Usina de Letras
Usina de Letras
29 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62307 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10398)

Erótico (13576)

Frases (50697)

Humor (20046)

Infantil (5466)

Infanto Juvenil (4789)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140835)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6217)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->A loucura pós-moderna do U2 - ACHTUNG BABY (1991) -- 14/10/2003 - 03:07 (Carlos Frederico Pereira da Silva Gama) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ACHTUNG BABY (U2)

1989 - no encerramento da fulgurante turnê Joshua Tree, Bono diz á platéia que a banda pararia por um tempo 'para sonhar tudo de novo'. O U2,maior banda de rock da década, estaria se separando?
1991: o mundo assiste, estarrecido, ao lançamento de Achtung Baby, novo CD do U2. Ou seria de outra banda? Nada ali lembrava o velho e bom U2 dos tempos de War, Joshua... Mas os tempos também haviam mudado...

Faixas:

ZOO STATION: 'estou pronto para lutar, estou pronto para o gás lacrimogêneo, estou pronto para o novo'. As primeiras linhas sintetizam o espírito do disco. Uma nova banda, novos temas, para um novo tempo. Sem sonhos ingênuos, mas cheia de ironia e bom humor. A guitarra de The Edge reverbera em estática, o som é abafado, Bono parece cantar com um saco na cabeça. Mas a música soa excelente, contagiante. A banda coloca a popularidade a prêmio na busca por novos caminhos. E ganha a parada.

EVEN BETTER THAN THE REAL THING: Muito senso de humor e ironia, coisa que o U2 anterior não mostrava (pelo contrário). A letra, que perpassa o caráter complexo e multifacetado dos dias pós-modernos que correm, é cínica até não poder mais, os riffs manhosos são bem agradáveis...A tecnologia é o mote da canção.

ONE: obra-prima de delicadeza, tanto na melodia quanto na letra. O U2,esquecendo um pouco a ironia do disco, mostra que ainda sabia fazer músicas cativantes. Bono, inclusive, fez aqui um de seus vocais mais sublimes.

UNTIL THE END OF THE WORLD: o enterro definitivo do velho U2,que queria salvar o mundo com seus hinos cristãos (Gloria,Pride, 40)...O som sujo, abafado, lembra Bowie na 'trilogia de Berlim'. A letra narra uma perturbadora conversa de Judas com Cristo...É a melhor música do disco e, talvez, da carreira da banda. Um desafio agradável.

WHO S GONNA RIDE YOUR WILD HORSES: o baixo aparece como um trovão. A letra, passional e melancólica, evoca imagens lindas como 'caminhe para um lugar onde o vento chama por seu nome'. Sublime mais uma vez, os vocais são até impiedosos, de tão delicados.

SO CRUEL: belíssima aparição de órgão no início. O que parece ser apenas uma sofrida balada se revela depois uma obscura e misteriosa canção sobre sexualidade, fetiches etc. O U2 surpreende de novo.

THE FLY: Hard Rock de garagem, coisa atípica na carreira da banda. Riffs excelentes...

MYSTERIOUS WAYS: batidas circulares, envolventes, saem do sintetizador de Brian Eno, junto com as melhores guitarras do disco. Canção de sotaque oriental, fala sobre a dança do ventre e, mais sutilmente, sobre adolescência e a euforia de viver. Nota 10.

TRYING TO THROW YOUR ARMS AROUND THE WORLD: Mais calminha, com alguns elementos eletrônicos menos pronunciados. Uma respirada depois da montanha-russa de ironia e sexualidade das músicas anteriores.

ULTRA VIOLET (LIGHT MY WAY): mais temas ligados á tecnologia, com fortes doses de ironia na letra...O resultado final soa quase Glam-rock, de tão cínico.

ACROBAT: a menos interessante do disco, derivada dos riffs e efeitos de sintetizador das músicas anteriores.

LOVE IS BLINDNESS: catarse pura. Uma balada petrificante de tão triste, reforçada pelo clima de lamento que inicia a música. Solidão, desequilíbrio passional, as emoções tentando evitar se afogar num mar de perdas...outra obra-prima desse excelente disco.

Só uma observação: um dos 3 grandes discos dessa década no rock (a ver, os outros dois são Nevermind, do Nirvana e OK Computer, do Radiohead).O velho U2 era bom...esse é perfeito.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui