Usina de Letras
Usina de Letras
88 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62295 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10391)

Erótico (13574)

Frases (50680)

Humor (20040)

Infantil (5461)

Infanto Juvenil (4782)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140824)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->DEDICATÓRIAS DE HAROLDO DE CAMPOS -- 17/01/2012 - 12:22 (LUIZ CARLOS LESSA VINHOLES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


DEDICATÓRIAS DE


DEDICATÓRIAS DE HAROLDO DE CAMPOS[i]



L. C. Vinholes



 



Em março de 1999 a professora Marly Kubota que, residindo em Londres, preparava monografia para dissertação de mestrado em música na qual tratava, inclusive, de minhas obras, perguntou: “Qual a sua relação com os poetas concretos brasileiros (Pignatari, Campos)?”.



 



De Milão, onde era o Responsável pelo Setor Cultural do Consulado-Geral do Brasil, respondi: Sou amigo do Augusto e Haroldo de Campos e do Décio Pignatari desde 1953, quando eles freqüentavam eventos da Escola Livre de Música da Pró-Arte, em São Paulo, onde eu estudava e era secretário do diretor, professor H. J. Koellreutter; e, depois, quando foram convidados a participar do Curso Internacional de Férias da Pró-Arte, em Teresópolis (1953), evento do qual compareceu apenas Pignatari, acompanhado pelo pintor Waldemar Cordeiro. Quando fui para o Japão (1957), Haroldo de Campos deu-me o nome e endereço do poeta Katue Kitasono (1902-1978), líder do movimento surrealista japonês. Kitasono e eu ficamos grandes amigos. Fui o único estrangeiro a participar das reuniões dos membros do grupo VOU, por ele criado em 1935e deles traduzi várias poesias, além da antologia "Kemuri no Choku-sen" (Reta da Fumaça), do próprio Kitasono, publicada pela revista Através (1982), da Editora Fontes. Antes disto, organizei no Museu Nacional de Arte Moderna de Tóquio a Exposição de Poesia Concreta Brasileira (16 a 24 de abril de 1960) que, em muito, influenciou aos poetas japoneses daquela década, resultando, inclusive, na criação do grupo ASA (Associação para Estudas das Artes), liderado pelo meu grande amigo Seiichi Niikuni (1925-1977). Na montagem da exposição de Tóquio, a primeira exposição da poesia concreta brasileira no exterior, contei com a colaboração do amigo arquiteto paulista João Rodolfo Stroeter. Organizei exposições da nossa poesia concreta em outras cidades do Japão (Tenri, Osaka, Niigata, Sakata), na Coréia (Seul) e no Canadá (Ottawa e Toronto). Dia 15 de abril vindouro (1999), será inaugurada mais outra, aqui em Milão, no IBRIT - o Instituto Brasil-Itália que justificou minha transferência para a Itália para colaborar na sua criação -, mostrando trabalhos dos poetas fundadores e dos primeiros membros do grupo Noigandres, tudo com material da minha coleção e acervo. Na parte gráfica da Antologia de poesia concreta publicada na edição de 01.12.1961 da revista Design n° 27, contei com a colaboração do também meu amigo arquiteto carioca Alex Nicolaeff.



 



Na mesma correspondência, prometi mandar algum material para que a mestranda pudesse melhor entender e avaliar meu relacionamento com os concretistas, fundadores do grupo Noigandres, e com o concretismo, cobrindo um período de 43 anos.



 



Como prova da amizade e afinidade com os concretistas, encaminhei à professora Kubota relação de publicações com suas dedicatórias e as que Haroldo de Campos me presenteou, conforme registro a seguir.



 



ao vignoles  cordialmente



d pingnatari   augusto   hcampos   ronaldo



s.paulo 2.1.1957



                                                            Noigandres 3 São Paulo Brasil dezembro 1956



 



-- o –



 



ao vinholes, com o abraço muito amigo da equipe noigandres Haroldo  s.p. 3.11.60



                                                           ezra pond



                                                           cantares



                                                           ministério da educação e cultura



                                                           serviço de documentação



                                                           capa de décio Pignatari



                                                                                                                       -- o –



 



para Vinholes que tanto tem feito pela poesia concreta no Japão, com um abraço do companheiro Haroldo - SP 20.11.62.



Servidão de Passagem (poema-livro)



Haroldo de Campos



Edições Noigandres. S. Paulo, 1962.



 



-- o –



 



Caro Vinholes: aqui vai a série de artigos A ARTE NO HORIZONTE DO PROVÁVEL, em que abordei, inclusive, alguns problemas musicais, e onde me referi às suas INSTRUÇÕES. Logo mais segue carta com, notícias, em resposta à sua carta de 5.X.63. Abraços do amigo Haroldo S. Paulo, 4.XI.63



Suplemento Literário – O Estado de São Paulo



Ano 8º, Nº 352



São Paulo,1º de outubro de 1963.



 



--o--



 



Vinholes caríssimo. Um sonho em Zurique (numa tarde de semi-inverno) fazermos um congressinho privado em Tóquio, em 65. Você, Mary Vieira, Carlo e Haroldo sobe poesia e artes plásticas concretas, com a participação dos amigos japoneses. Mesas redondas, conferências, exposições, etc. Na ocasião da mostra de Mary? QUE TAL?



 



Em cartão postal com a escultura ”plan-projection-croix”, de 1958/1959, de Mary Vieira, na Exposição Suíça de Arquitetura de Jardins, em Zurique, em 1959. Do mesmo cartão texto de Mary Vieira (não escrevo mas estou preparando o “queijo”. Escreva-me a respeito para Basel, Mary) e de Carlo Belloli (gentile amico; spero di conoscerla, un giorno, mi invii, intanto, materiale sulla poesia giapponese d´avanguardia, sopratutto dal K. Katsué e altri suoi amichi. Saluti. Carlo Belloli).



 



--o--



 



Ao amigo Vinholes,



Esta coletânea de 10 anos de trabalho crítico-teórico em equipe por Noigandres. Haroldo de Campos - S. Paulo, setembro 66.



Teoria da Poesia Concreta



Textos Críticos e manifestos 1950-1960



Augusto de Campos-Décio Pinatari-Haroldo de Campos



Edição Invenção. S. Paulo, 1965.



 



-- o –



 



Para Vinholes,



Amigo em poesia, música e pessoa,



Esse percurso crítico



Assimado de intelletto d´amore.



Com o velho e novo abraço de Haroldo de Campos



São Paulo 5/maio/77



haroldo de campos



A OPERAÇÃO DO TEXTO



10 anos da Editora Perspectiva



 



-- o --



 



Ao Amigo Vinholes, na ocasião desta sua nova visita a S. Paulo, com o abraço de sempreamigo do Haroldo. S.P. 5/MAIO/77.



                                                             Haroldo de Campos



                                                             Ruptura dos Gêneros na



                                                             Literatura Latino-Americana.



                                                             Editora Perspetiva



 



-- o --



 



Ao Vinholes, amigo velho, em pessoa e em poesia, este livro que testemunha o meu antigo e continuado interesse pela escrita sino-japonesa. Com um grande e renovado abraço,



Haroldo de Campos - S. Paulo, julho 78.



Ideograma



Lógica Poesia Linguagem



Haroldo de Campos – Organizador



Editora Cultrix, S. Paulo, 1977.



 



-- o --



 



Para L. C. Vinholes, estes fragmentos do quase-céu (no mirante dos cinquent´anos...)



com o velho abraço do amigo e companheiro em poesia. Haroldo - S. Paulo, julho 80.



Singantia quesi coelum Singnância Quase Céu



Haroldo de Campos



Editora Perspectiva, S. Paulo, 1979.



 



-- o --



 



Ao velho amigo Vinholes esta defesa e ilustração da poesia. Na ocasião de sua nova visita a S. Paulo, com o abraço de ano novo do Haroldo -12 de Janeiro de 1982.



                                                              Ode (explicita) em defesa da poesia no dia de São Lukàcs



                                                              Haroldo de Campos - 1980



 



-- o --



 



Ao Vinholes, está “transluciferação mefisto-fáustica”, com o abraço sempreamigo do Haroldo. - janeiro de 82.



                                                              Deus e o Diabo no Fausto de Goethe



                                                              Haroldo de Campos



                                                              Editora Perspectiva S.A. São Paulo, 1981.



 



-- o --



 



Para o amigo Vinholes,



Com um forte abraço do Haroldo - S. Paulo, abril 84.



Poetic function and ideogram/the sinological argument



Department of Ro mence Languages, University of Michigan



Haroldo de Campos De Ideograma: Lógia/poesia/linguagem S. Paulo Editora Cultrix, S. Paulo, 1977.



 



-- o –



 



Ao Vinholes este poema-dança em palavras-pluma, com o abraço de velha amizade do Haroldo - S. Paulo, fevereiro 95.



Hagoromo de Zuemi



Haroldo de Campos



Editora Estação Liberdade, S. Paulo, 1993.



 



-- o --



 



Ao caro Vinholes, lembrando, como de direito, à pg. 12, como núncio da poesia concreta brasileira no Japão. Com o sempre abraço amigo do Haroldo - S. Paulo, 28.X.95



Anais do VI Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa. Centro de Estudos Japoneses da Universidade de São Paulo, 1995.



 



-- o –



 



Ao caríssimo amigo Vinholes, com o abraço confraterno em poesia e em pessoa,  



do  Haroldo de Campos - S. Paulo, 19.05.97.



Escrito sobre Jade



Poesia clássica chinesa Reimaginada por Haroldo de Campos,



1996 



-- o --



 



Ao querido Amigo Vinholes, companheiro de aventura intelectual e Marco Polo do mundo literário japonês, - ao amigo, ao compositor ao poeta -, re-dedico esse livro (que será novamente dedicado à sinóloga francesa infra). NOVA DATA: Milano Giugno 27, 1997.



 



Ideograma: Lógica, poesia e linguagem



organizado por Haroldo de Campos,



Editora da USP, 3ª edição 1994.



 



-- o –



Ao velho e querido amigo-poeta-compositor Vinholes, e à prezada Helena, esta lembrança em poemas do Haroldo Campos - S.Paulo, Fev. 2000.         



                                                               Crisantempo



Editora Perspectiva, S. Paulo, 1998. 



-- o –



Ao Vinholes, esta lembrança de um passado em cujo percurso perfizemos juntos várias etapas. Do amigo de sempre Haroldo. Fev. 2000.



Anais do VI Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa. Centro de Estudos Japoneses da Universidade de São Paulo - 1995. 



-- o – 



 



Para os queridos amigos Helena e Vinholes esta lembrança do (mandarim) Haroldo de Campos - - Dochim ao transbrasileirim ... - S. Paulo / Fev 2000.



 



Escrito sobre Jade



Poesia clássica chinesa reimaginada por Haroldo de Campos,



1996 









[i] Nota do autor: redação ampliada à carta de março de 1999 à professora Marly Kubota. As publicações mencionadas fazem parte da doação que, em 2011, fiz ao Centro de Referência Haroldo de Campos da Casa das Rosas, em S. Paulo. 



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 10Exibido 1874 vezesFale com o autor