diretora de escola em sua terra natal. Bibliografia: “Memórias da Minha Terra” (2007), obra apresentada pelo então presidente da União Brasileira de Escritores do Piauí, Desembargador Tomaz Gomes Campelo. É autora dos CDs “Pedro II de Ontem” e “Tradição Religiosa”. Participou da “Antologia de Pedro II” (2002), organizada pelo Des. Tomaz Gomes Campelo.

LEITE, Marly Maria de Carvalho – n. 29-07-1958 - Pedro II (PI). Professora. Filha de Jurandir Cleomar Leite e Maria Luiza de Carvalho Leite. Trabalhou no Bradesco, no Banco do Brasil e no INSS. Participou da “Antologia de Pedro II” (2002), organizada pelo Des. Tomaz Gomes Campelo.

LEITE, Maria de Nazaré – n. 18-12-1943 - Campo Maior (PI). Poetisa e professora. Tem formação acadêmica na área do magistério. Leciona na rede oficial de ensino. Pertence à UBE/PI. Sindicalista. Ligada ao movimento de política classista. É verbete do livro “Geração Campo Maior - anotações para uma enciclopédia” (1995), de Reginaldo Gonçalves de Lima. Bibliografia: "Olhos Abertos" e "Contopoesi".

LEITE, Soraya – Poetisa piauiense. Autora do livro de poemas “Alma Nua”, editado em 1998, pela Comepi, com prefácio de Agenor Franklin de O. Filho. Infelizmente, em prejuízo da divulgação da própria autora e da sua produção literária, a obra não traz dados biográficos.

LEITE, Walda Maria Neiva de Moura Santos – Veja: NEIVA, Walda

LEITE FILHO, Jurandir Cleomar – n. 17-05-1974 - Teresina (PI). Filho de Jurandir Cleomar Leite e Maria Luiza Carvalho Leite. Poeta. Cursou Licenciatura Plena em História, na Universidade Estadual do Piauí – Núcleo de Pedro II. Dirige o Departamento de Arte e Cultura do Município de Pedro II. Participou da “Antologia de Pedro II” (2002), organizada pelo Des. Tomaz Gomes Campelo e da coletânea “Poesia e Prosa na Terra da Opala”, volumes 1 e 3 (2005 e 2007), organizada por Raimundo Silva.

LEMOS, Antônio – n. 1889 - Teresina (PI), f. 1967 - Rio (RJ). Jornalista, guarda-livros e escritor. Fundou e dirigiu os jornais "Cidade de Flores" e "Gazeta de Flores". Bibliografia: "Padre Mamede Antônio de Lima - O Homem de Deus - O Padre Político - O Cidadão Civil".

LEMOS, Benedito – n. 03-04-1877 - Teresina (PI), f. 31-01-1967 - Teresina (PI). Professor, poeta, cronista e jornalista. Escreveu para "A Aurora", "A Esperança", "A Gazeta", "A Idéia", "A Luz", "O Norte" e para vários outros jornais do Piauí. Lecionou nas principais escolas de Teresina. Em 1901, foi um dos fundadores e primeiro presidente da União Fraternal Beneficente. Assinava-se B. Lemos. Foi incluído na “Antologia de Sonetos Piauienses” (1972), organizada por Félix Aires.

LEMOS, Jamerson Moreira de – n. 22-12-1945 - Recife - (PE), f. 05-08-2008 – Teresina (PI). Filho de José Batista Moreira de Lemos e Ornila Moreira de Lemos. Poeta e técnico em Transações Imobiliárias. Sócio da UBE/PI. Em 1980, foi classificado em segundo lugar no concurso de poesias "Odilo Costa, filho", promovido pela APL. Em 1994, foi classificado em primeiro lugar no concurso de poesia "Lucídio Freitas", promovido pela Fundação Cultural do Piauí. Colaborou com a revista Cadernos de Teresina e no Suplemento Literário do DO/PI. Bibliografia: "Superfície do Vento" (1969) e "Sábado Árido" (1985); "Nos Subúrbios do Ócio". Participou de "Postais da Cidade Verde" (1988); "Poesia Teresinense Hoje" (1988), "Andarilhos da Palavra" (1990) e de “Baião de Todos” (1996), organizado por Cineas Santos. Foi incluído no livro "Poesia Piauiense no Século XX" (1995), organizado por Assis Brasil. Comentário: O poeta conseguiu impôr a evidência de um estilo novo, renovador, o predomínio da inteligência sobre a forma, o manuseio do verbo como instrumento projetor de frias emoções. (Herculano Morais, in "Visão Histórica da Literatura Piauiense", 3ª edição, 1991).

LEMOS, Osvaldo (Osvaldo Lemos de Oliveira) – n. 23-05-1945 - Piracuruca (PI). Filho de Antônio Lemos de Oliveira e Rosa Rodrigues Lima de Oliveira. Professor e escritor. Delegado da Polícia Civil do Piauí. Sócio da UBE/PI e do Instituto Histórico de Oeiras. Pertenceu aos quadro da extinta API. Foi assessor da Secretaria de Administração do Estado do Piauí. Atualmente (2005) trabalha no Gabinete do Desembargador Edvaldo Moura. Bibliografia: "Félix Pacheco - Vida e Obra" e "Petrônio Portella - Depoimentos à História Política Brasileira". Tem inéditos: "As Juntas Governamentais do Piauí - 1821 a 1824"; "As Representações Piauienses no Senado do Império" e "As Representações Piauienses na Câmara do Império". Colaborou com alguns jornais e revistas de Teresina.

LEMOS, Wagner Saraiva de – n. 17-04-1933 - Teresina (PI). Escritor, jornalista e radialista. Foi assessor de imprensa, Secretário Municipal de Finanças, chefe de gabinete e procurador Geral da Prefeitura de Teresina. Fundou, instalou e presidiu a Junta do Serviço Militar de Teresina. Bibliografia: “Narrativas de Algumas Lembranças” (1994) e “Sinhá Ana - Donana” (1995) e outros.

LEMOS, Manoel Saraiva de – n. 1883 - Piauí, f. 1910. Poeta e conferencista. Falecido quando cursava o 4º ano de Direito em Recife. Está presente no livro “Literatura Piauiense - escorço histórico” (1994), de João Pinheiro. Deixou inéditos vários poemas e uma conferência - "A Árvore".

LEMOS FILHO, Alberoni – n. 10-10-1945 -Teresina (PI), f. 25-07-1990 - Teresina (PI). Jornalista e romancista. Trabalhou em vários jornais de Teresina. Redator e editorialista. Foi correspondente do jornal "O Estado de São Paulo". Bibliografia: "A Mulher do Supermercado", publicado no rodapé de um jornal de Teresina.

LEONAM (Manoel de Moura Filho) – 20-10-1958 - Floriano (PI). Filho de Manoel José de Moura e Rosa Maria de Moura. Contista e advogado. Formado em Direito, pela Universidade Federal do Piauí. Sócio da UBE/PI. Participou do Concurso de Contos "João Pinheiro" e de um concurso de contos promovido pela UBE/PI. Foi incluído nos livros: "Novos Contos Piauienses" (1984); "Um Dedo de Prosa"; "Descartável" e "Vencidos".

LEONARDOS, Stella – n. 01-08-1923 - Rio de Janeiro (RJ). Filha de Antônio Caetano da Silva Lima e Alice Leonardos da Silva Lima. Formada em Línguas Neolatinas, na Universidade do México. Professora, ficcionista, poetisa, romancista, ensaísta, teatróloga e tradutora. Membro do Pen Club, da UBE/RJ, do IHG/RJ, da SBAT, da Associação Brasileira de Críticos Literários e da Academia de Letras do Rio de Janeiro. Professora da PUC/RJ. Detentora de dezenas de prêmios, dentre os quais, Coelho Neto, da Academia Brasileira de Letras (sete vezes). É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1999), de Adirão Neto. Bibliografia: “Passos na areia” (1940); “A Grande Visão” (1942); “Poesia em Três Tempos” (1956); “Romanceiro da Abolição” (1986); “Piauí Rapsodo” (1996), publicado em Teresina, pela Fundação Cultural Mons. Chaves, e muitos outros.

LEOPOLDINO, Pedro (Pedro Leopoldino Ferreira Filho) – n. 09-11-1948 - Teresina (PI). Filho de Pedro Leopoldino Ferreira e Elzira Martins Nogueira. Formado em Medicina, pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Gestão Universitária pela Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro. Fez Especialização em Medicina Tropical, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da Universidade Federal de Pernambuco. Professor universitário do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal do Piauí. Dentre outros cargos e funções, exerceu o mandato de Reitor da Universidade Federal do Piauí, por dois mandatos. Participou de vários Congressos. Bibliografia: “O Ensino da Saúde Coletiva” (Edufpi, 1996); “Aspectos da Eutanásia – Cadernos do Mestrado em Medicina Tropical da UFPE” (1979), monografia; “Avaliação Institucional na Universidade – Fundamentos de uma Ação” (1995), monografia e “Avaliação Institucional da Universidade Federal do Piauí” (1995), monografia.

LERZUNDI, Alejo (Alejo Lerzundi Silvera) – n. 17-07-1946 - Peru. Especialista em Planejamento do Desenvolvimento, pelo Centre National de la Recherche Scientifique – CNRS – Paris - Fraça; Master Sciencia em Economia Agrícola, pelo Instituto Interamericano de Ciências Agrícolas - IICA, Centro de Pesquisa da Reforma Agrária, IICA/CIRA - Colômbia; Engenheiro Agrônomo, pela Universidade Nacional São Antônio Abad do Cusco. Exerceu vários cargos e funções, dentre os quais, o de professor universitário, e Diretor da Cooperação Técnica Internacional no Ministério da Agricultura no Peru. É Consultor Internacional do Projeto da Cooperação Técnica Internacional IICA-ÕEA, PCT, IICA/SEPLAN-PCPR II, e Assessor da Secretaria de Planejamento e do Projeto de Combate à Pobreza Rural no Estado de Piauí. Artista plástico e poliglota. Bibliografia: “Guia para Analise de Inovações em Projetos de Desenvolvimento Rural - O Caso do PCPR, no Estado do Piauí. (Pub. Carta CEPRO. Teresina v.20, n.2, p.1-83, maio/agosto 2001); “Experiências Bem Sucedidas no Combate a Pobreza Rural no Piauí – O Caso dos Projetos de Infra-estrutura e Produtivos (Pub. Carta CEPRO. Teresina n.1, v.22, p.1-123, janeiro/junho. 2003); “Projeto de Combate a Pobreza Rural – Características Históricas de sua Formação” (Pub. Carta CEPRO. Teresina v.21, n.1, p.1-123, janeiro/junho. 2003) e outros.

LESSA, Auri (Maria Auri Bezerra Andrade Lessa) – n. 24-08-1942 - General Sampaio (CE). Poetisa, cronista e professora. Licenciada em Letras. Lecionou na Escola Técnica Federal do Piauí. De 1978 a 1980, trabalhou na alfabetização de prostitutas. Militou no Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua. Atualmente é empresária do ramo de hotelaria em Cajueiro da Praia, PI. Bibliografia: "A Órfã Mental" (1970); "Problemas Sociais em Ritmo de Poesia" (1974); "Ciranda da Vida" (1981) e "Caminhos da Rua" (1994).

LIBÓRIO, Paulo de Tarso Batista – n. 30-10-1949 - Picos (PI). Professor, ator e teatrólogo. Formado em Filosofia e Teologia, em Salvador (BA). Tem Mestrado em História da Cultura Brasileira e pós-graduação em Arte e Cultura Barroca, pela PUC/RS. Bibliografia: "Imagens Sacras dos Séculos XVIII e XIX das Igrejas de Oeiras, Piauí". Tem inédito: "História da Arte Sacra Piauiense e uma peça teatral". Colaborou com a revista "Veredas Culturarte", onde publicou "A Virgem Maria na Arte Sacra Brasileira".

LIGÓRIO, Afonso (Afonso Ligório Pires de Carvalho) – n. 20-10-1928 - Luzilândia (PI). Bacharel em Direito, professor, cronista, romancista e contista. Jornalista profissional com especialização em Madri, Espanha. Formado em Direito. Trabalhou no Diário de Pernambuco, Última Hora, de São Paulo, Agência Nacional e Correio Braziliense. Fundador de O Autêntico (Teresina), Revista de Atualidade Indígena (Brasília), editor da Revista Brasileira de Sanidade Mental. Professor de Introdução à Ciência da Comunicação, no CEUB. Foi um dos fundadores do Clube dos Novos. Membro da Associação Nacional de Escritores e da Academia Piauiense de Letras. É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1998), de Adrião Neto. Bibliografia: “Só Esta Vez”, contos traduzidos para o Inglês e para o Espanhol; “A Hora Marcada” e “Tempos de Leônidas Mello” (1994), trabalho classificado em primeiro lugar no concurso de monografia instituído pela Assembléia Legislativa do Estado do Piauí e Academia Piauiense de Letras. “Aníbal Fernandes - um espadachim da imprensa” (1997); “Capitania do Açúcar” (2000), romance; “Outros Tempos” (2003); “Terra do Gado – A Conquista da Capitania do Piauí na Pata do Boi” (2007) e outros. Participou da antologia “Cronistas de Brasília” (1995), organizada por Aglaia Souza e da “Coletânea de Escritores Brasileiros Contemporâneos em Prosa e Verso” (1999), organizada por Adrião Neto.

LIMA, Adalberto Antônio de – n. 15-05-1952 – Picos (PI). Filho de Antônio Benedito de Lima e Antônia Josefa de Sousa Lima. Bancário aposentado. Bibliografia: “Senda de Flores e Espinhos”; “Pão de Mel e Fel”; “Uma Luz na Escuridão”. É co-autor de “Saga dos Marianos” (2008). Organizou os livros: “Genealogia e Memórias de uma Família” (2006); “O Brasil Nosso de Cada Dia” (2007) e “Fagulhas e Lampejos” (2008).

LIMA, Anna Ezilda Portela Memória – n. 26-07-1984 – Piripiri (PI). Filha de Francisco Gilberto Lima e Sônia Maria Portela Memória Lima. Bacharela em Nutrição, pela Novafapi (Teresina, PI). Poetisa. Participou da antologia “Poetas de Piripiri” (2008), organizada por Cléa Rezende Neves de Melo e Eliane da Silva César.

LIMA, Antônio Mariano de – Poeta piauiense. Participou das publicações do Grupo Brasília de Comunicação (1995). Lamentavelmente, em prejuízo da divulgação do próprio autor e de sua atividade literária, a obra não apresenta dados biográficos.

LIMA, Benedito dos Santos – Veja: BEMBEM

LIMA, Benjamim dos Santos – Veja: SANTOS, Benjamim

LIMA, Ernâne Getirana de – Veja: GETIRANA, Ernâne

LIMA, Francisco Alves de – n. 02-01-1869 - Pedro II (PI), f. 24-01-1958 - Fortaleza (CE). Filho de Francisco Alves de Moraes e Raquel Cecília de Oliveira Lima. Magistrado, professor universitário, jornalista, poeta e jurista. Formado em Direito, pela Faculdade de Recife, em 1891. Membro fundador da Academia Cearense de Letras e da Padaria Espiritual. Foi professor universitário em Fortaleza; promotor de justiça e juiz de direito de várias comarcas do interior do Ceará. Bibliografia: "Estrofes" (1909) e "A Psicologia do Direito”. Publicou ainda através da Revista Ciências e Letras "A Base Física do Estado"; "O Código Civil e a Idéia da Força do Direito"; “O Direito Internacional Privado e a Liberdade de Consciência” e vários outros estudos.

LIMA, Francisco de Assis – n. 27-02-1966 - Campo Maior (PI). Professor, poeta e historiador. Licenciado em História, especialista em História do Brasil, pela Universidade Estadual do Piauí / Campus Heróis do Jenipapo, em Campo Maior. Agitar cultural e líder estudantil e sindical. Foi um dos fundadores do Grupo Amador de Teatro de Campo Maior e da Rádio Cultura de São João da Serra. Exerceu vários cargos públicos, destacando-se o de Gerente Regional de Esporte e Cultura da FAGEP/FUNDEC e Diretor do Terminal Rodoviário Zezé Paz. Dirigiu a Associação Universitária de Campo Maior. Bibliografia: “Campo Maior em Recortes” (2008), história.

LIMA, Francisco Erivan Coutinho – n. 08-08-1957 - Picos (PI). Poeta, radialista e jornalista. Tem curso de Extensão Universitária sobre Fenômenos Parapsicológicos, ministrado pela Faculdade Anchieta de São Paulo. Livreiro e editor do Jornal de Picos e do Gazeta Popular. Repórter da Rádio Difusora de Picos e correspondente da TV Clube de Teresina. Bibliografia: "Por Que Não Ver Longe" (1985), poesias e pensamentos.

LIMA, Francisco Meton Marques de – Veja: MARQUES, Meton

LIMA, Frederico Osanan Amorim – Professor. Formado em História, pela Universidade Estadual do Piauí. Especialista e mestre em História do Brasil, pela Universidade Federal do Piauí. Professor da UESPI, onde coordena o curso de Licenciatura Plena em História. Atua também como coordenador do curso de Pós-graduação (lato sensu) em História do Brasil da Faculdade Piauiense. Participou do livro-álbum: “Parnaíba de A a Z Guia Afetivo” (2008), organizado por José de Nicodemos Alves Ramos.

LIMA, Gabriel Alves – Veja: BILA, Gabriel

LIMA, Getúlio Targino – Veja: TARGINO, Getúlio

LIMA, Gildes Maria Silveira – n. 01-09-1956 - São Francisco (MA). Poetisa. Sócia da União Brasileira de Escritores do Piauí. Bibliografia: "Terê", poemas. Foi incluída na antologia poética "Postais da Cidade Verde" (1988).

LIMA, Iracilda Maria de Moura Fé – Veja: FÉ, Iracilda Maria de Moura

LIMA, J. – n. 24-06-1966 - Oeiras (PI). Poeta. Cursou o segundo grau em Teresina, onde reside. Participou da coletânea "Poesia Teresinense Hoje" (1988), publicado pela Fundação Cultural Mons. Chaves.

LIMA, J. A. (José do Amparo Ferreira Lima) – n. 07-08-1938 - Matias Olímpio (PI). Filho de Raimundo Ferreira Lima e Maria Barbosa Lima. Exerce as funções de administrador, contador e consultor de empresas. Possui diversos cursos na sua área de atividade profissional. Presidiu o Clube dos Contabilistas. Exerceu as funções de Monitor Regional de Expansão da Ordem Rosa Cruz e de Mestre do Capítulo Rosa Cruz de Teresina. Mestre maçom e venerável mestre. Membro da União Brasileira de Escritores do Piauí e da Academia de Letras da Região do Baixo Parnaíba. É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1998), de Adrião Neto. Bibliografia: “Tempos e Silêncio” (1988, 1993 e 1996); “Lendas da Infância”, contos, e “As Flores Nascem no Deserto”, contos.

LIMA, Joaquim Manoel de – n. 19-05-1964 – Francisco Santos (PI). Filho de Manoel do Nascimento Lima e Maria do Socorro Lima. Poeta popular e violeiro. Conhecido como Joaquim de Béu. Participou de diversos shows, cantorias e festivais, especialmente do Festival de Violeiros do Norte e Nordeste, realizados em Teresina pala Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí e do festival realizado pelo Sindicato dos Cantadores, onde por três vezes cantando em dupla com o poeta Zé do Néu, conquistou o 1º lugar. Foi incluído na “Antologia dos Cantadores e Poetas Populares do Piauí” (2006), organizada por Joames.

LIMA, João Batista Ferreira – n. 29-08-1948 – Crateús (CE). Filho de Francisco Ferreira Lima e Ana de Maria Lima. Poeta de bancada e repentista. Radicado no Piauí há vários anos. Autor de algumas obras, dentre elas: “Coletânea de Motes e Poemas”. Foi incluído na “Antologia dos Cantadores e Poetas Populares do Piauí” (2006), organizada por Joames.

LIMA, João Elísio de – n. 30-05-1948 – São Julião (PI). Escritor e radialista. Membro fundador da União Picoense de Escritores. Participou da “Antologia Upeana I” (2005), editada pela União Picoense de Escritores.

LIMA, João Paulo de – n. 26-06-1956 - Água Branca (PI). Filho de José Carlos de Lima e Ana de Freitas Lima. Formado em Música, pela Universidade Federal do Piauí, Bacharel em Direito, pela Universidade Estadual do Piauí. Pós-Graduado. Especialista em Direito Constitucional, pela Universidade Cândido Mendes (RJ) em convênio com o Instituto Magistratus, onde se qualificou em Metodologia do Ensino Superior. Bacharel em Segurança Pública, pela UESPI. Delegado de Polícia de Classe Especial da Polícia Civil do Piauí. Exerceu o cargo de Delegado Titular da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes. Em 1998, participou do Seminar on Criminal Investigation (Major Crime Investigation), promovido e realizado pelo governo Japonês, em Tóquio, Japão. Exerceu várias funções importantes no âmbito da Segurança Pública. Bibliografia: “Droga – Uma Estrada Só de Ida” (1996) e “Normas da Segurança Pública do Estado do Piauí” (2004). É o autor do Hino da Polícia Civil do Estado do Piauí.

LIMA, José Afonso de Araújo – n. 05-03-1954 - Campo Maior (PI). Filho de Domingos Bezerra Lima e Adélia de Araújo Lima. Poeta, cronista, ator e dramaturgo. Licenciado em História, pela UFPI. Presidiu a Federação de Teatro Amador do Piauí. Foi vice-presidente da Confederação Nacional de Teatro Amador. Dirigiu o antigo Sistema de Teatro do Piauí. Representou o SBAT no Piauí. Presidiu o Conselho Municipal de Cultura de Teresina. Foi Superintendente da Fundação Cultural Mons. Chaves. É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1998), de Adrião Neto. Autor de: “A Guerra dos Cupins”; “Opressão”, poesias e crônicas; “Xanduca”; “Itararé - A República dos Desvalidos”. Participou dos livros “A Nova Dramaturgia Piauiense” (1989) e “Dramaturgia Piauiense” (1998), ambos editados pela Fundação Cultural Mons. Chaves e da coletânea “Aviso Prévio” (1997).

LIMA, José Aécio Bezerra – n. 19-08-1949 - Picos (PI). Contador e contista. Membro da UBE/PI. Participou da fundação da Academia de Letras da Região de Picos - ALERP. Bibliografia: "Na Correnteza da Vida", contos.

LIMA, José Coriolano de Sousa – Veja: CORIOLANO, J.

LIMA, José Hiran Barbosa – n. 22-05-1965 - Elesbão Veloso (PI). Filho de Manoel Barbosa Lima e Maria de Jesus Barbosa Lima. Professor e poeta. Fez dois cursos em nível de 2º graus: Científico e Magistério. Atualmente faz o curso de Licenciatura Plena em Letras / Português na Universidade Estadual do Piauí, Núcleo de Elesbão Veloso. É serventuário da justiça e professor da rede particular de ensino. Participou da “Antologia de Autores Elesbonenses” (1999), organizada por Maria Nilza, Celina Silva e Juraci Leite de Carvalho.

LIMA, José Nogueira – n. 1935 - Pedro II (PI). Filho de Manoel Nogueira Lima e Maria de Lourdes Lima. Poeta, jornalista, empresário e agropecuarista. Foi diretor do jornal O Dia. Colaborou com o jornal O Estado. Durante cinco anos foi diretor de jornalismo da Rádio Tropical AM, de Teresina. Exerceu o cargo de diretor administrativo e financeiro da Comepi. Atualmente é diretor gerente da Rádio Cruzeiro de Pedro II. Participou da “Antologia de Pedro II” (2002), organizada pelo Des. Tomaz Gomes Campelo.

LIMA, José Osvaldo Lavôr de – Veja: LAVÔR, Osvaldo

LIMA, Lara Larissa de Araújo – n. 23-10-1985 - Teresina (PI). Filha de um casal de juizes. Residiu em várias comarcas do interior piauiense. Estudante universitária dos cursos de Direito e de Jornalismo. Bibliografia: “Primeiros Contos de Lara” (1994 - publicados aos nove anos de idade) e “A Terra dos Sonhos Mortos” (2005), prosa.

LIMA, Lucélia Mateus – n. 17-09-1979 – Floriano (PI). Filha de Carlos Alberto Lima e Antônia Mateus Lima. Intérprete de LIBRAS, professora da rede pública estadual de ensino (Educação Especial) e Acadêmica do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, bloco IV, da Universidade Estadual do Piauí / Campus Josefina Demes, de Floriano. Participou da coletânea: “Revelando Poetas” (2007), organizada pela turma da UESPI, da disciplina de Literatura Infanto-Juvenil.

LIMA, Luís Bernardes – Natural de São João da Canabrava (PI). Engenheiro Civil, formado pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Ceará. Foi professor, diretor e proprietário de escola. Exerceu a função de Engenheiro do DER-PI, da Prefeitura de Picos e do 3º BEC. Empresário. Foi sócio-gerente da empresa Rosa-Lux. Sócio-gerente da empresa L. B. Lima Construções e Consultoria Técnica Ltda. Sócio fundador da APAE. Presidiu a Associação Profissional dos Engenheiros de Picos. É membro da Academia de Letras da Região de Picos. Bibliografia: “As Vozes dos Vinhedos Verdes Vêm dos Ventos” (1967), “Espírita com Visão de Mundo” (1997), “Nordeste Grande Sertão” (2000) e “Espírita com Dimensão de Mundo” (2000). Participou de uma antologia publicada pelo Instituto Internacional da Poesia de Porto Alegre (1980).

LIMA, Luiz Romero – n. 15-01-1954 - Parambu (CE). Filho de José Romero Lima e Francisca Joana de Lima. Professor e crítico literário. Fez Licenciatura Plena em Letras. Tem curso de Especialização em Teoria da Literatura, feito pela Universidade Federal de Pernambuco. Fez também cursos de extensão, aperfeiçoamento e atualização, entre os quais destacamos Introdução à Arqueologia, Literatura Piauiense e Desenvolvimento Brasileiro. Ex-professor da FADEP lecionou Teoria da Literatura e Literatura IV: Autores Piauienses, em cuja cadeira estimulou a pesquisa de autores locais, produzindo 44 monografias. Escreveu artigos de crítica para jornais e revistas locais. Leciona Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa no colégio Sapiens. É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1998), de Adrião Neto. Bibliografia: "Literatura Piauiense" (1994) e “Presença da Literatura Piauiense nos Vestibulares”.///////////////////////////

LIMA, Manuel Ildefonso de Sousa – n. 03-10-1832 - Príncipe Imperial (PI), atual Crateús (CE), f. 19-01-1897-Santo Amaro (BA). Formado em Direito, pela Faculdade de Direito do Recife. Advogado, magistrado, Juiz de Direito. Bibliografia: "Refutação ao Manisfesto do Dr. Gabriel Luiz Ferreira, ex-governador do Piauí, pelo Juiz de Direito”, 1892. Referência: Sacramento Blake, “Dicionário Bibliográfico Brasileiro”.

LIMA, Manoel Lopes Correia – n. 1858 - Príncipe Imperial, que à época pertencia ao Piauí, f. 1929 - Teresina (PI). Poeta, historiador, jornalista. Foi promotor público no Ceará e no Piauí, secretário da Câmara Municipal de Teresina, administrador dos Correios, no Piauí, e secretário da Junta Comercial. Bibliografia: "A Libertação do Ceará" e "A Imprensa no Piauí". Deixou vários poemas inéditos.

LIMA, Manoel Ricardo de – n.1970 – Parnaíba (PI). Poeta e professor. Graduado em Filosofia e Mestrado em Letras, pela Universidade Federal do Ceará. Doutor em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde é professor de Língua Portuguesa. Bolsista de Pós-Doutorado, CNPQ, com pesquisa sobre Joaquim Cardozo e Mário Faustino. Bibliografia: “Embrulho” (2000), poemas; “Falas Inacabadas – objetos e um poema” (2000), em parceria com a artista plástica Elida Tessler; “Entre Percurso e Vanguarda – Alguma Poesia de Paulo Laminski” (2002), ensaio; “As Mães” (2003), prosa-poesia; “Outra Manhã” (2006), em parceria com Aníbal Cristobo e Eduardo Frota, e “Quando todos os acidentes acontecem”. Organizou as coletâneas “A nossos pés” e “A Visita”, com Isabella Marcatti (Barracuda). Coordena a coleção Móbile, de mini-ensaios e a série Alpendre de Poesia, com Carlos Augusto Lima.

LIMA, Marcos Patrício Nogueira – Veja: NOGUEIRA, Marcos Patrício

LIMA, Marcus Vinicius de Carvalho – n. 16-10-1981 - Rio de Janeiro (RJ). Filho de Vicente de Paula Lima e Maria Socorro de Carvalho Lima. Poeta. Residiu em Teresina. Estudou no Instituto Dom Barreto e no Colégio Diocesano. Bibliografia: Pétalas do Mundo (1999), poemas.

LIMA, Maria do Socorro – n. 1949 - Valença (PI). Filha de Luís Benedito de Lima e Maria Madalena de Lima. Poetisa. Exerceu as atividades de professora, bancária e de servidora da Secretaria de Fazenda do Estado do Piauí. Bibliografia: “Raízes” (2000), poemas e “Titubeando” (2001), poemas.

HOLANDA, Karla – Professora universitária, cineasta e documentarista piauiense. Mestre em multimeios, pelo Instituto de Artes, da Unicamp. Residiu em Fortaleza (CE). Mora no rio e um tanto em São Paulo. Trabalha com audiovisual desde de 1992, tendo realizado vários documentários, especialmente sobre escritores como Pedro Nava, Rachel de Queiroz, Aníbal Machado, Antônio Sales e Lúcio Cardoso, além de curtas como “Vestígio” e “Riso das Flores”. Autora do livro: “Documentário Nordestino – mapeamento histórico e análise” (2008), com prefácio de Fernão Pessoa Ramos.

LIMA, Mariano – Natural do Piauí. Poeta. Bibliografia: "Vida, Pó e Poeira" (1981), Teresina. Lamentavelmente, em prejuízo da divulgação do próprio autor e de sua atividade literária, a obra não apresenta dados biográficos.

LIMA, Miguel Vieira de Barros – n. 29-09-1963 – Comunidade Tabocas, Canto do Buriti (PI). Poeta, político e professor. Licenciado em Letras, pela Universidade Estadual do Piauí / Campus “Josefina Demis”. Fez Pós-Graduação em Teoria do Texto e Literatura da Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Piauí / Campus “Amílcar Sobaral”. É bacharelando do Curso de Direito da UESPI. Antes de se formar foi estudante dos cursos de Geografia, Agronomia e Letras. Professor da rede estadual e municipal de ensino. Exerceu todos os cargos e funções na Rede Estadual de Ensino, inclusive o de Diretor Regional. Eleito vereador para o quatriênio: 01-01-2005/01-01-2009. Presidiu a Câmara Municipal de Floriano. Membro honorário da Academia de Letras e Belas Artes de Floriano e Vale do Parnaíba. Bibliografia: "Misturas Poéticas", "Coisas do Mundo", "Muros da Liberdade” e “Uma Estrela” (2005), poemas. Com o poema “Rio Agonizante” foi incluído numa importante antologia.

LIMA, Moura (Jorge Lima de Moura) – n. 02-12-1950 - Fazenda Capim-Puba, atual Heitoraí, município de Itaberaí (GO). Filho de Guiomar Rodrigues de Moura e Conceição Lima de Moura. Advogado e Agrimensor. Fez Especialização em Processo Civil e Pós-graduação em Língua Portuguesa. Romancista, contista, poeta e ensaísta. Servidor público federal. Membro fundador e ex-vice-presidente da Academia Tocantinense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico, e do Conselho de Cultura do Tocantins. Sócio correspondente da Academia Piauiense de Letras. É um dos maiores regionalistas do Brasil. Sua obra conquistou lugar de destaque no cenário cultural brasileiro, merecendo retumbante aplauso da crítica literária especializada, fazendo-se merecedora de várias premiações, ressaltando-se o Prêmio Destaque do Ano, na Área de Literatura, concedido pela Rádio Tocantins FM ao romance Serra dos Pilões, como a melhor obra produzida no Estado do Tocantins no ano de 1995 e o Prêmio Malba Than de Literatura / 2000, do Concurso dos 500 anos do Brasil, concedido pela Academia Carioca de Letras e UBE/RJ, ao livro “Veredão – Contos Regionais e Folclóricos”. Dentre outras honrarias, detém o Título Honorífico de Cidadão Piauiense, Cidadão Gurupiense, o Diploma de “Personalidade Cultural da UBE/RJ”, o Diploma de “Personalidade Cultural do Século”, outorgado pela Academia de Letras da Região de Sete Cidades (PI), o Diploma do Mérito Cultural Da Costa e Silva, conferido pela UBE/PI e o Diploma do Mérito Cultural Firmino Teixeira do Amaral, outorgado pela Fundação Nordestina do Cordel e Revista De Repente. É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1988 e 1999) e no “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Piauienses” (publicado na internet), ambos de Adrião Neto, do “Dicionário Biobibliográfico de Goiás” (1999), do “Dicionário Biobibliográfico do Tocantins” (2001) e do “Dicionário Biobibliográfico Regional do Brasil” (publicado na Internet), todos de Mário Ribeiro Martins. Seu nome consta de várias outras obra. Sua obra é estudada por Francisco Miguel de Moura, no livro (Ensaio) "Moura Lima: do Romance ao Conto-Travessia Fecunda pelos Sertões de Goiás e Tocantins" (2002), e por Moema de Castro e Silva Olival, no livro (Ensaio) "Moura Lima-A Voz Pontual da Alma Tocantinense-Estudo-Crítico, Histórico-Biográfico" (2004). Bibliografia: “Poemas Errantes” (1972); Sargentão do Beco”, peça teatral (1972); “O Caminho das Tropas”; “Serra do Pilões – Jagunços e Tropeiros”, romance (1995, 1996 e 2001); “Egrégora Poética”; “Solidões do Araguaia”, romance; “Veredão – Contos Regionais e Folclóricos” (1999), contos; “Mucunã – Contos e Lendas do Sertão (2000); “Negro D’Água – Mitos e Lendas do Tocantins” (2002); “Chão das Carabinas – Coronéis, Peões e Boiadeiros” (2002), romance e “Zênite – A Linguagem dos Trópicos” (2006). Tem outras obras inéditas. Comentário: “De fato, é extremamente considerável, na literatura de Moura Lima, o valor documental, independente do estilo marcante, a começar pela contribuição lexicográfica. Para o estudioso de etnografia e de folclore, o sociólogo e o historiador, o dicionarista, o filólogo, é um vasto campo para pesquisa. Como regionalista profundo, o escritor Moura Lima se enquadra no que poderíamos chamar de documentarista”... (Adrião Neto, in “Trilogia Tocantinense”).

LIMA, Mundico (Raimundo de Sousa Lima) – n. 01-1917 - Lugar Rapa Canela, no município de Porto Alegre, atual Luzilândia (PI). Autodidata. Sentindo a necessidade de aprender a ler, depois de casado, contratou uma professora. Exerceu a profissão de barbeiro. Foi o proprietário do salão Para Todos, em Teresina. É autor do romance “Eu vou Contar”, editado pela Print Art Gráfica e Editora.

LIMA, Nilo Correia – n. 03-07-1923 - Crateús (CE). Poeta e jornalista. Radicou-se em Teresina desde os cinco anos de idade. Colaborou na imprensa piauiense. Foi incluído na "Antologia de Sonetos Piauienses”, de Félix Aires (1972), com o poema "Soneto".

LIMA, Nilsângela Cardosa – Professora. Pós-graduada em História, pela Universidade Federal do Piauí. Com o texto: "Invisíveis Asas das Ondas ZYQ-3: O Impacto da Rádio Difusora de Teresina na Década de 1950" participou da primeira parte da coletânea: "Encruzilhadas da História: Rádio e Memória" (2007), organizada pelos historiadores Alcides Nascimento e Francisco Santiago Jr. Seu texto foi incluído na parte intitulada: "Rádio e História no Piauí". A obra, elaborada por sete historiadores, reúne uma gama de informações sobre a influência do rádio na sociedade piauiense.

LIMA, Newton de Oliveira – n. 30-10-1977 - Teresina (PI). Filho de Roberto Ferreira Lima e Maria de Fátima de Oliveira Lima. Graduado em Direito pela CEUT, tendo sido o orador da turma. Advogado militante e professor universitário. Foi líder estudantil. Militou no Grêmio Estudantil do Colégio Diocesano e no DCE do CEUT. Lecionou a disciplina: Direito Civil Avançado, na Universidade Estadual do Piauí. Colabora com a imprensa local, escrevendo artigos para os jornais O Dia e Diário do Povo. De 2001 a 2002, colaborou com a “Revista da Ceut”, escrevendo artigos científicos e literários. Em 2003, com a obra "Romantismo e Neoclassicismo: liberdade versus formalismo na criação artística", foi classificado em 3º lugar, no Concurso Literário, categoria Ensaio, Prêmio “Mário Faustino, promovido pela Fundação Cultural do Piauí. Organizou e participou da coletânea: “Tópicos Polêmicos e Atuais do Direito” , editada pela FUESPI-SEGRAJUS. O seu texto inserido na coletânea intitula-se: “O Jusnaturalismo Axiológico de Gustav Radbruch”.

LIMA, Olavo Alexandrino Correia – n. 28-10-1914 - Tauá (CE). Jornalista, historiador, professor e antropólogo. Formado em Medicina. Foi chefe do Ambulatório de Pediatria da Santa Casa de Misericórdia de Teresina e, depois, do Hospital Getúlio Vargas. Pertence ao Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão e à Sociedade de Medicina do Piauí. Bibliografia: "Eu e a Mamãe"; "Serviço Social e Medicina do Trabalho"; "Odontologia Legal da Saliva"; "Genealogia da Família Correia Lima" e outros.

LIMA, Ozeas de Sousa – n. 31-01-1956 -Teresina (PI). Filho de Raimundo de Sousa Lima e Maria do Nascimento Lima. Médico Veterinário, formado pela Universidade Federal do Piauí. Poeta e ator. Participou dos movimentos culturais do Parque Piauí. Tem trabalhos publicados em antologias e nos jornais “Hábeas-Corpus” e “O Osso”.

LIMA, Ozias de Sousa – n. 09-04-1957 - Teresina (PI). Filho de Raimundo de Sousa Lima e Maria do Nascimento Lima. Formado em Letras, pela Universidade Federal do Piauí. Professor, gramático, poeta, contista e cronista. Estudioso de gramática e de textualização. Participante ativo do Língua Viva, desde a sua primeira edição. Participou dos movimentos culturais do Parque Piauí. Fundador dos jornais “Hábeas-Corpus” e “O Osso”. Lecionou em 44 escolas do Piauí e em 12 fora do Estado. Bibliografia: “Aprendiz de Gramática”, volumes 1 e 2 (2001 e 2002). Autor da Série Contexto, com previsão de 15 volumes, dentre eles: “Para Gostar de Verbo” (2004), “Para Gostar de Ortografia” (2004) e “Para Gostar de Substantivo e de Pronome”.

LIMA, Raimundo Nonato Alves de – Veja: RAL

LIMA, Raimundo Sousa – n. 1911 - Parnaíba (PI), f. 1976 - Parnaíba (PI). Estivador, comerciário, guarda-livros e jornalista. É patrono de uma das Cadeiras da Academia Parnaibana de Letras. Bibliografia: "Vareiros do Parnaíba e Outras Estórias", edição póstuma, pela então Secretaria de Cultura do Estado do Piauí.

LIMA, Reginaldo Gonçalves de – n. 14-06-1945 - Jaboatão dos Guararapes (PE), f. agosto/1998-São Paulo (SP). Filho de Arlindo Gonçalves de Lima e Maria Dulce de Lima. Poeta, cronista, historiador, professor e jornalista. Formado em Contabilidade e em Administração de Empresas. Foi chefe de escritório e contador do Clube Volkswagen do Brasil, supervisor administrativo da filial metropolitana da Olivetti do Brasil, em Recife, chefe de escritório territorial da Olivetti do Brasil para o Maranhão e Piauí, diretor regional do jornal O Dia, com sede em Campo Maior, diretor administrativo do Sistema Integrado de Comunicação O Dia. Fundador da Gazeta Campomaiorense. Bibliografia: "(M)eu Poeta(r)" (1989) e "Geração Campo Maior - anotações para uma enciclopédia" (1995). Comentário: O autor, como num passe de mágica miraculosa, ressuscitou figuras imersas no esquecimento, desencantou velhos sítios históricos, restaurou carcomidos alfarrábios... (Elmar Carvalho, in apresentação de "Geração Campo Maior...").

LIMA, Rita Teles de – n. 29-11-1943 - Matias Olímpio (PI). Formada em Teologia, pela Faculdade Católica de Brasília. Dedicada ao trabalho humanitário. Foi co-fundadora do movimento Albergues da Juventude, em Brasília. Recebeu da Administração Regional de Taguatinga a comenda de Pioneira. Membro do Sindicato dos Escritores de Brasília e da Casa do Poeta Brasileiro. Participou da VII Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro, em 1995. Bibliografia: “Almas Gêmeas” (1995). Participou da antologia em homenagem à capital de todos os brasileiros: “Brasília: Vida em Poesia” (1996), organizada por Ronaldo Alves Mousinho e da coletânea “20 Anos da Casa do Poeta Brasileiro” (1998).

LIMA, Solimar Oliveira – n. 05-12-1961 - Pirapemas (MA). Professor. Graduado em Ciências Econômicas. Mestre em História do Brasil. Professor do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Piauí. Bibliografia: "Análise das Políticas Governamentais para o Setor Urbano Piauiense" (In revista Carta Cepro, v. 110, 1984), em parceria com William Jorge Bandeira; "Indefinição e Distribuição Espacial da População Negra no Piauí" (In revista Carta Cepro, v. 12, nº 1, 1987); "Invasões e Tensões Sociais nas Áreas Urbanas: O Caso de Teresina, Piauí" (In revista Carta Cepro, v. 12, nº 2, 1987); "Dos Campos às Senzalas" (In revista da Secretaria da Educação do RS, ano XXVII, nº 177, 1993) e outros.

LIMA, Wanderson (José Wanderson Lima Torres) – n. 31-10-1975 - Valença do Piauí (PI). Filho de Francisco Barbosa Torres e Francisca Maria de Jesus Lima Torres. Poeta e professor. Formado em Letras, pela Universidade Federal do Piauí e em Direito, pela Universidade Estadual do Piauí. Professor de Literatura e Língua Portuguesa. Em 2003, foi classificado em 1º lugar no concurso de poesia – Prêmio “Torquanto Neto”, promovido pela Fundação Cultural do Piauí - FUNDAC. Bibliografia: “Escola de Ícaro – O Exercício Necessário da Queda” (2000), poemas; “Morgologia da Noite” (2001), poemas e “Balé de Pedra” – obra premiada pela FUNDAC, editado na coletânea “Poesia – Concursos Literários do Piauí” (2005).

LIMA, Washington Luiz Cardoso – n. 0-11-1998 - Teresina (PI). Filho de Luiz de Souza Lima e Carmélia Cardoso da Silva Lima. Formado em Licenciatura Plena em Filosofia, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Exerce a profissão de jornalista desde novembro de 1982, trabalhando no Jornal O Dia, onde iniciou a carreira. Foi Assessor de Imprensa da antiga Fundação Cultural do Piauí durante o Governo Guilherme Melo, e Assessor da Imprensa da Secretaria da Fazenda do Estado, no Governo Francisco de Assis Moraes Souza. Prêmios: ganhou por dois anos seguidos o terceito lugar no Concurso de Reportagem "Jornalista Paulo de Tarso", a Prefeitura Municipal de Teresina. Cargos: Iniciou a carreira como repórter de Cidade do jornal O Dia. Mais tarde assumiu o cargo de Editor de Cidades do mesmo jornal. Membro da União Brasileira de Escritores do Piauí. Bibliografia: “Cosmoteoria – O Não Absoluto e a Era da Consubstanciação” (1996).

LIMA NETO, João Alfredo de Carvalho – n. 26-04-1984 - Teresina (PI). Filho do comerciante Francivaldo de Ribeiro e Moraes e professora Maria da Conceição de Carvalho Lima Moraes. Estudou na Unidade Escolar “Antonieta Ribeiro Moraes” onde aprendeu as primeiras letras. Concluiu a 1ª série no Educandário “Santa Clara”. Conquistou o primeiro lugar no primário da Escola Wall Disney, onde concluiu a 3ª série. Reside em Demerval Lobão, onde é locutor do programa MPB 2001, veiculado na Rádio Ribeirão - AM, apresentado em parceria com J. Ribeiro. Bibliografia: “Estórias dos Meus Sonhos”, plaquete prefaciada por Pedro Mendes Ribeiro.

LIMA SOBRINHO, Barbosa (Alexandre José Barbosa Lima Sobrinho) – n. 22-01-1897 - Recife (PE), f. 16-07-2000-Rio de Janeiro (RJ). Político, advogado, jornalista, historiador, conferencista e ensaísta. Foi deputado federal por várias legislaturas e governador de Pernambuco por dois mandatos. Presidiu a Associação Brasileira de Imprensa. Membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia de Ciências de Lisboa. É verbete do “Dicionário Histórico e Geográfico do Estado do Piauí” (1994), de Cláudio Bastos. Bibliografia: "O Devassamento do Piauí"; "Árvore do Bem e do Mal"; "A Questão Ortográfica e os Compromissos do Brasil"; "Pernambuco e o Rio São Francisco" e outros.

LINHARES, Nilson Pereira – n. 17-09-1963 - Teresina (PI). Filho de Francisco de Sales Linhares e Maria de Lourdes Pereira Linhares. Membro da União Brasileira de Escritores do Piauí. Bibliografia: “Meu Rosto, Meu Resto” e “Ansejos e Desejos”.

LIRA, Osmália Pereira – n. 13-01-1963 - Barras (PI). Poetisa e professora. Pedagoga. Foi Coordenadora de Eventos Culturais da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Barras. Sócia da UBE/PI. Participou de uma antologia poética publicada pela Shogun Arte e da coletânea de poemas “Florilégio” (1995).

LOBÃO, Adriano (Adriano Lobão de Aragão) – n. 28-01-1977 - Teresina (PI). Filho de Pedro da Cruz Aragão e Maria do Socorro Lobão Aragão. Poeta, contista e professor. Formado em Letras/Português, pela UESPI. Presidiu o Centro Acadêmico de Letras da Uespi. Em 1998, com o livro “Uns Poemas”, foi o vencedor do Concurso Literário Novos Autores - categoria poesia, promovido pela Fundação Cultural Mons. Chaves, que editou a obra premiada. Em 2003, foi classificado em 2º lugar no concurso de poesia – Prêmio “Torquato Neto”, promovido pela Fundação Cultural do Piauí - FUNDAC. É um dos fundadores editores da Revista Amálgama. Bibliografia: “Uns Poemas” (1999); “Palavra”, (opúsculo com poemas em parceria com Mário Lima, 97), “Os Tempos e a Forma” (poemas, 97) e “Entre a Própria Lança na Rude Batalha em que Morra” – obra premiada pela FUNDAC, editado na coletânea “Poesia – Concursos Literários do Piauí” (2005). Participou das coletâneas “Letras” (UESPI, 97) “Rua Torquato Neto” (Uespi, 1998), Versos Diversos (97, Passos, MG) e Poetas do Brasil 2000 (98 - Porto Alegre, RS) e outras.

LOBÃO, Anfrísio (Anfrísio Neto Lobão Castelo Branco) – n.13-10-1944 - Teresina (PI). Filho de Mariano de Almendra Gaioso Castelo Branco e Lísia Lobão Castelo Branco. Graduado em Medicina, pela Universidade Federal da Bahia e Especializado em Psiquiatria, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pela Universidade Complutense de Madri, Espanha. Exerceu a clínica e o magistério. Dirigiu o Hospital Areolino de Abreu. Foi Secretário de Saúde do Estado e Reitor da Universidade Federal do Piauí.Presidiu a Associação Psiquiátrica do Piauí. Atualmente, é Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí. Bibliografia: Escreveu vários trabalhos especializados em sua área de atuação médica, destacando-se o livro: “Manual de Psicologia Médica” (1983); “Mandu Ladino” (2006) – Saga sobre a vida de um dos maiores líderes indíginas do Brasil, e “Abelheiras” (2008)

LOBO, Carlos Alberto de Melo – n. 28-06-1939-Teresina (PI). Filho de Lourival Lobo e Francisca Bezerra de Melo Lobo. Graduado em Direito, pela Universidade Federal do Piauí. Pós-Graduado em Gestão Universitária, pelo IEPES-SP / UFPI, e em Gerência e Tecnologia de Qualidade, pela UFPI / CEFET-MG. Político, professor universitário, radialista e poeta. Participou de vários cursos, encontros, simpósios, seminários e congressos, realizados no Piauí e em outros Estados. Foi líder estudantil, e como tal, elegeu-se a Deputado à Assembléia Estudantil Secundarista, como representante da União dos Estudantes Secundaristas, e à Presidente do Centro de Estudos da Mocidade Idealista do Piauí. Na política partidária, elegeu-se a vereador de Teresina (12 anos de mandato). Como parlamentar municipal participou da diretoria da União dos Vereadores do Brasil e foi um dos fundadores e o primeiro Secretário Geral da Associação dos Vereadores do Piauí. Professor de Direito da Universidade Federal do Piauí. Exerceu os cargos de Secretário de Estado da Justiça e da Cidadania, e Secretário de Estado da Segurança Pública do Estado do Piauí. Foi agraciado com vários títulos, diplomas e medalhas, dentre os quais Diploma e Medalha de Comendador da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí. Bibliografia: “Um Grito no Ar” (2001), poemas.

LOBÃO, José do Rego – n. 17-11-1938 - União (PI). Advogado, político e escritor. Formado em Direito, pela Faculdade de Direito do Piauí. Bancário. Aposentou-se como Advogado Chefe da Assessoria Regional do Banco do Brasil, no Piauí. Exerceu a chefia de gabinete da Vice-governadoria do Estado. Foi Subsecretário e Secretário de Governo na administração estadual. Deputado estadual, por dois mandatos. Participou da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa do Piauí. Participou de comissões técnicas, foi líder de partido. Fez parte de representação da Assembléia fora do Estado, inclusive no Colégio Eleitoral, para eleição de Tancredo Neves à Presidência da República. Atualmente (2005), pela segunda vez, e Diretor Administrativo do TCE-PI. Foi redator do jornal Folha da Manhã. Bibliografia: “Atalhos” (2005), poesia e prosa.

LOIOLA, Antônio Araújo – n. 03-10-1943 – Tauá (CE). Filho de Luís Firmino e Juvenilia de Araújo Lima. Militar reformado, professor e escritor. Formado em Letras, pela Universidade Federal do Piauí. Cursou a Escola de Material Bélico do Exército, em Recife, PE. Fez ainda o Curso de Formação de Sargento de Engenharia do Exército e o Curso de Especialização de Sargentos de Engenharia do Exército. Foi instrutor militar e chefe de instrução do Tiro de Guerra de Campo Maior, PI. Exerce as funções de Técnico da Gerência Regional da Educação de Campo Maior; Diretor pedagógico e professor da Unidade Escolar Leonardo Da Vinci; Coordenador da Faculdade de Teologia do Brasil, onde também é professor. Fundador e ex-presidente da Academia Campomaiorense de Artes e Letras. Bibliografia: “Duro com Duro não dá bom Muro” (2005), romance. Autor do cordel “Cunha Neto – o Poeta da Saudade”. Tem trabalhos publicados na “Antologia Internacional Del’Secchi” e na “Antologia Internacional Palavras do 3º Milênio”. Autor dos poemas “Visão Panorâmica de Campo Maior” e “Aquarela Campomaiorense”.

LOIOLA, Sandrina Vérica – n. 24-07-1979 - Teresina (PI). Filho de Maria Rosa de Araújo. Poetisa e professora. Estudante do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da UESPI. É professora de Português na Escola Professora Rita Sales. Membro da União dos Escritores do Itararé - UEI. Participou do concurso literário “Novos Autores”. Foi incluída na “Antologia Urbana” (2000), poemas, editada pela UEI.

LOMBARDI, Virgínia Maria Pinheiro de Carvalho – n. 08-08-1947 - Parnaíba (PI), f. 15-08-1991 - Rio (RJ). Poetisa. Residia no Rio de Janeiro. Foi a segunda ocupante da Cadeira nº 1 da Academia Parnaibana de Letras. Faleceu vítima de acidente automobilístico. Bibliografia: "Vertente do Sonho".

LOPES, Evaldo – n. 26-07-1954 – Campo Maior (PI). Filho de Francisco Moreira Lopes e Expedita Moreira Lopes. Formado em Direito, pela Universidade Federal do Maranhão. Poeta e cronista. Agente de Polícia Federal em São Luís do Maranhão. Na década de 70 trabalhou no 2º Batalhão de Engenharia e Construção (Batalhão Heróis do Jenipapo) em Teresina, PI. Peta e cronista. Maçom, PX, filatelista, numismata e colecionador. Bibliografia: "Meu Canto Maior" (2010), poesias e "Crônicas Avulsas".

LOPES, Francisco Eduardo de Moraes – n. 04-02-1952 - Teresina (PI). Filho de Francisco de Moraes Lopes e Hilda de Moraes Lopes. Poeta, jornalista e radialista. Membro da UBE/PI. Foi um dos fundadores e editores da revista Madrigália. Bibliografia: "Na Poeira dos Dias". Participou de "Coração em Dois Tempos" e de "Dança do Caos".

LOPES, Francisco Raimundo da Silva – n. 24-03-1960 - Pedro II (PI). Filho de Salvador Lopes. Professor, poeta, radialista, locutor e diretor da Rádio AM Cruzeiro, de Pedro II. Tem curso Científico e Normal. É funcionário público municipal, lotado na Junta de Serviço Militar, da Suíça Piauiense. Participou da “Antologia de Pedro II” (2002), organizada pelo Des. Tomaz Gomes Campelo. Tem artigos publicados em revistas de educação e dois livros inéditos.

LOPES, José Ribamar Pereira – n. 07-05-1948 - Teresina (PI). Filho de Sérvulo Almeida Lopes e Maria Pereira Lopes. Estudou em sua terra natal. Fez cursinho no Colégio Corujão. Poeta e economiário aposentado. Trabalhou em “Nossa Caixa”, no Estado de São Paulo. Adota vários pseudônimos, dentre eles Avam Pree, Effattar, Letter e Talita Cume. Bibliografia: “O Parasita Fitogênico” , prosa e “Sonhos de Amor”, sonetos decassílabos.

LOPES, Kersia da Silva – n. 09-07-1985 – Floriano (PI). Filha de Francisco de Assis de Freitas Lopes e Maria Alcione da Silva Lopes. Acadêmica do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, bloco IV, da Universidade Estadual do Piauí / Campus Josefina Demes, de Floriano. Participou da coletânea: “Revelando Poetas” (2007), organizada pela turma da UESPI, da disciplina de Literatura Infanto-Juvenil.

LOPES, Loêide Landri – n. 15-03-1948 - Barra Grande, então município de Luís Correia, atual Cajueiro da Praia (PI). Filho de Raimundo de Sousa Lopes e Primitiva Veras Lopes. Militar e esotérico. Umbandista. Babalorixá de Xangô, conhecido no meio como Pai Loêide de Xangô, Caboclo Pena Verde do Terreiro de Sobradinho. Presidiu o Templo dos Orixás. Bibliografia: "Umbanda em Minha Vida" e "Os Orixás Também Falam".

LOPES, Lourdinha (Maria de Lourdes Lopes) – n. 14-04-1934 – Floriano (PI). Filha de Acrísio Pereira Lopes e Adelina Rosa Borborema Lopes. Professora e poetisa. Cursou Licenciatura Curta em Teologia, pela Universidade Federal do Piauí. Fez o Curso de CADES Português, no Instituto de Ciências da Universidade Federal do Ceará, e o Curso Superior de Pastoral Catequética no Instituto Superior de Pastoral Catequética – ISPAC, em Salvador (BA). Pós-graduou-se em Docência do Ensino Superior, pela Universidade Estadual do Piauí, em Floriano. Participou de vários outros cursos, treinamentos, encontros e seminários. Exerceu a função de diretora de escola. Foi Coordenadora e Supervisora do Movimento de Educação de Base – Sistema de Floriano. Membro da Academia de Letras e Artes de Floriano e Vale do Parnaíba. Sempre teve a vida voltada para atividades culturais, trabalhos sociais e religiosos. Organizou a “Pequena Antologia Poética de Floriano” (1998). A obra conta com a participação dos poetas: Werner Pereira Lopes, Arialdo Leite Pinheiro, Laura Borges, Pollyana Fonseca, Josenilda da Silva Pereira, José Nivaldo Júnior, Maria Daguia de Morais Sousa, Raimundo G. Carneiro e J. Miguel de Matos.

LOPES, Luís Paulo de Oliveira - n. 05-10-1938 – Floriano (PI). Filho de Joaquim Lopes e Beatriz Oliveira Lopes. Professor e historiador. Lecionou Pedagogia da Educação, Estrutura do Ensino e Inglês. Pesquisador da história de Floriano. Elaborou projetos históricos para a restauração de prédios públicos. Ambientalista. Luta pela preservação do Rio Parnaíba. Bibliografia: “Flagrantes de Uma Cidade” (1997).

LOPES, Maria Bittencourt – Veja: MAROQUINHA

LOPES, Maria do Carmo Martins – n. 23-06-1964 - Picos (PI). Filha de Pedro Augusto Martins Lopes e Margarida Martins Santos. Professora e ensaísta. Licenciada em Letras, pela Universidade Estadual do Piauí, onde também Pós-Graduou-se em Língua Portuguesa. Professora da UESPI e da Escola Normal de Picos. Bibliografia: “Francisco Miguel de Moura: Um Canto de Amor a Terra e ao Homem” (2000), editado pela Gráfica da UESPI.

LOPES, Paula Maria da Rocha – Poetisa e bancária florianense. Formada em Administração de Empresas, pela UFPE, Trabalhou no Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Banco do Estado do Piauí. Dedica-se à literatura de Cordel. Tem trabalhos publicados na Revista De Repente. Escreveu um cordel descrevendo a apresentação do Circo Aéreo Ônix e Esquadrilha da Fumaça nos céus de Teresina. Participou da coletânea “Biblioteca de Cordel IV” (1998), publicada pela Fundação Cultural Mons. Chaves, e da “Pequena Antologia Poética de Floriano” (1998), organizada por Lourdinha Lopes.

LOPES, Paulo Tabatinga – n. 22-02-1960 -Teresina (PI). Filho de Haroldo Santana Lopes e Maria Inês Tabatinga Lopes. Poeta. Membro da União Brasileira de Escritores do Piauí. Bibliografia: “Sentimentos” (1997), poemas.

LOPES, Mons. Roberto (Roberto Lopes Ribeiro) – n. 07-04-1891 - Piracuruca (PI), f. 15-10-1980 - Parnaíba (PI). Sacerdote e poeta. Coadjutor e vigário da Paróquia de N. S. das Graças. Santo e humanitário, construiu a igreja de São Sebastião e a Igreja de São José. Educador, foi também o fundador do Círculo São José e um dos fundadores do Ginásio Clóvis Salgado. Colaborou com o Almanaque da Parnaíba. Usava o pseudônimo de Aloísio de Lins. Foi agraciado com o título de Monsenhor Camareiro Secreto do Sumo Pontífice Pio XII e com o título de Cidadão Parnaibano. É nome de rua em Parnaíba e patrono de uma das Cadeiras da Academia Parnaibana de Letras. Foi incluído na "Antologia de Sonetos Piauienses”, de Félix Aires (1972), com o soneto "Perenidade da Vida"; na Antologia Poética “A Poesia Parnaibana” (2001), organizada por Adrião Neto e no livro “Aspectos da Literatura Piauiense” (1993), de Alcenor Candeira Filho. Comentário: Poeta de fina sensibilidade, a sua poesia encanta e deleita, às vezes, descamba para o bom e sadio humor, mas a deusa da inspiração estava sempre presente em seu espírito de poeta de alto quilate. (Caio Passos, in "Cada Rua, Sua História - Parnaíba”, 1983).

LOPES, Silva (Raimundo Francisco da Silva Lopes) – n. 24-03-1960 - Pedro II (PI). Filho de Salvador Lopes da Silva. Professor, poeta e radialista. Estudou em sua terra natal e em Teresina. Atualmente (2005), faz o curso de Filosofia, na Faculdade Religare Teológica – Campus de Pedro II. É professor de Língua Portuguesa, servidor público municipal e diretor da Rádio Cruzeiro, de Pedro II. Participou da coletânea “Poesia e Prosa na Terra da Opala” (2005), organizada por Raimundo Silva.

LOPES FILHO, Paulo – Poeta teresinense. Formado em Agronomia. Recebeu o Prêmio Destaque no X Concurso Nacional de Poesia (1989) e a Medalha de Bronze do XI Concurso Nacional de Poesia. Participou de várias antologias poéticas.

LOPES SOBRINHO, Luiz – n. 15-01-1905 - Ipiranga, então município de Oeiras, atual Ipiranga do Piauí (PI), f. 09-02-1984 - Teresina (PI). Filho de Pedro Paulo de Oliveira Lopes e Ana de Holanda Lopes. Poeta, magistrado, jornalista e professor. Formado em Direito, pela Faculdade de Direito do Piauí. Exerceu a magistratura como Juiz de Direito das comarcas de São Pedro do Piauí, Bom Jesus do Gurguéia, Amarante, Oeiras, Parnaíba e Teresina. Aposentou-se como Desembargador do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. Foi vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura. Pertenceu ao Instituto Histórico de Oeiras e à Academia Piauiense de Letras. Colaborou no Almanaque da Parnaíba. Desempenhou as funções de professor de Geografia, Latim e Português, no Seminário Sagrado Coração de Jesus em Teresina. Lecionou Português, na Escola Normal Oficial de Oeiras, também foi professor de Economia Política, Direito Usual e Prática Jurídica, na Escola Técnica de Comércio União Caixeiral, bem como, de História da Educação, da Escola Normal “Francisco Correia”, de Parnaíba. Militou também no jornalismo e no rádio, tendo mantido, no jornal O Dia, uma coluna diária, intitulada “Em Prosa e Verso”. Manteve um programa radiofônio na Rádio Difusora de Teresina, intitulado “Alma e Coração”. Bibliografia: "Vozes da Terra" (1980), poemas, e “Em Prosa e Verso” (2005), edição póstuma. Foi incluído na coletânea “Caminheiros da Sensibilidade” (1966) e na “Antologia Poética Piauiense” (1998), ambas organizadas por J. Miguel de Matos, bem como na “Antologia de Sonetos Piauienses” (1972), de Félix Aires e no livro “A Poesia Piauiense do Século XX” (1995), de Assis Brasil.

LOUREIRO, Rejane Escorcer – n. 10-12-1965 - Teresina (PI). Filha de Edmar Escorcer Loureiro e Maria Escorcer Loureiro. Professora e pesquisadora. Tem cursos de Licenciatura Plena em Pedagogia e em Geografia, ambos pela Universidade Federal do Piauí, onde também fez Especialização em Avaliação Educacional e em Supervisão Escolar. Sócia da União Brasileria de Escritores do Piauí. Bibliografia: “A Prática Avaliativa do Professor de Geografia – um Estudo de Caso no Ensino Médio” (2002) e “Amarelinho e Mundinho na Toca do Boqueirão da Pedra Furada” (editado em 12-10-2003, como encarte do Jornal Meio Norte). Participou das pesquisas para o livro “As Condições Sócio-Econômicas do Migrante da Periferia da Cidade de Teresina (1985 – 1998), editado em 1999, em pela Comissão Arquidiocesana de Serviço Pastoral. Tem trabalhos publicados na Revista Carta Cepro. Tem inédito: “Livro do Professor: Pré-História: as Origens do Homem do Piauí”.

LOUSEIRO, Raimundo Lustosa – n. 1915 - Curimatá (PI). Filho de Luís Pedro Louseiro e Maria Lustosa Louseiro. Poeta, violonista e seresteiro. Bacharel em Direito. Foi professor, comerciário e garimpeiro. Residiu no Sul do Piauí. Bibliografia: "Memórias de Meu Filho"; "Pés de Serra" e "Direito Tributário Aplicado". Foi incluído na “Crestomatia Poética Sul-Piauiense” (1990), organizada por Cândido Carvalho Guerra.

LUETZELBURG, Philipp von – Botânico e pesquisador. No período de 1912 a 1914 realizou investigações em todo o Nordeste, detendo-se durante muito tempo em laboriosa pesquisa em nosso Estado. Bibliografia: "Estudos Botânicos sobre o Nordeste" (1914), três volumes.

LUNA, Margarida Maria – n. 19-05-1966 - Crato (CE). Poetisa e comerciária. Tem curso de Pedagogia em nível de segundo grau. Trabalhou no Departamento de Vendas da Gráfica e Papelaria Elite, em Teresina. Colaborou no Suplemento Literário do Diário Oficial do Estado do Piauí. Bibliografia: "Matéria" (1990) e "A Ponte Mágica" (1994), ambos de poesias, editados em Teresina.

LUSTOSA, Ana Valéria Marques Fortes – Psicóloga. Cursou Doutorado em Psicologia, pela Universidade de Brasília (UNB). Professora do Departamento de Fundamentos da Educação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí, nas áreas de Psicologia da Educação, Psicologia Moral e Educação Especial. Temas de estudos: desenvolvimento humano; superdotação / criatividade e subjetividade. Juntamente com Maria Vilani Cosme de Carvalho, coordenou a coletânea “Psicologia da Educação” (Edufpi, 2004).

LUSTOSA, Jeová Gomes – n. 21-10-1954 – São João do Piauí (PI). Mestre em Ciência da Informação, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí. Bibliografia: “O Comportamento Informacional de Pesquisadores e Gerentes” – texto fundamentado na dissertação de mestrado defendido em 2001, na UFMG – publicado como um dos capítulos do livro “Desafiando os Domínios da Informação” (2002), organizado pelas professoras Maria das Graças Targino e Mônica M. M. R. N. de Castro.

LUSTOSA, Oton (Oton Mário José Lustosa Torres) – n. 06-08-1957 - Parnaguá (PI). Filho de Otacílio Torres de Sousa e Maria de Nazaré Lustosa Nogueira. Prosador, romancista, contista, cronista. Magistrado. Jurista. Bacharelou-se pela UFPI. Militou na advocacia e ingressou na magistratura depois de aprovado em 1º lugar em concurso público. Exerceu a judicatura nas comarcas de Itaueira, Regeneração, Simplício Mendes, Oeiras e Parnaíba. Desde 2002, é juiz de direito titular da 2a. vara de família e sucessões de Teresina. Sócio do Instituto Histórico de Oeiras (PI); Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba (PI); Instituto dos Magistrados Brasileiros (IMB); União Brasileira de Escritores (UBE-PI); Associação Nacional de Escritores (ANE); Membro da Academia Piauiense de Letras Jurídicas (cadeira 14); Academia da Magistratura do Piauí (cadeira 35); Academia Piauiense de Letras (cadeira 5, sucessor de J. Miguel de Matos). Cidadão honorário de Regeneração, Isaías Coelho, Simplício Mendes, Oeiras e Parnaíba. Mestre instalado da Grande Loja Maçônica do Piauí. Condecorado com a Medalha “Ministro Souza Mendes Júnior”, da Associação dos Magistrados Piauienses. Cidadão honorário de Regeneração, Simplício Mendes e Isaías Coelho. É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1998), de Adrião Neto. Bibliografia - (obras jurídicas): Petições e Sentenças (duas edições - 1988 e 1989); Ações Possessórias (1990); Da Propriedade Imóvel (1996). Tem vários artigos jurídicos publicados em revistas, jornais e na Internet; (obras literárias): “Meia-vida” (1999), romance e “O Pescador de Personagens” (2000), contos e “Vozes da Ribanceira” (2003), romance. Co-autor de “Apontamentos para a História Cultural do Piauí (organização de R. N. Monteiro de Santana, FUNDAPI, 2003). Incluído em “Contistas do Piauí”, com o conto “Duas Bolas”, na edição de nº 35 da Revista da Literatura Brasileira (organização de Aluysio Mendonça Sampaio, SP, 2005). Tem crônicas e ensaios publicados em jornais e revistas. Integrou a diretoria da Academia Piauiense de Letras (biênio 2004/2005). Comentário: “Finalmente, considero como avanço significativo em Vozes da Ribanceira, com respeito aos livros anteriores do autor, a revelação de um ficcionista de amplos recursos descritivos e narrativos, agora no domínio pleno de elevar sua linguagem a um patamar de um autêntico criador de formas de comunicação literária. Bastam capítulos primorosos como ‘Caieira’, ‘Pescaria’, ‘Festa de São Pedro, ‘Incêndio’, entre outros, para poder-se ter a prova provada de um escritor que já se encontra dono de sua própria maneira de produzir ficcionalmente, mercê da energia de seu verbum irradiada para todos os lados e para todas as esferas do Cosmos, com capacidade de transformar sentimentos, ações, paixões, sofrimentos, alegrias e reflexões em vidas que brotam dessa química, que é a palavra elevada ao seu estado estético, reunindo céu e terra, ar e água, vegetação, animais, situações humanas e transcendências, nessa fusão encantatória, que é fazer, com consciência e dignidade intelectual, da linguagem uma imagem vigorosa e visceral do mundo” (Cunha e Silva Filho, in “As Múltiplas Vozes da Ribanceira”).

LUSTOSA JÚNIOR, Hélio Lima – n. 27-01-1990 – Piripiri (PI). Filho de Hélio Lima Lustosa e Margarida Maria de Sousa. Estudante do curso médio. Participou do evento POESART. Tem poemas divulgados na internet. Participou da antologia “Poetas de Piripiri” (2008), organizada por Cléa Rezende Neves de Melo e Eliane da Silva César.

LUSTOSA SOBRINHO, Joaquim – n. 30-05-1909 - Gilbués (PI), f. 1998 - Brasília (DF). Escritor, magistrado, jornalista, político e jurista. Formado em Direito. Foi professor universitário, deputado estadual e federal, Conselheiro da OAB/DF e Ministro do Tribunal Superior Eleitoral. Pertenceu ao Instituto dos Advogados do Distrito Federal. Bibliografia: "O Trabalho da Mulher no Egito Antigo"; "A Mulher no Japão Antigo"; "A Luta da Mulher para Exercer Atividade Profissional"; "Novo Regulamento do Trabalho Rural"; "Serviço Doméstico"; "Aspectos Gerais do Direito do Trabalho"; "Usos e Costumes"; "O Poder Marital no Direito Civil Brasileiro" (1956); "Problemas Sindicais" (1952); "Trabalho e Previdência"; "A Unificação da Justiça Brasileira"; "A Participação dos Trabalhadores nos Lucros das Empresas"; "Do Contrato de Trabalho entre Cônjuges"; "Do Trabalho da Mulher no Brasil"; "A Mulher na Grécia Homérica"; "Advogado"; "Função Pública" e "O Advogado Perante o Processo Judicial".

LUZ, Glauco Cavalcante de Araújo – n. 23-09-1965 - Recife (PE). Filho de Jonas de Araújo Luz e Francisca Elima Carvalho de Araújo Luz. Poeta e compositor. Formado em Direito. Pós-graduado em Administração Municipal e em Propaganda e Marketing. Membro da UBE/PI. Em 1993, foi premiado no concurso "Novos Autores Piauienses", promovido pela Fundação Cultural Mons. Chaves. Trabalha no TRT do Piauí. Bibliografia: "Umas e Outras" (1993), poemas. Participou dos livros "Poesia Teresinense Hoje" (1988), "Poetas Brasileiros de Hoje" (1986) e “Baião de Todos” (1996), organizado por Cineas Santos. Autor da letra e música vencedora do Festival de Música de Piraí (RJ). Co-autor da letra da música classificada em terceiro lugar no Festival "Canta Nordeste". Tem várias composições gravadas em LP s e CD’s."

LUZ, José Gonçalves da – n. 01-07-1915 - Carapina (PE). Poeta. Estudou em sua terra natal. Radicou-se no Piauí, onde rabiscou boa parte de sua produção poética e editou a sua obra. Bibliografia: “Histórias de Pernambuco” (2003), poemas.

LUZ, Janaína Sheyla Silva e – n. 04-02-1974 – Teresina (PI). Filha de Benedito Evangelista da Silva e Francisca Maria dos Santos Silva. Acadêmica do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, bloco IV, da Universidade Estadual do Piauí / Campus Josefina Demes, de Floriano. Participou da coletânea: “Revelando Poetas” (2007), organizada pela turma da UESPI, da disciplina de Literatura Infanto-Juvenil.

LUZ, Jonas de Araújo – n. 28-11-1936 - Picos (PI). Religioso, poeta, músico e professor. Tem curso de Filosofia, Pedagogia e Teologia. Ordenou-se capuchinho com o nome de Frei Honório de Picos. Bibliografia: "Amor-Revelação: Mensagem Para o Homem de Hoje"; "Paz e Amor"; "Leitores Bíblicos"; "Criança: Uma História de Amor" e "Psicologia do Processo Ensino-Aprendizagem".

LUZ, Teotônio (Francisco Teotônio da Luz Neto) – n. 23-04-1941-Lugar “Gentio”, Picos (PI). Filho de Vital Teotônio da Luz e Maria Stela de Jesus. Escritor, Poeta, Contista, Pesquisador, Genealogista, Funcionário Aposentado do Banco do Brasil, Professor, Advogado, Economista, Técnico em Contabilidade. Tem Pós-Graduação em Engenharia Econômica, em Administração Financeira e em Orçamento Público. Logrou aprovação em vários Concursos Públicos. Recebeu várias premiações, dentre as quais: “Diploma e Medalha Marechal Hermes – Aplicação e Estudo”, do Ministério do Exército; Concurso “A Origem do Estado” e, no segmento literário, recebeu prêmios de poesias, como o do Diretório Acadêmico João XXIII, da Universidade Federal do Piauí; de Contos, com o livro “Fragmentos de Vida” – 1º lugar, com o Prêmio Governador Chagas Rodrigues do Piauí e de Romance, com “Destinos”. É verbete: do “Dicionário Biográfico Escritores Piauienses de Todos os Tempos” (1993 e 1995), do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1998 e 1999) e da Home Page em Site Especial da Internet, todos de Adrião Neto; do “Endereçário de Poetas” (1999), organizado por Abel Beatriz Pereira e do “Dicionário de Escritores de Brasília”, 2a. Edição, organizado por Napoleão Valadares (2003). Membro da União Brasileira de Escritores do Piauí – UBE-PI. Eleito pela Assembléia Geral Extraordinária de 30.04.2004 com a elevação à Categoria de Sócio Adjunto do Colégio Brasileiro de Genealogia – Rio de Janeiro. Sócio Efetivo da Sociedade de Cultura Latina de Santa Catarina (SCL-SC). Associado Efetivo da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia – ASBRAP, de São Paulo-SP. Acadêmico de Mérito da Accademia Internazionale “TRINACRIA” – Lettere – Arte – Scienze, de Messina - Sicilia – Itália e Acadêmico Efetivo da Academia de Letras da Região de Picos-Piauí-ALERP. Membro Correspondente da Academia Petropolitana de Poesia Raul de Leoni – Rio de Janeiro e de outras instituições culturais. Bibliografia: “Fragmentos de Vida” (contos); “Destinos” (Romancete); “Genealogia da Família Luz” (2003), com 948 páginas, em tamanho de 21x28x5cm, capa dura e ilustrações coloridas; “Resenha Histórica sobre Lançamento do Livro Genealogia da Família Luz” (2004). É autor de várias obras técnicas, detre as quais: ”Minha Agência, Minha Cidade” e “Planejamento Geral e Integrado do Banco do Brasil – Abordagem”. Participou das Coletâneas: “Passarela de Escritores” (1997), organizada por Adrião Neto e Antenor Rego Filho; “Intimidade Poética” (1998), de Ivone Vebber e “Escritores Brasileiros Contemporâneos em Prosa e Verso” (1999), de Adrião Neto e de vários outros livros, coletâneas e antologias editados em vários estados brasileiros.



M


MACAMBIRA, Dalton Melo – n. 12-10-1964 - Natal (RN). Professor e pesquisador. Tem licenciatura plena em História e Especialização em História Moderna e Contemporânea. Sindicalista e Professor da Universidade Federal do Piauí. Secretário Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, no governo Wellington Dias. Tem alguns trabalhos científicos publicados em revistas especializadas, entre os quais: O Piauí na Proclamação da República (1986); Piauí: Crise Política (1915-1916), editado em 1991; Relação Entre Propriedade e o Surgimento do Estado no Pensamento Liberal (1993) e Reflexões Sobre a Crise do Socialismo (1994).

MACEDO, Clinaura – Natural de Valença do Piauí (PI). Filha de Hermílio Pinheiro de Macedo e Maria Amália Ramos de Macedo. Musicista, professora e poetisa. Graduada em Violão pela Universidade de Brasília (DF). Uma das fundadora da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (DF). Ministrou aulas de violão por mais de vinte anos, chegando a pesquisar e desenvolver um método específico para crianças, entre sete e cinco anos. Trabalhou como professora convidada da Escola de Música de Teresina. A convite da Fundação Cultural Mons. Chaves deu treinamento para os músicos da Orquestra Filarmônica da capital piauiense. Membro da Academia Ceilandense de Letras e Artes Populares e do Comitê Independente de Apoio às Artes do Piauí/Brasil. Bibliografia: “História de uma Orquestra em Cordel” (2006). Participou da coletânea “Geografia Poética do Distrito Federal” (2007), organizada por Ronaldo Mousinho e da “Coletânea Candango” (2008), organizada pela ACLAP.

MACEDO, Dodó (Gregório Magno de Macedo) – n. 09-02-1953 - Teresina (PI). Filho de Benedito Macedo de Santiago e Maria das Dores de Queiroz Santiago. Poeta, contista, humorista, chargista, cartunista e bancário. Formado em Direito. Alto funcionário do Banco do Brasil. Foi classificado no I Concurso Sérgio Porto, de Crônicas. Obteve menção honrosa no III Concurso Osman Lins, de contos e no 1º e 2º concursos de contos João Pinheiro. Participou de várias edições do Salão de Humor do Piauí. Foi incluído nos livros "Ciranda" (1976), "Novos Contos Piauienses" (1984) e de "Piauí: Terra, História e Literatura" (1980), organizado por Francisco Miguel de Moura.

MACEDO, José Leal de – n. 02-11-1976 – Padre Marcos (PI). Filho de Francisco José de Macedo e Maria Júlia Leal. Poeta popular e violeiro mais conhecido com Netinho Macedo. Participou de cantorias e festivais, inclusive do Festival de Violeiros do Norte e Nordeste, realizado em Teresina, pela Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí. Foi incluído na “Antologia dos Cantadores e Poetas Populares do Piauí” (2006), organizada por Joames.

MACEDO, José Rodrigues Coelho de – Natural do Piauí, onde faleceu no ano de 1861. Estudou Direito na Faculdade do Recife, depois na de São Paulo, mas não chegou a bacharelar-se. Escritor. É verbete do “Dicionário Bibliográfico Brasileiro”, vol. V., de Sacramento Blake e do livro “Literatura Piauiense - escorço histórico” (3ª edição, 1994), de João Pinheiro. Bibliografia: “Considerações Sobre a Resistência a Ordens Ilegais”, São Paulo, 1860.

MACEDO, Marcos Antônio de – n. 18-06-1808 - Jaicós (PI), f. 15-12-1872 - Stuttgart - Alemanha. Escritor, político e etnólogo. Formado em Direito. Fez curso de Química e Ciências Naturais, na França. Exerceu a magistratura. Presidiu a Província do Piauí. Foi Deputado da Assembléia do Ceará por várias legislaturas. Ocupou-se de investigações etnológicas. Colaborou no Grand Dictionaire Universal. Bibliografia: "Pelerinage aux Lieux-saints, suvi d une excursion dans le Basse Egypte, en Syrie et á Constantinople"; "Notice sur le palmier carnahube" (1867); "Mapa Topográfico da Comarca de Crato"; "O Enigma Comercial do Café Moka" (1868); "Observações Sobre as Secas do Ceará e Meio de Aumentar o Volume das Águas nas Correntes do Cariri"; "Descrição dos Terrenos Carboníferos da Comarca do Crato" e outros.

MACEDO, Maria de Fátima Uchoa de Castro – Mestra em Ciência da Informação, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Técnica da Universidade Federal do Piauí. Bibliografia: “A Informatização do Ensino no Brasil” – texto fundamentado na dissertação de mestrado defendido em 2001, na UFMG – publicado como um dos capítulos do livro “Desafiando os Domínios da Informação” (2002), organizado pelas professoras Maria das Graças Targino e Mônica M. M. R. N. de Castro.

MACEDO, Júlio Borges – n. 01-07-1908 - Remanso (BA), f. 17-02-1978 - Corrente (PI). Filho de Francisco Borges de Macedo e Alcina Borges de Macedo. Poeta, alfaiate, comerciante, político e fazendeiro. Estudou no Instituto Batista de Corrente. Foi prefeito de Parnaguá. Bibliografia: "No Coração", poemas e outros escritos, edição póstuma. Foi incluído na "Crestomatia Poética Sul-Piauiense" (1990), organizada por Cândido Carvalho Guerra.

MACEDO, Rosa Maria de Almeida – Pedagoga. Mestra em Educação, pela Universidade Federal do Piauí. Professora do Departamento de Fundamentos da Educação do Centro de Ciências da Educação da UFPI, nas áreas de Psicologia da Educação, Educação Infantil e Representações Sociais. Temas de estudo: desenvolvimento humano e processo de ensino-aprendizagem. Participou da coletânea “Psicologia da Educação” (Edufpi, 2004), coordenada por Ana Valéria Marques Fortes Lustosa e Maria Vilani Cosme de Carvalho.

MACEDO, Samilde Maria e Silva - Professora da rede pública municipal de Teresina. Graduada em Letras – Português. Especialista em Lingüística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa. Lecionou na rede privada de ensino. Autora do texto: “A Leitura Liberta”, capítulo II do livro: “A Prática e o Saber Docente” (s/d), publicado pela SEMEC/Prefeitura Municipal de Teresina. Tem uma crônica publicada na Agenda do Professor, pela Secretaria Municipal de Ensino.

MACHADO, Amauri Gonçalves Pamplona – Veja: PAMPLONA, Amauri

MACHADO, Antônio Carlos Sampaio – Veja: SAMPAIO, Antônio Carlos

MACHADO, Douglas Denis Amaral – n. 09-09-1964 - Teresina (PI). Poeta, cineasta, roteirista e diretor de vídeo. Fez o curso Dirección y Producción em Televisión, em Madri (1991). Como bolsista fez na Holanda o curso Educational Programme Production Course-Television. Fez em Florianópoles especialização em Produção de Conteúdos para os Novos Meios de Comunicação. Entre outras atividades, trabalha com produção de vídeo, tendo, inclusive, produzido um documentário com depoimentos sobre as guerrilhas da América Central. Escreveu e co-produziu, em Madri, Espanha, "La Caida", história em quadrinhos no estilo graphic novel. Autor, diretor e roteirista do filme “Crispim” – uma longa metragem sobre o Piauí, e de um documentário sobre H. Dobal. Trabalhou na TV Educativa em Teresina.

MACHADO, Francisco Xavier – Escritor arrolado no “Dicionário Histórico e Geográfico do Estado do Piauí”, de autoria do professor e escritor piauiense Cláudio de Albuquerque Bastos. Bibliografia: “Memória Relativa à Capitania do Piauí e Maranhão”, editado em 1810. Lamentavelmente, em prejuízo da divulgação do próprio autor e de sua atividade literária, a obra não apresenta dados biográficos.

MACHADO, Geni (Genival de Carvalho Machado) – n. 12-09-1962 - Batalha (PI). Poeta e professor. Dirigiu uma escola em Batalha. Presta assessoria a grupos comunitários de sua terra. Bibliografia: "Grito de um Povo" (1987); "Aurora da Rendição" (1984) e "De Junto do Povo" (1988).

MACHADO, José Pinheiro – n. 25-11-1918 - Parnaíba (PI), f. 21-11-1982 - Teresina (PI). Filho de Pedro Machado de Melo e Maria de Lourdes Pinheiro Machado. Político e empresário. Bacharel em Direito e em Administração. Fez especialização em Relações Humanas, no Instituto Darle Carnegie, em Washington. Foi vereador, presidente da Câmara Municipal de Parnaíba e deputado federal por duas legislaturas. É patrono de uma das Cadeiras da Academia Parnaibana de Letras. Bibliografia: "Criação da Superintendência do Vale do Parnaíba"; "Vale do Parnaíba, uma Opção Para o Nordeste"; "Construção do Porto de Luís Correia" e "Produção e Demanda".

MACHADO, Jurani (Jurani Machado Bittencourt) – Piauiense, natural de Piracuruca. Filho de José Bitencourt Pereira e Francisca de Brito Machado. Jornalista, cineasta, historiador. Ex-professor de jornalismo da Universidade Regional do Nordeste. Bibliografia: “Apontamentos Históricos da Piracuruca”, Teresina, (1989).

MACHADO, Paulo (Paulo Henrique Couto Machado) – n. 23-07-1955 - Teresina (PI). Poeta, contista e cronista. Formado em Direito, pela Universidade Federal do Piauí. Advogado especialista em Direito Agrário. Defensor público. Foi um dos fundadores da UNIPES - União de Escritores Piauienses. Em 1975, classificou-se em primeiro lugar no concurso de contos "Cidade Verde", promovido pelo Curso Andreas Versalius. Em 1980, logrou o primeiro lugar no concurso de contos "João Pinheiro", promovido pela Fundação Cultural do Piauí, o primeiro lugar no concurso de poesia "Odilo Costa, filho", promovido pela Academia Piauiense de Letras e o primeiro lugar no concurso de "Poesia Falada", promovido pela Revista Escrita, de São Paulo. Participou de vários jornais alternativos. Bibliografia: "Tá Pronto, Seu Lobo?" (1978); "A Paz do Pântano" (1982), "Post Card" (1992) e “As Trilhas da Morte” (2002). Participou dos livros: "Ciranda" (1976); "Ô de Casa" (1977); "Aviso Prévio" (1977); "Galopando" (1978); "Descartável" (1979); "O Rio" (1980); "Piauí: Terra, História e Literatura" (1980), organizado por Francisco Miguel de Moura; "Poesia Teresinense Hoje" (1988); "O Conto na Literatura Piauiense" (1981); "Andarilhos da Palavra" (1990); “Crônicas de Sempre” (1995), de Adrião Neto e “Baião de Todos” (1996), de Cineas Santos. Foi incluído nos livros “A Poesia Piauiense no Século XX” (1995), de Assis Brasil.

MACHADO, Raimundo da Costa – n. 25-07-1900 - Rosário (MA), f. 21-07-1986 - Oeiras (PI). Filho do capitão da Guarda Nacional Lino da Costa Machado e Clara da Costa Machado. Poeta e jornalista. Cirurgião dentista. Aos cinco anos de idade passou a residir em Oeiras, onde iniciou seus estudos. Foi um dos fundadores e primeiro presidente do Instituto Histórico de Oeiras. Foi professor de História do Ginásio Municipal Oeirense. Colaborador do jornal "O Cometa", onde assinava a coluna "Labaredas". Bibliografia: "Labaredas e Chaminés", livro escrito ainda quando estudante, na Bahia. Incluído na "Antologia de Sonetos Piauienses”, de Félix Aires (1972), com o soneto "Compensação".

MACIEL, Emmanuel Coelho – n. 16-10-1935 - Belo Horizonte (MG). Músico e compositor. Tem curso de violino, de regência, de composição e de pesquisa musical. Lecionou na UNB. Dirigiu a Escola de Música de Brasília. Foi professor da Universidade do Amazonas. Leciona no Curso de Artes da Universidade Federal do Piauí. Foi regente fundador e coordenador pedagógico da OCT – Orquestra de Câmara de Teresina, da Fundação Cultural Mons. Chaves. Atualmente (2005), é professor da Escola de Música Professora Adalgisa Paiva, da Universidade Federal do Piauí. Coordena os projetos Canto Coral nas Escolas e Orquestra Infanto Juvenil, junto ao Governo do Estado. Bibliografia: "Caderno de Solfejo"; "Coleção Saci Pererê - iniciação ao violino com base no folclore brasileiro"; "Obra Musical de Possidônio Nunes Queiroz", monografia, contendo 15 composições musicais de Possidônio, devidamente arranjadas para piano solo e/ou coral a quatro vozes e “Coleção Orquestra Mirim – Repertório Básico Destinado à Prática em Instrumento, de Corda Friccionada”. Tem três composições publicadas pela Funarte (Prêmio nacional de composição). Discografia: “Valsa Piauiense de Possidônio Nunes Queiroz” e “Cante o Natal – Gran Choralle, 1500 Vozes Infanto Juvenil da Rede Pública Estadual de Ensino”. Comentário: Utiliza forte rítmica brasileira sem, contudo, se alinhar nas fileiras nacionalistas. Prima sempre pela nitidez de linhas que carregam forte sabor folclórico. (Claver Filho, "Correio Brasiliense", 26-06-1974, Brasília - DF).

MAGALHÃES, Antônia Pessoa – n. 15-06-1963 - Castelo do Piauí (PI). Filha de Horácio Ludgero Pessoa e Sofia Rosa Pessoa. Professora e poetisa. Pedagoga. Licenciada em Letras, pela Universidade Federal do Piauí. Professora da rede oficial de ensino. Seu poema "Uma Lágrima" foi incluído no livro "Geração Campo Maior - anotações para uma enciclopédia" (1995), de Reginaldo Gonçalves Lima. Participou da coletânea de poemas “Florilégio” (1995).

MAGALHÃES, Célia Leite Martins – Advogada, formada pela Faculdade de Direito da Universidade de Recife, PE. Fez curso de extensão em Criminologia, no Departamento de Ciências Jurídicas do Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Piauí. Participou de vários simpósios, seminários e cursos. Exerceu, dentre outros, os cargos de Coordenadora para Assuntos Jurídicos da Secretaria de Justiça do Piauí, Presidente do Conselho Judiciário do Piauí e de membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/PI. Bibliografia: “Criminologia” (2003).

MAGALHÃES, Laerte (Francisco Laerte Juvêncio Magalhães) – n. 26-12-1952 - São Gonçalo do Amarante (CE). Professor universitário e poeta. Formado em Comunicação Social. Especialista em Teoria da Comunicação e da Imagem. Mestrado e Doutorado em Comunicação e Cultura, pela Escola de Comunicação – ECO/UFERJ, onde também participa como pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Estratégias de Comunicação / NUPEC. Professor de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí. Bibliografia: "CIAN - Sobre Todas as Coisas" (1991), poemas; “Veja, Isto É, Leia: Produção e Disputas de Sentido na Mídia” (2003) e “Projetos Experimentais no Ensino de Comunicação” (1993), em parceria com Maria das Graças Targino. Comentário: Laerte Magalhães (...) nos faz crer na palavra como instrumento de luta e reabilita a poesia como exercício de vida, na dosagem exata entre razão e emoção, palavra e gestos, amor e luta. (Gilmar de Carvalho, in "A Poesia Essencial de Laerte Magalhães"/apresentação de "Cian Sobre Todas as Coisas").

MAGALHÃES, Joaquim Ribeiro – n. 13-11-1927 - Piracuruca (PI). Formado pela Faculdade de Filosofia do Piauí, foi por muitas décadas Professor de História em várias colégios de Teresina, sendo, hoje, aposentado pela Escola Técnica Federal. Foi Auditor do Egrégio Tribunal de Contas do Piauí, chegando a ser convocado para compor o plenário como Conselheiro Interino. Pertenceu ao Legislativo Municipal, sendo duas vezes Vereador de Teresina. Atualmente, dedica-se a arte de escrever, contribuindo eventualmente com artigos e crônicas para Jornais locais. É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1998), de Adrião Neto. Bibliografia: “Memória Insistente”, contos e crônicas, “Memória Poética”; “Peças dos Meus Sonhos”, poesias e “Uma Vida em Muitas Letras” (2005), contos e poemas. Participou da coletânea “Escritores” (2000), organzada por Tomaz Gomes Campelo.

MAGALHÃES, Jomali Lima – n. 22-07-1970 - Teresina (PI). Filho de José Magalhães da Costa e de Júlia Lima Magalhães. Formado em Geografia, pela Universidade Federal do Piauí. Pós-Graduado em Geografia e Ensino, pela UESPI e em Docência do Ensino Superior, pela Universidade Cândido Mendes (RJ). Doutorando em Gestão da Educação, pela Europia University (Suíça). Professor e diretor de escola da rede de ensino privado. Chefe de torcida organizada do Flamengo do Piauí. Bibliografia: “Futebol no Século XX” (2001). Está elaborando um dicionário de termos geográficos.

MAGALHÃES, Joseli Lima – n. 17-02-1976 - Fortaleza (CE). Jurista e poeta. Filho de José Magalhães da Costa e de Júlia Lima Magalhães. Formado em Direito, pela Universidade Federal do Piauí. Cursou a Escola Superior de Magistratura do Estado do Piauí. Fez Curso de Especialização em Direito Processual, pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestrado em Filosofia, pela Universidade Federal de Pernambuco. Exerceu o cargo de Assessor Jurídico do Tribunal de Justiça do Piauí. Professor e Vice-Reitor da Universidade Estadual do Piauí. Exerceu a função de Juiz Leigo, em Teresina. Bibliografia: “Código de Processo Civil na Visão do Tribunal de Justiça do Piauí” (2001); “Pequenas Memórias de Meu Pai Magalhães da Costa” (2002); “Tópicos Processuais de Acesso à Justiça” (2003); “Cosmovisão de Idéias” (2004); “Da Recodificação Do Direito Civil Brasileiro” (2007), com prefácio do jurista José Ribamar Garcia, e outros. Coordenou o livro “Tópicos Polêmicos e Anais do Direito” (2003). Participou da “Antologia Escritores”, Volume III (2004), organizada pelo Desembargador Tomaz Gomes Campelo. Mantém uma coluna semanal de comentários de obras jurídicas e literárias (“Estante de Livros”), no jornal Meio Norte.

MAGALHÃES, Maria do Socorro Rios – n. 01-06-1954 - Teresina (PI). Filha de Joaquim Ribeiro Magalhães e de Maria Alzira Rios Magalhães. Professora e pesquisadora. Licenciada em Letras. Mestra em Teoria da Literatura, pela PUC/RJ. Doutora em Teoria da Literatura, pela PUC/RS. Professora de Teoria Literária e de Teoria da Literatura Infantil, do Departamento de Letras da Universidade Federal do Piauí. Lecionou na rede oficial de ensino do Estado. Atualmente (2005) trabalha no Instituto Camilo Filho. Bibliografia: "A Fantasia e o Real na Literatura Infantil", dissertação. “Literatura Piauiense - horizontes de leitura & crítica literária (1900-1993)”, 1998. É co-autora dos livros: "O Curso de Letras da UFPI: Um Fio da FAFI" (1991); "Piauí, Tempo e Espaço: Estudos Sociais do Piauí". Participou do livro “Academia Piauiense de Letras - Os Fundadores” (1997), organizado pela Academia Piauiense de Letras. Integrou a equipe de pesquisadores de Literatura Piauiense, da UFPI, responsável pela publicação das seguintes obras, e sobre as quais manifestou-se através de comentários críticos: “Da Costa e Silva - Antologia e Estudo” (1985); “Poemas” (1989), de Ovídio Saraiva de Carvalho e Silva e “Ataliba, o Vaqueiro” (1994), de Francisco Gil Castelo Branco “Um Manicaca”, de Abdias Neves, todos editados pela gráfica da Universidade Federal do Piauí, bem como e “Vem Comigo, Leitor, a Pedagogia da Leitura em Quincas Borba”. É autora de vários artigos sobre literatura publicados em periódicos piauienses.

MAGALHÃES, Marlene da Luz – n. 27-06-1968 - Elesbão Veloso (PI). Professora, historiadora e poetisa. Pedagoga. Leciona na rede oficial de ensino. Foi redatora do Jornal M. Maior e locutora noticiarista da Rádio Vale do Coroatá. Bibliografia: "Suaves Aspectos Históricos de uma Cidade Agreste" (1992). Participou da “Antologia de Autores Elesbonenses” (1999), organizado por Maria Nilza, Celina Silva e Juraci Leite de Carvalho. Tem vários poemas inéditos.

MAGALHÃES, Sandra Maria Medeiros Almeida – n. 16-03-1968 - Caxias (M). Filha de Antônia Medeiros Almeida e Osvaldo Soares Almeida. Reside em Teresina, onde contraiu matrimônio. Bibliografiaa: “Foi Pensando em Você”.

MAGALHÃES, Zizima – Natural do Piauí. Cronista. Bibliografia: "Não Julgue as Rochas" (1983). Lamentavelmente, em prejuízo da divulgação do próprio autor e de sua atividade literária, a obra não apresenta dados biográficos.

MAGALHÃES SOBRINHO, Joaquim – Natural de Piracuruca (PI). Estudou em sua terra natal e em Teresina. Fez um dos cursos ministrados pela então Escola Técnica Federal do Piauí, atual Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET. Realizou várias viagens para região norte do país. Bibliografia: “Amazônia, Vida e Morte” (2008).

MAGNO, Marcelo William Silva – Veja: WILLIAM, Marcelo

MAHIEU, Jacques – Antropólogo francês. Diretor do Instituto de Ciências do Homem, de Buenos Aires (Argentina). Autor do livro "Cultura Viking no Brasil", no qual desenvolveu a teoria de que Sete Cidades, no período de 500 anos antes da chegada dos portugueses teria sido o centro dessa cultura, pois, segundo ele, as pinturas ali existentes são símbolos deixados por essa civilização primitiva.

MAIA, Adail Coelho – n. 1909 - São João do Piauí (PI), f. 1962 - São João do Piauí (PI). Filho de Henrique Coelho e de Maria Leônidas Maia Coelho. Poeta épico, satírico e sentimental. Bibliografia: “O Lira do Sertão”, edição póstuma. Foi incluído no livro “Caminheiros da Sensibilidade” (1966) e na “Antologia Poética Piauiense” (1998), ambos organizados por J. Miguel de Matos. Comentário: Eternamente vinculado à dor, que foi sua companheira de todos os instantes, A. C. Maia, atrelado à sua imensa tragédia física, dosou seus versos de um desespero que não pôde evitar, tal o seu sofrimento de homem isolado do mundo. (J. Miguel de Matos, in "Antologia Poética Piauiense", 1989).

MAIA, Fred – n. 07-03-1956 - Oeiras (PI). Poeta. Estudou jornalismo. Desenvolveu trabalhos artísticos com meninos de rua de São Paulo e com psicóticos de São Vicente (SP). Bibliografia: Gota Serana; Um Rock por Nada; Quero Porque Quero e “Poema Mais que Imperfeito” (2004), editado em Porto Alegre, por Alexandre Brito e Ricardo Silvestre. Foi incluído na coletânea “Baião de Todos” (1996), organizado por Cineas Santos e em várias antologias.

MAIA, Helvídio Martins – n. 16-04-1908 - Picos (PI). Político, religioso, intelectual e grande orador sacro. Ordenou-se padre e fez Direito Canônico, em Roma. Deixou a batina e casou-se. Foi um dos que fez a campanha da UDN, no Piauí, pró Eduardo Gomes. Bibliografia: "Esmagando uma Infâmia" (1943), Rio; "Pretensos Milagres em Joazeiro" (1973) e "Derramamento de Sangue em Juazeiro" (1983).
.
MAIA, Raimundo Batista – Veja: GUERREIRO, Edvaldo

MALAGRIDA, Gabriel – n. 18-09-1689 - Vila de Managgio (Itália), f. 21-09-1761 - Lisboa (Portugal). Filho de Diácomo Malagrida e Ângela Rusca. Padre jesuíta, missionário, poeta e teatrólogo. O missionário cujo nome significa “As Vozes Harmoniosas de Deus,” quando menino, adorava estudar religião e ensinar o catecismo aos irmãos e aos colegas de rua. A mãe o tratava como “o anjo da casa.” Os aposentos, onde dormia, decorado com pinturas de Nossa Senhora, era conhecido como o “quarto do santo.” Em 1721, veio para o Brasil, ficando inicialmente na Missão do Maranhão. Posteriormente, em 11 de outubro de 1723, foi nomeado como pregador do Colégio do Pará. Pouco depois, retornou ao Maranhão, na qualidade de Reitor da Missão Jesuítica dos Tabajaras. De 1728 a 1735, dividia-se entre o Maranhão e o Piauí. Em nossa Capitania, palmilhou os Vales dos rios Parnaíba, Sambito, Longá, Surubim, Piracuruca e Marataoan, levando a palavra de Deus aos fazendeiros, aos índios e a todos os moradores da região. Missionou também nas Vilas do Mocha, Campo Maior e Piracuruca. Nas suas andanças em desobriga pelo Maranhão, pelo Piauí e por várias Capitanias, fundou capelas, escolas e conventos. Na pequena comunidade de Buritizinho, que deu origem a atual cidade de Barras do Marataoan, exerceu grande influência e concorreu diretamente para que o rico fazendeiro Manoel da Cunha Carvalho e outros fiéis lhe ajudassem a concluir a Capela de Nossa Senhora da Conceição, iniciada pelo Coronel Miguel de Carvalho e Aguiar. Além da generosa ajuda em dinheiro e gado, conseguiu ainda que o abastado fazendeiro legasse, por sua morte, a quantia de 150 mil réis ao fundo de dotação da referida Capela, em troca de algumas dezenas de missas em sufrágio de sua alma. Na missão pacificadora em que se constituía em um dos seus desideratos, o Padre Gabriel Malagrida aldeou os Aroazes às margens do rio Sambito – local onde em 1728, construiu uma Capela, tornando-se o seu primeiro Vigário. Foi lá também onde, à margem esquerda do riacho Tabua, iniciou a construção de um gigantesco templo de pedra, que serviu de sede da Freguesia de Nossa Senhora do Ó e Conceição dos Aroazes. Na sua estada em Piracuruca, pediu esmolas e mobilizou a comunidade da região para ajudar aos Irmãos Dantas a concluir a Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Terminou seus dias executado pela Inquisição. Bibliografia: “Juízo sobre as Causas do Terremoto de 1755”; “Biografia de Sant’ana” e “A Volta do Anticristo”. Escreveu também poemas e várias peças teatrais.

MANGABEIRA, Baurélio (Benedito Aurélio de Freitas) – n. 18-07-1884 - Piripiri (PI), f. 16-04-1937 - Teresina (PI). Filho de Aurélio de Freitas e Silva e Isabel Silva. Farmacêutico, jornalista, desenhista, pintor, xilógrafo, poeta e trovador. Membro fundador da Academia Piauiense de Letras. Colaborou na revista “Alvorada” e em vários jornais do Piauí, entre os quais “O Norte”, “O Grito”, “O Perypery”, “O Porvir”. Lançou e dirigiu o jornal “A Jornada”, literário e artístico, de prelo e redação ambulantes. Dirigiu também as revistas lítero-humorísticas “A Notícia” e a “Chaleira”. Bibliografia: “Sonetos Piauienses” (1910), versos humorísticos e agressivos. Foi incluído na “Antologia de Sonetos Piauienses” (1972) e nas coletâneas “O Piauí na Poesia Popular” (1975) e “Os Mais Lindos Sonetos Piauienses” (1940), todas organizadas por Félix Aires, bem como na “Antologia Poética Piauiense” (1998), organizada por J. Miguel de Matos. Baurélio é um dos “Velhos Conterrâneos Luminosos”, de Cléa Resende Neves de Melo. Comentário: Mais do que um vate vaticinador, foi Baurélio um verdadeiro menestrel itinerante, em suas (in)constantes viagens, como se portasse nas veias algum resíduo de sangue cigano. (Elmar Carvalho, in apresentação de “Velhos Conterrâneos Luminosos, 1994).

MANHÕES, Margarida Maria Cruz – n. 31-10-1917 - Teresina (PI). Escritora. Estudou em Teresina. Atualmente reside em Niterói. É viúva de Feliciano José Manhões. Bibliografia: "Brasões e Marmitas" (1985), Niterói.

MARANHÃO, Salgado (José Salgado Santos) – n. 1953 - Canabrava (MA). Poeta e compositor-letrista. Residiu e estudou em Teresina, onde iniciou sua carreira literária. Atualmente reside no Rio, onde estudou Comunicação na PUC. Tem composições gravadas por vários artistas de projeção nacional. Bibliografia: “Os Punhos da Serpente” (1989); “Aboio ou Saga do Nordestino em Busca da Terra Prometida” (1984), cordel. Participou dos livros “O Rio” (1980); “Descartável” (1979); “Ebulição da Escravatura” (1978); “Palávora” (1985); “Antologia Poética Mão Dupla Piauí/Ceará” (1994) e “Baião de Todos” (1996), organizada por Cineas Santos.

MARANHÃO, Tarcila Barros Nunes – Mestra em Ciência da Informação, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí. Bibliografia: “Informação, Sociedade e Tecnologia” – texto fundamentado na dissertação de mestrado defendido em 2001, na UFMG – publicado como um dos capítulos do livro “Desafiando os Domínios da Informação” (2002), organizado pelas professoras Maria das Graças Targino e Mônica M. M. R. N. de Castro.

MARCÍLIO, Flávio Portela – n. 12-08-1917 - Picos (PI), f. 26-01-1992 - Brasília (DF). Político e professor. Formado em Direito. Professor universitário no Ceará e em Brasília. Juiz do TRE do Ceará. Ministro do Tribunal de Contas. Foi vice-governador e governador do Ceará. Elegeu-se seis vezes como deputado federal pelo Ceará. Presidiu a Câmara dos Deputados por três vezes. Foi presidente e vice-presidente do Grupo Brasileiro da União Interparlamentar. Bibliografia: "Continentalidade Americana"; "Infanticídio"; "O Ideal de Paz e a Carta de São Francisco"; "Desarmamento"; "Mar Territorial"; "Nixon e a Comunidade Americana"; "O Drama do Nordeste"; "Brasil, Revolução e Democracia"; "Política Externa Brasileira" e outros.

MARGARETH, Lícia (Lícia Margarete da Silva Vieira) – n. 24-12-1959 - Salvador (BA). Formada em Museologia. Tem pós-graduação em Arquivos Públicos. Foi coordenadora, por três vezes, do Sistema de Museus do Piauí, introduzindo uma nova metodologia de trabalho para futura informatização. Prestou serviço para a Casa de Cultura de Teresina, vinculada à Fundação Cultural Mons. Chaves. Bibliografia: "Museus e Casas de Cultura do Piauí" (1989), co-autoria. Organizou um livro sobre a pinacoteca do Museu do Piauí, a ser publicado em português, francês e inglês.

MARIA, José Pereira de – n. 17-02-1927 - Floriano (PI). Filho de Firmino Pereira de Maria e Inês Pereira de Maria. Padre secular, ordenado em Recife, PE. Foi Reitor na Universidade Católica de Goiás. Pertence a diversas entidades sociais, culturais e de classe, dentre as quais Sociedade Goiana de Cultura e Confederação Nacional dos Bispos do Brasil. Exerceu os cargos de secretário executivo da CNBB e vice-presidente da Sociedade Goiana de Cultura. Atualmente é Chanceler da Universidade Católica de Goiás. Bibliografia: “Reflexões Filosóficas”. Foi o responsável pelo resgate dos documentos manuscritos e avulsos da Capitania do Piauí existentes no Arquivo Ultramarino Lisboa-Portugal (1684-1828), cujo resumo foi impresso em catálogo, com a chamada dos verbetes, que foram gravados em CDs.

MARINHO, Carlos Augusto de Sá – n. 31-05-1965 - Parnaíba (PI). Poeta e músico. Faz curso de Ciências Sociais. Sócio fundador do Grupo Experimental de Poesia "A Veiz do Ônzimo" e do Grupo Musical "Arte Ofício". Participou das antologias "Segmentos do Amanhã", vol. II, III e IV (1985, 1986 e 1987) e "Poemarít(i)mos" (1988).

MARINHO, Régis de Moraes – n. 31-08-1970 - Teresina (PI). Filho de João da Rocha Marinho e Gertrudes Maria de Moraes Marinho. Graduado em Direito, pela Universidade Federal do Piauí. Exerceu os cargos públicos de Oficial de Justiça do TJ-PI; Auxiliar Judiciário das Justiças Federal e Eleitoral e de Técnico Processual do Ministério Público Federal, nos anos de 1990 a 1996, sempre por concurso público. Atualmente exerce o cargo de Promotor de Justiça. É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1998), de Adrião Neto. Bibliografia: “Inventário de Coisas Sublimadas” (1998), poemas.

MARINHO NETO, Nilo da Rocha – n. 08-04-1986 - Teresina (PI). Filho de Arthur Deolindo Campelo Marinho e Marinalva Moura de Oliveira Marinho. Poeta e estudante universitário. Cursa Direito, no Instituto Camilo Filho e História, na Universidade Federal do Piauí. Foi premiado em 1º lugar em nível regional e, posteriormente, em nível nacional, nas Olimpíadas de Biologia da FIOCRUZ. Bibliografia: “Os Olhos do Velho Menino” (2004), poemas.

MAROQUINHA (Maria Bittencourt Lopes) – n. 15-09-1927 - Piracuruca (PI), f. final dos anos 90-Parnaíba (PI). Teatróloga, atriz e diretora de teatro. Fez curso de teatro de palco, de dicção, de postura, de cenário e de direção. Em 1958, fundou o Grêmio Teatral Ranulfo Torres Raposo, que em 1962 passou a denominar-se Teatro de Amadores de Parnaíba. Trabalhou no SESC e no SESI de Parnaíba como professora de enfermagem e diretora de teatro. Escreveu e encenou as peças: "O Divórcio na Terra"; "Teresinha de Eliseu" e "Um Dia Como Este".

MARQUES, Antônio de Pádua (Antônio de Pádua Marques Silva) – n. 26-05-1956 - Parnaíba (PI). Estudou em sua terra natal, em Fortaleza e no Rio de Janeiro, onde se formou em jornalismo. Trabalhou como auxiliar de relações públicas da multinalcional Hill and Knowton. Voltando a sua terra natal colaborou com os jornais locais, firmando-se como um dos redatores do “Folha do Buriti”, do “Correio do Norte” e editor do “Portal Delta”. É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1999), de Adrião Neto. Foi incluído na “Coletânea de Escritores Brasileiros Contemporâneos em Prosa e Verso” (1999), organizada por Adrião Neto.

MARQUES, Deolinda Maria de Sousa – n. 16-12-1958 – Bocaina (PI). Filha de José Marques de Sousa e Maria Deolinda Leal de Sousa. Professora e ensaísta. Licenciada em Letras com especialização em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal da Paraíba. Professora da Escola Normal Oficial de Picos, cedida ao Curso de Licenciatura Plena em Normal Superior, do Instituto de Educação Antonino Freire – Núcleo Operativo de Picos. Bibliografia: “Um Rio em Chico Miguel” (2006).

MARQUES, Inácio Loiola – n. 09-06-1934 - Massapê (CE). Filho de José Arimatéia e Francisca Chagas Marques. Poeta, farmacista e piadista. Titular da farmácia Bom Jesus dos Navegantes, em Luís Correia, PI. Sócio do Clube Literário de Brasília e da Ordem Internacional das Ciências, das Artes das Letras e da Cultura. Detém a medalha do Mérito JK. Em 1994, foi classificado no concurso de crônicas patrocinado pela Revista Brasília. Participou do XV Concurso Nacional de Poesia, patrocinado pelo Clube Literário de Brasília. É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1999), de Adrião Neto. Foi incluído na coletânea "Contos do Brasil Contemporâneo" (1993).

MARQUES, Iomar Neves – n. 1903 - Parnaíba (PI). Professor e militar. Em 1959, foi reformado como vice-almirante da Marinha de Guerra do Brasil. Tomou parte na II Guerra Mundial. Professor catedrático de Termodinâmica da Escola Naval. Lecionou também na Escola Politécnica da PUC e na Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bibliografia: "Termodinâmica Técnica" (1947) e "Máquinas a Vapor" (1954).

MARQUES, João Coelho – n. 1907 - Teresina (PI), f. 1966 - Teresina (PI). Filho de Fernando de Oliveira Marques e Amélia Coelho Marques. Médico Psiquiatra, professor e escritor. Dirigiu o Hospital Psiquiátrico Areolino de Abreu. Foi prefeito de Balsas (MA). Lecionou Francês no Colégio das Irmãs e no Liceu Piauiense. Pertenceu à Academia Piauiense de Letras. Bibliografia: "Espiritismo e Idéias Delirantes", tese; "Paromania"; "Afrânio Peixoto"; "La Vie d Ouvre de Ronam Roland"; "Música, Arte Excelsa" ; "Infecção Puerperal" e "Um Caso de Neuro-Empaludismo".

MARQUES, José Gerardo – n. 19-09-1933 - Camocim (CE). Filho de Sebastião Marques e Rita Torquato Marques. Licenciado em Letras. Cronista e filósofo do cotidiano. Membro da União Brasileira de Escritores do Piauí - UBE/PI. Servidor público estadual do poder executivo à disposição do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, onde exerce a chefia do Setor de Expediente da Secretaria de Economia e Finanças. Colabora com jornais de Teresina. É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1988), de Adrião Neto. Participou do livro “Wall Ferraz – O Homem e o Estadista” (1995), editado pela Fundação Cultural Mons. Chaves. Foi incluído na antologia “Escritores” (2000), organizada por Tomaz Gomes Campelo. Comentário: José Gerardo Marques sempre tem uma tirada na ponta da língua. Sempre tem um axioma filosófico para qualquer ocasião e circunstância. Em suas crônicas, muitas vezes notáveis necrológios, arma um verdadeiro clima de suspense, prolongado por rápidas descrições e citações edificantes e esclarecedoras, para somente no apagar das luzes revelar a quem se refere. (Elmar Carvalho).

MARQUES, José da Guia – Piauiense, natural de Parnaíba. Monografista. Publicou, através da Secretaria de Cultura do Estado, o livro "O Papel da Igreja na Colonização do Norte do Piauí", apresentado no curso de História da Igreja na América Latina, realizado pela CEHILA, em São Paulo, 1987. Lamentavelmente, em prejuízo da divulgação do próprio autor e de sua atividade literária, a obra não apresenta dados biográficos.

MARQUES, Meton (Francisco Meton Marques de Lima) – n. 26-11-1955 - Campanário, município de Uruoca (CE). Filho de Francisco Rodrigues Lima e Maria Auta Conceição M. Lima. Juiz Togado do Tribunal Regional do trabalho, da 22ª Região, professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí, mestre em Direito, pela UFC, Doutorado em Direito Constitucional, pela UFMG. Tem as seguintes obras publicadas: “Elementos de Direito do Trabalho e Processo Trabalhista” (8ª edição); “Princípios de Direito do Trabalho, À Luz da Lei e da Jurisprudência” (1996, 2ª edição); “Interpretação e Aplicação do Direito do Trabalho”(1989); Inúmeros artigos publicados nas revistas - LTR; Tomos do Mestrado do Ceará; da Revista da Faculdade de Direito do Ceará, etc. Monografia sobre a “Importância na Formação Profissional”, Instituto Euvaldo Lodi, 1° lugar no Ceará, 1980. Participação em Bancas Examinadoras: de Monitor da Faculdade de Direito da UFC/88 e 89; Banca Examinadora de Mestrado da UFC/98; Três vezes nas Bancas examinadoras de concurso de Professor da UFPI (1992 e 1995); duas vezes nas Comissões Examinadoras de Concurso de Juiz do Trabalho do Maranhão (1989 - duas bancas - e 1993); Comissão Examinadora do I Congresso de Juiz do Trabalho no Piauí. É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1998), de Adrião Neto. Participou da coletânea “Passarela de Escritores”(1997), org. por Adrião Neto e Antenor Rego Filho. Comentário: Homem culto, fino, polido, adquiriu uma intelectualidade de tal magnitude que seria alçado, por merecimento, à morada dos deuses, ou seja, o Olimpo, onde faria e teria, com justiça, seu domicílio. (José Gerardo Marques, in "Campanário", Jornal "O Dia", 14-01-1995).

MARQUES, Renato Neves – n. 02-07-1943 - Parnaíba (PI). Historiador e Funcionário aposentado do Banco do Brasil. Membro da Academia Parnaibana de Letras (APAL) e Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba. Colaborador do jornal “O Norte do Piauí”, “Almanaque da Parnaíba”, Portal Delta e da revista “Cadernos de Teresina”. Dedica-se a pesquisa histórica da Região Norte do Piauí. É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1999), de Adrião Neto. Presidiu a Academia Parnaibana de Letras. Bibliografia: “19 de Outubro – O Dia do Piauí” (2000). Participou da coletânea “Passarela de Escritores” (1997), org. por Adrião Neto e Antenor Rego Filho. Publicou vários ensaios históricos, dentre os quais: O Apostolado dos Tremembés, Nossa Senhora do Monte Serrate, a Padroeira da Vila da Parnaíba, Carolina Thomazia Seixas e Silva de Miranda e outros.

MARQUES, Valgênio – n. 1977-Sítio Alegre (CE). Poeta e novelista, radicado no Piauí. Bibliografia: “A Poesia do Mestre” (2001), romance publicado pela Fundação Cultural Mons. Chaves.

MARTINS, Agenor – n. 1944 - Teresina (PI). Professor. Estudou na Universidade de Reading, Inglaterra. Tem graduação e Mestrado em Informática. É professor adjunto universitário da área de computação. Bibliografia: "O Que é Computador?".

MARTINS, Aldenira Maria – n. 26-03-1954 – Serra dos Matões, Pedro II (PI). Filha de Agostinho Ferreira Martins e Rosa Nascimento Martins. Graduada em Letras-Português, pela Universidade Estadual do Piauí. Professora de Língua Portuguesa, no Colégio Diogo da Silva, em Milton Brandão. Extensionista social, no Instituto de Assistência Técnica de Extensão Rural – Emater. Participou da coletânea “Poesia e Prosa na Terra da Opala”, volumes 1, 2 e 3 (2005, 206 e 2007), organizada por Raimundo Silva.

MARTINS, Elias Firmino de Sousa – n. 1869 - Picos (PI), f. 1936 - Teresina (PI). Político, jornalista e escritor. Foi Procurador da República em Teresina e deputado federal, por duas legislaturas. Membro da Junta Governista. Redigiu "A Atualidade", "O Estado", "O Diário", "O Apóstolo" e o "Jornal de Notícias". Fundou o jornal "A República". Bibliografia: "O Devaneio da Ambição"; "Apelo aos Homens de Bem"; "O Poder das Trevas" (1913); "Frei Serafim de Catânia" (1917); "O Operário da Boa Vinha" (1920) e "Fitas".

MARTINS, Eulino Pereira da Silva – n. 08-11-1923 - Valença do Piauí, atual Aroazes (PI). Poeta e jornalista. Estudou no Liceu Piauiense. Fez parte da Força Expedicionária Brasileira. Trabalhou nos jornais O Dia, Folha da Manhã, Jornal do Piauí e Voz do Piauí. Funcionário do INPS. Dirigiu o Departamento de Administração Geral do Piauí. Trabalhou também no Tribunal de Justiça do Estado. Deixou inédito o livro "Sinfonia da Angústia". Foi incluído na “Antologia de Sonetos Piauienses” (1972), organizada por Félix Aires.

MARTINS, Francisco de Sousa – n. 06-01-1805 - Jaicós (PI), f. 01-08-1857 - Jaicós (PI). Filho do coronel Joaquim de Sousa Martins e Teresa de Jesus Maria. Político e magistrado. Foi presidente das Províncias da Bahia e do Ceará. Procurador fiscal da tesouraria da Fazenda. Juiz de Direito em Niterói e em Oeiras. Chefe de Polícia da Corte e professor de Francês em sua terra natal. Foi Deputado Geral pelo Piauí e pelo Ceará. Como presidente da Província do Ceará, enviou tropas e armas para combater os balaios no Piauí. Pertenceu ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Bibliografia: "Progresso do Jornalismo no Brasil", estudo sobre o jornalismo de 1808, quando foi iniciado no país até o ano de 1846 (in Revista do Instituto Histórico, t. VIII, p. 262 a 275). É autor de diversos trabalhos esparsos publicados na imprensa.

MARTINS, Herberte – n. 19-09-1976 - Santa Cruz do Piauí (PI). Poeta. Membro fundador da Aliança Amicus. Participou da coletânea "Textos em Poesia e Prosa" (1994), da Aliança Amicus.

MARTINS, Mário Ribeiro – n. 07-08-1943 - Ipupiara (BA). Filho de Adão Francisco Martins e de Francolina Ribeiro Martins. Bacharel e Mestre em Teologia, Licenciado em Filosofia Pura, Bacharel em Ciências Sociais e Direito. Especializou-se na área de Sociologia e Educação, no Instituto Hispânico de Madri, e em Administração Pública na Escola Nacional de Alcalá de Henares, ambos na Espanha. Educador, dicionarista biográfico, pesquisador, cronista, ensaísta e historiador. Promotor de Justiça do Estado de Goiás, aposentado como Procurador de Justiça. Membro da Academia Goiana de Letras, Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, Academia Tocantinense de Letras, Academia de Letras do Estado do Rio de Janeiro, Academia Pernambucana de Letras e Artes e de várias outras instituições culturais do Brasil e do exterior. Em suas obras biografou dezenas de piauienses. É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1998 e 1999), de Adrião Neto. Bibliografia: “Jornalistas, Poetas e Escritores de Anápolis” (1986), “Escritores Goianos”, “Estudos Literários de Autores Goianos” (1995), “Dicionário Biobibliográfico de Goiás” (1999), “Dicionário Biobibliográfico do Tocantins” (2001), “Dicionário Biobibliográfico dos Membros da Academia Brasileira de Letras” (2006), “Dicionário Biobibliográfico Regional do Brasil” (publicado na Internet) e outros. Comentário: Os seus dicionários e demais publicações da área biográfica – importantes fontes de pesquisa – estão entre os mais completos e valiosos bancos de dados do gênero, constituindo-se num dos principais repositórios da bibliografia nacional e num enorme manancial de informações, que muito tem contribuído para o resgate dos valores do passado, para a catalogação e mapeamento cultural, bem como, para a divulgação dos escritores do presente que militam em todos os quadrantes do país, especialmente nos Estados de Goiás e Tocantins. (Adrião Neto, in “Um dos Mais Notáveis Dicionaristas Biográficos”, Revista Evidência nº 20, Teresina, PI, janeiro / fevereiro de 2005).

MARTINS, Mário Rodrigues de Deus – n. 14-10-1903 - Picos (PI), f. 22-11-1968 - Picos (PI). Escritor, gramático, biógrafo, poeta e jornalista. Cursos de Português, Latim, Grego, Literatura e Filosofia, feitos em Salvador. Exerceu o magistério em Salvador, Picos, Belo Horizonte e no Rio. Foi diretor do Colégio Coelho Rodrigues, em Picos. Bibliografia: "Taça de Cristal"; "Suíça Oriental"; "Vida Corrente"; "Estudos Sistemáticos dos Verbos Portugueses"; "Tratamento"; "Curso de Português por Correspondência"; "Biografia"; "Biografia em 5 minutos"; "A Evolução da Literatura Brasileira"; "História Universal"; "Educação Moral"; "Idioma Nacional Brasileiro"; "Cântico dos Cânticos"; "A Acentuação nas Reformas Ortográficas"; “Memórias de um Papa-Defuntos” (1947) e "Vida". Foi incluído na “Antologia de Sonetos Piauienses” (1972), de Félix Aires.

MARTINS, Marlene Alves Rodrigues – Veja: RODRIGUES, Marlene

MARTINS NETO, Raimundo Camilo – Veja: CAMILO NETO

MARTIUS, Karl Friedrich Philipp Von – n. 17-04-1794 - Erlangen (Baviera), f. 13-12-1868 - Munique (Alemanha). Membro da Real Academia de Ciências de Munique. Em 1817, foi enviando ao Brasil, juntamente com o zoólogo Johann Baptist von Spix, como integrante da comitiva científica que acompanhou a Arquiduquesa D. Leopoldina, filha do imperador da Áustria, que se casara por procuração com o príncipe-regente D. Pedro de Bragança, futuro Imperador do Brasil. Tendo por incumbência pesquisar sobre a fauna, a flora, os costumes, os hábitos e a vida social do Brasil, durante três anos, percorreram várias províncias, inclusive a do Piauí, onde demoraram cerca de dez meses. Bibliografia: “Viagem pelo Brasil”, tradução de Lúcio Furquim Lahmeyer (Rio de Janeiro, 1938), 3 volumes; “Flora Brasileira”, 40 volumes (o último volume foi impresso em 1906).

MATA, Joaquim da (Joaquim Rodrigues da Mata Filho) – n. 11-11-1967 - Teresina (PI). Filho de Joaquim da Mata e Laura Cícera Rodrigues da Mata. Poeta popular. Violeiro e cordelista. Pertence à Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí. Membro da UBE/PI. Participou de vários Festivais de Cantadores do Norte e Nordeste do Brasil, organizado por Pedro Mendes Ribeiro. Bibliografia: "Cordel Completo" (1985); “Crepúsculo” ( 1994); “Sonhos de um Cantador” (1997). Participou da “Antologia Poética de Cidades Brasileiras” (1986).

MATOS, Carlos – Escritor piracuruquense. Autor do livro "O Homem que Burlou a Máfia", editado em 1989, pelo Projeto Petrônio Portela, Teresina. Lamentavelmente, em prejuízo da divulgação do próprio autor e de sua atividade literária, a obra não apresenta dados biográficos.

MATOS, Henrique de Carvalho – n. 17-04-1944 - Piracuruca (PI). Filho de José Leitão Matos e Domingas de Carvalho Matos. Engenheiro Civil, formado pela Universidade Nacional de Brasília – UNB. Fez Mestrado na COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi funcionário da Empresa de Telecomunicações do Peru, em Lima. É aposentado como Analista de Finanças e Controle, pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU). Foi líder estudantil. Participou ativamente dos movimentos encabeçados pela União Nacional dos Estudantes, pelo Partido Comunista e por outras instituições políticas e estudantis contra a ditadura militar que se instalou no Brasil, em março de 1964. Era considerado pelo SNI e pelo DOPS, como um dos mais perigosos subversivos do Brasil. Foi preso, processado e torturado pelo aparelho repressor da ditadura. Bibliografia: “Estudantes da Década de 60 – Memória de um Ex-Clandestino” s/d.

MATOS, José Leitão – 05-12-1916 - Picos (PI). Jornalista. Formado em Direito. Serventuário da Justiça. Foi Tabelião e Escrivão Público. Residiu em Brasília. Colaborador do Almanaque da Parnaíba e de outros periódicos. Membro da Associação Parnaibana e da Piauiense de Imprensa. Bibliografia: "A Europa que eu vi" (1982).

MATOS, J. (José) Miguel de – n. 29-09-1923 - Floriano (PI), f. 01-05-2000-Teresina (PI). Filho de João Emílio de Matos e Maria do Ó de Matos. Militar, poeta, jornalista, biógrafo, antologista, memorialista e genealogista. Pertenceu ao Movimento de Renovação Cultural. Pertenceu à Academia Piauiense de Letras e à UBE/PI. Foi Delegado Regional do Instituto de Cultura da América. Fundou e dirigiu as revistas Mafrense e Destaque. Bibliografia: "Brás da Santinha"; "Caminheiros da Sensibilidade", dois volumes; "Antologia Poética Piauiense" (1989); "Pisando Meus Caminhos"; "Síntese Biográfica da Literatura Piauiense"; "Perfis"; "Mosaicos"; "Evocação de Abdias Neves"; "Da Costa e Silva - O Poeta da Saudade", dois volumes; "Genealogia da Família Moura Fé"; "Garimpagem"; "Lucídio Freitas" (1994); "João Pinheiro" (1994) e "Martins Napoleão" (1994). Tem inéditos: "Da Rua do Molambo à Academia Piauiense de Letras" e "Vida e Obra de Da Costa e Silva". Em parceria com A. Tito Filho, escreveu a coleção "Vida e Obra de Autores Piauienses: "Abdias Neves". Comentário: J. Miguel de Matos, o poeta, o sonhador, tem a alma livre como o espaço, embora viva o coração preocupado com os dramas sociais e as misérias humanas - sentimentos que se refletem na estética de qualquer frase que componha. (Jackson Moreira, in jornal "Folha da Manhã", 30-11-1962).

MATOS, José Ribamar – n. 24-03-1946 - Oeiras (PI), f. 13-06-1974 - Rodovia São Benedito/Fortaleza (CE). Filho de Lourival Mendes de Carvalho e Odete Matos Carvalho. Poeta e jornalista. Servidor do Banco do Nordeste. Pertenceu ao Instituto Histórico de Oeiras. Começou sua trajetória jornalística editando, em sua terra natal, o jornal "A Luz" e como colaborador do jornal "O Cometa". Faleceu ainda jovem num desastre automobilístico. É patrono da biblioteca do Instituto Histórico de Oeiras. Bibliografia: "Poeira de Estrada" (1984), edição póstuma. Comentário: Presença que, transcendendo os limites culturais do meio, o projetou, ainda em vida, ao cenário da poesia piauiense e lhe assegura, publicada esta obra, lugar de destaque entre os mestres contemporâneos do soneto brasileiro. (Dagoberto Carvalho Jr., in contracapa de "Poeira de Estrada", 1984).

MATOS, Maria Ivone Barbosa – n. 22-04-1949 - Palmeirais (PI). Filha de Luís Macedo de Matos e Raimunda Barbosa Matos. Pedagoga. Professora da rede estadual e municipal de ensino. Foi diretora da Unidade Escolar José Auto de Abreu, durante 12 anos. Participou de alguns cursos e congressos de professores. Encontra-se à disposição da Academia Piauiense de Letras, onde dirige o Patrimônio Cultural e responde pela organização interna da APL, exercendo as funções de secretária executiva, assessora e diretora da biblioteca. Bibliografia: "Vultos da Academia Piauiense de Letras, Cadeira 1" (1991).

MATOS, Matias – Pesquisador e político. Foi secretário municipal de Administração de Teresina, no Governo Sílvio Mendes. É filiado ao PSDB e sempre ocupou cargos no primeiro escalão desde a administração de Wall Ferraz, Francisco Gerardo e Firmino Filho. Bibliografia: “Pelas Quebradas, Várzeas e Chapadas – Uma Viagem Gastronômica pelo Piauí” (2004). Discorrendo sobre a nossa culinário o autor informa: “No Piauí tivemos a influência do mestiço que nos trouxe também influências do índio, negro e colonizador português. Eles foram os maiores divulgadores da nossa comida”. O livro também fala da culinária do dia-a-dia do piauiense, os horários que antigamente não eram os mesmos que são hoje, sobre as frutas típicas, os barzinhos que já foram e ainda são referência cada um com sua especificidade, curiosidades sobre aspectos que em algum momento marcaram a culinária do Piauí, e ao final traz uma listagem das principais iguarias da cozinha piauiense.

MATOS, Rogério de Castro – n. 15-04-1914 - Pimenteiras (PI). Professor, advogado e magistrado. Foi Juiz de Direito de várias comarcas, aposentando-se com as vantagens de Desembargador. Bibliografia: "Da Livre Concorrência, Novos Ensinos" e alguns trabalhos jurídicos.

MATOS, Sérgio Idelano Alves – n. 11-07-1968 - Teresina (PI). Filho de Humberto dos Santos Matos e Sílvia Maria Alves Matos. Poeta, contista e romancista. Engenharia Agronômica, formado pela Universidade Federal do Piauí, em 1991. Pós-Graduado em Controle Externo. Após trabalhar algum tempo na
Secretaria de Agricultura do Estado do Piauí, logrou aprovação no concurso do Banco do Brasil, sendo transferido para a cidade de Curimatá, onde trabalhou 2 anos. Findo este período, foi aprovado no
concurso para Auditor Fiscal do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, onde permanece até hoje. Em 2003, com o romance “Socó dos Morros”, foi classificado em primeiro lugar no concurso de romance “Fontes Ibiapina”, promovido pela Fundação Cultural do Piauí. Em 2004, com o conto “O Gás”, foi classificado em 1º lugar no Concurso Permínio Asfora de Literatura, ganhando o
Prêmio Paulo Veras de Conto/Crônica. Este mesmo conto foi selecionado, através do XIII Concurso Internacional Literário
de Outono, para participar de uma coletânea de contos a ser lançado pela AG editora, em São Paulo. Bibliografia: “Frutos da Árvore da Vida”, Causos e Contos, volume I e II; “Janelas da Alma” (Poemas); ”Engenho de Quimeras (Poemas); “Uns Tantos de Contos e uma Crônica No Reino do Funcionalismo Público” (2004) e
”Socó dos Morros - A História de Uma Tese” (romance). Com os poemas "Solidão", "Um Olhar..." e "Bolhas de Sabão", participou de uma antologia poética lançada em Itajubá, (MG). Obteve ainda a segunda colocação no "II Concurso Literário do Jornal da Imagem", de São Paulo, através da crônica "Em Off".

MATOS, Terceiro - Produtor Gráfico, lustrador e Jornalista. Técnico em artes gráficas. Fez cursos na Kodak para impressão em cores no CESD em São Paulo. Técnico em sistema de reprodução de cores e pré-impressão. Fez fotografia industrial para reprodução em Off-Set. Desenvolve projetos de consultoria para artes gráficas e propaganda. Chefiou o setor de fotolitografia e departamento de artes da Companhia Editora do Piauí. Editou o livro “Prefeitos e Vereadores” já na 4ª edição, o jornal Gazeta do Ônibus e outros projetos independentes voltados para edição de livros didáticos para o setor gráfico na capacitação técnica de profissionais em informática para editoração eletrônica.

MAVIGNIER, Diderot dos Santos – n. 09-12-1955 – Parnaíba (PI). Pesquisador e poeta. Cursou Desenho Técnico na Universidade Federal do Espírito Santo. Freqüentou o Curso de Engenharia Civil, na Universidade Católica de Pernambuco. Bacharelando em História pela Universidade Estadual do Piauí, em Parnaíba. Membro do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba. Foi classificado em 3º lugar no Concurso sobre Cultura Indígena no Piauí, lançado pela Fundação Cultural do Estado. Bibliografia: “No Piauhy, na Terra dos Tremembés” (2005); “Os Tremembés do Piauhy” e “Leonardo Natural do Piauhy”. É co-autor de “Conhecendo História & Geografia do Piauí” (2007), em parceria com Aldenora Mendes Moreira. Participou do livro-álbum: “Parnaíba de A a Z Guia Afetivo” (2008), organizado por José de Nicodemos Alves Ramos.

MEDEIROS, Antônio José (Antônio José Castelo Branco Medeiros) – n. 16-05-1950 - Teresina (PI). Filho de Benedito Medeiros de Melo Sobrinho e Maria Castelo Branco Medeiros. Professor, sociólogo e político. Bacharel em Filosofia, pela Faculdade de Filosofia do Piauí. Tem curso de aperfeiçoamento em Realidade e Desenvolvimento, feito no IBRADES/RJ. Mestre em Sociologia, pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro e em Ciências Sociais, pela PUC/SP. Professor do Departamento de Filosofia da UFPI. Foi Vereador de Teresina. Secretário de Educação do Estado do Piauí, no governo Wellington Dias. Elegeu-se Deputado Federal. Bibliografia: “Movimentos Sociais e Participação Política” (1996). Participou dos livros “Piauí, Evolução, Realidade e Desenvolvimento” (1979), editado pela Fundação Cepro e “Piauí: Formação, Desenvolvimento, Perspectivas” (1995), organizado por R. N. Monteiro de Santana.

MEDEIROS, Bruna Gomes de – n. 15-11-1991 - Picos (PI). Filha de Gilberto e Eveline Medeiros. Poetisa mirim. Estudante do ensino fundamental. Sócia da União Picoense de Escritores. Bibliografia: “Viver Sendo Criança” (2002), livro de poemas ilustrado por Lima Júnior / Artecom, com prefácio do poeta Vilebaldo Nogueira Rocha. Participou da “Antologia Upeana I” (2005), editada pela União Picoense de Escritores.

MEDEIROS, Francisca Gilca da Silva – Mestra em Ciência da Informação, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Técnica da Universidade Federal do Piauí.. Bibliografia: “Sistemas de Informação em Saúde: Considerações Fundamentais” – texto fundamentado na dissertação de mestrado defendido em 2001, na UFMG – publicado como um dos capítulos do livro “Desafiando os Domínios da Informação” (2002), organizado pelas professoras Maria das Graças Targino e Mônica M. M. R. N. de Castro.

MEDEIROS, José de Araújo – n. 1921 - Teresina (PI), f. 1990 - Áquila (Itália). Repórter fotográfico e cinegrafista. Trabalhou na revista O Cruzeiro (1946 a 1962). Como diretor fotográfico, sua obra é vastíssima, inclui mais de 40 filmes. Cinegrafista do filme "A Falecida" (1965). Dirigiu o filme “Paraíso de Aventura” (1979). Bibliografia: "Candomblé" (1957), obra sobre assuntos folclóricos e etnológicos e "José Medeiros: 50 Anos de Fotografia", reeditado em 1994, pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves.

MEDEIROS, Lisete Napoleão – Veja: NAPOLEÃO, Lisete

MEDEIROS, Maria Haidée Costa – n. 24-02-1923 - Barras (PI), f. 02-11-1989 - Teresina (PI). Poetisa, romancista e pintora. Tinha pendores para a música e para o canto. Bibliografia: "Aqui Também se Vive...", romance de costumes.

MEDEIROS, Raimundo José de – n. 11-06-1865 - Parnaíba (PI), f. 28-06-1944 - Filadélfia (GO). Poeta e trovador. Residiu em Carolina (MA) e, posteriormente, em Filadélfia no Estado de Goiás, hoje Tocantins, cidade da qual foi vice-prefeito. Lançou vários fascículos de poemas.

MEDEIROS, Rômulo – n. 23-05-1968 – Piripiri (PI). Filho de Raimundo Nonato de Sampaio Medeiros e Eloisa Alves de Medeiros. Formado em Direito, pela Universidade Estadual do Piauí. Trabalha com Marketing Político e Marketing em Administração. Trabalhou com Assessor de Imprensa da Prefeitura Municipal de Piripiri. Poeta, instrumentista e compositor. Participou da antologia “Poetas de Piripiri” (2008), organizada por Cléa Rezende Neves de Melo e Eliane da Silva César.

MEDEIROS FILHO, Claudiomar Ferreira de – n. 14-12-1972 - Parnaíba (PI). Poeta e compositor. Formado em Ciências Contábeis, pela UFPI/CMRV. Trabalha com fotografia e filmagem social. Foi classificado em segundo lugar no I Concurso Universitário de Poesia. Participou da coletânea "Pedagogiando a Poesia" (1993).

MEDEIROS JÚNIOR, Elias de – n. 20-05-1963 - Esperantina (PI). Filho de Elias Medeiros Barros e Maria Francisca Sampaio Medeiros. Poeta, publicitário e agitador cultural. Presidiu a Fundação Cultural Leonardo das Dores. Bibliografia: "Pedaços de Mim"; "Instantâneo", poemas e “Propaganda até Deus Precisa” (1999).

MEIRELES, Maria do Socorro – Poetisa parnaibana, ligada ao Grupo Experimental de Poesia "A Veiz do Ônzimo". Participou da coletânea poética "Poemarít(i)mos" (1988). Lamentavelmente, em prejuízo da divulgação do próprio autor e de sua atividade literária, a obra não apresenta dados biográficos.

MELO, Anísio de Brito – n. 26-09-1886 - Piracuruca (PI), f. 17-04-1946 - Teresina (PI). Filho de Antonino de Brito Melo e Leonília de Moraes Brito. Dentista, militar, professor e historiador. Foi sócio fundador e presidente do Instituto Histórico e Geográfico Piauiense. Pertenceu a outras entidades congêneres. Foi Conselheiro Municipal de Teresina. É patrono de uma das Cadeiras da Academia Piauiense de Letras. Tem artigos publicados no Dicionário Histórico Geográfico e Etnológico do Brasil. Bibliografia: "Contribuição do Piauí à Guerra do Paraguai"; "O Município Piauiense"; "A Quem Pertence a Prioridade Histórica do Descobrimento do Piauí?"; "Adesão do Piauí à Confederação do Equador"; "Independência do Piauí"; "Os Balaios no Piauí"; "Do Ensino Primário"; "Ligeiras Notas Sobre o Jornalismo no Piauí"; "Fazendas Nacionais no Piauí" e outros. Deixou inéditos: "História do Piauí" e "Páginas Piauienses".

MELO, Antônio – n. 09-04-1929-Piripiri (PI). Filho de Aureliano José de Melo e Raimunda Mendes (Donzinha). Estudou em sua terra natal, em Parnaíba e em Fortaleza (CE). Trabalhou na Casa Inglesa, na Casa Marc Jacob, em Parnaíba e no Departamento de Estradas de Rodagem, de Minas Gerais. Prestou serviços à Construtura Mendes Júnior, na construção da Barragem de Boa Esperança. Bibliografia: “Periperi – Ditos, Tidos e Havidos”.

MELO, Antônio Neves de – n. 05-02-1903 - Piracuruca (PI), f. 14-04-1935 - Altos (PI). Advogado, poeta, contista, cronista e jornalista. Dirigiu a Imprensa Oficial do Estado. Pertenceu à Associação Piauiense de Imprensa e ao Instituto Histórico e Geográfico Piauiense. Principal idealizador e fundador do Cenáculo Piauiense de Letras. Está presente no livro “Cenáculo Piauiense de Letras” (1997), de Cléa Rezende Neves de Melo. Bibliografia: "Sobre Olavo Bilac", conferência e "Contos e Crônicas", publicação póstuma. Foi incluído na "Antologia de Sonetos Piauienses”, de Félix Aires (1972).

MELO, Antônio Otávio de – n. 20-11-1894 - Vila do Retiro da Boa Esperança, atual Esperantina (PI), f. 21.12.1968 – Parnaíba (PI). Poeta e jornalista. Pertenceu ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Recife e à Associação de Imprensa de Pernambuco. É patrono de uma das Cadeiras da Academia Parnaibana de Letras. Bibliografia: "Poemas em Sonetos e Outros Versos" (1967), Guanabara. Foi incluído na “Antologia de Sonetos Piauienses “ (1972), de Félix Aires. Gravou um disco com poemas musicados.

MELO, Antônio Vieira de – n. 07-08-1947 - Recife (PE). Advogado militante. Ex-militar. Foi delegado de Polícia em Teresina, onde também exerceu o cargo de Fiscal de Abastecimento e Preços da extinta Sunab. Bibliografia: "Além da Imaginação", contos.

MELO, Pe. Cláudio – n. 02-03-1932 - Campo Maior (PI), f. 17-01-1998 - Teresina (PI). Filho de Eustácio Isaías de Melo e Maria de Lourdes Melo. Sacerdote, professor universitário, poliglota e historiador. Doutor em Sociologia, pela Universidade de São Tomás de Aquino, em Roma. Chefiou o Patrimônio Artístico e Cultural do Piauí. Membro da Academia Piauiense de Letras. Pertenceu ao Conselho Estadual de Cultura e ao Conselho do Projeto Petrônio Portela. Bibliografia: "O Piauí, Realidade e Perspectivas de Desenvolvimento" (1976), tese; "A Pobreza Piauiense" (1977); "Os Primórdios de Nossa História" (1983); "A Prioridade do Norte no Povoamento do Piauí" (1985); "O Mártir dos Tacarijus" (1986); "Muda Brasil" (1987); "O Último Berço dos Tacarijus" (1988); "Bernardo de Carvalho" (1988); "Caxias Desde o Tempo das Aldeias Altas" (1991); "Fé e Civilização" (1991); "Os Jesuítas no Piauí" (1992); "Novas Aventuras de uma Sesmaria" (1992); "Democracia, Conceito e Princípios Fundamentais" e "A Descrição do Sertão do Piauí - Comentários" (1993).

MELO, Cléa Rezende Neves de – n. 07-06-1940 - Piripiri (PI). Filha de Osíris Neves de Melo e de Maria Alice Resende Neves de Melo. Professora universitária, historiadora, poetisa e cronista. Licenciada em Língua Portuguesa e Espanhola e suas Literaturas. Pós-graduada em Filologia Hispânica, pela Universidade de Salamanca (Espanha) e em Língua Portuguesa, pela CEUB. Membro efetivo da Associação Nacional de Escritores – ANE, do Sindicato dos Escritores de Brasília, da União Brasileira de Escritores – UBE/PI, da Academia de Letras do Vale do Longá e da Academia de Letras da Região de Sete Cidades. Sócia Correspondente da Academia Piauiense de Letras, em Brasília. Foi contemplada com as seguintes honrarias: "Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, no grau de Comendador, conferida pelo governo do Estado; Comenda do Mérito Cultural “Da Costa e Silva”, outorgada pela UBE/PI; Comenda do Juncal, conferida pela Prefeitura Municipal de sua terra natal; Diploma de Personalidade Cultural do Século, outorgado pela Academia de Letras da Região de Sete Cidades. e Medalha e Diploma do Mérito Educacional conferida pelo UniCeub. É verbete de algumas obras, dentre elas: “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1998), de Adrião Neto; “Enciclopédia de Literatura Brasileira”, de Afrânio Coutinho e J. Galante de Sousa (2001); “Dicionário Histórico-Biográfico Piauiense” (1993) e “Dicionário Enciclopédico Piauiense Ilustrado” (2001), ambos de Wilson Gonçalves.
Bibliografia: "Piripiri à Sombra de Buganvílias e Madressilvas” (1989 e 2007); “Osíris Neves de Mello – Ecos de Momentos Vividos” (1992); “Velhos Conterrâneos Luminosos” (1995) e “Memórias de Piripiri” (1996 e 2001); “Cenáculo Piauiense de Letras” (1997) e “Nos Tempos do Coronel Tomaz Rebelo” (2005). Participou de "Cronistas de Sempre" (1995), organizada por Adrião Neto; “Antologia de Escritores III”, da UBE-Pi, organizada por Tomaz Gomes Campelo; “Passarela de Escritores” (1997), organizada por Adrião Neto e Antenor Rego filho; “Cronistas de Brasília”, organizada por Aglaia Sousa. Citada nas “Histórias da Literatura Piauiense”, de Herculano Moraes, de Francisco Miguel de Moura e História e “Geografia e História do Piauí para Estudantes”, de Adrião Neto e “A Poesia Piauiense do Século XX”, organizada por Assis Brasil. Eleita recentemente para Academia de Letras do Brasil no DF.

MELO, Danielle Bandeira de – Advogada e professora universitária. Fez o Curso de Preparação à Magistratura, da Escola Superior de Magistratura do Estado do Piauí. Especializou-se em Direito Processual, pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde desenvolveu sua monografia sobre Direito Processual Internacional. É professora de Direito Internacional no Centro de Ensino Unificado de Teresina, professora substituta da Universidade Federal do Piauí e ex-professora de Teoria Geral do Direito na Universidade Estadual do Piauí. É coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação e professora de Direito Internacional do Curso Preparatório da OAB/PI. Bibliografia: “Carta Rogatória no Mercosul” (2001).

MELO, Danilo (Danilo de Melo Sousa) – n. 20-07-1965 - Parnaíba (PI). Poeta e professor. Formado em Pedagogia, habilitação Magistério. Especialista em Educação pela UNB. Presidiu o Diretório Acadêmico "3 de Março". Membro fundador do Grupo Experimental de Poesia "A Veiz do Ônzimo". Membro da Academia Parnaibana de Letras. Foi Vice-Presidente do Sindicato de Professores e Auxiliares da Administração Escolar do Piauí, Regional de Parnaíba. Exerceu o cargo de Secretário Municipal de Cultura de Parnaíba e de Secretário de Educação de Palmas.. Colabora no “Almanaque da Parnaíba”. Professor universitário, em Palmas, Tocantins. Participou da antologia poética "Poemarít(i)mos" (1988). Foi incluído no livro “A Poesia Piauiense no Século XX” (1995), de Assis Brasil e na coletânea “A Poesia Parnaibana” (2001), organizada por Adirão Neto.

MELO, Emanuel de Carvalho – n. 12-03-1950 - Piripiri (PI). Filho de Raimundo Borges de Melo e de Maria Hilda de Carvalho Melo. Médico, poeta e pintor. Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Tem especialização em Cirurgia Cardiovascular e Torácica. Foi delegado da Associação Médica Brasileira e diretor do Centro Médico Cearense, onde desenvolveu atividades culturais, como a criação de um jornal e criação de uma editora. Foi um dos fundadores e primeiro presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - regional Ceará (1982-1984). Obteve alguns prêmios de pintura em exposições oficiais. Organizou e ilustrou alguns livros com desenho em nanquim. Participou das coletâneas: “Verde Versos”(1981); “Isto não se Aprende na Escola” (1982); “Encontram-se”(1983); “Temos um pouco”(1984); “Criações” (1986); “Sobre todas as coisas” (1987); “Esmeraldas” (1993); “Prescrições” (1994); “Antologia até Agora” (1996) e “Literapia” (1997).

MELO, Fabiano de Cristo – n. 27-10-1937 - Piripiri (PI). Filho de Marcos José de Melo e Maria Mendes Melo. Funcionário do Banco do Brasil, em cuja Direção Geral trabalhou com o Dr. Cláudio Pacheco, na elaboração da “História do Banco do Brasil”. Bacharel em Direito. Requisitado pela Presidência da República em 1978, onde ainda continua prestando seus serviços. Contista e memorialista. Pertence à União Brasileira de Escritores do Piauí. É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1998), de Adrião Neto. Bibliografia: “O Ponta de Rama” (1990), memórias e outros, e “Minha Mãe Retirante”. Participou da coletânea “Passarela de Escritores” (1997), organizada por Adrião Neto e Antenor Rego Filho. Tem contos e artigos publicados nas revistas "Zodíaco", "A Flâmula", "Carnaúba" e no "Boletim da Associação Comercial”, todos de Teresina. Está elaborando um glossário de palavras e expressões regionais, além de uma coletânea de frases.

MELO, Fernando Rezende Neves de – n. 14-07-1943 – Piripiri (PI). Filho de Osíris Neves de Melo e Maria Alice Rezende Neves de Melo. Técnico em Contabilidade. Funcionário do Banco do Brasil. Poeta. Presidiu a Fundação Geral do Esporte do Piauí – FAGEP. Foi chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Comunicação do Piauí e da Divisão de Emplacamento do Detran, no Governo Mão Santa. Presidiu a Comissão Municipal do Mobral, o Cassino 4 de Julho, a AABB e o 4 de Julho Esporte Clube. Venerável Mestre da Loja Maçônica Abdias Neves. Participou da antologia “Poetas de Piripiri” (2008), organizada por Cléa Rezende Neves de Melo e Eliane da Silva César.

MELO, Francisca Eliane de Carvalho – Natural de Batalha (PI). Professora e poetisa. Bibliografia: "Coletânea" (1987), poemas. Lamentavelmente, em prejuízo da divulgação do próprio autor e de sua atividade literária, a obra não apresenta dados biográficos.

MELO, Francisco das Chagas – n. 15-10-1920 - Piripiri (PI). Filho de Francisco Paulo de Melo e Jesuína de Aguiar Melo. Bacharel em Direito, pela Faculdade Nacional de Direito, do Rio de Janeiro. Graduado em Economia. Tem Pós-graduação e cursos de especialização feitos no Brasil, nos Estados Unidos e na França. Foi assessor legislativo do antigo Estado da Guanabara e do Senado Federal. Foi professor de Instituições de Direito Público, da Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas, do Sindicato dos Contabilistas, professor de Técnica Legislativa na Escola do Serviço Público e professor de Instituições de Direito Público e Privado, da Fundação Getúlio Vargas. Bibliografia: "Estudo de Política Fiscal" (1958); "O Comércio Exterior e a Inflação Brasileira" (1960); "Os Incentivos Estrangeiros no Brasil" (1962); "Política Fiscal e Desenvolvimento" (1962); "Economia"; "As Contradições do Nosso Desenvolvimento Econômico" (1962); "O Comércio Exterior Como Fator de Desenvolvimento Econômico"; "O Imposto Sindical - Natureza e Finalidade" (1963); "Desenvolvimento Econômico e Realidade Nacional"; "O Binômio Inflação-Desenvolvimento" (1964); "Contribuições Parafiscais: Natureza, Classificação e Destinação" (1964) e "Evolução das Técnicas de Planejamento no Brasil” (1968); “Instituições de Direito Público” (1969); “Instituições de Direito Privado” (1970).

MELO, Francisco Jácome de – Natural de Crateús (CE). Residiu no Piauí. Poeta do nível de Hermes Vieira e de Catulo da Paixão Cearense. Bibliografia: "Prantos do Sertão" (1965). Lamentavelmente, em prejuízo da divulgação do próprio autor e de sua atividade literária, a obra não apresenta dados biográficos.

MELO, Gustavo Andrade Neves de – n. 15-12-1974 - Teresina (PI). Contista mirim. Com 11 anos de idade, cursava a 4ª série do 1º grau e editou o livro "Contos de Minha Infância" (1985), contendo três contos: "Em Busca do Tesouro", "O Casamento do Rei" e "Detetive Americano".

MELO, Hélio Sampaio – n. 1929 - Campo Maior (PI). Filho de Deusdedit Leite Mello e Rosa Sampaio Melo. Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal do Piauí. Bibliografia: “Deusdedit Leite Mello - O Homem” (2001), ensaio biográfico e genealógico sobre seu pai.

MELO, Isabel Cristina Andrade – n. 23-07-1965 - Parnaíba (PI). Filha de Horácio Luís de Melo e Genuína de Oliveira Andrade Melo. Poetisa e professora. Tem Licenciatura em Pedagogia - Magistério. Integrou o Grupo Experimental de Poesia "A Veiz do Ônzimo". Exerceu o cargo de Secretária de Cultura, do Centro Acadêmico de Pedagogia (1992/1993). Professora de primeiro grau da rede oficial de ensino. Trabalha no Sesc. Participou da antologia poética "Poemarít(i)mos" (1988), da coletânea de poesias do SESC e da coletânea "Pedagogiando a Poesia" (1993).

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui