Usina de Letras
Usina de Letras
179 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62270 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10380)

Erótico (13573)

Frases (50661)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->O poder da poesia -- 19/11/2002 - 15:51 (Jose Angelo Cardoso) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Após separar da minha amásia , com qual tenho dois filho, tão importante para minha vida, vim morar e trabalhar no bairro de São José do Albertopólis.-Guaira-SP. Um bairro rural, bastante tranquilo, hospitaleiro, mas com seus problema naturais como de qualquer outra comunidade. Aqui neste lugar parece que pude desenvolver um pouco mais os meus trabalhos Literários e artísticos. A poesia é para mim, não simplesmente umas das formas de expressão e de comunicação Literária que existe entre os seres humanos. É muito mais do que isso, porque também é uma das formas de comunicação pessoal e interpessoal de altíssimo valor pelo conteúdo de cada verso e pela mensagem poética de cada estrofe elaborada. Um poeta tem a magia de comunicar-se consigo mesmo. Qando conhece bem o manejo das palavras expressa sua simplicidade numa poesia tão bonita que faz a gente pensar que tem um poder extra-natural ou até que é um dom divino, ou que aquilo foi um arquiteto que projetou e uma empresa construiu, obra maravilhosa, por ser algo tão bonito e com cada palavra em seu lugar , parecendo até que uma poesia é feita de tijolos que se manuseia de um em um , tudo empilhadinho. A poesia é muito mais que uma manifestação Literária, também não é só uma das formas de comunicação interpessoal, como já frisei anteriormente, porque quando aceita pelos veiculos de comunicação social, que são os formadores da opinião pública, daí então, adquire força para mudar idéias, transformar opiniões e atingir o povo. Numa poesia falamos das nosas intimidades, sem apelar para pornografia ou enveredar para o erótico, acho eu , que isso é uma coisa pessoal e não deve ser representado. O objetivo da poesia é contribuir para a identidade cultural de um povo, retratar uma época da sociedade e documentar o presente para despertar e se perpetuar nas futuras gerações, o interesse pela cultura e a importância da educação ricíproca, para fortalecer o intercâmbio cultural. A poesia derruba os muros do individualismo e da burrice, encurta as distâncias, entre a inteligência e as vaidades pessoais, aproxima as pessoas e faz amizades. Para ser poeta, não adianta querer é preciso nascer poeta. Em minha casa , fico escrevendo, quase durante o dia todo, alguns pergunta ? O Angelo , você não vai sair hoje, e respondo : Não, hoje não, estou com muito trabalho... O que fica fazendo barulho são os bizorros e outros insetos. Mas as vezes o lazer é necessário, como dizia um amigo meu , casamento é como um submarino, flutua, flutua, flutua,até que afunda. Gosto muito de viajar, para vários lugares deste nosso Brasil. Afim de levar o meu trabalho ao mais distantes possivel, a vida se torna mais vida, quando o trabalho floresce, se com amor for vivida a felicidade aparece ! . -José Angelo Cardoso.- Poeta, contista, artista plástico. Presidente-fundador da Academia Guairense de Letras.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui